• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3: Metodologia da pesquisa de campo

3.5 Técnicas de análise dos dados

Existem duas maneiras de tratar os dados, podendo ser de forma quantitativa, ou seja, utilizando-se de procedimentos estatísticos, que podem ser paramétricos ou não-paramétricos; ou de forma qualitativa, codificando-os e apresentando-os de maneira mais estruturada e subseqüentemente, analisando-os. Pode-se também usar as duas formas em um mesmo estudo. Vergara (1997, p. 57).

Segundo Ferrari (1982, p. 174), a finalidade do tratamento dos dados “é estabelecer critérios de ordem e de classificação, para que os dados possam ser analisados”.

Nesta pesquisa, os dados serão analisados de forma quantitativa, portanto, para cada questão serão utilizadas técnicas estatísticas adequadas às características dos dados e a perspectiva da questão. Inicialmente, na primeira parte do instrumento de pesquisa, as questões serão tratadas através de estatística descritiva, a fim de caracterizar a população estudada.

Os dados coletados foram analisados, visando apresentar resposta às questões geral e às suas sub-questões específicas e relevantes ao problema de pesquisa.

A questão geral foi respondida por meio da análise e interpretação das respostas das questões específicas, nas quais foram utilizados, principalmente, procedimentos e técnicas quantitativas, tais como análise de “clusters”, análise de correlação de Spearman, teste T, correlação e análise de variância, conforme a natureza da questão de pesquisa e a forma de medir as variáveis.

Por se tratar de um estudo exploratório onde estão sendo procuradas possíveis relações entre as variáveis, nesta pesquisa foram apresentados resultados de análise de significância a 0,10 ou menos, os quais foram considerados válidos. O nível exato para cada teste de

estatística é apresentado, para que o leitor possa melhor avaliar os resultados, conforme seus próprios critérios. O nível de significância de 0,10 embora considere liberal, foi adotado a fim de deixar visíveis resultados que poderão evitar rejeição de possíveis relações existentes, que poderão servir de base para futuros estudos.

Os perfis culturais procurados na primeira questão específica de pesquisa foram identificados através do tratamento proposto por Cameron e Quinn para dados coletados sobre cada colaborador, pelo instrumento de avaliação de cultura organizacional retirados da segunda parte do questionário. Esses dados são provenientes de seis questões, numeradas de 1 a 6, que tratam especificamente do perfil cultural atual e ideal. Foi calculado o perfil cultural de cada um dos setores, os quais podem ser comparados ao perfil geral do hotel como um todo, representado pela média geral do perfil de todos os setores. Para facilitar à interpretação dos resultados desta análise a ordem dos valores originais assinalados pelos respondentes foram invertidos para que quanto maior o valor maior seja a presença deste elemento na cultura. Subsequentemente, os setores foram divididos em grupos de perfis culturais semelhantes por intermédio de análise de “clusters”.

Para responder à segunda questão específica, que identifica os níveis de qualidade da cultura organizacional do hotel, conforme critérios de Cameron, os níveis de qualidade da cultura foram identificados mediante o modelo de quatro estágios da cultura de qualidade organizacional desenvolvido por Cameron. Foram tratados os dados coletados sobre cada colaborador pelo instrumento de avaliação do nível de qualidade da cultura organizacional, retirados da terceira parte do questionário, composta de duas questões que tratam especificamente do nível de qualidade da cultura organizacional, atual e ideal.

Para identificar a relação entre características pessoais e profissionais com o perfil cultural e níveis de cultura da qualidade que responde a terceira questão específica, foram utilizadas as questões de números de um a doze do questionário para os colaboradores, nos quais foram efetuadas técnicas de análise de correlação, análise de variância e teste-T, conforme o nível de mensuração dos dados entre as características pessoais/profissionais, os elementos dos perfis culturais encontrados na primeira questão específica e os níveis de qualidade da cultura organizacional encontrados na segunda questão específica.

Para responder a quarta questão específica, que procura saber quais as diferenças e semelhanças entre as características da cultura organizacional e níveis hierárquicos, foi testado

com o uso do teste-T, quando for a comparação entre dois grupos, e a análise de variância, quando for a comparação entre mais de dois grupos. As medidas das características da cultura organizacional foram determinadas pelos valores calculados nas questões de pesquisa um e dois, citados acima. Já os grupos, foram determinados pelo número de setores do hotel e os níveis hierárquicos compreendidos por gerentes e colaboradores subordinados.

Para a identificação da relação entre desempenho e as características culturais dos departamentos, objetivo da quinta questão específica, dois caminhos foram seguidos. No primeiro, foi calculada uma variável de desempenho global resultante da média de dezessete perguntas referentes ao desempenho dos colaboradores onde cada colaborador foi analisado pelo seu chefe numa escala de 1 a 6. Esta variável, juntamente com respostas as questões sobre o perfil da qualidade da cultura, foram submetidas a técnicas de analise de correlação de Spearman. O segundo foi uma análise por grupos de colaboradores conforme seus níveis de desempenho. Foi aplicada a técnica de análise de “clusters” para formar os grupos e, subsequentemente, aplicada a técnica de análise de variância para identificar diferenças entre os grupos de desempenho conforme suas percepções das características da cultura.

Para responder a sexta questão específica, que procura saber qual a relação entre perfis culturais e níveis de cultura de qualidade no hotel, foi testado através do uso de correlação de Spearman. As variáveis que foram analisadas são os quatro elementos do perfil cultural e os quatro níveis da cultura de qualidade tratada nas questões de pesquisa um e dois, acima.

3.6 Conclusões

A metodologia utilizada se apresentou satisfatória, pois possibilitou a coleta e análise dos dados de forma ágil e eficiente. O instrumento de coleta de dados foi bem estruturado de forma que possibilitou ao entrevistado a compreensão necessária ao seu preenchimento, ocasionando assim um baixo padrão de não-respostas.

O não-cumprimento da totalidade do plano amostral, já citado anteriormente, foi principalmente devido à ausência dos colaboradores do hotel que se encontravam de férias ou participando de treinamento.

Capítulo 4

Documentos relacionados