• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICAS DA ANÁLISE DOS DADOS

No documento TEREZINHA BERNADETE PINTO OLIARI (páginas 78-82)

1 INTRODUÇÃO

3.5 TÉCNICAS DA ANÁLISE DOS DADOS

A escolha da metodologia qualitativa se deu pelo entendimento que é a melhor forma de se buscar a compreensão do alinhamento entre a gestão de gestão de pessoas e as políticas e práticas de sustentabilidade e seus pressupostos; as técnicas da análise são próprias e coerentes para a pesquisa, sendo assim, as técnicas tiveram o propósito de responder a questão da pesquisa, definindo-se as categorias essenciais a serem analisadas, sendo assim, essa importante etapa compreende a utilização das técnicas a seguir.

No primeiro momento da análise foi realizada a Construção do Mapa de Associação das Ideias (ao qual denominaremos Mapa de Associação do Conteúdo). Segundo Spink (2010), os mapas de associação das ideias são indicados para a organização das ideias centrais das entrevistas, e dos documentos para posterior análise do conteúdo, o qual possibilitou o aproveitamento de todas das fontes de dados ainda sem serem lapidadas (BARDIN, 1977).

Antes da construção do Mapa de Associação do Conteúdo foi necessária a transcrição sequencial de forma a reduzir o conteúdo das entrevistas; a transcrição se deu de forma completa e depois foi sintetizada com os pontos chaves da entrevista. A transcrição sintetizada deve ter no máximo 1 linha para cada tema das falas dos entrevistados; essa técnica permite decidir pela análise total ou parcial dos principais fragmentos. Segundo a autora Spink (2010), esse processo permite justificar o porquê da escolha dos trechos ou temática escolhida para a posterior análise, ao qual trará maior rigor e credibilidade à pesquisa qualitativa.

Em um segundo momento será construído o Mapa da Associação do conteúdo, “[...] é uma tabela onde as colunas são definidas tematicamente” (SPINK, 2010, p. 39). As sequências já traçadas na transcrição sequencial foram construídas em uma tabela com colunas que trarão as sequências de cada um dos discursos ancorados pela técnica de transcrição, o que já foi abordado anteriormente; as colunas servirão para sistematizar as falas de maneira organizada, para o processo da análise seguintes. Após a transcrição e o tratamento sistematizado das falas, será construída a Nuvem de Palavras dos Entrevistado com o auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de Rpour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Por esse ser um software de fácil interface e gratuito, traz grandes contribuições para análise de conteúdo: é possível fazer nuvem de palavras que servem para demonstrar as palavras mais

abordadas pelos entrevistados, ou seja, nessa dissertação as palavras que mais saem no discurso, colocando em ênfase as palavras agrupadas e organizadas graficamente em função de sua frequência; essa é uma análise lexical simples, porém há possibilidade de identificar as palavras chaves no corpus das entrevistas (CAMARGO; JUSTO, 2013).

A seguir foi feita a análise do conteúdo, Bardin (1991) afirma que é um conjunto de técnicas metodológicas sistematizadas para a descrição das mensagens dos conteúdos escolhidos para a análise, a qual pode ser adaptada para adequação dos propósitos das pesquisas. As etapas utilizadas foram: a) a pré-análise, com a organização das fontes de dados, foram selecionados os documentos com a verificação dos sites das empresas, b) formulação dos roteiros das entrevistas, para a formulação dos objetivos e preparação do material. Após a exploração dos materiais foi elaborada a categorização da análise dos dados, conforme o referencial teórico, um dos pontos mais críticos da análise.

Por fim, foi feito o tratamento dos resultados, com inferência textual, que é a interpretação dos dados encontrados por meio da coleta de dados, sendo estes tratados de modo que tragam significado e validade, podendo ser em operações simples ou complexas. Como exemplo apresentam-se os quadros e as figuras que servem de informações (BARDIN,1991). Cabe ressaltar que os critérios para a análise qualitativa dependem dos itens observados e interpretados.

Quanto à análise cruzada dos casos, Yin (2015, p.172) afirma ser um tipo de análise de estudo de caso múltiplo, podendo ser mais de uma empresa ou em uma única empresa, entre os diferentes departamentos por exemplo. Essa análise tem o pressuposto de contrastar os dados que apresentam ou não as mesmas características coletadas e qualificadas em quadros ou tabelas, “casos contrastantes”; nesse tipo de análise é necessário ter o máximo de cuidado para que ela seja da interpretação argumentativa e não dos números apresentados nas falas dos entrevistados.

Yin (2015) afirma que um projeto de pesquisa com qualidade representa uma proposição lógica com preceitos como fidedignidade e confiabilidade dos dados coletados e analisados, apresentando os construtos de validade para a pesquisa qualitativa, como o uso de protocolo, fonte de dados secundários oficiais e de domínio público.

A triangulação de métodos de coleta de dados é considerada quando se utiliza dos principais constructos de validação que estabelece conceitos sob o caso estudados, de maneira ordenada, por meio da validação do roteiro de entrevista, com especialistas da área, por

exemplo, ao qual estabelece uma relação entre teoria e prática. Sendo assim o quadro 9, demonstra sucintamente as técnicas de análise de dados.

Quadro 9 - Síntese das Técnicas de Análise de Dados

Técnica de análise Síntese

Construção do Mapa de associação das ideias (ao qual denominaremos Mapa de Associação do conteúdo).

Forma de reduzir os dados para melhorar a organização dos dados.

Análise do conteúdo individual dos casos. Conjunto de técnicas metodológicas sistematizadas para a descrição da mensagem dos conteúdos.

Análise cruzada de casos. Contrastar os dados que apresentam pontos contrastantes.

Triangulação de fonte de dados. O uso de protocolo, fonte de dados secundários oficiais, da organização a ser analisada de maneira cruzada é considerada triangulação das fontes de dados.

Triangulação de métodos de coleta de dados.

Utilização dos constructos estabelecidos para validade do caso estudado.

Fonte: Elaborado pela Autora (2018), com base Yin (2015).

O quadro 9 apresenta a síntese das técnicas de análise de dados, servindo como resumo para maior compreensão de como foi direcionada a análise dos dados do estudo, a saber, Mapa de Associação do conteúdo, Análise do conteúdo individual dos casos, Análise cruzada dos casos estudados, Triangulação de fonte de dados, Triangulação de métodos de coleta de dados, que seguiu a metodologia escolhida para essa dissertação, colaboraram para alcançar os objetivos traçados. A seguir apresenta-se a análise dos dados coletados, a partir dos eixos dispostos no roteiro semiestruturado, com suas respectivas categorias e subcategorias.

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Este capítulo apresenta a análise dos casos que foram selecionadas a partir dos dados obtidos pela pesquisa de campo, por intermédio das entrevistas com profissionais das áreas de Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Gestão de Sustentabilidade das empresas, mediante a análise de documentos públicos, tais como website oficial, revistas internas das empresas e da observação assistemática das organizações, a qual foi registrada por meio do diário de campo.

Para melhor visualização, os casos serão dispostos com a descrição das empresas, com abordagem de aspectos tais como: fundação, locais de atuação, missão, valores, estratégias de mercado e seus produtos. A partir dessa apresentação, as seções subsequentes abordarão o tema proposto nesta pesquisa, qual seja compreender o alinhamento estratégico sustentável entre o modelo de gestão de pessoas e a sustentabilidade organizacional nas Indústrias de Papel e Celulose.

A seção dos modelos de gestão de pessoas buscou principalmente a organização dos dados, o que permitiu conhecer o estilo de gestão organizacional e identificar o modelo de gestão de pessoas seguido por seus gestores; para isso foram observadas as informações sobre a origem da organização, os princípios, as estratégias, os indivíduos na empresa, o envolvimento dos indivíduos nas ações e a estrutura que norteia a organização.

Na sessão das políticas e práticas de gestão de pessoas para gerir a sustentabilidade, foram observadas as principais políticas e práticas adotadas pelas empresas e que agregam valor ao comportamento ético e adequado nas relações entre a organização, por meio da gestão de pessoas, os indivíduos que compõem a organização e a sociedade. Para que isso fosse possível foi necessário a identificação e a análise das principais políticas e práticas incluídas na literatura e praticadas pelo área de gestão de pessoas tais como: projetos; recrutamento, seleção e testes psicológicos; cargos, salários e benefícios; aprendizagem, treinamento e desenvolvimento; avaliação de performance e competências; comunicação e endomarketing; qualidade de vida, saúde e ergonomia; relações e direito do trabalho e consultoria interna e externa.

Na sessão da formulação de estratégias da gestão de pessoas para administrar a sustentabilidade é importante observar como é o entendimento dos conceitos de sustentabilidade e o envolvimento dos gestores e funcionários do setor de gestão de pessoas nas diretrizes que formulam as políticas e práticas da sustentabilidade, relevantes para a implantação e manutenção da sustentabilidade na equidade do TBL.

Para poder atender aos objetivos dessa pesquisa foi necessário utilizar os seguintes meios de coleta de dados: roteiros de entrevistas comuns para as duas empresas, no entanto com abordagem e busca por evidências seguindo diferentes formas nos casos estudados. As informações, no entanto, foram subsidiadas pela coleta de dados primários e secundários, dando prioridade às particularidades de cada empresa, assim como aos dados relevantes em conversas informais com funcionários das empresas de diversos setores e ocasiões, às observações assistemática nas visitas técnicas e para reuniões, assim como à coleta de dados quantitativa, a qual será utilizada para atender ao projeto do grupo de pesquisa já especificado nos procedimentos metodológicos. Ao longo da pesquisa buscou-se registrar, com o auxílio do diário de campo, as impressões iniciais, as percepções e as dúvidas relacionadas aos temas pesquisados, sendo que essas anotações foram de grande valia para a preparação do relato dos casos analisados. A seguir encontram-se a discrição das duas empresas estudadas nesta pesquisa, quais sejam Amazonas CIA de Papel e Celulose e Santa Maria CIA de Papel e Celulose.

No documento TEREZINHA BERNADETE PINTO OLIARI (páginas 78-82)