• Nenhum resultado encontrado

Considerando-se o caráter qualitativo da pesquisa, as técnicas e instrumentos de coleta de dados foram constituídos pelas atividades de identificação de bases de dados, acesso, recuperação, reformatação de dados e constituição de base de dados ad hoc.

A seleção dessas técnicas e instrumentos de coleta de dados visava atender aos objetivos propostos nesse estudo, inicialmente, identificando e recuperando as dissertações no campo selecionado, representando e analisando por meio de gráficos e mapas, a evolução do conhecimento científico em Turismo no Brasil; posteriormente, interpretando e validando os resultados obtidos à luz de políticas de ciência e tecnologia da área de Turismo.

Para identificar e recuperar as dissertações no campo de estudo do Turismo, realizou- se uma pesquisa descritiva e documental que é “aquela realizada a partir de documentos considerados cientificamente autênticos” (PÁDUA, 1988, p. 157).

A pesquisa descritiva e documental contribuiu para a constituição da base de dados ad

hoc, a partir da qual foram gerados indicadores e mapas de visualização de evolução da

produção científica na área.

A classificação da base de dados ad hoc decorreu da aplicação e representação dos termos por meio da linguagem documentária (LD).

Sobre o vocábulo ‘termo’: é comum à Terminologia e à Linguagem Documentária. Para a Terminologia, o termo é uma unidade lingüística e para a LD é uma unidade que serve para indexação (chamado também de descritor ou termo referencial) (LIMA, 1998). Para os objetivos propostos nesse trabalho optou-se pelo termo sob a perspectiva da linguagem documentária.

Na classificação dos dados coletados nos repositórios em linha dos programas de mestrado e das bibliotecas em linha da CAPES e do IBICT foi utilizada a linguagem documentária, representada pelo Tesauro de Turismo do Centro de Documentação Turística da Espanha (CDTE), vinculado ao Instituto de Estudos Turísticos (IET) e ao Ministério da Economia da Espanha, que pode auxiliar na recuperação da informação.

A utilização deste Tesauro de Turismo do CDTE justifica-se pela possibilidade dos termos terem abordagem mais específica, enquanto que o Tesauro de Turismo e Lazer da OMT possui termos em abrangência global e está estruturado de forma geral.

Além disso, a utilização do Tesauro de Turismo do CDTE fez-se pela ausência de um documento no Brasil, que fosse dotado das mesmas características do Tesauro selecionado. A sua organização compreende uma hierarquia representada por uma Classe Temática que corresponde a um termo maior, os termos genéricos (TGs) e, por fim, o termo específico.

De acordo com Tálamo (2004, p. 2), “o tesauro é uma linguagem documentária que representa de forma normalizada os conceitos de uma área específica através de termos que se manifestam em estruturas lógico-semânticas”. E ainda para que se possa utilizar e aplicar o tesauro em um campo de estudo, a exemplo do turismo, é necessário considerar que “o tesauro parte de uma categorização do assunto, ou do campo temático focado” (TÁLAMO, 2004, p.4).

No campo de estudo do Turismo, a associação adequada entre os conceitos e os termos pode auxiliar não só na recuperação da informação, mas na representação do conhecimento

científico produzido. É por meio dessa associação que se pode investigar o desenvolvimento do campo de estudo selecionado.

Na visão de Lima (1998), a LD tem por função representar o conteúdo informacional de um documento, e que vem a ser o código utilizado no processo de comunicação documentária para a transferência da informação; além disso, necessita de um instrumento de referência para sua construção e uso, tendo em vista atender às reais necessidades de informação do usuário.

O Tesauro de Turismo do CDTE está organizado em uma lista alfabética estruturada que apresenta os termos dispostos de maneira hierárquica contendo: termos maiores (classes temáticas), termos genéricos (TGs) e termos específicos. Posteriormente, uma lista de termos permutados com a referência numérica, permitindo que o usuário do documento possa encontrar os termos que deseja e ainda apresenta no mesmo exemplar os termos maiores, genéricos e específicos nos idiomas inglês e francês.

De acordo com o Tesauro de Turismo do CDTE (2003, p. 117-123, tradução nossa), os termos maiores que compreendem as classes temáticas constituem-se das categorias e respectivas subcategorias listadas abaixo:

a) Obras de referência: bibliografias, anuários, biblioteconomia, manuais, dicionários, enciclopédias e teses;

b) Organizações turísticas: organismos públicos, organismos privados, organismos internacionais, estatutos;

c) Turismo e meio social: história do turismo, filosofia do turismo, psicologia do turismo, sociologia do turismo, antropologia do turismo, saúde e higiene, meios de comunicação, literatura turística e investigação turística;

d) Patrimônio turístico: geografia turística, patrimônio cultural, patrimônio natural e arquitetura e urbanismo;

e) Atividades esportivas e recreativas: esportes, campismo, excursionismo, turismo equestre, cicloturismo, parques recreativos, naturismo, turismo de montanha;

f) Serviços turísticos: meios de hospedagem, hotelaria, classificação de estabelecimentos turísticos, restauração, gastronomia, agência de viagens, transportes, novas tecnologias, salas de diversão e espetáculos;

g) Economia do turismo: estudos econômicos, contas nacionais de turismo, empresas, financiamento, tributos, trabalho, comércio e consumo, competitividade turística, seguros;

h) Política turística: fomento do turismo, planejamento turístico, controle turístico; modalidades turísticas, cooperação internacional, coordenação estatal, marketing e promoção;

i) Direito: direito do turismo, legislação administrativa turística, convênios laborais, jurisprudência do turismo;

j) Educação e formação turística: formação turística, organismos docentes, cursos de pós-graduação, bolsas, currículo educacional, titulações.

A utilização de um Tesauro de Turismo possibilitou a representação do conteúdo informacional das dissertações produzidas nos programas de mestrado e os termos maiores, representados pelas classes temáticas, termos genéricos e termos específicos fundamentaram a

classificação da base de dados e auxiliaram na formulação da análise, interpretação e validação dos resultados obtidos.

Documentos relacionados