• Nenhum resultado encontrado

2 Referencial Teórico e Trabalhos Relaciona dos

2.5 Trabalhos Relacionados

2.5.3 Tabela Comparativa

A tabela 1 apresenta um panorama dos trabalhos relacionados à luz dos critérios levantados na seção 2.5.1.

No eixo vertical da tabela são apresentados os trabalhos (T1 a T11) e suas caracte- rísticas em relação aos critérios.

No eixo horizontal são apresentados os critérios de cada ferramenta, sendo eles: apresentar-se como uma plataforma de simulação e situação, trabalhar com situações de forma explícita, possibilidade de analisar visualmente as situações e característica de utilização em diferentes cenários através do propósito geral.

O conteúdo “Sim” indica que possui a característica apresentada. “Parcial”’indica que possui partes da característica. “Não” indica que não possui a característica.

Tabela 1 – Tabela Comparativa de Critérios

Plataforma de Simulação e Situação Situações Explícitas Análise Visual de Situações Propósito Geral

T1 Sim Não Parcial Não

T2 Sim Sim Sim Não

T3 Parcial Sim Sim Não

T4 Parcial Sim Sim Não

T5 Não Sim Parcial Não

T6 Não Não Não Sim

T7 Não Não Não Sim

T8 Não Não Não Não

T9 Não Não Não Não

T10 Não Não Não Sim

T11 Não Não Não Não

Os trabalhos apresentados na Tabela 1 (T1 a T11) são definidos pelos seguintes nomes:

T1: A framework for simulation-based task analysis-The development of a universal task analysis simulation model

T2: idsNETS: An experimental platform to study situation awareness for intrusion detection analysts

T3: Simulation-based development of a cognitive assistance system for navy ships T4: Situation awareness of commanders: a cognitive model

2.5. Trabalhos Relacionados 25

T6: Simulação de Aplicação de Armadilhas no Combate ao Aedes aegypti

T7: Multi-agent modeling and simulation of an Aedes aegypti mosquito population T8: DengueME: um framework de software para modelagem da dengue e seu vetor T9: 2+ Dengue

T10: Traffic simulation using agent-based models

T11: Agent-based simulation framework for mixed traffic of cars, pedestrians and trams

2.5.4

Comparação

Observando a tabela comparativa da seção 2.5.3, verifica-se que os trabalhos T1, T2, T3, T4 e T5 contêm a característica de trabalhar com situações de alguma forma (observando as colunas “Plataforma de Simulação e Situação”, “Situações Explícitas” e “Análise Visual de Situações”. Dessa forma, as comparações seguintes apresentarão maiores

detalhes sobre estes trabalhos.

O trabalho T1 apresenta uma plataforma que possibilita a simulação em razão da ocorrência de situações, de uma forma não explícita. Há uma forma de analisar a ocorrência de situações através do visual, no entanto, por não trabalhar com situações de forma explícita, a visualização é parcial. Além disso, a ferramenta possui um propósito específico: trabalhar com simulação de tarefas humanas. Cenários de simulação de tarefas humanas são auxiliados pelas situações, algo que justifica a implementação da plataforma de simulações e situações proposta. O desenvolvimento de modelos para declaração de situações das tarefas é interessante e útil, sendo uma forma de alto nível para descrever as situações e um ponto futuro a se inspirar no trabalho proposto.

T2 apresenta uma plataforma que faz uso de situações de forma explícita na simulação e possui análise visual das situações na ferramenta. No entanto, não é de propósito geral, tendo um propósito específico de trabalhar com simulação de redes. Este é mais um cenário justificado pelo uso de situações em simulações. A análise visual de situações da ferramenta é um ponto interessante a ser inspirado, mostrando situações de intrusão de sistemas na rede, algo que pode ser também útil a outros cenários e justificando a necessidade de uma ferramenta de uso geral.

T3 é uma plataforma que realizou testes em simulações para a detecção de situações de forma explícita e visual. O trabalho faz uso de um sistema simulador para testar situações que fazem o suporte a decisão de controle de navios. Apesar do trabalho ser relacionado, não é uma plataforma conjunta para simulação de situações. Assim, essa necessidade da experimentação justifica a elaboração do programa proposto, como uma plataforma única de simulação e situação. Apesar disso, a análise visual de situações se faz interessante para

26 Capítulo 2. Referencial Teórico e Trabalhos Relacionados

inspiração e o novo cenário justifica a implementação de um programa para situações e simulações em propósitos gerais.

T4 também se apresenta como uma plataforma que foi simulada para a realização de detecção de situações de forma explícita e visual. Assim, há a detecção de situações em combate para auxílio a decisão. Assim como T3, os módulos de simulação e detecção de situações são separados, não sendo uma plataforma única para simulação e situação. Dessa forma, justifica a implementação da plataforma única proposta. Também, a análise visual de situações inspira a elaboração da plataforma proposta e o novo cenário justifica o uso de simulação e situação em uma forma generalizada.

T5 não se apresenta como uma plataforma tecnológica de simulação, realizando simulações em um ambiente médico simulado. A percepção de situação no procedimento médico é feita ao decorrer da simulação médica, com situações explícitas. Esse trabalho justifica o uso de situações em simulações, sendo uma forma mais próxima da realidade para a verificação de acontecimentos. Assim, a utilização da tecnologia com a simulação dos pacientes em uma plataforma poderia ser interessante para a verificação dos acontecimentos virtualmente, algo que justifica a implementação da plataforma proposta. Também, este é mais um cenário em que a plataforma proposta pode ser útil, uma vez que é de propósito geral.

Sendo assim, nenhum dos trabalhos relacionados apresenta a proposta de ser uma plataforma de simulação e situação com formas explícitas de trabalho com situações, análise visual de situações e que possua característica de simulação para diferentes cenários, sendo de propósito geral.

27

3 Situações e Simulações: Uma Pesquisa Ex-

Documentos relacionados