• Nenhum resultado encontrado

6. Resultados

6.3 Tamanho Médio do Grão

O tamanho médio do grão, das 128 amostras dos sedimentos superficiais de fundo da plataforma continental da Costa do Dendê, varia de seixo a silte.

Na porção Norte o tamanho médio do grão varia de silte a areia muito grossa. Os grãos com tamanho médio silte ocorrem preferencialmente a uma profundidade média de 35,55 m compreendendo a plataforma continental média e estão distribuídos, em grande parte, ao sul do canhão de Salvador sob a forma de uma mancha com orientação NE-SW (Figura 17). Na altura da ilha de Boipeba, entre as isóbatas de 10 e 40 m, outra mancha com grãos de tamanho médio silte pode ser observada na plataforma continental média e interna.

Grãos de tamanho médio areia grossa, ocorrem preferencialmente a uma profundidade média de 31,76 m, localizados nos limites da plataforma continental média. Em frente ao Morro de São Paulo estes grãos ocorrem em profundidades inferiores a 20 m. Próximos a cabeceira do cânion de Salvador, estas areias são observadas, entre as isóbatas de 20 e 40 m. Entre a praia de Garapuá e a ilha de Boipeba, são observados grãos de tamanho médio areia grossa, na plataforma continental externa, em profundidades superiores a 40 m.

Grãos de tamanho médio areia muito grossa ocorrem a uma profundidade média de 20,76 m compreendendo a plataforma continental média. Estes grãos podem ser observados na altura das ilhas de Tinharé e Boipeba em profundidades inferiores a 20 m, bem como sob a forma de manchas isoladas a NE da desembocadura do canal de Taperoá entre as isóbatas de 10 e 30 m. Grãos com tamanho médio de areia média estão presentes em profundidades em torno de 17,25 m compreendendo a região da plataforma continental interna. Estas areias ocorrem principalmente associadas às adjacências das desembocaduras do rio Jequiriçá e canal de Taperoá em profundidades variando de 7 a 30 m. Entretanto, podem ser observadas também nas proximidades da praia de Garapuá, entre as isóbatas de 10 e 30 m. Os grãos de tamanho médio areia muito fina ocorrem preferencialmente na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 38,14 m. Estes

grãos são observados ao sul do Morro de São Paulo, entre as isóbatas de 30 e 40 m, embora ocorram também sob a forma de manchas isoladas em frente à desembocadura do canal de Taperoá, em profundidades inferiores a 10 m e em frente ao Morro de São Paulo em profundidades superiores a 40 m. Os grãos com tamanho médio areia fina ocorrem a uma profundidade média de 49,85 m, preferencialmente na plataforma continental externa. Estes grãos são também observados em profundidades superiores a 40 m, em frente ao Morro de São Paulo bem como entre as ilhas de Tinharé e Boipeba.

Na porção Intermediária da área de estudo o tamanho médio do grão varia entre silte a grânulo. Os grãos com tamanho médio silte são poucos representativos nesta porção da área de estudo, ocorrendo preferencialmente na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 39,6 m. Estes grãos ocorrem sob a forma de manchas isoladas, sendo observados na altura da ilha de Boipeba e na altura da desembocadura da baía de Camamu, ambos entre as isóbatas de 30 e 40 m. Grãos com tamanho médio areia média ocorrem preferencialmente na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 35,13 m. Estes grãos estão presentes na altura da Barra dos Carvalhos, entre a plataforma continental interna e a plataforma externa. A nordeste da desembocadura da baía de Camamu estes grãos estão presentes em profundidades superiores a 40 m. Grãos com tamanho médio areia grossa estão presentes preferencialmente na plataforma continental externa a uma profundidade média de 42,1 m. A nordeste da desembocadura da baía de Camamu, observa-se uma mancha destes grãos em profundidades superiores a 40 m. Estes mesmos grãos são ainda observados em frente a desembocadura da Barra dos Carvalhos em profundidades inferiores a 20 m. Grãos com tamanho médio areia muito fina, a exemplo dos siltes, são poucos representativos na porção Intermediária da área de estudo. A sua ocorrência está restrita à plataforma continental externa, a uma profundidade média de 42,20 m, a sudeste da ilha de Boipeba. Grãos com tamanho médio areia fina ocorrem preferencialmente na plataforma continental interna a uma profundidade em torno de 16,25 m. Estes grãos são bem representativos nas adjacências da desembocadura da baía de Camamu ocorrendo em profundidades menores que 20 m. A ocorrência destes grãos pode ser observada a sudeste da Barra dos Carvalhos entre as isóbatas de 20 e 30 m.

Grãos com tamanho médio grânulo estão presentes na plataforma continental média a uma profundidade em torno dos 36,3 m. Entretanto pode ser observado em frente à praia do Pratigi, na plataforma continental interna, em profundidades inferiores a 20 m, assim como na plataforma continental externa a nordeste da desembocadura da baía de Camamu. Grãos com tamanho médio areia muito grossa ocorrem preferencialmente na plataforma continental interna a uma profundidade em torno de 18,05 m. Entretanto, estes grãos podem também ser observados na altura da praia do Pratigi na plataforma continental média entre as isóbatas de 30 e 40 m.

Na porção Sul da área de estudo, o tamanho médio de grão varia de silte a seixo. O tamanho médio de grão que mais se destaca nesta porção da área de estudo é representado por grãos de tamanho silte. Os grãos com este tamanho médio ocorrem preferencialmente na plataforma continental média a uma profundidade de 26,72 m. Estes grãos são bem expressivos nas adjacências da desembocadura do rio de Contas, ocorrendo sob a forma de uma mancha paralela à linha de costa, compreendendo desde a plataforma continental interna até a plataforma continental externa. Entretanto, este tipo de grão também ocorre ao sul de Barra Grande, na plataforma continental interna, em profundidades inferiores a 20 m. Os grãos com tamanho médio areia fina são observados principalmente na plataforma continental externa na altura do rio Tijuípe a uma profundidade em torno de 45,62 m. A sudeste da desembocadura da baía de Camamu estes grãos ocorrem sob a forma de manchas isoladas em profundidades superiores a 40 m. Grãos com tamanho médio areia muito fina estão presentes na plataforma continental externa na altura de Maraú a uma profundidade em torno de 45,91 m. Manchas isoladas destes grãos também são observados a sudeste de Barra Grande e da foz do rio de Contas, em profundidades variando de 30 a 50 m. Grãos com tamanho médio areia média estão presentes na plataforma continental média em profundidade em torno de 31,16 m. Estes grãos são observados a sudeste de Barra Grande entre as isóbatas de 10 e 30 m, bem como na altura de Maraú entre as isóbatas de 20 e 50 m. Os grãos de tamanho médio areia grossa ocorrem preferencialmente na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 33,31 m. Entretanto podem ser observados desde a plataforma continental interna até a plataforma continental externa, entre as

isóbatas de 10 e 40 m, ao sul e sudeste de Barra Grande. Os grãos com tamanho médio areia muito grossa, ocorrem principalmente na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 21,86 m. Estes grãos ocorrem sob a forma de manchas isoladas, sendo observados a sudeste e a sul de Barra Grande, compreendendo a plataforma continental interna a externa, bem como na plataforma continental interna, em profundidades inferiores a 20 m, próximo a desembocadura do rio Tijuípe. Os grãos com tamanho médio grânulo são representados por uma única amostra (105) a qual está localizada na plataforma continental interna, a uma profundidade média de 15 m, na altura de Maraú. Da mesma forma, os grãos com tamanho médio seixo, são representados por uma única amostra (98) localizada na plataforma continental média a uma profundidade em torno de 31,20 m também na altura de Maraú.

Figura 17- Distribuição espacial do tamanho médio do grão para os sedimentos da Plataforma Continental da Costa do Dendê.