• Nenhum resultado encontrado

também denominado hosted, é executado sobre um sistema operacional para oferecer a funcionalidade descrita

No documento Aula 00 (Prof. Celson Junior) (páginas 87-120)

Alternativa III correta, na virtualização assistida por hardware (HAV) as instruções root são executadas diretamente no processador

tipo 2: também denominado hosted, é executado sobre um sistema operacional para oferecer a funcionalidade descrita

Mas, essa questão foge do convencional, e pode causar dúvidas. Via de contexto. Neste caso, como não existem as extensões de virtualização, o VMWare se comporta como um hipervisor tipo 2, e ele mesmo faz a tradução dos requisitos do guest. Assim, nosso gabarito é a letra B.

Gabarito: B

00000000000

92. (2008 - CESGRANRIO - CAPES - Analista de Sistemas) - Xen e VMWare são produtos relacionados à tecnologia a) Virtualização

Como vimos na parte conceitual, VMWAre é uma solução de virtualização, cuja utilização é bastante difundida. plataforma de gerenciamento e análise de desempenho da infraestrutura virtualizada.

b) o Xen Server é um hipervisor do tipo bare-metal e o vSphere é uma plataforma de gerenciamento e análise de desempenho da infraestrutura virtualizada.

c) o Xen Server é um hipervisor do tipo hospedado e o vSphere é uma plataforma para acesso individualizado e monitoramento de cada máquina virtual.

d) o vCenter ESXi é um hipervisor do tipo bare-metal e o vSphere é uma plataforma para acesso individualizado e monitoramento de cada máquina virtual.

e) o vSphere ESXi é um hipervisor do tipo hospedado e o Xen é uma plataforma de gerenciamento e análise de desempenho da infraestrutura virtualizada

Comentários:

Segundo a VMware, o vCenter Server oferece uma plataforma centralizada de gerenciamento do VMware vSphere e das VMs. O VMware ESXi é um hypervisor bare-metal, instalado diretamente no servidor físico, permitindo que ele seja dividido em vários servidores lógicos chamados de máquinas virtuais.

Gabarito: A

00000000000

94. (2013 - COVEST-COPSET - UFPE - Analista de Tecnologia da Informação - Suporte e Redes) - Qual dos seguintes produtos de virtualização representa virtualizações na modalidade bare metal:

a) DOS EMU b) Virtual PC c) Parallels d) VMware ESXi e) Virtual Box Comentários:

O VMWare é um hipervisor nativo também denominado unhosted ou bare metal (sobre o metal nu), ele é executado diretamente sobre o hardware.

Gabarito: D

95. (2015 - FCC - CNMP - Analista do CNMP - Tecnologia de Informação e Comunicação Suporte e Infraestrutura) - Atualmente existem diversos sistemas de virtualização de plataformas computacionais, dentre eles, o VMWare e o Xen, sendo que o VMWare tem como característica

a) realizar a virtualização total e o Xen realizar a paravirtualização.

b) realizar a paravirtualização e o Xen realizar a hipervirtualização.

c) apresentar desempenho maior, se comparado ao Xen.

d) realizar a hipervirtualização e o Xen realizar a virtualização total.

e) necessitar de configurações específicas para o sistema operacional virtualizado e o Xen não necessitar.

Comentários:

O VMWare é uma solução de virtualização que realiza virtualização total, enquanto o Xen realiza paravirtualização.

Gabarito: A

96. (2014 - FGV - TJ-GO - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) - Em relação à virtualização de um sistema computacional, a alternativa que NÃO representa um fator importante sobre o tempo de resposta do sistema virtualizado é:

00000000000

a) o uso de chamadas de monitor (hypervisor calls) de alto nível;

b) a arquitetura de CPU do sistema virtualizado;

c) o tipo da emulação de E/S;

d) o suporte a ACPI na máquina virtual (guest);

e) o sistema de arquivos do hospedeiro (host).

Comentários:

Pessoal, ACPI é uma tecnologia de gerenciamento energia, não diz respeito a virtualização e não afeta o tempo de resposta do sistema virtualizado. Alternativa incorreta letra D. Os demais itens impactam o tempo de resposta do sistema virtualizado.

Gabarito: D

97. (CESGRANRIO – 2008 – CAPES – Analista de Sistemas) Xen e VMWare são produtos relacionados à tecnologia:

a) Virtualização b) Banco de dados c) VoIP

d) BPM e) XML Comentários:

Como vimos em aula, Xen e VMWare referem-se à tecnologia de Virtualização.

Gabarito: A

98. (CESGRANRIO – 2013 – BNDES – Analista de Sistemas) Na aplicação das técnicas de virtualização, as máquinas virtuais:

a) podem utilizar sistemas operacionais diferentes no mesmo computador.

b) operam uma de cada vez e a sua troca exige novo boot.

c) aumentam a despesa com a energia elétrica.

d) consomem memória do host mesmo desligadas.

e) multiplicam a disponibilidade de memória física do host.

Comentários:

Pessoal, uma das grandes vantagens da utilização de máquinas virtuais é permitir que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais,

00000000000

operam simultaneamente e não é necessário novo boot. Além disso, é mais comum a economia de energia elétrica, não consomem memória quando desligadas e nem multiplicam disponibilidade de memória física.

Gabarito: A

99. (FUNCAB - 2013 - CODATA - Auxiliar de Informática - Apoio ao Usuário) Analise as seguintes sentenças.

I. Na virtualização de servidores, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo.

II. Existem várias ferramentas de virtualização no mercado e o VMware é uma delas.

III. A virtualização de desktops permite que as aplicações rodem em máquinas virtuais isoladas e ao mesmo tempo compartilhem recursos de hardware como CPU, memória, disco e rede.

É (são) verdadeira(s), somente:

a) I b) II c) III d) I e III e) II e III Comentários:

(I) Errada - Conforme vimos em aula, a ideia é ter vários sistemas operacionais!

(II) Certa - Conforme vimos em aula, VMWare é uma ferramenta de virtualização!

(III) Certa - Conforme vimos em aula, é exatamente isso!

Gabarito: E

100. (2015 - FCC - Analista Judiciário – Análise de Sistemas – TRE-RS) - No que se refere à virtualização, assinale a opção correta.

a) As implementações da virtualização total utilizam controladores de dispositivos padronizados e específicos, que garantem o uso da capacidade total dos dispositivos, com reflexo direto no desempenho geral do sistema.

b) Um dos aspectos de segurança importantes das máquinas virtuais é que, por conta do isolamento, caso o sistema operacional hospedeiro

00000000000

apresente alguma vulnerabilidade de segurança, as máquinas virtuais hospedadas nessa máquina física não estarão sujeitas a essa vulnerabilidade, desde que executem outro sistema operacional.

c) Entre os usos da virtualização, a consolidação de servidores é que prevê a colocação de vários servidores virtuais em cada máquina física e a virtualização de toda a estrutura da rede, com a criação de comutadores, roteadores e outros equipamentos virtuais interconectados às máquinas virtuais.

d) Os hipervisores do tipo 2 são executados diretamente sobre o hardware para controlar e gerenciar diretamente os sistemas operacionais visitantes das máquinas virtuais.

e) Na paravirtualização, o sistema operacional é modificado para chamar o hipervisor sempre que executar uma instrução sensível que possa alterar o estado desse sistema.

Comentários:

Questão de nível mediano de dificuldade, vamos aos comentários:

a) a virtualização insere, em certo grau, overhead no uso dos dispositivos, não é possível garantir o uso da capacidade total dos dispositivos. Alternativa errada.

b) os sistemas modernos de virtualização dispõem de recursos para reduzir a superfície de ataque e minorar riscos de difusão da contaminação citada na alternativa. Questão errada.

c) Alternativa errada. A consolidação de servidores prevê a colocação de vários servidores virtuais em uma (não em cada) máquina física. A consolidação de servidores não trata de virtualização de estrutura da rede.

d) Os hipervisores do tipo 1 são executados diretamente sobre o hardware, ditos bare-metal. Alternativa errada.

e) Definição correta de paravirtualização. Alternativa E está correta.

Gabarito: E

00000000000

Questões resolvidas na aula

1. (2010 - CESPE – MPU - Informática/Suporte Técnico) - Por meio da virtualização, várias aplicações de sistemas operacionais diferentes podem ser executadas em um mesmo hardware.

2. (CESPE – 2010 – BASA – Analista de Sistemas) A virtualização permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o próprio sistema operacional. A vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não gera falha automática nas outras.

3. (CESPE – 2010 – EMBASA – Analista de Sistemas) Com a virtualização, é possível criar servidores isolados no mesmo equipamento, o que permite aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem haver risco de eventuais conflitos causados por uma consolidação.

4. (2013 - CESPE - SERPRO - Analista – Redes) - Uma das vantagens da virtualização de servidores é a possibilidade de diferentes máquinas virtuais poderem utilizar recursos de um mesmo servidor físico, o que permite um melhor aproveitamento dos recursos de CPU e memória disponíveis.

5. (2014 - CESPE - ANTAQ - Analista Administrativo - Infraestrutura de TI) - O processo de virtualização permite que um único servidor seja dividido em partes e cada uma das partes executa uma aplicação de usuário de forma distinta, devendo o sistema operacional ser o mesmo em todo o servidor.

6. (2014 - CESPE - TJ-SE - Analista Judiciário - Suporte Técnico em Infraestrutura) - A consolidação de servidores por

00000000000

meio da aplicação de técnicas e de ferramentas de virtualização permite economia nos custos operacionais e de aquisição da infraestrutura de tecnologia da informação.

7. (2011 - CESPE - MEC - Administrador de Redes) - Para a gerência de ambientes computacionais em que alta disponibilidade seja uma característica, a técnica de virtualização deve ser evitada, pois permite vulnerabilidades dos equipamentos.

8. (2010 - CESPE - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informação) - Na virtualização, o armazenamento de dados é feito em servidores remotos com grande redundância, aumentando, assim, a disponibilidade de recursos de armazenamento.

9. (2012 – CESPE - TRE RJ - Apoio Especializado/Análise de Sistemas) - É possível utilizar a tecnologia de virtualização para servidores, banco de dados e desktops, mas ainda não para softwares como o Exchange e o Oracle.

10. (CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 5) O gerenciamento de máquinas virtuais é feito pelo hypervisor, também conhecido como monitor de máquinas virtuais, que é responsável por prover acesso a recursos como CPU, memória e dispositivos de entrada e saída de dados para cada máquina virtual.

11. (CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Tecnologia da Informação) O hypervisor apresenta ao sistema operacional visitante uma plataforma virtual de execução (hardware e software), assim como realiza o gerenciamento da execução do sistema operacional visitante.

00000000000

12. (CESPE - 2011 - MEC - Administrador de redes) Os hipervisores de tipo 2, a exemplo do VMware, são executados diretamente no hardware.

13. (2014 - CESPE - ANATEL - Analista Administrativo - Suporte e Infraestrutura de TI) - Na paravirtualização, quando uma instrução é executada, são alterados tanto o sistema convidado como as instruções de usuário, as quais são executadas diretamente sobre o processador nativo.

14. (2011 - CESPE - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas – Produção) - A virtualização por meio de emuladores o hypervisor oferece como vantagem a disponibilização de uma máquina virtual que permite a execução de aplicativos no ambiente simulado; esse esquema, que simula hardware não disponível fisicamente, apresenta desempenho superior ao da paravirtualização.

15. (2013 - CESPE - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Analista de TI) - A paravirtualização proporciona melhor desempenho em relação à virtualização total, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.

16. (2011 - CESPE - MEC - Administrador de Redes) - A paravirtualização não é uma virtualização autêntica, pois ela é uma abordagem que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor.

17. (2012 - CESPE - TRE-RJ - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) - A vantagem de se implementar a tecnologia de virtualização dentro do processador, comparativamente à realizada somente por software, é a existência

00000000000

de novas instruções de controle, que resultam em maior desempenho geral.

18. (2012 - CESPE - TCE-ES - Auditor de Controle Externo) - O hypervisor apresenta ao sistema operacional visitante uma plataforma virtual de execução (hardware e software), assim como realiza o gerenciamento da execução do sistema operacional visitante.

19. (2011 - CESPE - MEC - Administrador de Redes) - Com a tecnologia de máquinas virtuais, o único software de virtualização que funciona no modo núcleo é o monitor de máquina virtual.

20. (2010 - CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Tecnologia da Informação) - As ferramentas de virtualização podem ser implementadas de duas maneiras diferentes: hipervisores executados diretamente no hardware ou hipervisores executados como programas aplicativos na camada superior de algum sistema operacional.

21. (2011 - CESPE - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas – Produção) - Para que a ferramenta de virtualização se comunique diretamente com o hardware, pode ser utilizado um hypervisor nativo, também conhecido como bare metal.

22. (2012 - CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Produção e Infraestrutura) - Uma ferramenta de virtualização de storage tem como um de seus benefícios centrais o ganho de mobilidade no armazenamento.

00000000000

23. (2010 - CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Tecnologia da Informação) - Uma das desvantagens da virtualização é a migração, usada, por exemplo, para balanceamento de carga entre diferentes servidores.

24. (2015 - CESPE - CGE-PI - Auditor Governamental) - Mediante o uso de técnicas de virtualização de servidores, é possível migrar cargas de trabalho de forma transparente entre servidores físicos.

25. (2013 - CESPE - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Analista de TI) - Não é possível mover máquinas virtuais entre servidores físicos sem desligá-las, uma vez que é necessário modificar os apontamentos do hypervisor de virtualização.

26. (2014 - CESPE - TJ-SE - Analista Judiciário - Suporte Técnico em Infraestrutura) - KVM (Kernel-based Virtual Machine) é uma solução de virtualização de código aberto e suporta apenas a instalação de máquinas virtuais que usam uma distribuição Linux como sistema operacional da máquina virtual.

27. (2010 - CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Tecnologia da Informação) - VMware, Xen, e VirtualBox são exemplos de ferramentas de virtualização.

28. (2015 - CESPE - CGE-PI - Auditor Governamental) - A virtualização de desktops exige o uso de seu próprio hardware, de sistema operativo e de software.

29. (CESPE – 2011 – ECT – Analista de Sistemas) Entre as ferramentas de virtualização disponíveis no mercado incluem-se a VMWARE e a XEN, que não possuem versões gratuitas.

00000000000

30. (2013 - CESPE - MS - Analista Administrativo) - O utilitário Vcenter, em virtualização VMWare, proporciona interface de gerenciamento centralizado dos recursos utilizados pelas máquinas virtualizadas.

31. (2013 - CESPE - STF - Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação) - O hardware virtualizado pelo VMWare utiliza dispositivos proprietários que dependem de determinadas características. O VMWare suporta virtualização de discos SATA e SCSI para os sistemas operacionais virtualizados.

32. (2012 - CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Redes e Telecomunicações) - A tecnologia de virtualização VMWARE permite a configuração de máquinas virtuais (VMs) em configuração de cluster de alta disponibilidade, de modo que, quando um servidor físico do cluster falha, as máquinas virtuais que executavam no servidor são migradas automaticamente para outro servidor do cluster.

33. (2013 - CESPE - MS - Analista Administrativo) - Considerando-se que em uma rede de computadores existam dois equipamentos físicos, cada um com um hypervisor para virtualização de servidores (KVM e Vsphere), é possível gerenciá-los como um único recurso, utilizando-se uma ferramenta para gerenciar uma nuvem computacional.

34. (2013 – CESPE – BACEN - Analista - Suporte à Infraestrutura) - O Vmware Vsphere suporta diversos serviços de rede que são disponibilizados para as máquinas virtuais. Com o propósito de tornar uma conexão disponível para um dispositivo ISCSI, deve-se configurar o serviço de conexão com VMKernel.

00000000000

35. (2011 – CESPE - TRE-ES - Analista - Análise de Sistemas) - OpenVZ é uma solução de virtualização para criação de ambientes virtuais isolados que funcionam como servidores standalone convencionais, porém, com a utilização de um único hardware em comum. Esses ambientes virtuais seguros são conhecidos como VE ou Virtual Private Server (VPS).

36. (2012 – CESPE - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Redes e Telecomunicações) - As tecnologias de virtualização VMWARE e XEN distribuem cores de processamento e memória de um servidor físico entre as máquinas virtuais instaladas nesse servidor, devendo o número de máquinas virtuais criadas em um servidor físico limitar-se ao número de cores de processamento existentes no servidor, já que cada máquina virtual deve ter, pelo menos, um core de processamento alocado.

37. (2008 – CESPE – SERPRO - Analista - Suporte Técnico) - Um hipervisor é uma plataforma de virtualização que visa possibilitar mais de um sistema operacional convidado (guest) ser executado em um mesmo computador. Há hipervisores que executam sobre o hardware e os sistemas operacionais convidados executam em uma segunda camada sobre o hardware. Os hipervisores podem ser empregados para a consolidação de servidores, estratégia na qual vários servidores são movidos para uma mesma máquina.

38. (2014 – CESPE - TJ-SE - Analista Judiciário – Redes) - O produto comercial VMware emula máquinas convidadas virtuais completas na parte superior de um sistema operacional hospedeiro, que deve ser, necessariamente, o Linux ou o Windows. Uma abordagem semelhante é empregada pelo sistema Wine, que converte chamadas nativas da API Windows em suas contrapartes Linux.

00000000000

39. (2011 – CESPE – Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas – Produção) - Na paravirtualização, a máquina virtual simula o hardware e possibilita que o sistema convidado (guest) seja executado de maneira isolada.

40. (2011 – CESPE - TJ-ES - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) - Considere que em uma máquina física que execute um sistema operacional para servidor, haja quatro máquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4), cada uma delas executando um sistema operacional, também para servidor, mas distinto do sistema da máquina física. Nessa situação, se os dois sistemas operacionais suportarem clustering, será possível implementar cluster nos servidores virtualizados entre as máquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4).

41. (2013 – CESPE - Polícia Federal - Perito Criminal Federal) - A substituição da chamada de uma instrução sensível pela chamada de um tratador de interrupção de software (trap) com uma parametrização adequada de registradores é conhecida como hypercall.

42. (2015 – CESPE - TRE-GO - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas) - Paravirtualização é a situação em que um sistema operacional que esteja sendo executado em uma máquina virtual faz suas chamadas diretamente no hardware para operações de entrada e saída.

43. (2011 – CESPE – MEC - Gerente de Segurança) - Em uma máquina virtual que esteja comprometida devido a um ataque, o atacante pode obter o controle da estação que gerencia a máquina virtual (hipervisor). Essa técnica utiliza despejo de memória e acessa os registros de controle da máquina virtual.

00000000000

44. (2012 – CESPE – ANAC - Analista Administrativo - Área 5) - O VMWARE é um hipervisor do tipo 1, ou seja, ele atua como o sistema operacional, pois é o único programa que funciona no modo núcleo, sendo sua tarefa gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais, como os processos que um sistema operacional comum gerencia.

45. (2012 - CESPE - TJ-RO - Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte) - Assinale a opção que descreve corretamente o recurso Vmotion do Vmware.

a) Mover em tempo real uma máquina virtual de um servidor físico para outro, sem interromper o funcionamento da máquina virtual.

b) Prover recuperação de falhas em caso de interrupção do funcionamento de uma aplicação.

c) Gerenciar todos os hosts físicos em uma única interface de gerenciamento.

d) Manter a replicação de dados para outros servidores secundários.

e) Gerenciar o armazenamento distribuído dos dados e movimentá-los de acordo com a disponibilidade de armazenamento da storage.

46. (2011 – CESPE – MEC - Administrador de Redes) - Os hipervisores de tipo 2, a exemplo do VMware, são executados diretamente no hardware.

47. (2013 – CESPE – STF - Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação) - O VMWare ESXI 5.5 permite instalar um sistema operacional a partir da utilização de uma imagem do tipo ISO ou um CD/ROM do sistema operacional a ser virtualizado.

48. (2011 - CESPE - TJ-ES - Analista Judiciário - Análise de Suporte) - O Xen e o Vmware são software do tipo open source e livres, sob a licença GPL. Ambos permitem gerenciar uma ou mais máquinas virtuais sobre uma única plataforma de hardware, mas,

00000000000

ao contrário do Vmware, o Xen não suporta máquinas com sistema operacional Windows.

49. (Questão 102 – 2013 – CESPE – MS - Analista Administrativo) - O utilitário VMWare View é utilizado para mover máquinas virtuais entre hosts, sem que estas fiquem indisponíveis.

50. (2011 – CESPE – Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas – Produção) - A ferramenta Vmware permite que a interface de rede do servidor virtual seja configurada no modo bridge, o que possibilita a utilização da mesma faixa de endereços IPs do servidor físico.

51. (2011 – CESPE – Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas – Produção) - A ferramenta Vmware oferece recursos que possibilitam mover, de um servidor físico para outro, uma máquina virtual em funcionamento, sem a necessidade de interrupção do funcionamento da máquina virtual.

52. (2014 – CESPE - TC-DF - Analista de Administração Pública - Microinformática e Infraestrutura de TI) - No VMware vSphere 5.5, o vSphere App HA é um recurso que oferece ao usuário a funcionalidade de reiniciar um serviço quando um problema é detectado ou até mesmo reiniciar a máquina virtual caso o aplicativo falhe ao reiniciar.

53. (2013 – CESPE – STF - Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação) - Por questões de instalação e compatibilidade, o vCenter Server deve estar na mesma máquina física que o vCenter Single Sign-On.

00000000000

54. (2013 – CESPE – BACEN - Analista - Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação) - Na VSAN da VMware, o tamanho de um armazenamento de dados VSAN é regido pelo número de HDDs por host vSphere e pelo número de hosts vSphere no cluster, devendo-se considerar também espaço para os metadados.

55. (2014 – CESPE - TC-DF - Analista de Administração Pública - Microinformática e Infraestrutura de TI) - O recurso VMware vSphere Replication tem como principal objetivo prover balanceamento de carga por meio de replicação de dados, seguindo a diretiva round-robin entre as máquinas virtuais, possibilitando aos usuários, ao acessarem as máquinas virtuais, não sobrecarregarem apenas uma máquina, o que torna a infraestrutura resiliente.

56. (2015 - Cespe - TJDFT - Analista Judiciario) - Julgue os próximos itens, relativos ao VMWare. O VMWare, embora aumente a produtividade, não possibilita reduzir custos de TI em uma organização.

57. (2015 - Cespe - TJDFT - Analista Judiciario) - O VMWare é útil em ambientes de suporte devido ao fato de permitir a execução simultânea de diferentes sistemas operacionais em uma única máquina física.

58. (2015 - Cespe - TRE-RS - Tecnico Judiciario - Cargo 7) - Considerando o teorema de Popek e Goldberg, segundo o qual, para qualquer computador convencional de terceira geração, um hipervisor poderá ser construído se o conjunto de instruções sensíveis daquele computador for um subconjunto de seu conjunto de instruções privilegiadas, assinale a opção correta.

a) A replicação de hardware é uma forma de virtualização na qual as aplicações de um sistema operacional X são executadas sobre outro sistema operacional Y, na mesma plataforma de hardware.

b) Os hipervisores nativos oferecem uma camada de virtualização composta por um sistema operacional hóspede e por um hardware virtual

00000000000

criado sobre os recursos de hardware oferecidos pelo sistema operacional nativo.

c) Em processadores que não sigam a restrição enunciada no teorema de Popek e Goldberg, é possível realizar a virtualização sem custo de desempenho, tratando-se as instruções sensíveis por meio da

c) Em processadores que não sigam a restrição enunciada no teorema de Popek e Goldberg, é possível realizar a virtualização sem custo de desempenho, tratando-se as instruções sensíveis por meio da

No documento Aula 00 (Prof. Celson Junior) (páginas 87-120)

Documentos relacionados