• Nenhum resultado encontrado

Tarefa 1 – Poluentes atmosféricos, origem natural ou antropogénica ?

PARTE I

1. Visualizem o vídeo “A Atmosfera Primitiva”.

2. Formulem duas questões que a visualização do vídeo vos sugere.

3. Pesquisem no vosso manual, da página 142 à 144, as respostas para as questões formuladas.

4. Apresentem à turma as vossas conclusões.

PARTE II

5. Leiam o texto que se segue.

Infelizmente, os seres humanos adoram perturbar este ciclo [o do carbono], atirando quantidades adicionais de carbono para a atmosfera sem o mais pequeno cuidado (…). Segundo uma estimativa recente, calcula-se que, desde 1850, tenhamos lançado para a atmosfera cerca de cem biliões de toneladas de carbono adicional, total que todos os anos aumenta (…). Na totalidade, até nem é assim tanto. A Natureza – essencialmente através da matéria ejetada pelos vulcões e da decomposição das plantas – lança cerca de 200 biliões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano, quase 30 vezes mais do que nós, com os nossos carros e as nossas fábricas. Mas basta olharmos para as grandes cidades para ver a diferença que faz o nosso contributo.

Retirado de Bill Bryson (2004). Breve história de quase tudo, p. 269 Homem, responsável pela emissão de

146

6. Identifiquem no texto os principais responsáveis pela emissão de poluentes para a atmosfera.

7. Investiguem por que razão os agentes identificados são considerados os principais responsáveis pela poluição atmosférica.

8. Escolham, com base na informação que recolheram, a posição que pretendem defender durante a participação de uma discussão sobre “Homem, responsável pela emissão de poluentes para a atmosfera? Sim ou não?”

9. Preparem a participação na discussão:

 Discutam as vossas ideias e registem os principais argumentos a utilizar durante a discussão para defender a vossa posição.

Pensem e escrevam possíveis questões que os elementos do outro grupo podem fazer sobre o vosso trabalho.

 Discutam, decidam e escrevam um conjunto de questões que pensem ser úteis para colocar aos colegas do outro grupo de modo a clarificarem as suas posições.

10. Escreva a ata relativa à discussão que decorreu. Descreva as principais ideias discutidas e a posição final da turma face à questão colocada.

147 11. Leia o texto que se segue.

1. Leiam o texto que se segue.

12. Explique a importância para a existência da vida na Terra de alguns gases da atmosfera – O2, N2, H2O e CO2 (pode consultar o manual nas páginas 145 e 146).

Responda às questões que se seguem relativamente à aula de hoje.

13. Indique o que aprendeu durante a aula de Física e Química A. 14. Refira as dificuldades que sentiu na realização da tarefa.

15. Mencione o que mais gostou e o que menos gostou. Porquê?

16. Refira como funcionou o grupo de trabalho (todos os elementos participaram para o resultado final, respeitaram as opiniões uns dos outros, …)

R

R

EEFFLLIITTAA

……

O azoto, de grande estabilidade química, foi-se acumulando na atmosfera ao longo do tempo, sendo atualmente o constituinte maioritário (…) Nos últimos 200 anos a sua quantidade têm-se mantido constante, fruto do equilíbrio dos ciclos biológicos em que é consumido e produzido.

Com o arrefecimento, a condensação do vapor de água inicial deu origem aos oceanos, passando a existir na atmosfera em quantidades variáveis entre 1% a 3% (…) O dióxido de carbono, dissolvendo-se na água, levou à formação de carbonatos insolúveis que se depositaram nos fundos dos oceanos, constituindo as rochas (…).

A fotossíntese ocorre nas plantas, durante o dia, sendo a única “fábrica de oxigénio” da Natureza. A velocidade desta reação é cerca de seis vezes superior às de consumo do oxigénio (…) Só assim se compreende que a sua quantidade de mantenha elevada e relativamente constante.

Retirado deFilomena Camões (2009). Poluição troposférica e buraco estratosférico, p. 20

V

148

Tarefa 2 – Poluentes atmosféricos - tóxicos moderados ou perigosos?

Parte I

1. Leiam a notícia atentamente.

Um “assassino invisível”?

A Comissão Europeia apresenta um conjunto de medidas para reduzir um problema que mata cerca de 400 000 pessoas na UE. Os estados membros vão ter de diminuir a poluição atmosférica até 2030, de acordo com uma diretiva proposta esta quarta-feira por Bruxelas.

Os objetivos são claros: evitar milhares de mortes prematuras, atingir 50 000 milhões de euros por

ano em benefícios para a saúde humana e salvar cerca de 198 000 km2 de ecossistemas no espaço

europeu.

Apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas, a Comissão Europeia continua preocupada e diz que

a poluição atmosférica mata mais europeus do que os acidentes de automóvel.

A nova diretiva prevê a redução da quantidade total de poluentes que cada país pode lançar durante um ano. A legislação em vigor, desde 2001, obrigava os estados membros a reduzirem as suas emissões até 2010. Mas sete países – Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo e Espanha – estão em incumprimento. Bruxelas quer ir mais além e propõe agora novas metas, ainda mais apertadas, para serem cumpridas até 2030.

O objetivo final é reduzir os prejuízos que os poluentes atmosféricos causam na Europa. O impacte para a saúde e economia têm sido enormes: em 2010 cerca 406 000 pessoas morreram prematuramente na UE devido a problemas respiratórios e cardiovasculares causados pela poluição atmosférica. Apesar dos poluentes atmosféricos, de um modo geral, apresentarem valores de DL50 que correspondem a uma toxicidade moderada, são mais perigosos que algumas substâncias mais tóxicas. O custo económico dos impactes da saúde é estimado entre 3% e 9% do PIB da UE. Os danos sobre o ambiente cobriam, no ano 2010, 62% da área dos ecossistemas da Europa.

149

2. Respondam à questão formulada pelo João, apresentando as evidências encontradas na notícia que vos permitem fundamentar a vossa resposta.

3. Delineiem um plano de intervenção que ajude a resolver o problema. Registem todas as fases do plano.

4. Apresentem e discutam, em turma, o plano que delinearam.

Parte II

5. Leiam a banda desenhada atentamente.

6. Ajudem o João a resolver o problema com que se deparou na notícia. Para isso, pesquisem no manual nas páginas 152 e 153 e no texto de apoio o significado das palavras que desconhecem.

150

7. Deem uma resposta para o problema que o João levantou, utilizando a informação recolhida.

8. Apresentem à turma a vossa resposta e discutam-na.

9. Leia o texto que se segue.

10. Pesquise informação em diferentes fontes e responda à questão formulada no texto

Responda às questões que se seguem relativamente à aula de hoje. 11. Indique o que aprendeu durante a aula de Física e Química A. 12. Refira as dificuldades que sentiu na realização da tarefa. 13. Mencione o que mais gostou e o que menos gostou. Porquê?

14. Refira como funcionou o grupo de trabalho (todos os elementos participaram para o resultado final, respeitaram as opiniões uns dos outros, …)

Reflita

Sabemos que o CO2 é um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa.

Se as concentrações de CO2 atingirem o dobro do nível dos começos da revolução industrial (280 ppm), como parece provável, as temperaturas médias do planeta aumentarão consideravelmente – um intervalo compreendido entre 1ºC e 4ºC. Atualmente a concentração é de aproximadamente 390 ppm.

Mas o que é o efeito de estufa? E o que o origina?

151

Documentos relacionados