• Nenhum resultado encontrado

Tarefas para os professores e professoras da Educação Infantil

No documento formação Caderno de (páginas 118-122)

Referências

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRASIL. Lei n. 9.394: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 1-9, dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.

Acesso em 20 set. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 16-17, 9 dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 18, 18 dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curri-cular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREITAS, L. C. Entrevista. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 10, p. 15-17, mar./

jun. 2006.

GODOI, E. G. A avaliação e a educação das crianças pequenas. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 12, p. 34-36, nov. 2006/fev. 2007.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio (uma perspectiva construtivista). 30. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

Saiba Mais

Saiba Mais

119

EDUC A Ç Ã O I N FA N T IL : A B O R D A G EN S C U R R IC U L A R ES

ZABALZA, M. A. Os diferentes âmbitos da avaliação. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano IV, n. 10, p. 6-8, mar./jun. 2006.

Bibliografia

JUNQUEIRA FILHO, G. A. Quando as imagens não falam mais que as palavras. Revista Pátio Educação Infantil, ano IV, n. 12, p. 10-12, Porto Alegre, nov. 2006 / fev. 2007.

OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PROENÇA, M. A. Registro reflexivo e autoformação. Revista Pátio Educação Infantil, ano IV, n. 12, p. 13-15, nov. 2006 / fev. 2007.

VASCONCELOS, T. Revisitando uma prática ao redor da mesa grande. Revista Pátio Educação Infantil, ano IV, n. 12, p. 6-9, nov. 2006/fev. 2007.

Questões:

Finalizada a leitura, seu Orientador de Disciplina organizará uma discussão com a classe.

Aproveitem para discutir também o vídeo apresentado sobre avaliação na Educação Infantil, na Atividade 42.

8º Período Virtual – 12 e 13/04/2011

Atividade 44 – Pesquisa na internet sobre avaliação na Educação Infantil.

Nos últimos anos, pesquisadores estão investigando questões relacionadas à avalia-ção na Educaavalia-ção Infantil. Estes pesquisadores têm divulgado seus estudos em congressos que acontecem pelo Brasil e em revistas científicas. Façam uma busca, pela internet, de pesquisas sobre avaliação na Educação Infantil. Na Ferramenta Mural, com o título: Ativida-de44_título do texto_seu nome, compartilhem com seus colegas os artigos que encontraram, apresentando uma síntese de dois deles. Não se esqueçam de indicar os artigos com as referências de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Seu orientador de disciplina poderá ajudá-los a utilizar as normas de forma adequada.

Vejam os tópicos que se pede:

• Título do texto:

• Autor(es) do texto:

• Síntese:

• Referências (normas da ABNT):

• Site:

• Data e hora do acesso:

Saiba Mais

Saiba Mais

Saiba Mais Saiba Mais

120

Atividade Avaliativa Valor da nota: 10,00 Peso: 1

Tipo da atividade: Individual.

Objetivos:

• Selecionar e sintetizar artigos, divulgados na internet, sobre avaliação na Educação Infantil.

Critérios de avaliação:

• Cumprimento da proposta.

• Produção textual (Manual do Aluno).

• Entrega dentro do prazo estabelecido.

Atividade 45 – Participar do “Fórum 04 – Avaliação na Educação Infantil.

Compartilhando experiências”.

Acessem a Ferramenta Fórum de Discussão e participem do “Fórum 04 – Avaliação na Educação Infantil. Compartilhando experiências”. Neste fórum, troquem experiências sobre as melhores formas de avaliar nas creches e pré-escolas. No fórum, contem como vocês avaliam o desenvolvimento das crianças com as quais trabalham na Educação Infantil. Des-crevam situações em que se utilizaram de instrumentos de avaliação para reverem sua atua-ção. Contem, também, como apresentam para as famílias os instrumentos que utilizam para avaliar.

Se vocês não trabalham na Educação Infantil, leiam os depoimentos dos seus colegas e comentem-nos, propondo outras estratégias de avaliação, as quais considerarem adequa-das. Aproveitem para compartilhar dúvidas sobre como avaliar o desenvolvimento de crian-ças pequenas, para questionar sobre formas de registros e para pensar sobre suas práticas avaliativas desenvolvidas no Ensino Fundamental ou Médio. O que vocês aprenderam sobre avaliação com seus colegas de Educação Infantil? Respondam a essa questão nesse fórum.

Obs.: Este fórum será avaliado e o prazo para participação é de 12 a 20 de abril de 2011.

Esta atividade não terá período de recuperação de prazo.

Atividade Avaliativa Valor da nota: 10,00 Peso: 3

Tipo da atividade: Individual.

Objetivos:

• Compartilhar experiências sobre avaliação na Educação Infantil com demais colegas, levando em conta os aspectos indicados na mensagem disparadora.

Critérios de avaliação:

• As mensagens devem estar baseadas no material estudado na disciplina.

• Cumprimento da proposta.

• Produção textual (Manual do Aluno).

• Entrega dentro do prazo estabelecido.

121

EDUC A Ç Ã O I N FA N T IL : A B O R D A G EN S C U R R IC U L A R ES

Atividade 46 – Leitura complementar de dissertação de mestrado sobre avaliação em Educação Infantil.

Para pensar um pouco mais sobre avaliação nas escolas de Educação Infantil, acessem a dissertação de mestrado “Avaliação em Educação Infantil: concepções de professoras sobre o papel do portfólio”, defendida por Raquel Costa Cardoso Lusardo, em 2007, por meio do link http://www.ufjf.br/ppge/files/2009/07/dissertacao-raquel.pdf

Na dissertação, Raquel Lusardo apresenta a pesquisa que realizou com o objetivo de in-vestigar a compreensão de quatro professoras que atuam com crianças na faixa etária de três a seis anos acerca do papel do portfólio no processo de avaliação dos meninos e meninas.

Leiam alguns trechos da dissertação e aproveitem para pensar em algumas questões que vocês gostariam também de investigar durante o curso de Pedagogia. Façam uma lista des-sas questões. Vocês poderão retomá-la quando começarem a pensar no Trabalho de Con-clusão de Curso.

Referências

LUSARDO, R. C. C. Avaliação em Educação Infantil: concepções de professoras sobre o papel do portfólio. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007. Disponível em: http://www.ufjf.br/ppge/files/2009/07/dissertacao-raquel.pdf. Acesso em: 20 dez. 2009.

9ª Aula Presencial 14/04/2011

Atividade 47 – Revisão da disciplina e estudo coletivo para a prova.

Chegou o momento de retomarmos todos os estudos realizados durante a disciplina D13 – “Educação Infantil: abordagens curriculares”. Revejam o material estudado, as atividades produzidas, os textos lidos e anotem eventuais dúvidas ainda não esclarecidas sobre os te-mas tratados em cada uma das Unidades.

9º Período Virtual – 15, 16 e 17/04/2011

Atividade 48 – Participar do “Fórum 05 – Finalizando a disciplina D13 – Educação Infantil: abordagens curriculares” - complementar.

Participem, se desejarem, do “Fórum 05 – Finalizando a disciplina D13 – Educação Infan-til: abordagens curriculares”, apenas para tirar eventuais dúvidas e trocar informações sobre aspectos tratados na disciplina que consideram fundamentais para o entendimento de como deve ser a avaliação na Educação Infantil. Este fórum ficará aberto até o dia 20.04.11.

Saiba Mais

Saiba Mais

Saiba Mais Saiba Mais

Saiba Mais Saiba Mais

122

No documento formação Caderno de (páginas 118-122)