• Nenhum resultado encontrado

8. ANEXOS

8.2 TCLE

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE Estudantes de Graduação nas Profissões da Saúde

Este é um convite para você participar da pesquisa: SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: AÇÕES INTEGRADAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que tem como pesquisador responsável Carolina Araujo Damasio Santos.

Esta pesquisa pretende possibilitar a construção de uma matriz de competências capaz de abordar a dimensão multicultural no currículo do curso de Medicina, potencializando o desenvolvimento curricular no contexto da responsabilidade social. Objetiva também oferecer ao médico em formação a perspectiva de conhecer a situação de saúde da população negra e da população remanescente de quilombos num contexto ampliado, em que exercem influência a formação racista da sociedade brasileira, a consequente marginalização das comunidades afrodescendentes e a relativa invisibilidade de suas contribuições e necessidades

Caso você decida fazer parte desta pesquisa, inicialmente participará da fase exploratória, na qual serão realizadas entrevistas, grupos de conversa e discussão, visitas e audiências públicas, que poderão ser gravadas e fotografadas com sua autorização, com o objetivo de identificar as necessidades de saúde materna sob a perspectiva da comunidade quilombola. Você também poderá participar do ambulatório de pré-natal, sempre com supervisão docente. Na sequência do projeto, será feito um seminário a partir do acordo inicial entre a equipe e os participantes interessados para discutir os problemas a serem investigados, suas possíveis causas e respostas, com a finalidade de alinhar as expectativas da população com os objetivos do projeto de intervenção educacional. Após essa fase, você irá participar de discussões acerca de como suas percepções e pressupostos se integram às necessidades efetivamente apontadas pela comunidade quilombola. Por fim será desenvolvida a matriz de competências relacionadas à saúde materna das mulheres quilombolas, com base nos resultados das etapas anteriormente descritas. Essa etapa propõe-se a descrever as aquisições necessárias aos estudantes de Medicina, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, para o cuidado com saúde materna sob a perspectiva multicultural.

Durante as etapas da pesquisa, a previsão de riscos para integridade física e saúde do participante é mínima. Pode acontecer algum grau de constrangimento ou incômodo nas respostas às entrevistas ou durante o seminário, entretanto esses riscos serão minimizados através do esclarecimento detalhado do objetivo da pesquisa e das atividades que você participará. O benefício desta pesquisa será o de identificar necessidades de saúde especialmente relacionadas ao grupo de mulheres afrodescendentes e assim estabelecer estratégia de cuidado voltada para essa população específica, fortalecendo a concepção da responsabilidade social durante a graduação em Medicina.

Em caso de algum problema que você possa ter, relacionado com a pesquisa, você terá direito a assistência gratuita que será prestada de forma direta sob responsabilidade da medica Carolina Araujo Damasio Santos.

Durante todo o período da pesquisa você poderá tirar suas dúvidas ligando para Carolina Araujo Damasio Santos (84-988454918) ou mandando um e-mail para carolina@isd.org.br.

Você tem o direito de se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem nenhum prejuízo para você.

Você tem o direito de se recusar a responder quaisquer perguntas que lhe causem constrangimento de qualquer natureza, quando o instrumento da pesquisa for questionários, formulário ou entrevistas.

Os dados que você irá nos fornece serão confidenciais e serão divulgados apenas em congressos ou publicações científicas, não havendo divulgação de nenhum dado que possa lhe identificar.

Esses dados serão guardados pelo pesquisador responsável por essa pesquisa em local seguro e por um período de 5 anos.

Se você tiver algum gasto pela sua participação nessa pesquisa, ele será assumido pelo pesquisador e reembolsado para você.

Se você sofrer algum dano comprovadamente decorrente desta pesquisa, você será indenizado.

Qualquer dúvida sobre a ética dessa pesquisa você deverá procurar o Comitê de Ética

em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP HUOL/UFRN) no endereço Av. Nilo Peçanha, 620, Petrópolis, CEP 59.012-300 Natal/RN, bem como entrar em contato pelo telefone 3342 5003.

Este documento foi impresso em duas vias. Uma ficará com você e a outra com o pesquisador responsável (Carolina Araujo Damasio Santos.).

Consentimento Livre e Esclarecido

Após ter sido esclarecido sobre os objetivos, importância e o modo como os dados serão coletados nessa pesquisa, além de conhecer os riscos, desconfortos e benefícios que ela trará para mim e ter ficado ciente de todos os meus direitos, concordo em participar da pesquisa SAÚDE MATERNA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, e autorizo a divulgação das informações por mim fornecidas em congressos e/ou publicações científicas, desde que nenhum dado possa me identificar.

Macaíba, _____/________/____________.

____________________________________ Assinatura do participante da pesquisa

Declaração do pesquisador responsável

Como pesquisador responsável pelo estudo SAÚDE MATERNA EM COMUNIDADE

QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA

MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, declaro que assumo a inteira responsabilidade de cumprir fielmente os procedimentos metodologicamente e direitos que foram esclarecidos e assegurados ao participante desse estudo, assim como manter sigilo e confidencialidade sobre a identidade do mesmo.

Declaro ainda estar ciente que na inobservância do compromisso ora assumido estarei infringindo as normas e diretrizes propostas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – CNS, que regulamenta as pesquisas envolvendo o ser humano.

Macaíba, _____/________/____________. ____________________________________

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE COMUNIDADE QUILOMBOLA

Este é um convite para você participar da pesquisa: SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: AÇÕES INTEGRADAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que tem como pesquisador responsável Carolina Araujo Damasio Santos.

Trata-se de uma pesquisa que busca identificar quais as necessidades de cuidado com a saúde durante a gestação na comunidade quilombola de Capoeira dos Negros, em Macaíba-RN. A proposta é fazer o levantamento dos problemas enfrentados por essa população, analisando essas questões junto com a própria comunidade, para estruturar um serviço de atenção à saúde materna baseado nessas necessidades. Além da identificação da necessidade de mudança e o levantamento de possíveis soluções, a pesquisa se propõe a implantar um ambulatório de pré-natal na Unidade Básica de Saúde de Capoeira dos Negros que busque atender a essas necessidades.

Essa pesquisa pretende também incluir alunos do Curso de Medicina da UFRN no ambulatório de pré-natal da UBS de Capoeira dos Negros, com o objetivo fazê-los conhecer a situação de saúde da comunidade para que eles também participem do processo de busca de possíveis soluções para os problemas enfrentados, entendendo que essa é uma experiência importante para a formação de um profissional que se preocupe com as questões da comunidade. Os atendimentos realizados pelos alunos serão sempre supervisionados por profissionais médicos e por outros profissionais de saúde da equipe.

Caso você decida fazer parte desta pesquisa, inicialmente participará de entrevistas, grupos de conversa e discussão, visitas e audiências públicas, que poderão ser gravadas e fotografadas com sua autorização, com o objetivo de identificar as necessidades de saúde materna da comunidade quilombola, assim como, poderá ser atendida no ambulatório de pré- natal.

Durante as etapas da pesquisa descritas, a possibilidade de riscos para sua integridade física e saúde é mínima. Pode acontecer algum grau de constrangimento ou incômodo nas respostas as entrevistas ou durante o seminário, entretanto esses riscos serão minimizados através do esclarecimento detalhado do objetivo da pesquisa e as atividades que você participará. O benefício desta pesquisa será o de identificar necessidades de saúde especialmente relacionadas ao grupo de mulheres afrodescendentes e assim estabelecer

estratégia de cuidado voltada para essa população específica, fortalecendo a responsabilidade social dos estudantes e profissionais de saúde.

Em caso de algum problema que você possa ter, relacionado com a pesquisa, você terá direito a assistência gratuita que será prestada de forma direta sob responsabilidade da medica Carolina Araujo Damasio Santos.

Durante todo o período da pesquisa você poderá tirar suas dúvidas ligando para Carolina Araujo Damasio Santos (84-98845-4918) ou mandando um e-mail para carolina@isd.org.br.

Você tem o direito de se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem nenhum prejuízo para você.

O fato de você não querer participar da pesquisa não impede que você seja atendida no ambulatório de pré-natal, tenha acesso ou participe das ações de cuidado com a saúde que venham a ser desenvolvidas em associação com o projeto.

Você tem o direito de se recusar a responder quaisquer perguntas que lhe causem constrangimento de qualquer natureza, quando o instrumento da pesquisa for questionários, formulário ou entrevistas.

Os dados que você irá nos fornecer serão confidenciais e serão divulgados apenas em congressos ou publicações científicas, não havendo divulgação de nenhum dado que possa lhe identificar.

Esses dados serão guardados pelo pesquisador responsável por essa pesquisa em local seguro e por um período de 5 anos.

Se você tiver algum gasto pela sua participação nessa pesquisa, ele será assumido pelo pesquisador e reembolsado para você.

Se você sofrer algum dano comprovadamente decorrente desta pesquisa, você será indenizado.

Qualquer dúvida sobre a ética dessa pesquisa você deverá procurar o Comitê de Ética

em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP HUOL/UFRN) no endereço Av. Nilo Peçanha, 620, Petrópolis, CEP 59.012-300 Natal/RN, bem como entrar em contato pelo telefone 3342 5003.

Este documento foi impresso em duas vias. Uma ficará com você e a outra com o pesquisador responsável (Carolina Araujo Damasio Santos).

Consentimento Livre e Esclarecido

Após ter sido esclarecido sobre os objetivos, importância e o modo como os dados serão coletados nessa pesquisa, além de conhecer os riscos, desconfortos e benefícios que ela trará para mim e para a população e ter ficado ciente de todos os meus direitos, concordo em participar da pesquisa SAÚDE MATERNA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, e autorizo a divulgação das informações por mim fornecidas em congressos e/ou publicações científicas desde que nenhum dado possa me identificar.

Macaíba, _____/________/____________.

____________________________________ Assinatura do participante da pesquisa

Declaração do pesquisador responsável

Como pesquisador responsável pelo estudo SAÚDE MATERNA EM COMUNIDADE

QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA

MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, declaro que assumo a inteira responsabilidade de cumprir fielmente os procedimentos metodologicamente e direitos que foram esclarecidos e assegurados ao participante desse estudo, assim como manter sigilo e confidencialidade sobre a identidade do mesmo.

Declaro ainda estar ciente que na inobservância do compromisso ora assumido estarei infringindo as normas e diretrizes propostas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – CNS, que regulamenta as pesquisas envolvendo o ser humano.

Macaíba, _____/________/____________.

_____________________________________ Assinatura do pesquisador responsável

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO DE IMAGEM E VOZ

Eu, __________________________________________________________________, depois de entender os riscos e benefícios que a pesquisa intitulada SAÚDE MATERNA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MULTICULTURAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE poderá trazer e, entender especialmente os métodos que serão usados para a coleta de dados, assim como, estar ciente da necessidade da gravação de minha entrevista, AUTORIZO, por meio deste termo, os pesquisadores envolvidos a realizar a gravação de minha entrevista sem custos financeiros a nenhuma parte.

Esta AUTORIZAÇÃO foi concedida mediante o compromisso dos pesquisadores acima citados em garantir-me os seguintes direitos:

1. poderei ler a transcrição de minha gravação;

2. os dados coletados serão usados exclusivamente para gerar informações para a pesquisa aqui relatada e outras publicações dela decorrentes, quais sejam: revistas científicas, congressos e jornais;

3. minha identificação não será revelada em nenhuma das vias de publicação das informações geradas;

4. qualquer outra forma de utilização dessas informações somente poderá ser feita mediante minha autorização;

5. os dados coletados serão guardados por 5 anos, sob a responsabilidade do(a) pesquisador(a) coordenador(a) da pesquisa Carolina Araujo Damasio Santos, e após esse período, serão destruídos e,

6. serei livre para interromper minha participação na pesquisa a qualquer momento e/ou solicitar a posse da gravação e transcrição de minha entrevista.

Macaíba, _____/______/____________.

_____________________________________________ Assinatura do participante da pesquisa

____________________________________________ Assinatura e carimbo do pesquisador responsável

Documentos relacionados