• Nenhum resultado encontrado

Figura 1: Equipe Pibid da EEB João Teixeira Nunes Fonte: Acervo Pibid da EEB João Teixeira Nunes

Adele Regina de Souza Machado 1

Rafael Nunes Braga 2

Thábata Dal-Bó Medeiros de Souza 3

Alessandro Delfino 4

1 Supervisora PIBID – UNISUL na Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes. Agência de Fomento: CAPES. E-mail: just.adelemachado@gmail.com 2 Supervisor PIBID – UNISUL na Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes. Agência de Fomento: CAPES. E-mail: rafaelmadrero@hotmail.com 3 Supervisora PIBID – UNISUL na Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes. Agência de Fomento: CAPES. E-mail: thabatadalbo@gmail.com 4 Acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Bolsista ID – PIBID/UNISUL. Agência de Fomento:

A caminhada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes, teve início no ano de 2014. A escola está localizada no bairro Morro- tes – Tubarão – SC e conta atualmente com 385 alunos, aproximadamente, de ensino fundamental I e II e ensino médio.

Como todo projeto que se inicia, tudo era no- vidade, tanto para a escola, quanto para o supervisor e para os acadêmicos. Tínhamos muitas dúvidas e receios e contávamos com um supervisor e cinco bolsistas de iniciação à docência.

Com o passar do tempo fomos trilhando um caminho onde compreendemos melhor o funcionamen- to e a riqueza que o programa proporciona tanto para os bolsistas de iniciação à docência, quanto para a comu- nidade escolar e podemos assim desenvolver projetos e ações a fim de garantir a eficiência do programa.

Atualmente o PIBID – JTN, como é conheci- do, conta com 25 bolsistas de Iniciação à docência con- templando os subprojetos de Biologia, Educação Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química além de 3 supervisores com habilitação em Biologia, História e Pedagogia.

O trabalho interdisciplinar e o desenvolvimen- to de ações integradas desenvolvidas pelo PIBID – JTN são de grande importância na formação docente dos Id’s, uma vez que o trabalho interdisciplinar requer uma doação maior no planejamento e na execução das ações e ou projetos. Porém, não podemos esquecer o quanto valioso é para os alunos matriculados no João Teixeira essa interdisciplinaridade, uma vez que corrobora para a construção do processo formativo e com a educação integral que se almeja.

Dentre as diversas ações desenvolvidas na nos- sa escola, selecionamos para descrever nesse periódico um projeto interdisciplinar realizado pelo PIBID – JTN intitulado: “Utilizando as cápsulas de café como ferra- menta pedagógica: uma experiência do PIBID na Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes – Tubarão: San- ta Catarina”. Projeto esse desenvolvido por duas áreas: Química e Pedagogia que objetivou trabalhar a alfabeti- zação e a sustentabilidade.

Essa atividade foi uma experiência aplicada, pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aos alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais.

Objetivou-se com esse projeto a sensibilização ambiental sobre o consumo e descarte daquilo que usa- mos em nosso cotidiano, em especial, as cápsulas de café. O crescente consumo de café a partir dessas máquinas, tem gerado resíduos, que são as cápsulas onde o café fica armazenado. O descarte incorreto dessas cápsulas provo- ca um considerável impacto ambiental, por não apresen- tarem viabilidade econômica no processo do resíduo.

Estas cápsulas, que apesar de terem na sua composição materiais recicláveis como alumínio e plás- tico, não são viáveis economicamente para os processos de transformação desse resíduo. Sendo assim, o descarte dessas cápsulas tornou-se um grande problema ambien- tal, havendo assim, a necessidade de buscar alternativas para resolução deste problema (PINTO, 2012).

Uma das alternativas para aproveitamento desse resíduo são trabalhos artesanais que podem ser desenvolvidos pelos próprios consumidores, escolas ou outras entidades da comunidade. Os benefícios ligados ao aproveitamento alternativo de materiais que seriam descartados de forma incorreta é algo crescente atual- mente, e que precisa ser amplamente divulgado, prin- cipalmente para as crianças, que serão os cidadãos do futuro (GALLO, 2007).

Com isso é preciso haver a conscientização do reaproveitamento dos materiais que descartamos em nosso cotidiano, e isso se dá através da informação, da educação e do exemplo. Assim sendo, a escola deve fazer a sua parte nesse processo para preparar os cidadãos do futuro para uma sociedade baseada em um desenvolvi- mento sustentável.

Para a realização do presente projeto, foi rea- lizado a coleta de um número significativo de cápsulas de café usadas, onde primeiramente foram devidamente limpas. Em um segundo momento, foi feito um jogo de palavras e imagens com as cápsulas vazias, adaptando cada uma delas com uma letra do alfabeto através de um recorte feito em papel e colocado na parte superior das cápsulas (Figura 2).

58

O projeto foi aplicado em duas séries do En- sino Fundamental, anos iniciais, onde inicialmente foi feito uma breve introdução sobre as cápsulas de café, e dos problemas causados sobre o seu descarte incorre- to, além de alertar para a importância da reciclagem e

o reaproveitamento de tudo o que usamos diariamente. Em seguida foi realizado a aplicação do projeto, onde as crianças puderam fazer a formação de palavras com as cápsulas adaptadas individualmente (Figura 3).

Figura 3: Aplicação do jogo de palavras Fonte: Acervo Pibid da EEB João Teixeira Nunes

A interação das crianças com a atividade pro- posta foi bastante positiva; houve uma participação bas- tante ativa por parte dos alunos. As cápsulas de café são feitas de um material plástico bastante resistente, por isso todas as peças utilizadas para essa atividade, vão ser reaproveitadas para atividades posteriores, reforçando assim, o caráter sustentável do projeto, uma vez que ne- nhum material utilizado vai ser descartado.

O descarte incorreto das cápsulas de café cons- titui um grave problema ambiental, no entanto, a escola pode se apropriar disso de uma forma positiva, utilizan-

do esse material para ajudar na alfabetização das crian- ças do Ensino Fundamental de um modo prático e cria- tivo. Dessa forma, foi passado para as crianças de que se não podemos acabar com os resíduos que descartamos, podemos ao menos fazer o máximo para reaproveitá-lo.

De maneira particular o presente projeto apresentou questões sociais e educativas envolvendo uma atividade pedagógica, em que houve a interação de todos os alunos. Além disso, as crianças “aprendem a aprender”, replicando assim o seu conhecimento em casa, com os colegas e familiares.

REFERÊNCIAS

GALLO, Zildo. Ethos, a grande morada humana: economia, ecologia e ética. Itu: Ottoni, 2007.

60

O P I B I D N A E S C O L A D E E D U C A Ç Ã O B Á S I C A H E N R I Q U E L A G E

A Escola EEB Henrique Lage, de Imbituba/SC é uma das integrantes do Programa Pibid da região de abrangência da Unisul.

Figura 1: Integrante do Pibid da EEB Henrique Lage Fonte: Pibid/E.E.B. Henrique Lage, 2017.

Prática Pedagógica e Diferentes Saberes