• Nenhum resultado encontrado

Tutorial AutoCAD 2009 Curso Básico

2. Tela do programa (Interface):

O Model Space é o espaço de modelamento do AutoCAD, ocupando a maior parte da tela e é a região onde os elementos gráficos são manipulados.

2.2 2.3 2.6 2.7 2.5 2 9 2.4 2 1 2.8

106

2.1. Menu Browser (menu de navegação - figura 03)

Fig. 03: Menu Browser

2.2. Barra de Títulos (figura 04)

Fig. 04: Barra de títulos

Aqui fica o nome do arquivo que está sendo trabalhado. Enquanto você não salvar e der um nome, aparecerá [Drawing1.dwg] e, depois que você salvar, aparecerá o nome do seu arquivo, no mesmo formato dwg.

2.3. Barra de Menus (figura 05)

Fig. 05: Barra de menus

Por esta barra acessamos os comandos do AutoCAD, dispostos da seguinte forma:

File, Edit, View, Insert, Format, Tools, Draw, Dimension, Modify, Express, Windown, Help. Tem quase todos os comandos do menu browser, com exceção do abrir documentos.

2.4. Barra de acesso rápido (figura 06)

Fig. 06: Barra de acesso rápido

2.5. Barra de Ferramentas (figuras 07 e 08)

Fig. 07: Barras de ferramentas

Existem várias barras de ferramentas (toolbars), onde se encontram os ícones de comandos. Elas são flutuantes e podem estar em qualquer lugar do ambiente de trabalho. Se elas não aparecerem na sua tela, pode ser que estejam desligadas. Para acrescentar a barra

É acionado quando clicamos no ícone situado no canto superior esquerdo da tela, como mostra a figura 2. Esse menu permite acessar vários comandos do AutoCAD. Além do acesso aos comandos, o menu Browser permite acessar os documentos mais recentes.

107

preferida à área de trabalho, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer barra de ferramentas ou sobre a área cinza próxima a uma barra de ferramentas; aparecerá o menu com opções de ferramentas. Selecione a opção desejada para ativá-la. Sendo assim, vamos aprender a ligá-las:

- 1º. Clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer barra de ferramentas que estiver na tela ou sobre a área cinza próxima a uma barra de ferramentas;

- 2º. Desta forma, aparecerá o menu com os nomes de todas as barras de ferramentas do AutoCAD. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o nome da barra que deseja selecionar e colocar visível na tela. Você pode selecionar várias barras, entretanto, uma de cada vez. Ao selecionar as barras de ferramentas, estas irão se posicionando na tela. Para organizar a área de trabalho, você deve arrastá-las para as laterais ou para a parte superior, junto com as demais barras de ferramentas. Clique com o botão esquerdo do mouse na parte azul ou preta da barra (figura 8). Mantendo o mesmo pressionado, arraste a barra para o local desejado e solte.

Parte azul ou preta da barra de ferramentas

Fig 08: Barra de ferramentas

2.6. Linha ou Barra de Status (figura 09)

Fig. 09: Linha ou Barra de Status

Situa-se no extremo inferior da área gráfica e contém informações das coordenadas imediatas do cursor e alguns comandos, que serão explicados posteriormente. Nós só usaremos os comandos Ortho Mode, Object Snap, Dynamic Imput e Model. Desloque o

cursor na área gráfica e veja como são modificados os valores das coordenadas. Em cada lugar que você colocar o cursor, terá um valor de coordenada diferente.

2.7. Linha de comandos (figura 10)

Fig. 10: Linha de comandos

A linha de comandos fica situada abaixo da área gráfica, sendo responsável pela interação com o usuário. Todos os comandos digitados ou selecionados através dos menus ou em barras de ferramentas são mostrados nesta linha através do prompt Command.

108

A entrada do comando pode ser via teclado - ao se digitar o comando e teclar

<ENTER> - ou via barras de ferramentas e barra de menus (2.3) - ao se clicar no ícone do

comando.

2.8. Cursor

Corresponde à “mão” do desenhista, permitindo desenhar e selecionar pontos, retas, planos e demais elementos do desenho.

2.9. Interfaces de interação com as ferramentas do programa

Nas versões mais recentes do AutoCAD, foram disponibilizadas ao usuário algumas possibilidades de interface para visualização e interação com as diversas ferramentas do programa. Para uniformizar e, desse modo, facilitar o aprendizado, trabalharemos com uma interface denominada “interface clássica”. Para acioná-la basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone indicado na Fig. 11, no canto inferior direito da tela, sobre a barra de status, e selecionar a opção “AutoCAD Classic”.

Fig. 11: Barra de Status

Para selecionar a opção “AutoCAD Classic”, clicar sobre o ícone indicado

2.10. Mouse

Botão esquerdo do mouse: é o de dados, servindo para acionar comandos na tela,

abrir menu, marcar pontos no desenho, confirmar comandos e selecionar objetos.

Botão direito do mouse: equivale à tecla <ENTER> do teclado. No AutoCAD, para

se encerrar um comando tecla-se <ENTER>, por isso essa facilidade está no mouse,

tornando o usuário mais rápido na execução dos desenhos.

Scroll ou Trackball: quando rolado, aciona o Zoom. Se rolado para frente, aumenta

o zoom, e se rolado para trás, diminui. Se você mantiver este botão pressionado, ele aciona o comando Pan, que arrasta o desenho na tela sem modificar sua dimensão ou posição em relação às coordenadas. É como se o papel fosse puxado para qualquer lado.

Até agora demos uma pequena introdução às principais ferramentas e interfaces gráficas do AutoCAD. Posteriormente falaremos mais especificamente de cada comando e de como utilizá-lo. É importante lembrar que serão ensinados apenas os comandos básicos do AutoCAD, necessários para que vocês possam executar os seus trabalhos. Quem quiser se aprofundar mais necessita buscar mais informações em outros meios.

109 3. Conceitos básicos do AutoCAD:

O AutoCAD trabalha no plano cartesiano de coordenadas X, Y. Mais à frente mostraremos detalhes de como se desenha inserindo X e Y medidas por meio de coordenadas. O desenho em 2D será feito em um plano cartesiano com eixos que está posicionado na tela gráfica e sua origem (0,0) no canto inferior esquerdo da tela.

No canto inferior esquerdo da área gráfica, na linha ou barra de status, há um contador de coordenadas. Ao se deslocar o cursor para o canto inferior esquerdo, veja que o contador de coordenadas mostra as coordenadas 0,0. Conforme se desloca para a direita, o

X aumenta; para cima, o Y aumenta, mas o desenho pode ser feito em qualquer parte dessa

área.

Obs: Se a barra de status não apresentar alteração dos valores no sistema de coordenada é porque ela está desligada. Basta posicionar o cursor sobre ela e clicar com o botão esquerdo do mouse.