• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 1 O Porto Canal

2.5 Atividades Realizadas

2.5.6 Telejornal de Sexta e Segunda

O Jornal de Sexta- Feira e de Segunda-Feira constituem momentos especiais nos blocos informativos do Canal. Apresentados por Júlio Magalhães, contam com a presença de vários comentadores e espaços de opinião.

No último mês de estágio, surgiu a oportunidade de colaborar na produção de conteúdos para uma mesa interativa desenvolvida pela empresa JP Sá Couto (JP Inspiring Knowledge ). Esta mesa foi introduzida nestes blocos informativos com a finalidade de permitir ao apresentador e aos comentadores o recurso a ferramentas de multimédia, como forma de enriquecer o conteúdo da informação. Neste âmbito, participei no planeamento e elaboração de Layouts e interatividade. Tratando-se de um recurso inovador, de que nem os media nacionais dispõem, foi uma oportunidade única de enriquecimento e de exploração, que em muito contribuiu para a construção de uma perceção sobre o papel que a multimédia pode assumir a curto prazo nos meios de comunicação social.

Reflexão Final

O estágio é uma etapa essencial para a conclusão do primeiro ciclo de estudos no ensino superior. É através de uma primeira experiência profissional que é consolidada a formação e o conhecimento obtido durante a frequência de uma licenciatura. Marca, por isso, o princípio de um percurso, iniciado com os primeiros passos no mundo profissional com o apoio de orientadores e supervisores. Graças a este processo, o finalista tem a possibilidade de compreender melhor a sua área de formação e de construir novas bases para a sua integração futura no “espírito” de trabalho e numa estrutura funcional e hierárquica. Com efeito, foi através do estágio curricular que consegui compreender qual o espaço a preencher pelos técnicos de Comunicação Multimédia no mercado dos media.

Ao longo do meu percurso enquanto estudante do IPG, fui ouvindo afirmações sobre o facto de o ensino politécnico constituir uma limitação, que marca negativamente os recém-licenciados no seu percurso profissional. Tal pressuposto deve-se a características associadas aos institutos politécnicos, por se tratarem, geralmente, de instituições de menor dimensão, que na sua grande maioria se estabeleceram fora dos grandes centros urbanos, com o intuito de combater a desertificação do Interior do país. Durante o estágio, convivi com vários alunos proveniente de outras instituições, desde estabelecimentos públicos a estabelecimentos privados, e de diversos graus académicos, e pude comprovar que, quer a nível de conhecimentos teóricos, quer a nível de competências técnicas, a qualidade do ensino no Instituto Politécnico da Guarda e, particularmente, na Escola Superior de Educação e Desporto, em nada fica atrás de instituições como a Universidade do Minho ou o ISMAI.

Ademais, é de ressalvar as vantagens que a formação em Comunicação Multimédia garante, uma vez que me senti capaz de desenvolver na plenitude a atividade jornalística e de pôr em prática os conhecimentos obtidos na área da multimédia, sendo que a combinação destas duas áreas configura uma das ferramentas mais poderosas no contexto dos media modernos.

Posso afirmar que o estágio foi, indubitavelmente, um passo fulcral na consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos curriculares, essenciais no futuro profissional. Esta fase complementar da licenciatura é essencial ao desenvolvimento da capacidade de integração numa equipa, assim como para a de adaptação a uma realidade organizacional, uma vez que ser parte integrante de uma estrutura pressupõe um

conjunto de atitudes e posturas que o individuo deve aprender ou aperfeiçoar. O estágio, como uma entrada, apoiada, no mundo profissional é, sem dúvida, positivo e benéfico à formação superior do aluno.

Bibliografia

Livros e Artigos

Carnide, Filomena et al (2008). Lesões Muscoesquelética Relacionadas com o

Trabalho: Guia de Orientação para a Prevenção. Lisboa: Direção Geral de Saúde.

Correia, João (1998). Jornalismo e Espaço Público. Covilhã: Universidade da Beira Interior.

Bastos, Hélder (2010). «Da implementação à estagnação: Os primeiros doze anos de

ciberjornalismo em Portugal. » Universidade da Beira Interior. Consultado em

9/janeiro, 2013 em http://www.bocc.ubi.pt/pag/bastos-helder-da-implementacao-a- estagnacao.pdf

Beirão, Inácio et al (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Lisboa: Plátano Editora.

Fernandes, António (1993). «Poder Autárquico e Poder Regional». Consultado em 12/dezembro, 2013, em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1308.pdf.

Fernandes, Denise (2013). «Desemprego na OCDE manteve-se nos 7,9% em Outubro». Consultado em 20/dezembro, 2013, em http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego- na-ocde-mantevese-nos-79-em-outubro_183371.html.

Layan, Eloise, (2011-2012). «Tendences des Infographies in Ligne». Université Stendhal Grenoble. Consultado em 28/dezembro,2013, em http://dumas.ccsd.cnrs.fr/docs/00/76/41/87/PDF/Layan_Eloise.pdf

McLuahn, Marshall; Fiore, Quentin (1967). The Medium is the Message: An Inventory

of Effects. New York: Random House.

Morais, Felicidade (coord.) (2013). «Regulamento de Estágio de 1.º ciclo de Línguas e

Relações Empresariais.» . Consultado em 14 dezembro, 2013, em

(http://www.utad.pt/vPT/Area2/OutrasUnidades/GAIVA/estagios/Documents/Est%C3% A1gio%20LRE%202013_2014/Regulamento_Est%C3%A1gio_LRE_2013_2014.pdf).

Villafañe, Justo (1998). Imagem positiva: gestão estratégica da imagem das empresas. Lisboa: Sílabo.

Outras Fontes

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (2006)

(http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM2OiJtZWRpYS9k ZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvOC5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjE 5OiJkZWxpYmVyYWNhby04LWEyMDA2Ijt9/deliberacao-8-a2006) (acedido em dezembro de 2013) Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 8-A/2006

Google (2014), Google Maps (https://maps.google.com) (acedido em novembro de 2013)

Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, (http://www.iapmei.pt/iapmei-art-

Anexos

Lista de Anexos:

Anexo I...Plano de Estágio

Anexo II...Cronograma de Atividades

Anexo III...Notícias

Anexo IV...Infografias

Anexo I

Anexo II

Anexo II

Cronograma de

Atividades

AnexoIII

Anexo III

Anexo IV

Anexo IV

Infografias

Documentos relacionados