• Nenhum resultado encontrado

Por que o Telejornal Globinho foi criado? 184 Um primeiro aspecto da análise é a não aceitação ao

Capítulo III – O que os produtores e pesquisadores pensam sobre telejornalismo e crianças?

Pergunta 1 Por que o Telejornal Globinho foi criado? 184 Um primeiro aspecto da análise é a não aceitação ao

convite para participar da pesquisa dos convidados ligados à produção do Telejornal Globinho e aos telejornais de maior audiência no Brasil no grupo 1, o que parece um afastamento proposital a respeito do assunto. Sendo pessoas ligadas à grande mídia, os sujeitos deste grupos são considerados ―funcionários‖ e uma opinião pessoal poderia não refletir a opinião oficial das empresas a que pertencem. Ao que parece, os profissionais não estão autorizados a emitir opinião em nome da empresa.

Os contatos com Grupo 1 , com alguns profissionais ligados diretamente na produção do Telejornal Globinho e de telejornais de maior audiência no país, foram tentados durante meses. Estes só podiam ser feitos através do Serviço de Atendimento ou Fale Conosco, que respondia invariavelmente num mesmo padrão automatizado:

Para que o seu projeto possa ser encaminhado e avaliado pela equipe do Globo Universidade Universidade é necessário que você seja professor universitário ou que esteja cursando um programa de pós-graduação (mestrado, doutorado ou MBA) e que a sua pesquisa tenha como objeto de estudo a TV Globo e seus programas.

Por favor, nos envie o seu projeto de pesquisa e, caso deseje entrevistar um profissional da TV Globo, também é necessário encaminhar as perguntas para avaliarmos o seu pedido185.

184

Pergunta específica do questionário A enviado ao Grupo 1.

Mesmo enviando a proposta pelo Correio ao ―Jardim Botânico‖ no Rio de Janeiro e Globo News em São Paulo, não fui respondido com algum aceno. Tampouco as tentativas por telefone junto à RBS TV em Florianópolis, ao deixar explicado o tema da pesquisa para que entrassem em contato, estes nunca foram feitos. Fiz tentativas de contato com as organizações Globo indiretamente através de usuários do Youtube e blogueiros que disponibilizam vídeos com as vinhetas do Telejornal Globinho em algumas postagens na Internet. Um deles me facilitou uma ponte com o setor Globo Universidade que trata de assuntos relacionados à pesquisas acadêmicas. Então, finalmente recebi uma resposta das Organizações Globo, tendo enviado o material solicitado conforme formulário que me foi enviado por e-mail. Entretanto, ultrapassados os aproximadamente 30 dias para análise da documentação por parte daquele setor (item 10 das Instruções do formulário), não houve resposta e nem justificativa passados meses após este contato.186

Neste grupo obtive resposta apenas da Pedagoga e Jornalista Paula Saldanha, apresentadora do Telejornal Globinho àquela época, e no momento da pesquisa e desde muitos anos sem vínculos com as Organizações Globo.

Do Grupo 2, de profissionais das grandes empresas de comunicação que fazem telejornal nos dias de hoje, obtive poucos retornos após reiterados convites - inclusive por telefone - e nenhuma resposta. Certamente parece também se deve às mesmas razões de não se manifestarem individualmente em nome da empresa. Três dos sujeitos a princípio responderam ao convite e dois afirmaram que participariam. No entanto, apenas um deles, o jornalista Boris Casoy, comunicou sua decisão de não participação como sujeito na pesquisa, apresentando sua justificativa por escrito através de e-mail.

Tanto em relação aos grupos 1 e 2 é interessante perceber que, para tentar contatar as empresas da ―grande mídia‖ por meio de suas páginas na Internet, somos obrigados a fazer um cadastro, fornecendo nossos dados completos de endereço, e- mail, telefone, CPF etc. Pareceu-me que os profissionais que trabalham para essas empresas estão completamente ―blindados‖ 186 Formulário do Globo Universidade anexo 05.

para que não entremos em contato diretamente com eles. Isso, apesar de estarem todos os dias em nossas casas e vidas pela televisão, revistas, jornais e outros meios.

Desse modo, minha pergunta inicial sobre o porquê do Telejornal Globinho ter sido criado, e se há preocupação da produção dos telejornais atuais considerarem que crianças estão assistindo esses programas, não foi respondida por pessoas- chaves, e com alta visibilidade no telejornalismo brasileiro. Suas respostas seriam importantes para entender como naquele momento histórico se configurou a ideia/projeto da criação de um telejornal especialmente para crianças, e se questões éticas e de respeito aos direitos das crianças e adolescentes são levados em consideração nas produções atuais dos telejornais daquelas empresas.

Em relação à criação do Telejornal Globinho o único esclarecimento que temos é o que consta na página da Memória da Globo, afirmando o que já foi citado anteriormente, de que o programa em 1977 ―sofreu as primeiras mudanças‖ em relação ao horário de exibição, e ganhou o formato de telejornal, com a chegada de Paula Saldanha.

Se esse interesse se deu pelo fato de haver um telejornal que escapasse da censura naqueles anos de ditadura militar, ou se foi realmente uma experiência que quisesse explicitamente fazer um telejornal de teor educativo para um público diferenciado – o de crianças - necessitaríamos de respostas que só os profissionais da Rede Globo poderiam dar.

Minha expectativa de analisar as respostas que poderiam ter sido dadas pelos profissionais da Rede Globo envolvidos na sua produção e, que fizeram parte da história do telejornalismo brasileiro187 foi frustrada, continuando apenas com as hipóteses.

Tendo apenas a resposta de Paula Saldanha188 afirmando que o sucesso foi tamanho no período em que esteve como apresentadora que, ainda depois de décadas, muitos adultos de hoje, com mais de 35 anos, se lembram do programa, há que se

187 Dentre esses profissionais da rede Globo, não sei se possivelmente responderia o

questionário, mas o falecimento de Armando Nogueira em março de 2010 me frustrou um pouco. Ele certamente poderia esclarecer muitas facetas sobre a questão do pioneirismo e do sucesso da Rede Globo alcançado por esse telejornal.

aguardar outras oportunidades no futuro para se descobrir quais as razões que levaram a Rede Globo a criar o pioneiro Telejornal Globinho.

Pergunta 1 . a) Você conheceu o Telejornal Globinho no

Documentos relacionados