• Nenhum resultado encontrado

Temática: Água Coleção: Investigar e Conhecer – 6º ano p

APÊNDICE I: Sistematização dos dados coletados no questionário de validação da matriz de referência aplicado aos professores, aspecto: prioridade.

Questão 01 Temática: Água Coleção: Investigar e Conhecer – 6º ano p

Desvantagens do cultivo de produtos sem agrotóxicos X Desvantagens do cultivo de alimentos orgânicos. Sobre esse tema, algumas questões podem ser discutidas, a citar: O que são agrotóxicos? Por que os produtos orgânicos geralmente são mais caros que os comuns? Qual deve ser a opção mais saudável? Por quê? Existem maneiras de utilizar agrotóxicos sem causar danos ao ambiente e à saúde?

Imagine que você precisa ajudar o seu avô que é agricultor a decidir sobre os rumos da sua produção. O que você entende sobre o uso de agrotóxicos, sobretudo pensando nos riscos que os mesmos oferecem aos reservatórios de água presentes na produção?

(a) Sou totalmente favorável! Pois o uso de agrotóxicos foi um dos meios técnicos que possibilitou a “revolução verde” no Brasil. Graças ao uso dos agroquímicos no controle de pragas ou doenças o Brasil é considerado hoje um dos maiores exportadores agroindustriais, tendo inclusive condições de fornecer alimentos para as grandes populações urbanas.

(b) Sou favorável, desde que preservados os reservatórios de água, para não nos causar doenças no futuro. (c) O importante é produzir e gerar renda no campo. O uso ou não de agrotóxicos é somente um detalhe.

(d) Não sou favorável, visto que as possibilidades de danos à saúde são imensas. No entanto, é importante pesquisar mais sobre esse assunto.

(e) O uso de agrotóxicos é uma afronta a nossa saúde! Pois, além de poluir diretamente o solo, as águas e causar estragos irreversíveis para o meio ambiente, ainda contribui para o desenvolvimento de diversas doenças, a citar: câncer e paralisia; problemas neurológicos e cognitivos; aborto e má formação do feto, dentre outras.

Questão 02 - Temática: Água - Coleção: Investigar e Conhecer – 6º ano – pág. 250

Imagine que sua turma represente a população de sua cidade. A comunidade deve decidir em uma audiência pública se apoia ou não a instalação de uma hidrovia em um grande rio da região. A construção da hidrovia certamente trará vantagens e desvantagens para o local. Haverá sempre os grupos favoráveis (trabalhadores em busca de emprego, empresários e governantes, por exemplo) e contrários (ambientalistas, pescadores, agricultores ribeirinhos, por exemplo) à construção da hidrovia. E você, como se posicionaria frente à construção de uma hidrovia em um grande rio da sua região?

(a) Precisamos apoiar essa causa, sobretudo pelas vantagens que a mesma pode trazer, a citar: redução de custo dos transportes e de manutenção de rodovias, menor risco de acidentes fatais; menor emissão de poluentes; promoção do desenvolvimento socioeconômico nas regiões ribeirinhas.

(b) Construir alternativas de meios de transporte é importante. No entanto, questões ambientais precisam ser melhor analisadas no momento da autorização desse tipo de construção.

(c) Uma obra estruturante é sempre bem vinda. Mas também não podemos negligenciar o direito dos pescadores, por exemplo, que são cidadãos que dependem do rio.

(d) Precisamos observar melhor quais as vantagens e desvantagens da construção de uma obra dessa natureza. É preciso garantir que direitos básicos sejam respeitados. Como por exemplo, a garantia à pesca como meio de sobrevivência das comunidades ribeirinhas.

(e) Matar o nosso rio? Nunca! A implantação da hidrovia trará destruição de habitats, estresse e mortalidade de peixes. Além de provocar a diminuição da mata ciliar, aumento da produção de dejetos, derramamento de combustíveis e substâncias tóxicas, prejudicando esse importante ecossistema.

Descarte de medicamentos x Poluição da água

O que fazer com medicamentos com prazo de validade vencido ou não utilizados? Essa tem sido a preocupação de especialistas diante do elevado número de descarte de medicamentos de forma incorreta. De acordo com dados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 98% da população admite jogar remédio em vasos sanitários, pias ou no lixo comum.

A forma incorreta pode provocar a contaminação da água e, consequentemente, o surgimento de diversas doenças na população e a extinção de espécies de animais e vegetais. Além disso, os medicamentos estão no topo da lista entre os agentes causadores de intoxicações.

O que você faria a respeito da problemática: “descarte de medicamentos frente à poluição da água”? Qual seria a forma mais viável para resolver a questão do descarte de medicamentos.

(a) Por falta de opção, faria o mesmo que a maioria da população está fazendo. Mesmo tendo consciência de que essa atitude pode contaminar solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam esses resíduos nos aterros sanitários.

(b) Adotaria a mesma alternativa que a maioria da população vem adotando, porém evitaria descartar em vasos sanitários e pias, protegendo assim os nossos mananciais da contaminação.

(c) Penso que esse assunto diz respeito aos órgãos responsáveis, eu como consumidor devo esperar o governo resolver, prefiro não me posicionar.

(d) Faria diferente, primeiro procuraria não acumular remédios em casa e quando necessitar descartar buscaria informações no posto de saúde.

(e) Faria totalmente diferente! Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto, por exemplo, não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo assim causar danos aos seres vivos que nele habitam.

Questão 04 - Temática: Ar - Coleção: Investigar e Conhecer – 6º ano - pág. 152

Em localidades onde não há coleta de lixo, recorre-se a diferentes medidas, sendo algumas mais recomendadas do que outras. Os exemplos mais comuns são: jogar o lixo em aterro baldio; Enterrar o lixo; Queimar o lixo. No entanto, destacamos que, a queima do lixo pode oferecer risco de forma mais rápida por intensificar a poluição do ar comprometendo assim a saúde das pessoas que sofrem com problemas respiratórios dentre outros danos à saúde.

Nesse caso, a melhor saída para a população seria reivindicar os seus direitos exigindo a coleta do lixo ao invés de continuar com essas práticas danosas a nossa saúde!

O que você acha da ideia da comunidade se reunir e reivindicar?

(a) Seria interessante! A Audiência Pública é um instrumento muito importante, visto que tem como objetivo ouvir a população e a sociedade como um todo. O lixo é questão de saúde pública e uma coleta de lixo organizada melhora a limpeza da cidade, evita a contaminação do solo e da água, reduz o número de focos de mosquitos, dentre outros benefícios.

(b) A ideia é boa. Mas, se faz necessário o envolvimento de todos (as) da comunidade não só no momento da cobrança, mas também depois, na organização da coleta.

(c) Seria importante a coleta regular do lixo. Mas, por outro lado a comunidade já tem 3 alternativas de descarte de seu lixo.

(d) A cobrança é necessária. Contudo, se a comunidade se organizasse para utilizar somente a alternativa que polui menos o meio ambiente, talvez o problema fosse resolvido.

(e) Somente cobrar dos governantes a coleta de lixo não resolve o problema! É necessário iniciar mudanças simples em casa, a citar: indo às compras leve a própria sacola, pois isso diminui o uso de sacolas plásticas e o plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.