• Nenhum resultado encontrado

6 A ESTIMATIVA DE EVAPORAÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO

6.2 Correlações entre as variáveis climáticas e os valores de evaporação

6.2.3 Temperatura do Ar

Quanto aos valores de temperatura do ar, para estimar evaporação por Penman é necessário ter os valores das temperaturas média, mínima e máxima. Quanto à temperatura média observou-se que a mesma apresentou correlação de r = 0,594585, ou seja, as variáveis (temperatura média e evaporação) estão

positivamente correlacionadas em escala moderado e estatisticamente proporcionais. Portanto, à medida que o valor de temperatura média aumenta, a evaporação também tende aumentar. Assim como afirmado por Ward (2000), quanto maior for a temperatura do ar, maior é a sua tensão de vapor de saturação e mais vapor de água pode conter. Portanto, maior valor de evaporação.

Gráfico 19 - Correlação/dispersão entre temperatura média e evaporação (Trimestre)

Fonte: dados da pesquisa.

Embora a correlação seja moderada, apresenta-se uma dispersão com presença de outliers na série analisada. Isso, portanto, influencia no aumento da correlação entre a temperatura média e a evaporação. Esses dados atípicos de temperatura média podem estar associados às altas temperaturas máximas registradas no dia.

Vale ressaltar que, o valor de temperatura do ar também está diretamente associado à entrada de energia solar. Devido à variação da intensidade da radiação solar recebida na superfície a mesma produz também uma alteração na temperatura da superfície, modificando a energia cinética das moléculas (RODRIGUES, 2009).

Fonte: dados da pesquisa.

Tabela 8: Correlação mensal entre Radiação Solar e Temperatura Média Radiação X

Temperatura Média

Junho Julho Agosto

0,4842 0,3719 0,0023

Fonte: dados da pesquisa.

Veja que a partir da distribuição por R² a aproximação com o período seco, principalmente o mês de agosto, apresentou um distanciamento correlativo entre as variáveis.

Quanto à temperatura mínima a correlação de Pearson (r) apresentou-se -0,07121. Ou seja, as variáveis são estatisticamente independentes.

Gráfico 21 -Correlação/dispersão entre temperatura mínima e evaporação (Trimestre)

Fonte: dados da pesquisa.

Demonstra, no gráfico 21, alta dispersão entre a correlação realizada, sendo possível afirmar que não há uma correlação direta entre a temperatura mínima do ar e a evaporação no açude Castanhão.

Gráfico 22 - Correlações mensais de R² entre evaporação e temperatura mínima

Tabela 9 - Correlação mensal entre Radiação Solar e Temperatura Mínima Radiação X

Temperatura Mínima

Junho Julho Agosto

0,1158 0,0012 0,0029

Fonte: dados da pesquisa.

Observa-se no gráfico 22 que a distribuição mensal por dispersão R² também apresentou baixa correlação entre as variáveis. Reafirmando a representação da série. Observa-se que, assim como ocorreu com a temperatura média, a temperatura mínima obedece a uma mudança ainda mais acentuada da reta na correlação. À medida que se aproxima do período seco o valor se torna ainda mais distante da correlação entre as variáveis.

Quanto à distribuição da temperatura máxima sobre o lago observou-se uma influência significativa para o valor de evaporação. Para esta, apresentou-se uma correlação de 0,68066, ou seja, as variáveis estão positivamente correlacionadas (nível moderado (r)). Portanto, à medida que o valor de temperatura máxima aumenta o valor de evaporação também tende a aumentar, isso pode ser observado na prancha de gráficos de temperatura máxima e evaporação. No gráfico 23 observa-se a distribuição por dispersão entre as variáveis:

Gráfico 23 - Correlação/dispersão entre temperatura máxima e evaporação (Trimestre)

Assim como ocorreu com a correlação entre radiação solar e evaporação, a correlação entre temperatura máxima e evaporação também apresentou uma dependência entre os valores significativa. No gráfico 21 os valores representados apesentam baixa dispersão, isso está associado a correlação direta entre as variáveis, demonstrando que o valor de evaporação estimado para o açude Castanhão é influenciado pelos valores de temperatura máxima para a região. Veja a correlação R² mensal para as variáveis:

Gráfico 24 - Correlações mensais de R² entre evaporação e temperatura máxima

Fonte: dados da pesquisa.

Tabela 10 - Correlação mensal entre Radiação Solar e Temperatura Máxima Radiação X

Temperatura Máxima

Junho Julho Agosto

0,5393 0,5232 0,0582

Fonte: dados da pesquisa.

A partir dos gráficos mensais observa-se que a representação da evaporação em função da temperatura máxima adota uma dinâmica interessante a

comprar com a série da coleta. Pois, diante da observação do mês de agosto o valor de temperatura máxima apresentou baixa correlação por R². Porém, não é possível afirmar que não há uma dependência entre as variáveis, pois está claro que o valor de evaporação estimado é influenciado pelo valor de temperatura do ar. Isso pode está associado ao que Ward (2000) afirma sobre a influência, também, da temperatura da água sobre o valor de evaporação “quando a temperatura da água é maior que a temperatura do ar a instabilidade da cama limite aumenta e os fluxos turbulentos gerados contribuem significativamente para o aumento da evaporação (p. 17)”. Como, para essa pesquisa não foi possível coletar valores de temperatura da água, não se pode afirmar que ocorreu esse processo. A média de temperatura máxima para o mês de junho foi de 34,47°C, de julho foi de 33,83°C e de agosto foi de 35,2°C.

Existe uma correlação direta e positiva entre as variáveis, ambas consideradas um correlação linear a reta resultante da série coletada. Isso pode ser observado, por exemplo, nos valores mais elevados de evaporação nos dias 01, 07, 11, 13, 22 de junho; 09, 10, 25, 26, 30 de julho e; 02, 10, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 25 de julho de 2015; apresentando uma média de 36°C de temperatura máxima e 5,0 mm/dia de evaporação, aproximadamente.

Observando a correlação da evaporação em função da temperatura média do ar percebe-se que ocorreu o mesmo com a correlação de evaporação em função da temperatura máxima.

Vale ressaltar que um lago exposto as caracterísitcas de semiaridez é um ambiente de troca de água com a atmosfera considerado adicional, o processo de evaporação que ali ocorre apresentam características que envolvem desde os fatores de influência direta (radiação solar, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar, etc) como indireta (tensão de valor de água, psicometria, etc).