• Nenhum resultado encontrado

3. REVISÃO CONCEITUAL, IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E ANÁLISE

3.3. TEORIA DE SISTEMAS

3.3.1. Fundamentos da Teoria

Vimos que a Teoria de Sistemas foi introduzida na Administração, a partir da década de 1960, tornando-se parte integrante da ciência administrativa. Surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, após análise em que fez verificação de que existia uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais. A Teoria dos Sistemas baseia-se no ponto inicial de que os sistemas são compostos de subsistemas. A teoria tem por finalidade identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles.

Quanto sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:

 Sistemas fechados: Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente.

 Sistemas abertos: Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.

3.3.2. Identificação da relação da Empresa/Organização com as partes interessadas.

O Bradesco é caracterizado uma organização como um sistema “aberto”, pois além de sofrer influência do ambiente externo, também o influencia.

“Sistema (no caso a agência) é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos (os departamento) que formam um todo unitário ou complexo”. (Maximiano p.356)

Entre os vários públicos com os quais o Bradesco se relaciona, esses cinco são como estratégicos e prioritários para o desempenho dos negócios: clientes, funcionários, acionistas e investidores, fornecedores, comunidade.

cliente, sendo assim utiliza um sistema de Cadastro Único de Clientes, que é um dos principais componentes da plataforma Customer Relationship Management (CRM), que ajuda na gestão do relacionamento com clientes. Para que assim que possa atender às reais necessidades deles. Oferece diversos meios de comunicação para que seus clientes possam entrar em contato com a empresa quando necessitar, como o Fone fácil, e-mails, Sac. Também preocupam com a acessibilidade, tornando as agências adaptadas para receber as pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Funcionários (Cliente Interno): O Bradesco adota como estratégia contratar pessoas preferencialmente para cargos iniciais desenvolvendo-as e preparando para assumir futuramente posições superiores, ou seja, o Bradesco tem preferência em “promover” seus atuais funcionários ao contratar um novo que tenha experiência. Disponibiliza um serviço chamado “Alô RH”, onde seus funcionários têm total liberdade para realizar denuncias, sugestões ou reivindicações. Também oferece diversos benefícios e treinamentos.

Acionistas e Investidores: A relação que tem com acionistas e investidores são baseados em premissas de transparência e confiança.

Fornecedores: Relacionamento pautado em códigos de ética, políticas e manuais de procedimentos. Ao assinar contrato o fornecedor se compromete a preservar o meio ambiente, a não adotar práticas de discriminação e a não empregar trabalho ilegal, escravo ou infantil. Em 2009 foi criado o site fornecedoresbradesco.com.br que é um canal disponibilizado para fornecedores entrar em contato com a empresa.

Comunidade: O Bradesco tem uma ótima relação com a comunidade. Oferece diversas ações sociais, programas como a Fundação Bradesco que tem o objetivo de proporcionar a educação e profissionalização para crianças. Educa+Ação que contribui para a melhoria do padrão educacional dos alunos da rede pública nos primeiros anos do Ensino Fundamental, também promove parcerias com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Assistência à Criança Deficiente (Teleton- AACD), e mais de 300 outros projetos/eventos.

3.3.3. Análise e sugestões de melhorias

empresa se preocupa com o ambiente de trabalho, a valorização dos colaboradores, relacionamento com o cliente, a gestão de fornecedores e as práticas de gestão ambiental. Além disso, tem um papel importante na sociedade como um dos maiores investidores sociais, apoiando nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e esporte.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aprendemos sobre as diferenças básicas de cada teoria bem como o porquê a administração é vital para a organização. E como a criação da Teoria Geral da Administração foi importante na organização, pois ela trata do estudo da administração das empresas, e que com o tempo ela atravessou diversas fases, a primeira foi a Era Industrial Clássica (com a Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria da Burocracia e Teoria das Relações Humanas). A segunda a Era Industrial Neoclássica (com as teorias Neoclássica, Estruturalista e Comportamental redimensionando as teorias anteriores, além das teorias de Sistemas e da Contingência). A terceira, a Era da Informação, está trazendo novos desafios para a Teoria Geral da Administração.

Com o estudo feito com a empresa Bradesco S.A, podemos observar que felizmente até os dias atuais as organizações continuam a fazer uso destas técnicas e teorias para solucionar problemas e criar estratégias. Visando o ganhar da empresa, quanto o do funcionário, que atualmente a empresa conhece a devida importância do colaborador. A qualidade total é outro esforço incremental, mas envolve a totalidade da organização e não apenas sua base operacional. Hoje, a administração é considerada o principal fator de desenvolvimento.

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARAVANTES, Geraldo R; CARAVANTES, Cláudia B; KLOECKNER, Mônica C. Administração Teorias e Processos. 6º ed. São Paulo. Pearson, 2010

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4 ed. São Paulo: Makron, 1993.

CHIAVANETO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. 10.ed. São Paulo : Atlas, 1990.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4º ed. São Paulo; Atlas, 2004.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução a Administração. 5º ed. São Paulo; Atlas, 2000.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração. 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

KWASNICKA, Eunice L. Teoria Geral da Administração: Uma Síntese. 2º ed. São Paulo; Atlas, 1989.

TAYLOR, Frederick W. Princípios de administração científica. 8º ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1990.

BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. Disponível em:<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Finan ceiro/porte.html> Acesso em: 17 de Set. 2014.

BRADESCO - Banco Bradesco S.A: Disponível em:

ANEXO(S) Anexo A – Carta Declaração de Visita Técnica

Documentos relacionados