• Nenhum resultado encontrado

Apenas 1 dos Momentos 2 dos Momentos 3 dos Momentos Os 4 Momentos

Da Comunicação dos Grupos 3 1 2 1

Da Decisão 0 2 3 1

TOTAIS 3 3 5 2

FONTE: O Autor (2013)

Constata-se que somente um único método da Teoria de Comunicação dos Grupos possui aspectos que se identificam ao mesmo tempo com os quatro Momentos do PES, mesmo quantitativo constatado na identificação com os métodos de resolução de conflitos da Teoria de Decisão.

No geral, a distribuição da quantidade de métodos de resolução de conflitos trazidos pela revisão da literatura em relação ao PES, pode ser assim resumida:

• 3 métodos (da Teoria de Comunicação dos Grupos) apresentam relação com apenas 1 dos 4 momentos do PES.

• 3 métodos, sendo um da Teoria de Comunicação dos Grupos e 2 da Teoria da Decisão, se identificaram com 2 dos 4 Momentos do PES.

• 5 métodos, dos 13, ou seja, 38% da amostra se identificam com 3 dos 4 momentos do PES, sendo que 2 são pertencentes à Teoria de Comunicação dos Grupos e 3 da Teoria das Decisões.

Os resultados demonstram que, a aderência do PES com os respectivos métodos ratifica não somente a aplicação da metodologia a situações de conflitos socioambientais, mas, sobretudo, a utilização de elementos, que podem ser aplicados de forma flexível e direcionada a aspectos relacionados a tais eventos.

4.2 ANÁLISE FRENTE AO ALCANCE DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nesta parte da pesquisa, os resultados são analisados e discutidos dentro da perspectiva de cada Objetivo Específico (OE), conforme segue:

4.2.1 Objetivo Específico 1 (OE1)

Com o intuito de verificar se o PES possui alguma aplicabilidade em outros campos, além do setor público (OE1) e se havia evidências de sua utilização de forma parcial, ou seja, de empréstimo de alguns de seus elementos a outras situações, foi realizada uma pesquisa junto à internet - Google Acadêmico mediante uma amostra aleatória de 50 publicações.

De posse da amostra - 50 publicações referentes ao PES, as mesmas foram distribuídas por faixa de ano de publicação, conforme segue:

GRÁFICO 1 – Distribuição de Publicações sobre o PES por ano

FONTE: O Autor (2013)

Os resultados obtidos apontam para 16% de publicações concentradas entre os anos de 1996 e 2001; 36% entre 2002 e 2007 e 48% entre 2008 e 2013 demonstrando ser a metodologia PES um tema em amplo debate no campo acadêmico-científico.

As publicações selecionadas foram distribuídas por tipo, de acordo com o Gráfico 2, exposto a seguir:

GRÁFICO 2 – Distribuição de Publicações sobre o PES por Tipo

FONTE: O Autor (2013)

Neste caso, seguindo o ordenamento quantitativo, tem-se: 64% de casos de Artigos Científicos e 20% de Dissertações - Mestrado, enquanto que TCC, Teses de Doutorado e Capítulo de Livro correspondem a 8, 6 e 2% respectivamente.

A constatação de que o tema vem sendo retratado, em maior percentual, por meio de artigos científicos, revela uma forte fomentação do assunto em um canal em constante oxigenação de produção e disseminação de conhecimento, visto que, por muitas vezes, a publicação destes artigos contempla a apresentação do tema nos respectivos eventos abertos ao público. Com relação às publicações por tipo de setor, 88% estão ligadas ao segmento público; 8% dizem respeito ao setor privado e 4% ao terceiro setor, conforme segue:

GRÁFICO 3 – Distribuição de Publicações sobre o PES por Setor

Este resultado ratifica a predominância de aplicabilidade da metodologia no campo para a qual foi idealizada, ou seja, o governamental, porém, sem desprezar a possibilidade de aplicação em outros segmentos.

Os resultados apurados no Gráfico 3, foram desdobrados por esfera, isto é, especificamente para o setor público objetivou-se apurar os percentuais de publicações do PES em nível municipal, estadual e federal para o segmento “governamental”, o que originou na confecção do Gráfico 4, conforme segue:

GRÁFICO 4 – Distribuição de Publicações sobre o PES por Setor/Esfera

FONTE: O Autor (2013)

Importante destacar que, das publicações inerentes ao setor público, 54% estão relacionadas à esfera municipal, enquanto 21% tratam de casos em nível federal e por fim, 13% dizem respeito à esfera estadual de governo.

Tais resultados vão ao encontro da afirmação de que o PES, mesmo considerando sua complexidade, apresenta uma flexibilidade que permite sua aplicação em níveis regional, local e setorial, sem, contudo, deixar de situar os problemas num contexto global.

Visando aprofundar a análise em torno das publicações levantadas, os dados também foram estratificados por área de conhecimento, dando origem ao gráfico a seguir:

GRÁFICO 5 – Distribuição de Publicações sobre o PES por Área de Conhecimento

FONTE: O Autor (2013)

Apesar da diversidade de áreas de aplicação, os percentuais revelam maior incidência de utilização pelas áreas da Saúde, Gestão Pública e Educação, 44% , 21% e 10% respectivamente.

Os 25% restantes correspondem às áreas de gestão de projetos, gestão do conhecimento, hotelaria, judiciário, gestão do 3º setor, segurança pública, transporte, tecnologia social, turismo e tecnologia da informação.

A alta aplicação do PES junto à área de Saúde, em âmbito público, deve-se à aderência que a metodologia encontrou frente a alas políticas de esquerda que propuseram, na década de 80, profundas alterações no tocante ao sistema de saúde nacional, dando assim origem à chamada Reforma Sanitária, luta encampada desde a instauração da ditadura brasileira na década de 1960.

Com relação à aplicabilidade dos Momentos e respectivos conteúdos que compõem o PES constata-se que 65% dos casos analisados se utilizam de elementos contidos nos quatro Momentos da metodologia, enquanto 21% se valem apenas de elementos inerentes ao Momento 1 – Explicativo; 4% do Momento 2 – Normativo; 2% do Momento 3 – Estratégico e 2% de conceitos gerais, conforme gráfico a seguir:

GRÁFICO 6 – Aplicabilidade do PES (Momentos por Setor/Esfera)

FONTE: O Autor (2013)

Apesar de sua maior aplicação de forma integral, ou seja, dos quatro Momentos que compõem a sua estrutura, detectou-se também a sua aplicação de forma fragmentada, ou seja, de um até três Momentos aplicados concomitantemente, fato este que foge ao propósito de utilização instituído pela metodologia, a qual prevê que o processamento tecnopolítico só se faz por meio de sua aplicação integral, ou seja, de seus quatro Momentos de forma linear e/ou recursiva.

4.2.2 Objetivo Específico 2 (OE2)

Com relação ao OE2, as informações obtidas possibilitaram traçar uma caracterização dos aspectos envolvidos na proposta de implantação do Parque Linear Nascentes do Ribeirão do Jaguaré.

Esta parte da pesquisa é composta por um histórico sobre o PLNRJ, o qual contempla uma caracterização da área onde o mesmo está inserido e a discriminação de alguns marcos que evidenciam as ações referentes ao processo de implantação do mesmo. Em seguida, é discriminada a situação de conflito resultante da implantação deste parque linear.

4.2.2.1 Histórico do Parque Linear Nascentes do Ribeirão do Jaguaré

O Distrito de Raposo Tavares - Figura 9, área onde se localiza o objeto deste estudo, é constituído por 26 bairros e compõe, com mais outros 04 distritos, a região administrativa sob responsabilidade da Subprefeitura do Butantã, cuja localização se dá no extremo oeste de

9

1

1

18

1

3

1

4

2

9

1

3 2

0 10 20

Explicativo

Normativo

Estratégico

Integral

Conceitos

Municipal