• Nenhum resultado encontrado

2. Análise do manual Poortuguês XXI 3

2.2. Análise por sequência das diferentes Unidades Didáticas

2.2.3. Terceiro Grupo

Na sétima unidade (7) “E se comprássemos uma revista?” são propostos alguns exercícios que testam a compreensão oral e alguma gramática, nomeadamente o Imperfeito do Conjuntivo. Na página cento e cinco encontramos o primeiro texto da unidade que configura um “Relato Biográfico” em formato jornalístico e tem como fonte o Noticias

Magazine, em relação ao contexto não há quaisquer linhas de integração, considerando-o

assim como inexistente. Na mesma página mas um pouco mais abaixo há um segundo texto considerado como uma “Notícia Jornalística” embora não possua lead. Trata-se, também, de um texto autêntico e tem como fonte o sítio oficial da visão – www.visao.sapo.pt. Ambos se complementam, vêm acompanhados de imagens, o que faz com que o significado multimodal seja relevante, no entanto, nenhum deles apresenta qualquer contexto que nos possa aludir ao tema que se apresenta ou à atividade que seguidamente é sugerida. Têm como propósito didático a interpretação textual sugerindo que os alunos respondam a questões sobre a revista Cais e outras associações; perguntas que apelam à compreensão do texto através da interação, pois o manual sugere que seja uma atividade oral.

A próxima referência é na página cento e sete e diz respeito a dois textos. O primeiro é classificável como “Notícia Jornalística”, pois possui todas as características com um título, lead e restantes etapas genológicas, estando identificada a fonte de onde foi retirado (Metro). O segundo texto também se classifica como “Notícia” embora não possua lead, tem título e um gráfico para complemento multimodal do texto desenvolvido e a fonte (Jornal de Negócios). Aparenta ter como propósito pedagógico central ampliar o vocabulário do aluno através de palavras retiradas do texto onde se pede um novo sinónimo

77 para cada uma delas e também a análise textual com resposta a perguntas do texto através da expressão oral.

O último texto da unidade encontra-se na página cento e nove e a autora sugere uma crónica de Margarida Rebelo Pinto sobre as mudanças repentinas na vida das pessoas. Tem origem identificada (Jornal Metro) e é classificável como “Opinião”. O seu propósito social remete para a clarificação de questões relacionadas com o texto, novamente através da expressão do oral. Não há informações contextuais.

Na oitava unidade (8), “Manda-lhe uma SMS”, o primeiro texto, perfeito do ponto de vista do género, está patente na página cento e dezassete, sendo classificável como “Notícia Jornalística”. A origem está identificada (revista Visão). O tema em foco é a geração digital. É um texto que merece algumas observações pela sua hibridez, não contém título nem lead, o que torna a classificação difícil e justifica o hibridismo acima apontado. A contextualização é apenas conferida pelo texto que introduz a tarefa. A sua funcionalidade pedagógica central está clara: os alunos devem responder a perguntas relacionadas com as telecomunicações. Encontramos novamente exercícios que se direcionam para análise interpretativa do texto.

Os textos seguintes (páginas cento e vinte e cento e vinte e um) são ambos autênticos, “Notícias Jornalísticas” mas no formato de reportagem. O primeiro retirado da revista

Focus e o segundo da Visão. Em ambos convoca-se a opinião das pessoas e as suas

histórias de vida. Os temas abordados diferem; o primeiro remete para a televisão e a forma como os jovens de hoje em dia são dependentes deste bem, enquanto o segundo alude à vida dos jovens de dezoito anos, as suas influências e como veem o mundo. Ambos servem para suscitar uma mera interpretação textual mas também para dar um maior conhecimento acerca de novos vícios dos jovens. Em ambos os textos o contexto é insuficiente ou residual por apenas estar sugerido na apresentação da tarefa.

O último texto da unidade (página cento e vinte e quatro) é classificável do ponto de vista dos géneros como uma “Notícia Jornalística”, notícia com opinião, escrita pelo Reitor da Universidade Católica de Lisboa. É um texto autêntico e retirado da revista Visão. Não tem título e o contexto é sugerido no tópico da unidade, no entanto, vem no seguimento de pequenos anúncios sobre as melhores festas académicas que há de norte a sul de Portugal fazendo-se como um complementar de informação. O texto fala sobre o insucesso escolar

78 relacionando-o com as noitadas que são, hoje em dia, uma banalidade entre os jovens que passam a frequentar a Universidade. A tarefa proposta pelo manual são respostas a perguntas sobre este tema para se saber se o aluno está de acordo e como acontece no seu País.

Na nona unidade (9), “A tua avó é estudante?”, os primeiros textos escritos classificáveis vêm apenas na página cento e trinta e cinco são ambos autênticos e retirados da revista Focus e da Notícias Magazine, relatos que dão a conhecer os estudos na terceira idade e a forma como as atividades físicas e intelectuais fazem bem aos mais velhos. Do ponto de vista do género são “Notícias Jornalísticas”, embora com convicção de opinião e com histórias de vida – ainda uma vez mais. Não possuem título nem contexto, o que mais uma vez não facilita aos alunos a sua integração no assunto que se segue; neste caso e em muitos outros, cabe ao professor fazer esse trabalho de integração. A tarefa sugerida é a resposta a perguntas presentes no texto através de opinião pessoal – ainda e quase sempre.

Na página centro e trinta e seis, são-nos fornecidos pequenos textos com forte configuração multimodal conferida por gráficos onde se apresenta o envelhecimento da população. Do ponto de vista dos géneros, estes pequenos textos são classificáveis como sendo “Relatórios Descritivos” em formato jornalístico; todos eles são autênticos e foram retirados dos Censos em 2011, INE.

Na página seguinte, um longo texto, novamente sem título e sem elementos de contextualização. Trata-se de um documento autêntico, retirado da revista Focus, uma “Notícia Jornalística”.

Por fim O último texto encontra-se na (página cento e quarenta), e nele comentam-se padrões de beleza. Consideramo-lo como uma notícia adaptada mas que constitui no seu interior uma “Explicação Consequencial”. A sua fonte é a revista Visão, apresenta uma imagem, um título e o contexto é fornecido na sugestão da tarefa e durante o texto. A atividade que segue o texto é a resposta a questões relacionadas com o tema em foco, os novos padrões de beleza através da expressão oral.

Unidade de Revisão 3: Nesta nova unidade de revisão, os exercícios sugeridos pela autora vão ao encontro do que tem sido apresentado. Não estamos na presença de textos escritos.

79

Documentos relacionados