• Nenhum resultado encontrado

Anexo 1

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Você está sendo convidado por Carlos Eduardo Tabosa Lopes, mestranda em Saúde da Família, pela Universidade Federal do Ceará/Campus de Sobral, para participar como voluntário de uma pesquisa intitulada DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPECTATIVAS E REALIDADE?, a qual

tem como objetivo analisar as contribuições dos saberes e práticas dos Profissionais de Educação Física inseridos na Estratégia Saúde da Família e as relações existentes entre estes saberes e a realidade do trabalho na (ESF).

A metodologia será desenvolvida através de diálogos a serem desenvolvidos por meio de grupo focal, além de entrevistas individuais, em profundidade, serão gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise, em dias e horários marcados previamente com os participantes. A participação é voluntária, os dados serão apresentados respeitando o caráter confidencial dos sujeitos e se por qualquer motivo resolver desistir, tem toda a liberdade para retirar seu consentimento. Sua participação não lhe trará riscos à saúde e tudo ocorrerá em sigilo. Caso se sinta constrangido e/ou incomodado (a) com a perspectiva de responder as questões, informo que o pesquisador estará disposto a ajustar aquilo que for necessário par uma melhor condução dos diálogos, buscando evitar pressão para a obtenção das respostas, o julgamento das respostas e/ou menosprezo das informações repassadas. E se ainda assim permanecer algum mal estar, o participante poderá retirar seu consentimento.

Reforçamos que sua colaboração e participação poderão trazer benefícios para traçarmos um perfil das ações e conhecimentos produzidos pelos profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, os resultados da pesquisa serão disponibilizados para a comunidade acadêmica e em especial para o Sistema de Saúde Escola do Município e esperamos que possa garantir melhorias da atenção à saúde, servindo como norteador para o planejamento das ações futuras. Sua participação é livre e a retirada de seu nome como informante não implicará em nenhum prejuízo nas relações profissionais e / ou pessoais que mantemos. Também desejamos explicar que não haverá qualquer remuneração a ser paga por sua participação.

Para maiores esclarecimentos, fique à vontade para entrar em contato com o pesquisadora Carlos Eduardo Tabosa Lopes, residente na Rua 2, nº 55, Cidade Pedro Mendes, Sobral – Ce, pelo telefone Fone: (88) 99611-0414 ou e-mail: carloseduardo.personal@gmal.com. Ou mesmo pode procurar o Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, situado na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Pontes, nº 150, Bairro Derby, CEP: 62041040. Sobral- Ceará. Telefone: (88)3677-4255.

Desde já sou grato pela atenção dedicada e por sua colaboração neste estudo.

Nome do Pesquisador:

Anexo 2

CONSENTIMENTO DE PARTICIPAÇÃO DO SUJEITO

Eu, ,RG ,

declaro que estou ciente do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e concordo em participar como voluntário da pesquisa, li cuidadosamente este termo e após sua leitura tive a oportunidade de fazer perguntas sobre o seu conteúdo, como também sobre a pesquisa e recebi explicações que responderam por completo minhas dúvidas. Autorizo que a entrevista e o grupo sejam gravados, com a garantia do anonimato e sigilo das informações coletadas. E declaro ainda estar recebendo uma cópia assinada deste termo. Declaro ainda que não recebi, nem espero receber nenhum benefício pecuniário para esta participação.

Local e data: Nome:

Assinatura do Sujeito ou Responsável: Telefone para contato:

Pesquisador Responsável: Telefone para contato:

Anexo 3

ROTEIRO DO GRUPO FOCAL

Os grupos focais serão desenvolvidos em dois encontros marcados previamente e onde serão apresentadas 10 frases aos participantes, envolvendo reflexões inerentes aos seus saberes e práticas na ESF, compreendidas como temas geradores e estarão dispostas em envelopes, que serão entregues aos participantes no início da atividade. As perguntas serão:

1. O corpo é a prisão da mente (espírito) e, portanto deve ser domado, submetido aos processos de treinamento, de modo a ser controlado e assim possa obter a saúde desejada.

2. Educação Física é a profissão que cuida do treinamento físico, visando à superação das doenças e a promoção da saúde.

3. O Profissional de Educação Física não é um educador, nem o professor de Educação Física é um profissional.

4. O Profissional de Educação Física na ESF é um prescritor de exercícios físicos, um treinador e deve se dedicar com afinco a este propósito, pois é como o médico, possui um saber que é seu e deve ser valorizado, defendido e implementado.

5. Penso que as pessoas terem o corpo forte, saudável, com boa aparência e bem treinado é o objetivo do trabalho do Profissional de Educação Física na ESF também.

6. O papel social do Profissional de Educação Física na ESF é de um educador.

7. Emancipação, o que é?

8. Conte que contribuições a vivência na ESF lhe trouxe para a percepção de sua profissão.

9. Quais as contribuições de suas práticas para a ESF?

Anexo 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CAMPUS DE SOBRAL

FACULDADE DE MEDICINA

MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPECTATIVAS E REALIDADE?

CARLOS EDUARDO TABOSA LOPES

Linha de pesquisa: Estratégias de Educação Permanente e Desenvolvimento Profissional em Saúde da Família

Orientador: Deborah Christina Antunes

ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE

Será desenvolvida uma entrevista com perguntas abertas, partindo da seguinte reflexão: Quais as contribuições dos saberes e fazeres da Educação Física na ESF e vice versa?