• Nenhum resultado encontrado

Prezados pais ou responsáveis,

Eu me chamo Sidnei Werner Woelfer e sou estudante de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Faço pesquisa na área de leitura e cognição e sou orientado pela professora doutora Lêda Maria Braga Tomitch.

Estou lhe enviando este documento a fim de solicitar autorização para que seu filho(a), ou menor pelo qual és responsável, possa ser ‘participante’ da ‘coleta de dados’ desta pesquisa. Explicarei abaixo os detalhes.

Por que esta pesquisa está sendo realizada?

Muitos textos escritos em inglês trazem ilustrações, figuras e fotos que geralmente visam auxiliar os alunos a melhor compreender aquilo que eles lêem. Mas será que isso sempre acontece? Temos como objetivo investigar se ilustrações que são um pouco mais elaboradas realmente auxiliam os alunos a melhor entender os textos, ou se elas representam um desafio a mais para eles!

O que será realizado nessa ‘coleta de dados’?

Bem, os participantes realizarão cinco tarefas nas próprias dependências da escola e durante as aulas de inglês. As datas de realização das tarefas serão combinadas com antecedência. A primeira tarefa será um teste de memória. Os alunos irão ler uma série de frases escritas em língua portuguesa, irão memorizar a última palavra de cada uma delas, e por fim, irão escrever as palavras lembradas em uma planilha. Essa tarefa terá a duração aproximada de 20 minutos. A segunda tarefa será um questionário sobre as experiências prévias e atuais dos alunos com o estudo da língua inglesa. Este questionário será composto por perguntas

sobre o número de horas de estudo da língua inglesa por semana, sobre cursos de inglês que os alunos fazem no momento ou já fizeram no passado, etc. Essa tarefa terá a duração aproximada de 10 minutos. A terceira tarefa será um teste de compreensão de leitura. Os alunos lerão um texto e responderão 6 perguntas sobre ele. A duração desse teste será de aproximadamente 20 minutos. A quarta tarefa será um exercício de compreensão no qual os alunos lerão 1 texto ilustrado e responderão 3 perguntas sobre ele. Esta quarta tarefa também terá duração aproximada de 20 minutos. A quinta tarefa será uma entrevista escrita na qual os participantes expressarão sua opinião sobre aspectos do texto e sobre as questões da tarefa 4. Esta tarefa terá a duração de aproximadamente 5 minutos. Todas essas tarefas serão consideradas ‘atividades extra’ da disciplina de inglês, porém elas não afetarão as notas dos alunos. Os alunos que não desejarem participar serão acompanhados pelo professor de inglês da turma e realizarão outra atividade em uma sala separada, assim não perderão nenhum conteúdo.

Haverá algum risco envolvido nessa coleta de dados?

Na verdade estas tarefas são muito parecidas com as atividades que os alunos já realizam nas aulas de inglês, por isso os riscos são mínimos. O que pode acontecer é os alunos ficarem um pouco ansiosos, pois essa geralmente é a reação que as pessoas têm quando fazem algo que sai um pouco de sua rotina normal.

Para evitar que eles se sintam assim, desde o primeiro encontro já será explicado que a coleta de dados não servirá para testar a sua ‘capacidade de aprender’. Os alunos serão informados de que a coleta de dados buscará por informações que no futuro poderão contribuir para que a o ensino do inglês nas escolas seja aprimorado.

Antes da realização das tarefas, os alunos receberão instruções bem detalhadas e realizarão uma sessão de treino. Desse modo, procuraremos fazer com que eles se sintam à vontade e percebam como são importantes para esta pesquisa científica.

E haverá algum benefício para os participantes?

Sim. As tarefas que os alunos realizarão se tratam de exercícios de compreensão que ajudam a desenvolver a capacidade de olhar para detalhes que muitas vezes não são notados durante a leitura. Desenvolver a habilidade de perceber estes detalhes é algo que capacita os alunos a aprender mais através daquilo que eles lêem.

Os participantes terão a sua identidade revelada?

Não! Todos os dados serão confidenciais, ou seja, os participantes não terão seus nomes divulgados. As únicas pessoas que saberão de sua identidade serão minha orientadora e eu.

Os participantes receberão acompanhamento adequado? Sim! Em todas as etapas os participantes receberão o meu acompanhamento. Quaisquer dúvidas ou dificuldades serão atendidas prontamente.

Participantes e responsáveis terão acesso aos resultados da pesquisa?

Sim! Após a coleta e a análise dos dados informaremos quais foram as conclusões obtidas através da distribuição de um relatório que será entregue a cada participante. Também haverá uma breve conversa com eles na qual o relatório será comentado em detalhes.

É obrigatório aceitar esse convite?

Não! A participação é totalmente voluntária. Este documento se trata de um convite. Caso o Sr/Sra desejarem não aceitá-lo, sua decisão será respeitada e isso não afetará a sua relação com a escola. O aluno (a) também não será prejudicado de forma alguma.

Os participantes terão alguma despesa?

Não! Como a coleta de dados ocorrerá na escola mesmo e em horário de aula, e como todos os materiais usados serão produzidos sem custo algum aos participantes, os mesmos não terão despesas e, portanto também nenhum tipo de ressarcimento será necessário.

Em caso de algum dano, haverá alguma forma de indenização? Sim, isso é um direito de todo participante de acordo com a Resolução 466/12.

É possível cancelar essa autorização após tê-la assinado? Sim! Mesmo que você tenha autorizado seu filho ou menor pelo qual é responsável a participar da pesquisa, e por qualquer razão queira cancelar essa autorização, você poderá fazê-lo a qualquer momento, sem prejuízo algum em termos de sua relação com a escola. Basta que me comunique através de um destes fones (48) 99990085 e (48) 32380034 , ou mesmo pessoalmente na escola.

Em caso de outras dúvidas, com quem se deve entrar em contato?

Em caso de dúvidas ou sugestões, o contato pode ser feito através de meu email (sid.ww@hotmail.com) ou do e-mail de minha orientadora ( leda@cce.ufsc.br).

Se você precisar entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos - CEPSH-UFSC, que é o departamento que aprova a realização desse tipo de pesquisa, você pode escolher uma das seguintes formas de contato:

Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos - CEPSH- UFSC

Biblioteca Universitária Central - Setor de Periódicos (térreo) - atrás dos arquivos deslizantes.

Campus Reitor João David Ferreira Lima Florianópolis - Santa Catarina - Brasil CEP: 88040-900

Página na Web: http://cep.ufsc.br/ Telefone: (48) 3721-9206

E-mail: cep.propesq@contato.ufsc.br

Esta pesquisa cumpre todas as exigências legais necessárias? Sim.Declaropara os devidos fins e efeitos legais que cumprirei os termos da Resolução CNS 466/12 e suas complementares, que são os documentos que normatizam a realização de pesquisa com seres humanos no Brasil.

Assinando este documento de consentimento pós-informação, você estará autorizando seu filho (a) ou menor pelo qual é responsável a participar de nossa pesquisa. Muito obrigado!

______________________ ________________________ Sidnei Werner Woelfer Lêda Maria Braga Tomitch Pesquisador Orientadora ____________________________________________________ Declaração de consentimento:

Declaro que li as informações acima. Quando necessário, fiz perguntas e recebi esclarecimentos. Eu concordo em autorizar (nome do filho (a) ou menor sobre o qual é responsável) a participar deste estudo.

______________________________ _________________ Assinatura do pai, mãe ou responsável CPF

__________________________________ Assinatura dos Pesquisadores Responsáveis

____________________ ______________________ Sidnei Werner Woelfer Lêda Maria Braga Tomitch Pesquisador Orientadora Data: ____/____/2015

Appendix M – Participants’ assent form

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INGLÊS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

Documentos relacionados