• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Você está sendo convidado (a) para participar da pesquisa intitulada “‘O que vale

nesta vida é o repente’ – Trajetórias de vida e Acontecimentos criminais” sob a

responsabilidade dos pesquisadores Caio Cesar Souza Camargo Próchno (professor do Instituto de Pós Graduação em Psicologia da UFU) e Natália Bernardes Palazzo Buiatti (aluna do curso de Mestrado em Psicologia da UFU). Nesta pesquisa buscaremos compreender como os acontecimentos criminais passam a fazer parte da história de vida das pessoas envolvidas neste tipo de situação.

Esta pesquisa é realizada dentro do Programa de Mestrado do Instituto da Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, que se situa no Campus do bairro Umuarama, no endereço escrito ao final deste documento. Realizar o mestrado é uma forma de defender um ponto de vista com métodos e técnicas que possam validar, julgar como válido, importante e interessante um argumento, estudando teorias que abordem temas parecidos ao que se estuda e apresentando as ideias e pontos de vista para professores mais experientes e com importantes conhecimentos acumulados na sua carreira até o momento em que se defende a tese e, caso a tese for aprovada por pelo menos dois professores convidados e pelo orientador, se confere ao pesquisador o título de Mestre.

O projeto ao qual você é convidado a participar, relatando sobre a sua história para a pesquisadora Natália, vai relacionar a sua história com teorias já reconhecidas e com pontos de vista próprios da pesquisadora, tentando compreender como os acontecimentos tidos como crime influenciam na vida de algumas pessoas (como na sua), como eles se relacionam com o passado e como eles são levados em consideração para futuras decisões.

Aceitando este convite, a própria pesquisadora te apresentará e te explicará este termo, pedindo a sua assinatura a partir do seu real entendimento do que aqui está escrito. A partir de então, ela marcará com você dia, hora e local para que uma “entrevista semi-dirigida” seja feita, o que significa que ela te convidará a contar a sua história e o acontecimento criminal que você viveu em um local adequado e reservado, onde não haja outras pessoas, evitando que outros escutem o que é conversado. A pesquisa é dita “semi-dirigida” já que não haverá muitas questões, apenas algumas, que sejam necessárias para que a conversa continue dentro do tema da pesquisa e traga informações importantes para o objetivo da mesma, ou seja, entender como o acontecimento criminal marcou a sua vida. Estas entrevistas, poderão ser uma ou duas, terão a duração de uma hora a uma hora e meia. Para melhor escutar a sua fala após o encontro com a pesquisadora, as entrevistas serão gravadas e re-escutadas diversas vezes, serão transcritas (o conteúdo será escrito) e, após a conclusão da pesquisa, todas as fitas serão destruídas para evitar um uso indevido.

O risco de participação na pesquisa para você é considerado pequeno, mas não se pode dizer de pesquisas sem riscos. Neste caso, avaliamos que o risco seria de ser reconhecido o que poderia lhe colocar em exposição, lhe causar constrangimentos ou situações vergonhosas. Para evitar este tipo de situação, quando partes da sua fala for apresentada na pesquisa, algumas características suas, como nome, local de encontro, idade, sexo, serão modificadas.

Não é previsto que você tenha benefícios diretos e imediatos a partir da sua participação, como pagamentos, favorecimentos, ou outros. No entanto, apresentar o estudo de forma clara na Universidade, espaços de formação de profissionais, congressos, instituições de justiça e de segurança poderá melhorar a compreensão dos profissionais que trabalham nesta temática, melhorando também o atendimento de pessoas que já passaram por

situações consideradas como criminais. Além disso, os participantes não terão nenhum gasto ao contribuir de maneira voluntária com a pesquisa.

Mesmo você aceitando estas condições e dando início à sua participação, você é livre para deixar de participar da pesquisa a qualquer momento sem nenhum prejuízo ou insistência. As entrevistas, transcrições e contatos com você para fins da pesquisa serão suspensos de imediato caso você assim o deseje. Para deixar de participar será suficiente que você diga da sua vontade ao pesquisador. O fato de deixar de participar não trará nenhum prejuízo para você, nenhuma mudança no atendimento ou relacionamento com você e os Programas do Centro de Prevenção a Criminalidade, caso você seja atendido ou se relacione com os mesmos.

É importante repetir ou esclarecer que todas as informações e relatos que você apresentar durante as entrevistas fazem parte apenas deste estudo e serão utilizados exclusivamente para esta finalidade. O pesquisador se compromete a preservar o seu anonimato e não fornecer informações que digam da sua participação na pesquisa. Se você é atendido ou se relaciona com os Programas do Centro de Prevenção à Criminalidade, é importante que você saiba que esta pesquisa não faz parte de atendimentos destes programas.

Caso você tenha entendido todas estas informações e aceite participar é necessário que você assine este termo em duas vias, uma delas ficará com você e outra ficará arquivada na Universidade Federal de Uberlândia. Qualquer dúvida ou pedido você poderá entrar em contato com: Natália Bernardes Palazzo Buiatti ou com o Professor Caio César Souza Camargo Próchno no Instituto de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus Umuarama – Bloco 2C, sala 34 – Av. Pará, 1720 – Bairro Umuarama, tel 34 3218 2182, ou com o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFU: Av. João Naves de Ávila, 2121, bloco 2A, sala 224 – Campus Santa Mônica – Uberlândia (MG) (CEP: 38400-098) ou pelo telefone: 34 3239 4131.

Uberlândia, ______de ____________________de 20_____

___________________________________________________________ Assinatura do Pesquisador

Eu aceito participar do projeto acima citado, voluntariamente, após ter sido devidamente esclarecido.

_______________________________________________________ Participante da Pesquisa

Documentos relacionados