• Nenhum resultado encontrado

1. DO OBJETO

1.1 Registro de Preços para aquisição de Microscópio Eletrônico de Varredura para reaparelhar os órgãos periciais das Unidades da Federação, de acordo com as especificações, quantidades e demais condições constantes neste Termo de Referência e seu anexo.

1.2 As quantidades estão descritas na tabela seguinte:

Item Material Unidade Quantidade

Máxima Registrada 01 Microscópios Eletrônicos de Varredura,

abrangendo instalação e treinamento.

UND 64

1.3 As especificações estão descritas no Anexo I-A deste termo de referência.

2. DA JUSTIFICATIVA

2.1 Objetivando uma gestão política pautada em informações e decisões técnicas o DEPAID promoveu, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, órgão subsidiário da Organização das Nações Unidas - ONU, a realização de uma Consultoria visando obter informações sobre as reais condições dos órgãos periciais dos Estados, do Distrito Federal, por meio de Edital Público, Termo de Referencia número 1363511. Foi, principalmente, da análise dos dados levantados durante essa pesquisa que se pode constatar, de maneira geral, a grande carência das entidades responsáveis pela realização de laudos periciais no Brasil, sobretudo na maioria dos Estados da Federação, destacando-se a disparidade entre os vários Entes Federados. Desta feita o diagnóstico resultante da Consultoria proporcionou informações básicas, porém fundamentais para a decisão que culminou na aquisição do equipamento ora a pleiteado.

2.2 O Microscópio Eletrônico de Varredura, objeto deste Termo de Referência, é um equipamento indispensável para a realização de exames periciais em laboratórios de Química. A área da Química Forense foi uma das primeiras especialidades a se desenvolver no Brasil, depois da medicina legal. O valor e a importância desse ramo da Perícia Forense é bastante grande. Ela é responsável pela análise, classificação e identificação dos elementos e substâncias encontrados nos locais onde houve a ocorrência de delitos ou que podem estar associados aos seus possíveis autores.

1

A Consultoria foi realizada entre os meses de março e junho de 2012. Para maiores informações ver Termo de Referencia Projeto BRA nº 04/029.

Edital Pregão Eletrônico nº 19/2013 – Aquisição de Microscópio Eletrônico de Varredura

COPLI/CGL/SPOA/SE/MJ, Bloco T, Anexo I, sala 106, Esplanada dos Ministérios.

E-mail: licitacao@mj.gov.br telefones: (61) 2025-3230 (61) 2025-9301 Páginas: www.mj.gov.br/licitacao/ ou www.comprasnet.gov.br

31

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA EXECUTIVA/SPOA

COORDENAÇÃO-GERAL DE LOGÍSTICA

COORDENAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

2.3 O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens ampliadas em até 500.000 vezes seu tamanho original e com uma excelente resolução, embora as imagens sejam “virtuais”. As imagens fornecidas pelo MEV são visualizadas no monitor do aparelho consiste na transcodificação da energia emitida pelos elétrons ao contrário da radiação de luz, comumente utilizadas para os demais casos de ampliação. O princípio de funcionamento do MEV consiste na emissão de feixes de elétrons por um filamento capilar de tungstênio (eletrodo negativo), mediante a aplicação de uma diferença de potencial que pode variar de 0,5 a 30 KV. O que faz com que este equipamento seja indispensável num laboratório de Química Forense para a realização das mais diversas análises e exames.

2.4 A aquisição desse equipamento pelo Ministério da Justiça e sua posterior doação aos Estados, Distrito Federal e Departamento de Polícia Federal, consiste em medida essencial para a redução dos índices dos crimes contra a pessoa, vez que contribuirá para a identificação e a devida punição dos seus autores com base em provas técnicas obtidas cientificamente. 2.5 A aquisição do equipamento de microscopia eletrônica de varredura (MEV), operando em alto e baixo vácuo, juntamente com o detector de raios–X de EDS (espectrometria por energia dispersiva), possibilita a execução de análises qualitativa e semi-quantitativa pontual em uma infinidade de materiais. Além disso, o software de análise de resíduos de disparo de arma de fogo (GSR) possibilita a realização de exames em uma amostra em apenas alguns minutos. 2.6 Com a implementação desse novo ambiente de análise residuográfica pontual, pode-se efetuar a caracterização espectroscópica da presença de componentes químicos (chumbo, bário e antimônio), além da determinação conformacional (morfológica) da estrutura dos aglomerados iônico-moleculares depositados sobre a superfície do corpo físico em exame. 2.7 Passam, assim, os exames balísticos, nesse desiderato, a alcançar um nível informacional elevadíssimo, com subseqüente produção de resultados mais ilustrativos, precisos e detalhados, correlatos a ocorrências criminais que envolvam situações de disparo de arma de fogo.

2.8 A configuração do referido equipamento também deve ser versátil, de modo a permitir sua utilização em outras áreas das Ciências Forenses.

2.9 Desta forma, o equipamento ora especificado permite a análise tanto de material seco, em alto vácuo (metais, rochas, solos, jóias etc.), quanto de material biológico, em baixo vácuo e modo ambiental (pressão ambiente).

2.10 A quantidade a ser adquirida será distribuída da seguinte forma: 1 (um) equipamento para cada um dos 27 estados da Federação, além de 5 equipamentos para o Departamento de Polícia Federal (para 5 regionais). Assim, totalizam 32 equipamentos que serão utilizados nos órgãos periciais das capitais. O total de 64 equipamentos do registro de preço abrange, no Projeto Brasil Mais Seguro, a interiorização da Perícia em vários estados, aquisições futuras da Polícia Federal para outros estados, além da criação de outras unidades de Criminalística, como exemplo o PAC do Entorno do Estado de Goiás.

2.11 Embora a Lei do Pregão nos forneça um conceito do tipo aberto sobre o que seja comum, após analisar três aspectos, quais sejam: a possibilidade de padronizar o objeto por meio de critérios objetivos de desempenho e qualidade comuns no mercado correspondente; se havia disponibilidade no mercado deste material, e, verificado se as especificações adotadas eram usuais neste mesmo mercado, a presente aquisição foi considerada comum e verificou-se que as especificações são usuais pelo mercado.

Edital Pregão Eletrônico nº 19/2013 – Aquisição de Microscópio Eletrônico de Varredura

COPLI/CGL/SPOA/SE/MJ, Bloco T, Anexo I, sala 106, Esplanada dos Ministérios.

E-mail: licitacao@mj.gov.br telefones: (61) 2025-3230 (61) 2025-9301 Páginas: www.mj.gov.br/licitacao/ ou www.comprasnet.gov.br

32

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA EXECUTIVA/SPOA

COORDENAÇÃO-GERAL DE LOGÍSTICA

COORDENAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

2.12 A decisão por registrar preços deu-se pelo fato da entrega ser de forma parcelada, uma vez que não há instalação física apropriada em todos os Estados beneficiados, sendo a quantidade registrada será contratada de acordo com a conveniência da administração pública e conforme os Estados pactuem com o Governo Federal por meio de Acordos de Cooperação ou instrumento congênere, evitando assim que equipamentos sejam doados a entes federados que não se submetam as exigências do Ministério da Justiça ou que não possuam instalações físicas adequadas para receber os equipamentos, atendendo deste modo ao artigo 3º, inciso II, do Decreto nº 7.892/2013.

2.13 O treinamento deverá ser realizado pela empresa fornecedora do equipamento a qual possui a expertise em seu funcionamento. Existem diferentes modelos e marcas no mercado brasileiro e mundial que fabricam e/ou comercializam equipamentos de Microscopia Eletrônica de Varredura, e cada fabricante possui seus respectivos modelos com suas funções e aplicativos diferenciados. O domínio da técnica do uso e melhor aproveitamento dos recursos do equipamento, sobretudo para os fins forenses, é de exclusividade da empresa que o fabrica. Diante do exposto e das particularidades do equipamento é que se faz necessário e imprescindível que a mesma empresa forneça o equipamento por ela fabricado ou comercializado e aplique o treinamento.

3. DA PROPOSTA DE PREÇOS

3.1 A proposta deverá ser apresentada em planilha discriminando o que deverá conter: a) detalhamento do objeto e de todos os seus acessórios;

b) as quantidades;

c) valores unitários e totais por unidade, em moeda nacional, em algarismo e por extenso;

d) prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias; e) prazo para entrega dos materiais;

f) dados bancários da Empresa, tais como número da conta corrente, agência e nome do Banco da mesma;

g) marca e modelo do objeto;

h) garantia do objeto, contra defeitos de fabricação e funcionamento, será de 12 (doze) meses a contar da data do recebimento definitivo, prevalecendo à garantia oferecida pelo fabricante do mesmo, se por prazo superior.

i) CNPJ da empresa, telefone/fax, endereço, responsável e endereço eletrônico.

3.2 Nos preços já deverão estar consideradas todas as despesas com tributos, fretes, transportes, seguros, instalação, treinamento e demais despesas que incidam direta ou indiretamente, nos preços para fornecimento do objeto deste Termo de Referência.

4. DA LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES

4.1. A empresa fornecedora dos produtos constantes deste Termo de Referência deverá sujeitar-se-á às disposições do Código de Proteção do Consumidor, instituído pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Edital Pregão Eletrônico nº 19/2013 – Aquisição de Microscópio Eletrônico de Varredura

COPLI/CGL/SPOA/SE/MJ, Bloco T, Anexo I, sala 106, Esplanada dos Ministérios.

E-mail: licitacao@mj.gov.br telefones: (61) 2025-3230 (61) 2025-9301 Páginas: www.mj.gov.br/licitacao/ ou www.comprasnet.gov.br

33

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA EXECUTIVA/SPOA

COORDENAÇÃO-GERAL DE LOGÍSTICA

COORDENAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

4.2 Além disso, deverá ser regido também pela lei nº 10.520 de 17/07/2002, Decreto nº 5.450 de 31/05/2005, Decreto nº 3.555 de 2000, Decreto nº 7.892 de 23/01/2013, Lei nº 8.666 de 21/06/1993, Lei Complementar 123.

4.3 O Ministério da Justiça, ao promover a aquisição dos equipamentos, observará os preceitos do disposto na Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 01, de 19/01/2010.

5. DA HABILITAÇÃO

5.1 - Apresentar, no mínimo, 1 (um) Atestado de Aptidão Técnica, fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, declarando ter a empresa licitante fornecido ou estar fornecendo objeto pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com objeto desta licitação, de forma satisfatória;

5.1.1 Com a finalidade de tornar objetivo o julgamento da documentação de qualificação técnica, considera(m)-se compatível(eis) o(s) atestado(s) que expressamente certifique(m) que o licitante já forneceu no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) do objeto desta licitação, caso o percentual corresponda a uma quantidade fracionada a licitante deverá apresentar o(s) atestado (s) em número inteiro acima do percentual exigido;

5.1.2 O licitante poderá apresentar tantos atestados de aptidão técnica quantos julgar necessários para comprovar que já forneceu objeto semelhante ao da licitação, destacando-se a necessidade desse(s) atestado(s) demonstrar(em) que o interessado forneceu anteriormente, pelo menos, o quantitativo solicitado no subitem anterior.

5.2 A exigência pela apresentação de atestados técnicos no percentual descrito, se faz necessário para resguardar a administração pública no sentido de garantir a execução do contrato e consequentemente atender as demandas dos órgãos periciais estaduais e do Distrito Federal. Vale ressaltar também que tal exigência não compromete a competitividade do certame.

6. DA GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DOS MATERIAIS

6.1 Os equipamentos relacionados no subitem 1.2 deste Termo de Referência deverão ter garantia de no mínimo 12 (doze) meses, contados a partir da data do recebimento definitivo, prevalecendo à garantia oferecida pelo fabricante do mesmo, se por prazo superior.

6.2 Todas as peças, dispositivos ou mesmo unidades que forem substituídas durante o período de garantia terão, a partir de sua entrega, todas as garantias previstas.

6.3 A empresa deverá fornecer certificados de garantia, por meio de documentos próprios, ou anotação impressa ou carimbada na Nota Fiscal respectiva.

6.4 O termo de garantia ou equivalente, deve esclarecer, de maneira clara e adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que poderá ser exercitada, devendo ser entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instalação e uso do produto, em língua portuguesa.

6.5 O serviço de assistência técnica deverá ser prestado de acordo com os manuais e normas técnicas específicas dos fabricantes, durante o prazo de garantia, com a finalidade de manter os bens em perfeitas condições de uso.

Edital Pregão Eletrônico nº 19/2013 – Aquisição de Microscópio Eletrônico de Varredura

COPLI/CGL/SPOA/SE/MJ, Bloco T, Anexo I, sala 106, Esplanada dos Ministérios.

E-mail: licitacao@mj.gov.br telefones: (61) 2025-3230 (61) 2025-9301 Páginas: www.mj.gov.br/licitacao/ ou www.comprasnet.gov.br

34

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA EXECUTIVA/SPOA

COORDENAÇÃO-GERAL DE LOGÍSTICA

COORDENAÇÃO DE PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

6.6 Os chamados relativos à assistência técnica serão solicitados mediante consulta ao fornecedor, conforme sistema disponibilizado pelo mesmo para estabelecimento desta relação, podendo ser por telefone, pessoalmente, via web e outros apontados pelo fabricante.

6.7 Prazo para realizar os serviços de assistência técnica aos bens, compreendendo reparos e substituições de peças, obrigando-se a colocar os bens em perfeito estado de uso ou funcionamento, no prazo máximo de até 20 (vinte) dias úteis, contado a partir da solicitação do órgão detentor do bem.

6.8 Os serviços de Assistência técnica serão executados pelo fabricante ou empresa por ele autorizado em qualquer local do Território Nacional sem prejuízo das garantias.

6.9 A vigência do Contrato não exonera a Contratada do período de garantia mínima exigida ou ofertada na proposta a qual consiste na prestação, pela Contratada, de todas as obrigações previstas na Lei nº 8.078, de 11/09/90, e alterações – Código de Defesa do Consumidor.

7. DO PRAZO, LOCAL E FORMA DE ENTREGA

7.1 A empresa deverá efetuar a entrega dos bens instalados, configurados e em pleno funcionamento, conforme cronograma descrito a seguir, contados a partir da data de assinatura do contrato. A empresa que não cumprir o prazo estipulado sofrerá as sanções previstas na Lei nº 8.666/1993 e neste Termo de Referência.

ETAPAS

EVENTO FÍSICO: ENTREGA DE MICRÓSCOPIO ELETRÔNICO

Documentos relacionados