• Nenhum resultado encontrado

3.1 Planejamento

3.3.1 O termo Requisitos de Usuário

Com relação ao resultado da QP1 – Existe alguma mudança no termo

“requisitos de usuário” ao longo de todas as edições da conferência? – no RE o

termo mais utilizado pelos autores dos 29 artigos selecionados é requisitos de usuário (44,83%). Entretanto pôde-se notar variações deste termo, como por exemplo,

feedback do usuário (20,69%) e necessidades dos usuários (31,03%), sendo este

último o segundo termo mais utilizado. Além disso, existem artigos que, apesar de tratarem os requisitos de usuário, utilizam apenas o termo requisitos. Os autores desses artigos [9][10][66][97] trazem conceitos de User-Centered Design (UCD) e apresentam abordagens e ferramentas centradas nos usuários que envolvem diretamente os usuários na obtenção de requisitos. Ainda, segundo Maier e Berry [69][70], existem requisitos que não cumprem metas diretamente dos usuários e, portanto, não são classificados como tal, mas devem ser realizados para a satisfação dos mesmos. Exemplos desses requisitos são: requisitos que possuem foco no produto [69], requisitos de qualidade de software [37] e requisitos de usabilidade [37][46]. Segundo Heiskari et al. [46], requisitos de usabilidade não beneficiam só a melhoria de usabilidade do sistema mas afetam diretamente os usuários finais.

Já no WER o termo requisitos de usuário é utilizado em metade dos 8 artigos selecionados e no restante encontra-se apenas o termo necessidades dos usuários. Notou-se uma diferença em relação aos dois termos encontrados nos artigos e os anos em que foram publicados. A Figura 6 apresenta os anos de publicação em que os respectivos termos aparecem. É notável um pequeno aumento ao passar dos anos com o termo necessidades dos usuários e o desaparecimento do termo requisitos de usuário, neste evento.

Figura 6 – Termos encontrados no WER e seus respectivos anos de publicação. Na conferência REFSQ, os termos8 mais encontrados nos 25 artigos selecionados são: apenas requisitos (44%), necessidades dos usuários e necessidades dos usuários finais (40%), feedback do usuário (24%) e requisitos de usuário (24%). Apesar de alguns autores utilizarem apenas o termo requisitos [52][61][84][92][93][99], nestes casos estes requisitos são obtidos diretamente dos futuros usuários do sistema.

Por fim, da mesma forma que o RE, no REJ, o termo requisitos de usuário e requisitos de usuário final foram os mais utilizados (64,7%) nos 19 artigos analisados, seguido de requisitos (53%), necessidades dos usuários e necessidades dos usuários finais (41,8%). Esses três termos foram os mais constantes encontrados, no entanto

8 Nota-se que existem artigos analisados tanto no REFSQ quanto no REJ, que utilizam mais do que um dos termos encontrados, por exemplo, necessidades dos usuários e também feedback do usuário, motivo pelo qual a soma das porcentagens ultrapassa 100%.

também foram localizados os seguintes: requisitos do cliente, feedback do usuário e requisitos funcionais.

Com os resultados obtidos da QP1, criou-se uma nuvem de palavras (Figura 7) com os termos encontrados para denominar requisitos de usuário. Termos como o próprio nome requisitos de usuário, necessidades dos usuários, feedback do usuário, requisitos e necessidades dos usuários finais foram os mais encontrados.

Figura 7 – Nuvem de palavras9 com as variações do termo requisitos de usuário. Identificou-se que o termo requisitos de usuário não é tratado de forma consistente entre todos os artigos selecionados para a revisão. Segundo Maier e Berry [69][70], os requisitos do usuário devem refletir todas as necessidades, inclusive emocionais, de todas as partes interessadas. Esses requisitos abordam dois tipos diferentes de qualidades: qualidades pragmáticas, que abordam a funcionalidade e a usabilidade do sistema, e qualidades hedônicas, que abordam o bem-estar psicológico das partes interessadas [69][70]. Para Alcázar e Mongoz [2] e Carlshamre

9 Com o objetivo de manter a consistência das variações encontradas do termo requisitos de usuário, as mesmas foram incluídas na nuvem de palavras no idioma original da publicação (que pode variar entre português, inglês ou espanhol). Além disso, variações como, por exemplo, Users’ needs e User

e Karlsson [21], os requisitos de usuários são tratados como requisitos funcionais, são fornecidos pelos usuários e dizem respeito a funcionalidades do sistema.

Dado o contexto, não apenas os termos usados para se referir aos requisitos de usuários possuem variações, mas quem seria este usuário também é visto de forma diferente: para alguns, os usuários são aqueles que utilizam o sistema [59] e que fornecem os requisitos funcionais [2][21], para outro, são aqueles que propiciam

feedback sobre o sistema com base em experiências anteriores de uso de serviços,

podendo esses serem analistas, designers e desenvolvedores [14]. Já no artigo de Vito e Bolchini [109] os usuários possuem duas classificações: aqueles que usam o sistema e aqueles que tomam as decisões. Baseado nessa classificação, os requisitos de usuário são obtidos e especificados como: requisitos de conteúdo, de acesso, de estrutura, de navegação e de apresentação. Essas classificações de requisitos foram baseadas na necessidade particular do estudo em questão [109]. Além do usuário, também existem os clientes de um projeto de desenvolvimento de software, que são definidos como aqueles que utilizam o sistema [14], para outros, o objetivo do cliente é apenas comprar e pagar pelo sistema, para então fornecê-lo a seus usuários [59], e os clientes são aqueles que fornecem propostas contendo os requisitos de usuário sobre as funcionalidades do sistema [35].

De acordo com Yaman et al. [114] os termos “usuário” e “cliente” são usados de forma intercambiável, dependendo do contexto. Rosa et al. [89] definem “donos do problema” como sendo os clientes, usuários finais ou partes interessadas, entretanto o termo usuário é utilizado para indicar esse grupo de pessoas. Já Al- Karaghouli, AlShawi e Fitzgerald [5] descrevem que na maioria das organizações ainda existe uma clara divisão entre os clientes e usuários (tanto usuário corporativo quanto usuário final) do sistema proposto e existe uma lacuna de conhecimento entre os dois papéis, o que pode influenciar nos requisitos e até mesmo gerar conflitos. Os autores definem que os usuários e clientes são indicados pelo termo clientes [5].

Em relação ao termo requisitos de usuário, avaliando as 81 publicações selecionadas dos quatro eventos analisados, o termo foi mencionado entre os anos de 1995 e 2019. Apesar de ainda ser utilizado, notou-se mudanças ao longo desses anos, como uma pequena diminuição do uso do termo e um aumento das variações encontradas, necessidades dos usuários e feedback do usuário.