• Nenhum resultado encontrado

4.2 PARTE EXPERIMENTAL 2

5.2.4 Termogravimetria

O Sistema Phy: OLZ foi caracterizado por comparação com amostras OLZ e Phy isolado para verificar a interação. Como pode ser observado na figura 14 a análise da curva DTA verificou a ausência do ponto de fusão da OLZ (195 ºC), o que sugere uma eficiência na desestruturação da rede cristalina da OLZ ao ser incorporada ao Phy, corroborando com os resultados observados no DRX, com a diminuição da cristalinidade do fármaco ao interagir com o Phy. Esta interação sugere uma adsorção a nível molecular da OLZ no Phy, já que após a secagem do solvente do sistema a rede cristalina da OLZ não foi reestruturada completamente.

Para os resultados das curvas TG (Figura 14) pode-se observar que na temperatura correspondente à fusão da OLZ (195ºC) não há variação de massa na amostra, confirmando, portanto, que tal pico refere-se à um processo físico. Nas curvas de TG da OLZ foi verificada uma etapa de perda de massa, correspondente a processo de degradação. A temperatura inicial de degradação foi de 216°C e a temperatura final de 359°C.

Para o Phy foi possível observar perdas de massa em três regiões típicas para esses materiais. A primeira perda ocorre do início até aproximadamente 100ºC, esse intervalo é característico da saída de moléculas de água fisiossorvidas na superfície através de ligações de hidrogênio. A segunda perda de matéria, ocorrida entre o primeiro intervalo até cerca de 400ºC, está associada à decomposição da cadeia. Finalmente, a última perda em torno de 600ºC até o término do aquecimento pode ser atribuída aos grupos silanóis livres sendo condensados, e assim convertidos a grupos siloxano (Si-O-Si).

A presença de água fissiosorvida Phy e no Phy: OLZ através de uma pequena perda de massa abaixo de 100º. O sistema Phy: OlZ que contém a proporção de 1:3 de (OLZ – Phy), apresentou comportamento muito parecido com o do Phy isolado, com as mesmas temperaturas de perda de massa (216º - 359ºC), diferenciando apenas com o percentual de perda de massa devido a quantidade de OLZ no sistema Phy: OLZ. Phy e o sistema Phy: OLZ mostrou ser termicamente estáveis porque inicia sua degradação a 259 º C e 247 º C, respectivamente.

5.2.5 Infravermelho

Analisando o espectro de infravermelho (figura 15) de OLZ, Phy e o do Phy: OLZ, observa-se no espectro da OLZ uma banda correspondente ao grupo amina do anel que contem dois nitrogênios (3100-3400 cm-1) (BARBOSA & SANSIVIERO, 2005). AYALA et al. (2006), ao realizar caracterização de formas polimórficas no estado sólido, evidenciaram bandas características na faixa relatada neste trabalho (3100-3400 cm-1) referente as formas polimórficas 1 e 2, sendo, portanto, uma banda comum ao composto estudado no presente trabalho. Assim tais bandas não permite diferenciação do composto estudado com os polimorfos evidenciados por AYALA et al. (2006).

Evidencia-se também bandas características de C=C (1450-1600 cm-1) (LOPES & FASCIO, 2004), ligações estas presentes no anel “C” da OLZ, e de ligação de hidrogênio entre o N-H do anel que contem dois nitrogênios. Tais bandas foram relatadas por AYALA et al. (2006) para as duas formas polimórficas estudadas, não permitindo assim diferenciação entre as mesmas e correlação de uma das formas polimórficas estudadas com a forma apresentada neste trabalho. Há ainda bandas características de N=C (570-705 cm-1) (HIRIYANNA et al., 2008) do anel que contem dois nitrogênios no infravermelho.

No espectro da OLZ, em torno de 750 cm-1, observa-se banda característica de C-H em compostos benzênicos 1,2 dissubstituídos (735-770 cm-1) (SILVERSTEIN; WEBSTER; KIEMLE, 2007).

A presença de bandas entre 2760-2820 cm-1são características de N cíclico ligado a CH3 do anel piperazina (RESHETOV et al., 1990).

Observam-se, em todos os espectros, bandas na região de 3500 cm-1 referentes ao estiramento das ligações O-H presentes nos grupos orgânicos pendentes, provenientes das moléculas de etanolamina e dietanolamina, e também nas moléculas de água intercaladas entre as lamelas. Os filossilicatos possuem também grupos O-H em suas redes inorgânicas nos vértices não compartilhados das unidades octaédricas.

As bandas intensas observadas em 2935 e 2870 cm-1 são atribuídas aos estiramentos simétrico e assimétrico da ligação C-H, enquanto que uma pequena banda localizada na região de 1200 cm-1 é atribuída ao estiramento da ligação Si-C. A

presença destas bandas confirma o efetivo ancoramento das cadeias orgânicas na estruturas inorgânicas. As bandas intensas observadas em 1035 e 1110 cm-1 estão relacionadas aos estiramentos das ligações silício – oxigênio - silício, formadoras do esqueleto inorgânico dos filossilicatos.

As bandas na região de 1650 cm-1 são atribuídas à vibração angular das moléculas de água ligadas à rede inorgânica. Para estes híbridos, a presença de oxigênio ligado aos átomos metálicos da estrutura inorgânica provoca a aparição de bandas de absorção em 670 cm-1 e 630 cm-1 devido às presenças das ligações Ni-O e Co-O, respectivamente. Os espectros ainda mostram algumas outras bandas características destes tipos de materiais, como as bandas que se encontram em 916 e 780 cm-1 e são atribuídas às deformações das ligações Si-O e Si-C, respectivamente. A banda intensa e estreita mostrada na região de 1384 cm-1 do espectro é atribuída à presença de grupos nitrato, provenientes dos sais utilizados para as sínteses dos materiais, que encontram-se intercalados entre as camadas das estruturas.

Observou-se que para o Phy: OLZ há uma sobreposição da banda que corresponde ao grupo amina do anel que contém dois átomos de nitrogênios (3100 – 3400 cm-1) e bandas entre 2760-2820 cm-1 são características de N cíclico ligado a CH3 do anel piperazina pela banda atribuída ao grupo hidroxila silanol (OH), com uma intensa banda na região de 3400 cm-1 e bandas relacionadas a grupos amino (NH) pode ser observada na região de 3100 cm-1 e deformação (NH) que aparece a 1645 cm-1. A banda na região de 2095 cm-1 refere-se a C=N que se estende ao grupo SCN, sugerindo a interação da olanzapina com o filossilicato através da ligação de hidrogênio com o grupo amina do anel que contem dois nitrogênios.

FIGURA 15 - Espectro de infravermelho da OLZ, Phy e do sistema Phy: OLZ.

5.2.6 Perfil de Liberação

O teor de sorção de OLZ em Ph foi de 27 % da massa total da OLZ frente ao do sistema. A Olanzapina por ser uma base fraca (pKa = 7,5 ± 0,5), a sua dissolução é favorecida em meio ácido porque a droga é solúvel abaixo de pH 5. Por isso o meio de dissolução usado foi meio neutro usando água destilada (pH = 7), com isso foi observado (Figura 16) que a dissolução no caso do sistema verificou-se uma liberação do fármaco mais rápida do que com fármaco puro, podendo ser explicada da seguinte forma, durante a formação do sistema Phy: OLZ parte do fármaco pode ter sido adsorvido na superfície do argilomineral, enquanto que outra parte do fármaco estava intercalado nas camadas do filossilicato por ligações de hidrogênio. Portanto, nos meios aquosos, a droga adsorvida na superfície do filossilicato foi liberada rapidamente numa fase precoce (isto é, em pontos de tempo iniciais), cerca de 80% do fármaco foi liberado nos primeiros vinte minutos, enquanto que a liberação do fármaco na fase posterior veio da droga. A droga intercalada com o Phy apresentou um aumento na taxa de dissolução,

provando uma maior eficiência na dissolução mostrando um aumento acentuado na velocidade de dissolução promovida pelo sistema de Phy: OLZ. Outro aspecto que também favorece o aumento da taxa de dissolução pode ser atribuído à degradação do cristalino causada pela interação como mostrado na figura 14 na ausência do pico de fusão de OLZ.

FIGURA 16 - Perfil de liberação da OLZ e do sistema Phy: OLZ em meio de pH 7 por 60 minutos.

6 CONCLUSÃO

Procurou-se mostrar maior e melhor conhecimento das propriedades estruturais de um grupo de argilominerais constituintes, bem como suas aplicações e usos industriais e inovadores.

Obtiveram-se dois hidróxidos duplos lamelares, com melhor método de obtenção diante os diversos fatores como, simplicidade na síntese, baixo custo, obtenção em grandes quantidades, possuir boa cristalinidade e ser quimicamente sustentável.

Obteve-se um sistema de liberação oral, através das interações do filossilicato com o fármaco Olanzapina, o sistema Phy: OLZ provou ser uma alternativa para incrementar a taxa de dissolução da droga OLZ, ampliando as aplicações de tais materiais. Efetivamente contribuindo para sistemas terapêuticos mais eficazes em um futuro próximo.

7 PERSPECTIVAS

· Realizar as caracterizações complementares, tais como a absorção atômica e a análise de tamanho e volume de poros para os hidróxidos duplo lamelares; · Avaliar a toxicidade, citotoxicidade, genotoxicidade e mutagenicidade de todos

os materiais, tanto dos hidróxidos duplos lamelares quanto dos filossilicatos; · Avaliar diferentes processos de obtenção dos sistemas de liberação fármaco-

argilomineral;

· Realizar o carreamento de diferentes classes de fármacos com os hidróxidos duplo lamelares e filossilicatos;

8 REFERÊNCIAS

AISAWA, S.; HIGASHIYAMA, N.; TAKAHASHI, S.; HIRAHARA, H.; IKEMATSU, D.; KONDO, H.; NAKAYAMA, H.; NARITA, E. Intercalation behavior of l-ascorbic acid into layered double hydroxides. Applied Clay Science, v. 35, p. 146 - 154, 2007. ALENCAR, J. M.; OLIVEIRA, F. J. V. E., AIROLDI, C.; SILVA FILHO, E. C.

Organophilic nickel phyllosilicate for reactive blue dye removal. Chemical Engineering

Journal, v. 236, p. 332–340, 2014.

ALI, S. H. H. A.; AL-QUBAISI, M.; HUSSEIN, M.Z.; ISMAIL, M.; ZAINAL, Z.; HAKIM, M.N. Comparative study of Mg/Al- and Zn/Al-layered double hydroxide- perindopril erbumine nanocomposites for inhibition of angiotensin-converting enzyme.

International Journal of Nanomedicine, v.7, p.4251–4262, 2012.

ALVES, A. P. M.; FONSECA, M. G., WANDERLEY A. F. Inorganic-organic Hybrids Originating from Organosilane Anchored Onto Leached Vermiculite. Materials

Research, v. 16, n. 4, 2013.

AMBROGI, V.; FARDELLA, G.; GRANDOLINI, G.; NOCHETTI, M.; PERIOLI. L. Effect of hydrotalcite-like compounds on the aqueous solubility of some poorly water- soluble drugs. Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 92, p. 1407-1418, 2003.

AMBROGI, V.; FARDELLA, G.; GRANDOLINI, G.; PERIOLI, L. Intercalation compounds of hydrotalcite-like anionic clays with antiinflammatory agents — I. Intercalation and in vitro release of ibuprofen. International Journal of Pharmaceutics, v. 220, p.23–32, 2002.

ARAI, Y.; OGAWA, M. Preparation of Co–Al layered double hydroxides by the hydrothermal urea method for controlled particle size. Applied Clay Science, v. 42, p. 601- 604, 2009.

ARCO, M. DEL; CEBADERA, E.; GUTIÉRREZ, S.; MARTÍN, C.; MONTERO, M. J.; RIVES, V.; ROCHA, J.; SEVILLA, M. A. Mg,Al layered double hydroxides with intercalated indomethacin: synthesis, characterization, and pharmacological study.

AZEVEDO, A. C.; PEDRON, F. A.; SARTOR, L. R.; CASARINI, P. G. Filossilicatos 2:1 com hidróxi entre camadas em solos: estado atual do conhecimento e das

perspectivas de pesquisa. Revista Ciências Agrárias, v. 55, n. 3, p. 236-243, 2012. BARBOSA, R.; ARAÚJO, E. M.; DE OLIVEIRA, A. D.; DE MELO, T. J. L. Efeito de sais quaternários de amônio na organofilização de uma argila bentonita nacional.

Cerâmica, v.52, p. 264-268, 2006.

BASHI, A. M.; HADDAWI, S. M.; MEZAAL, M. A. Layered Double Hydroxides Nanohybrid Intercalation with Folic Acid Used as Delivery System and their Controlled Release Properties. Arabian Journal for Science and Engineering, v. 38, p. 1663-1680, 2013.

BASILE, F.; VACARI, A. Layered Double Hydroxides: Present and Future (Ed.: V. Rives) Nova Science Publishers, Inc., New York, p. 285-321, 2001.

BERGAYA, F.; THENG, B. K. G.; LAGALY, G. Handbook of Clay Science, Edited by Developments in Clay Science, Vol. 1, Elsevier Ltd, 2006.

BIN HUSSEIN, M. Z.; ZAINAL, Z.; YAHAYA, A. H.; FOO, D. W. V. J. Controlled release of a plant growth regulator, alpha-naphthaleneacetate from the lamella of Zn-Al- layered double hydroxide nanocomposite. Journal of controlled release, v. 82, p. 417 - 427, 2002.

BIN HUSSEIN, M.Z.; YAHAYA, A. H.; ZANAIL, Z.; KIAN, L. H. Nanocomposite- based controlled release formulation of an herbicide, 2,4-dichlorophenoxyacetate incapsulated in zinc–aluminium-layered double hydroxide. Science and Technology of

Advanced Materials, v. 6, p. 956 - 962, 2005.

BORDOLOI, A.; MATHEW, N. T.; LEFEBVRE, F.; HALLIGUDI, S. B. Inorganic– organic hybrid materials based on functionalized silica and carbon: A comprehensive understanding toward the structural property and catalytic activity difference over mesoporous 117 silica and carbon supports. Microporous and Mesoporous Materials, v. 115, p. 345-355, 2008.

BOTAN, R., NOGUEIRA, T. R., LONA, L. M. F., WYPYCH, F. Síntese e Caracterização de Nanocompósitos Esfoliados de Poliestireno – Hidróxido Duplo Lamelar via Polimerizaçao in situ. Polímeros, v. 21, n.1, p. 34-38, 2011.

BRAMBILLA, G. e MARTELLI, A. Genotoxicity and carcinogenicity studies of analgesics, anti-inflammatory drugs and antipyretics. Pharmacological Research, v. 60, p. 1-17, 2009.

BRASIL. Farmacopéia Brasileira, 5ª. ed. Vol. 1: Métodos Gerais, 524 p., 2010b. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 31, de 11 de agosto de 2010. Dispõe sobre a realização dos Estudos de Equivalência Farmacêutica e de Perfil de Dissolução Comparativo. Diário Oficial da União n°154, Brasília, DF, p.36-38, 12 de agosto de 2010.

BRAVO-SUAREZ, J. J.; PAEZ-MOZO, E. A.; OYAMA, S. T. Review of the synthesis of layered double hydroxides: a thermodynamic approach. Química Nova, v.27, n.4, p. 601-614, 2004.

CABRERA-LAFAURIE, W. A.; ROMÁN, F. R.; HERNÁNDEZ- MALDONADO, A. J. Transition metal modified and partially calcined inorganic–organic pillared clays for the adsorption of salicylic acid, clofibric acid, carbamazepine, and caffeine from water.

Journal of Colloid and Interface Science, v. 386, p. 381 – 391, 2012.

CANTRELL, D. G.; GILLIE, L. J.; LEE, A. F.; WILSON, K. Structure-reactivity correlations in MgAl hydrotalcite catalysts for biodiesel synthesis. Applied Catalysis A:

General, v. 287, p. 183-190, 2005.

CARDOSO, L. P. Estudo da Aplicação de Hidróxidos Duplos Lamelares na Remoção e Liberação lenta de pesticidas. Tese de Doutorado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Área de concentração: Química, São Paulo, 2006.

CARDOSO, L. P. Estudo da remoção de compostos orgânicos derivados da produção de poliéster presentes em efluentes industriais, por meio de sorção em hidróxidos duplos lamelares do sistema Mg-Al-CO3, Dissertação Mestrado, USP, São Paulo, SP, 2002.

CARDOSO, L.P.; CELIS, R.; CORNEJO, J.; VALIM, J. B. Layered double hydroxides as supports for the slow release of acid herbicides. Journal of agricultural and food

chemistry, v. 54, p. 5968 – 5975, 2006.

CARRETERO, M. I. Clay minerals and their beneficial effects upon human health. A review. Applied Clay Science, v. 21, p. 155-163, 2002.

CAVANI, F.; TRIFIRO, F.; VACCARI, A.; Hydrotalcite-type anionic clays: preparation, properties and applications. Catalysis Today, v.11, p.173, 1991.

CENTI, G.; PERATHONER, S. Catalysis by layered materials: A review. Microporous

and Mesoporous Materials, v. 107, p. 3-15, 2008.

CERRADO, K. A. Clay structure, surface acidity and catalysis. In: AUERBACH, S. M. e al. Handbook layered materials. New Cork: Marcel dekker, p. 1-38, 2004.

CHOI, S.-J.; CHOY, J.-H. Effect of physico-chemical parameters on the toxicity of inorganic nanoparticles. Journal of Materials Chemistry, v.21, p. 5547–5554, 2011. CHOY, J. H. Nanostructural drug-inorganic clay composites: Structure, thermal property and in vitro release of captopril-intercalated Mg–Al-layered double

hydroxides. Science Techonology Hybrid Materials Solid State Phenomenon, v.1, p.111, 2006.

CHOY, J.-H.; JUNG, J.-S.; OH, J.-M., PARK, M.; JEONG, J.; KANG, Y.-K.; HAN, O.-J. Layered double hydroxide as an efficient drug reservoir for folate derivatives.

Biomaterials, v. 25, p. 3059 - 3064, 2004.

CHOY, J.-H.; SON, Y.-H. Intercalation of Vitamer into LDH and Their Controlled Release Properties. Bulletin Korean Chemical Society, v. 25, n. 1, p.122 - 126, 2004. CHOY, J-H.; KWAK, S.Y.; JEONG, Y. J.; PARK, J. S. Inorganic Layered Double Hydroxides as Nonviral Vectors. Angewandte Chemie International Edition, v. 39, p. 4041 – 4045, 2000.

CHOY, J-H.; KWAK, S.Y.; PARK, J. S.; JEONG, Y. J. Cellular uptake behavior of [γ- 32P] labeled ATP–LDH nanohybrids. Journal of Materials Chemistry, v. 11, p. 1671, 2001.

COELHO, A. C. V.; SANTOS, P. S. Argilas especiais: argilas quimicamente modificadas – uma revisão. Química Nova, v. 30, n. 5, p. 1282-1294, 2007b. COELHO, A. C. V.; SANTOS, P. S. Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades. Química Nova, v. 30, n. 1, p. 146-152, 2007a.

COJOCARIU, A.; PROFIRE, L.; AFLORI, M.; VASILE, C. In vitro drug release from chitosan/Cloisite 15A hydrogels. Applied Clay Science, v. 57, p. 1-9, 2012.

CONCEICAO, L.; PERGHER, S. B. C.; MORO, C. C.; OLIVEIRA, L. C.

A. Compósitos magnéticos baseados em hidrotalcitas para a remoção de contaminantes aniônicos em água. Química Nova, v. 30, n. 5, p. 1077-1081, 2007.

COSNIER, S.; MOUSTY, C.; CUI, X.; YANG, X.; DONG, S. Specific determination of As(V) by an acid phosphatase-polyphenol oxidase biosensor. Analytical chemistry, v. 78 p. 4985 – 4989, 2006.

COSNIER, S.; MOUSTY, C.; GONDRAN. C.; LEPELLEC, A. Entrapment of enzyme within organic and inorganic materials for biosensor applications: Comparative study.

Materials Science and Engineering: C, v. 26, p. 442-447, 2006.

COSTA, F. R.; LEUTERIZ, A.; WAGENKNECHT, U.; JEHNICHEN, D.; HÄUBLER, L.; HEINRICH, G. Intercalation of Mg–Al layered double hydroxide by anionic

surfactants: Preparation and characterization. Applied Clay Science, v. 38, p. 153-164, 2008.

COSTACHE, M.C.; HEIDECKER, M. J.; MANIAS, E.; CAMION, G.; FRACHE, A.; BEYER, G. The influence of carbon nanotubes, organically modified montmorillonites and layered double hydroxides on the thermal degradation and fire retardancy of polyethylene, ethyleneevinyl acetate copolymer and polystyrene. Polymer, v. 48, p. 6532 - 6545, 2007.

CUNHA, M. V. P. O.; CORRÊA, J. A. M. Síntese e caracterização de hidróxidos duplos a partir da lama vermelha. Cerâmica, v. 57, p. 85-93, 2011.

CUNHA, V. R. R.; FERREIRA, A. M. C.; CONSTANTINO, V. R. L.; TRONTO, J.; VALIM, J. B. Hidróxidos duplos lamelares: nanopartículas inorgânicas para

armazenamento e liberação de espécies de interesse biológico e terapêutico. Química

Nova, v. 33, n.1, p.159-171, 2010.

DARDER, M.; LÓPEZ-BLANCO, M.; ARANDA, P.; LEROUX, F.; RUIZ- HITZKY, E. Bio-Nanocomposites Based on Layered Double Hydroxides. Chemistry of Materials, v. 17, p. 1969 - 1977, 2005.

DEPAN, D.; KUMAR, A. P.; SINGH, R. P. Cell proliferation and controlled drug release studies of nanohybrids based on chitosan-g-lactic acid and montmorillonite.

Acta Biomaterialia, v. 5, p. 93-100, 2009.

DING, P.; QU, B. Synthesis and characterization of exfoliated polystyrene/ZnAl layered double hydroxide nanocomposite via emulsion polymerization. Journal of

Colloid and Interface Science, v. 291, n. 1, p. 13–18,2005.

DORNELAS, C. B.; RESENDE, D. K.; TAVARES, M. I. B.; GOMES, A. S.;

CABRAL, L. M. Preparação e Avaliação Reacional de Nanocompósitos de PVP K-30 – Montmorilonita (Natural e Organicamente Modificada) por Difração de Raios X.

Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 18, n. 2, p. 187-192, 2008.

DU, L.C.; QU, B.J. Effects of synthesis conditions on crystal morphological structures and thermal degradation behavior of hydrotalcites and flame retardant and mechanical properties of EVA/hydrotalcite blends. Polymer Composites, v. 28, p. 131 – 138, 2007. DUPIN, J.-C.; MARTINEY, H.; GUIMON, C.; DUMITRU, E.; FECHETE, I.

Intercalation compounds of Mg–Al layered double hydroxides with dichlophenac: different methods of preparation and physico-chemical characterization. Applied Clay

Science, v. 27, p. 95 - 106, 2004.

FATIMA, R.A.; AHMAD, M. Genotoxicity of industrial wastewaters obtained from two different pollution sources in northern India: a comparison of three bioassays.

Mutation Research/Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis, v. 609, p.81–

91, 2006.

FERNÁNDEZ, M. J.; FERNÁNDEZ, M. D.; ARANBURU I. Poly(L-lactic

acid)/organically modified vermiculite nanocomposites prepared by melt compounding: Effect of clay modification on microstructure and thermal properties. European

Polymer Journal, v. 49, p.1257–1267, 2013.

FREITAS, M. R.; ROLIM, L. A.; SOARES, M. F. L. R.; ROLIM-NETO, P. J.; ALBUQUERQUE, M. M.; SOARES-SOBRINHO, J. L. Inclusion complex of methyl- cyclodextrin and olanzapine as potential drug delivery system for schizophrenia.

Carbohydrate Polymers, v. 89, p.1095– 1100, 2012.

GAINI, L. El; LAKRAIMI, M.; SEBBAR, E.; MEGHEA, A.; BAKASSE, M. Removal of indigo carmine dye from water to Mg–Al– CO3-calcined layered double hydroxides.

Journal of Hazardous Materials, v.161, p. 627-632, 2009.

GIBSON, M. Pharmaceutical Preformulation and Formulation. CRC Press. Florida, p.335, 2001.

GOMES, E. V. D.; VISCONTE, L. L. Y.; PACHECO, E. B. A. V. Processo de

organofilização de vermiculia brasileira com cloreto de cetiltrimetilamônio. Cerâmica, v. 56, p 44-48, 2010.

GREENWELL, H. C.; HOLLIMAN, P.J.; JONES, W.; VELASCO, B.V. Studies of the effects of synthetic procedure on base catalysis using hydroxide-intercalated layer double hydroxides. Catalysis Today, v.114, p. 397-402, 2006.

GUIMARÃES, J. L. Funcionalização e intercalação de moléculas orgânicas em compostos lamelares. Dissertação de mestrado no Programa Interdisciplinar de Pós- graduação em Engenharia da Universidade Federal do Paraná, 2002.

GUIMARAES, J. L.; MARANGONI, R.; RAMOS, L. P.; WYPYCH, F. Covalent grafting of ethylene glycol into the Zn-Al-CO3 layered double hydroxide. Journal of

GUNAWAN, P.; XU, R. Direct Control of Drug Release Behavior from Layered Double Hydroxides through Particle Interactions. Journal of Pharmaceutical Sciences, v.97, n.10, p. 4367-78, 2008.

HE, Q.; YIN, S.; SATO, T. Synthesis and photochemical properties of zinc–aluminum layered double hydroxide/organic UV ray absorbing molecule/silica nanocomposites.

Journal of Physics and Chemistry of Solids, v. 65, p.395 - 402, 2004.

HONGO, T.; YOSHINO, S.; YAMAZAKI, A.; SATOKAWA, S. Mechanochemical treatment of vermiculite in vibration milling and its effect on lead (II) adsorption ability.

Applied Clay Science, v. 70, p. 74–78, 2012.

HOYO, D. C. Layered double hydroxides and human health: An overview. Applied

Clay Science, v. 36, p. 103, 2007.

HUA, S.; YANG, H.; WANG, W.; WANG, A. Controlled release of ofloxacin from chitosan-montmorillonite hydrogel. Applied Clay Science, v. 50, p. 112-117, 2010. HWANG, S.-H.; HAN, Y.-S.; CHOY, J.-H. Intercalation of Functional Organic Molecules with Pharmaceutical, Cosmeceutical and Nutraceutical Functions into

Layered Double Hydroxides and Zinc Basic Salts. Bulletin Korean Chemical Society, v. 22, n. 9, p.1019 - 1022 , 2001.

IIIAIK, A.; VUILLERMOZ, C.; COMMEREUC, S.; TAVIOT-GUE’HO, C.; VERNEY, V.; LEROUX, F. Reactive and functionalized LDH fillers for polymer.

Journal of Physics and Chemistry of Solids, v. 69, p. 1362-1366, 2008.

INACIO, J.; TAVIOT-GUEHO, C.; FORANO, C.; BESSE, J. P. Adsorption of MCPA pesticide by MgAl-layered double hydroxides. Applied Clay Science, v.18, p. 255-264, 2001.

INTISSAN, M.; SEGNI, R.; PAYEN, C.; BESSE, J.-P.; LEROUX, F. Trivalent Cation Substitution Effect into Layered Double Hydroxides Co2FeyAl1-y(OH)6Cl·nH2O: Study of the Local Order: Ionic Conductivity and Magnetic Properties; Journal Solid State

J. A. A. SALES, G. C. PETRUCELLI, F. J. V. E. OLIVEIRA, C. AIROLDI, J. Colloid

Interface Sci., 297 (2006) 95.

JAYASHREE, R.S.; KAMATH, P.V. J. Electrochem. Soc., v. 149, n. 761, p. 50-65, 2002.

JITIANU, M.; GUNNESS, D.C.; ABOAGYE, D.E.; ZAHARESCU, M.; JITIANU, A. Nanosized Ni–Al layered double hydroxides—Structural characterization. Materials

Research Bulletin, v.48, p.1864–1873, 2013.

JOSHI, G. V.; KEVADIYA, B. D., MODY, H. M.; BAJAJ, H. C. Confinement and controlled release of quinine on chitosan-montmorillonite bionanocomposites. Journal

of Polymer Science Part a-Polymer Chemistry, v. 50, p. 423-430, 2012.

KARAVAS, E.; GEORGARAKIS, E.; SIGALAS, M. P.; AVGOUSTAKIS, K.;

BIKIARIS, D. Investigation of the release mechanism of a sparingly water-soluble drug from solid dispersions in hydrophilic carriers based on physical state of drug, particle size distribution and drug–polymer interactions. European Journal of Pharmaceutics

and Biopharmaceutics, v. 66, n. 3, p. 334-347, 2007.

KHAN, A. I.; D. O'HARE, D. J. Intercalation chemistry of layered double hydroxides: recent developments and applications. Journal of Materials Chemistry, v. 12, p. 3191- 3198, 2002.

KHAN, A.I.; LEI, L.; NORQUIST, A. J.; O’HARE, D. M. Intercalation and controlled release of pharmaceutically active compounds from a layered double hydroxide.

Chemical Communications, p.2342-2343, 2001.

KIBBE, A. H. Handbook of Pharmaceutical Excipients. 3rd Ed. Washington DC,

American Pharmaceutical Association, p. 665, 2000.

KURGANSKAYA, I.; LUTTGE, A. A comprehensive stochastic model of

phyllosilicate dissolution: Structure and kinematics of etch pits formed on muscovite basal face. Geochimica et Cosmochimica Acta, v. 120, p. 545–560, 2013.

LADEWIG, K.; NIEBERT, M.; XU, Z.P; GRAY, P.P.; LU, G.Q.M. Controlled preparation of layered double hydroxide nanoparticles and their application as gene delivery vehicles. Applied Clay Science, v.48, p.280–289, 2010.

LAZARIDES, N. K. Sorption Removal of Anions and Cations in Single Batch Systems by Uncalcined and Calcined Mg-Al-CO3 Hydrotalcite. Water, Air, Soil Pollution, v.146, p. 127 - 139, 2003.

LEE, W. F.; CHEN, Y. C. Effect of bentonite on the physical properties and drugrelease behavior of poly (AA-co-PEGMEA)/bentonite nanocomposite hydrogels for

mucoadhesive. Journal of Applied Polymer Science, v. 91, p. 2934-2941, 2004. LEME, D. M.; MARIN-MORALES, M. A. Allium cepa test in environmental

Documentos relacionados