• Nenhum resultado encontrado

6.2 Resultados e testes do Atuador

6.2.2 Teste de integração

A previsão de cenários do utilizador permite estimar a duração da bateria da janela bem como o comportamento do mesmo quando se encontra no mercado ou nas mãos dos utilizadores. Foi portanto definido um cenário para estimar a duração da bateria da janela, bem como avaliar o comportamento dos equipamentos ZC e janela do Climawin.

O cenário de teste consiste em três diferentes dispositivos Enocean a comuni- car entre si, sendo que apenas dois deles fazem parte do Climawin, não excluindo a possibilidade de desenvolver uma versão compatível com o terceiro. Os compo- nentes Climawin são um ZC escravo com uma janela aprendida pelo mesmo. O restante é uma pen USB300 Enocean ligada a um computador com SO Linux a correr uma aplicação com a biblioteca “EOLink” como principal suporte.

De 30 em 30 minutos o ZC recebe um telegrama proveniente da pen e es- truturado segundo o perfil da janela para esta mover a persiana para a posição máxima ou mínima. A janela tem também as devidas funcionalidades ativadas, isto é, efetua a leitura de sensores para calcular o cenário das válvulas e move as mesmas. A leitura dos valores dos sensores e o cálculo do cenário das válvulas é efetuado de 90 em 90 minutos e o período de controlo das válvulas é de 30 minutos. Este período de controlo da abertura ou fecho das válvulas serve para, em alguns

6.2. Resultados e testes do Atuador

cenários, comutar a posição das mesmas de forma a regular a entrada e saída do ar frequentemente. Como as persianas estão constantemente a ser movidas através de ordens provenientes do PC, o resultado do algoritmo para mover persianas não tem qualquer influência.

Este cenário antevê uma utilização frequente e constante por parte do uti- lizador e permite estimar a duração da bateria. Diferentes testes concluem uma duração da bateria, com a janela em funcionamento normal, isto é, a desempenhar todas as funções, de cerca de 10 dias e 10 horas. Em poupança de energia a janela faz todas as suas funcionalidades com a exceção do movimento da persiana, pois a prioridade é comutar as válvulas tendo em conta o cenário calculado através de sensores. Este modo de poupança de energia é ativado quando a bateria está muito baixa, abaixo de 4% de carga. Neste teste em específico, a janela continuou a comutar as válvulas e a enviar dados para o ZC, através dos telegramas de “up- date”, durante mais 3 dias e 18 horas até finalmente ficar sem energia para fazer qualquer função. Gráficos que ilustram os resultados deste teste no anexo A.

Em suma, estes testes permitiram avaliar de forma positiva o desempenho do atuador, pois durante os testes a estes cenários o módulo de atuação correspondeu corretamente às expectativas e desempenhou a sua função sem comprometer o correto funcionamento tanto da persiana como das válvulas.

Por outro lado, no que diz respeito ao ZC, a nova funcionalidade que con- sistia em criar novas mensagens para a janela Climawin está testada e aprovada aquando do sucesso destes testes. Isto porque o comando para mover a janela para a posição mínima e máxima, por exemplo, é um novo comando que na versão an- terior não estava implementado e que o ZC não tinha capacidade de reencaminhar para a janela através da mailbox do “Smart-Ack”. Neste teste em específico foi referido um ZC escravo que recebia telegramas do PC através de uma pen USB300 Enocean. Quer isto dizer que o ZC cria as mensagens de correio através de tele- gramas provenientes do PC, e indiretamente, da cloud. Portanto, além do desenho da arquitetura Climawin que está demonstrada na figura 3.1 é também possível desenvolver uma instalação em que não existe qualquer ZC mestre, sendo que o papel de gateway entre a cloud e o Climawin pode ser desempenhado apenas pelo PC, ou Raspberry Pi, com a pen USB300 em vez de o PC com o ZC mestre.

Não obstante, foi também efetuado um teste com um ZC mestre apenas, ligado ao PC, a controlar uma janela. Os resultados foram semelhantes aos do teste anterior pois do ponto de vista da janela a ligação Climawin - PC é indiferente. A

única diferença é que o ZC neste caso recebe ordens da ligação série sobre forma de pacotes ESP para posteriormente criar mensagens para a janela.

Conclusão

Neste capítulo serão apresentadas as conclusões resultantes do desenvolvi- mento da dissertação bem como algumas propostas para expandir e melhorar o produto.

7.1

Conclusão

O Climawin Demo tinha como principais métricas melhorar a consistência do produto bem como preparar o sistema para a ligação à cloud. A adaptação do controlador central, o ZC, foi um ponto essencial para fazer esta ligação à rede. É então possível instalar diferentes ZCs remotos, ou escravos. Esta nova carac- terística permite a expansão da instalação, tanto em termos espaciais, bem como em quantidade de end-devices ou janelas. No entanto, a principal implementação no que diz respeito ao controlador central é a capacidade de enviar informação de toda a rede de end-devices e os respetivos controladores para o seu controlador, o gateway, aquando de um pedido do mesmo. Esta nova implementação é essencial para o utilizador ter um mapa de todos os dispositivos instalados nas habitações que lhe dizem respeito. Estão então fornecidas as bases para desenvolver aplicações para o end-user desfrutar do seu produto simples e confortavelmente.

No que concerne a janela, as modificações e melhorias fornecem um end- device, que é essencialmente o cerne de todos os sistemas de domótica, melhor e mais consistente. Em conjunto com as alterações efetuadas no ZC, no que diz respeito à criação de novas mensagens para a janela, e também no módulo de controlo da mesma, a nova atuação permite uma maior gama de controlos por