• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Métodos e Modelos de avaliação de usabilidade para Apoio ao processo de

3.4 Teste de usabilidade

3.4.1 Descrição do método

O Teste de usabilidade é um método empírico de avaliação de usabilidade que pode ser realizado em laboratórios especializados ou no próprio local onde o software será utilizado. Nesse método, os avaliadores de usabilidade observam os participantes durante a execução de tarefas pré-determinadas pelos primeiros, onde possíveis parâmetros observados são: tempo de execução das tarefas, número de erros cometidos pelos usuários, porcentagem de usuários que terminaram a tarefa entre outros parâmetros. O Teste de usabilidade tem como principal objetivo, a avaliação quantitativa de métricas de usabilidade (listadas anteriormente), através da atribuição a cada uma dessas métricas de limites máximos, mínimos e almejados e da observação direta do usuário a fim de obter medidas quantificáveis das métricas selecionadas. O Teste de usabilidade contém atividades como: determinação dos objetivos (quais métricas serão observadas), usuários e avaliadores; geração do material a ser utilizado; preocupações éticas; adequação do ambiente onde o teste será realizado; análise dos dados coletados e relato dos resultados obtidos. Uma atividade extremamente importante é o relato dos resultados obtidos pelo do Teste de usabilidade. Para tal, muitos esforços têm sido feitos no sentido de padronizar um relatório do Teste de usabilidade. O CIF (Common Industry Format), padronizado pela ANSI (CIF, 2001) é um padrão estabelecido em 2001 para o relato das informações obtidas pelo Teste de usabilidade e consiste em um formato de relatório elaborado por instituições de pesquisa internacionais em conjunto com grandes empresas multinacionais (Boeing, Cisco, entre outras) com o objetivo de padronizar e formalizar os resultados obtidos pelo Teste de usabilidade e, além disso, providenciar um modo no qual os testes realizados possam ser repetidos e os resultados comprovados.

3.4.2 Potencialidades

O Teste de usabilidade é realizado através da observação dos usuários representativos durante a execução da tarefa, o que é uma importante característica, pois a proximidade entre o avaliador e o usuário durante as sessões de teste estabelece um importante canal de comunicação entre essas pessoas a fim de detectar e corrigir problemas de usabilidade existentes em uma interface através da interação entre o usuário e o avaliador. Caso os participantes do teste sejam uma amostra de usuários representativos, logo os resultados obtidos reproduzirão eficazmente a realidade. Portanto, a aplicação do Teste de usabilidade em um processo de planejamento é interessante para observar confiavelmente as métricas de usabilidade escolhidas para a observação do software em questão.

Com o Teste de usabilidade pode-se utilizar diversas técnicas de registro de informações como: gravação em vídeo, áudio e anotações dos observadores. Essa característica faz com que esse método seja rico em informações e ainda, tais informações são bastante próximas da realidade, ou seja, não contém um grau de subjetividade devido à opinião dos avaliadores uma vez que o que é analisado corresponde em exemplos práticos e não simulações ou suposições (como nos casos da avaliação Heurística e Passeio Cognitivo).

Além de medidas qualitativas (como comportamento dos usuários face uma determinada situação, por exemplo), medidas quantitativas confiáveis, como tempo médio de execução de tarefas, número de erros cometidos, entre outras, são obtidas para análise. Essas medidas podem ser utilizadas para estimar a qualidade técnica de um software através do cálculo do coeficiente de qualidade técnica do software dado pela fórmula proposta em (Sneed, 1995).

3.4.3 Limitações

Esse método de avaliação de usabilidade pode ter um custo muito alto uma vez que usuários devem ser alocados em um determinado período de tempo para a aplicação do teste.

Além disso, os testes podem ocorrer em laboratórios especializados ou nos locais que o software será ou está implantado. Esse fato também encarece esse método tornando-o uma opção mais cara do que os métodos que não necessitam da participação dos usuários, como a avaliação Heurística e o Percurso Cognitivo.

3.4.4 Análise crítica do método no contexto do planejamento de

reengenharia

O Teste de usabilidade pode ser utilizado dentro do processo de planejamento de reengenharia nas seguintes atividades:

x Análise da qualidade técnica do software; x Cálculo da qualidade técnica do software;

x Priorização da reengenharia dos módulos do software.

A tabela-3.3, abaixo, apresenta a aplicabilidade do Teste de usabilidade no planejamento da reengenharia, de acordo com as potencialidades e limitações do método.

Tabela 3-3: Análise da aplicabilidade do Teste de usabilidade com base em suas potencialidades e limitações. Aplicabilidade no planejamento da reengenharia Potencialidades Limitações Análise da qualidade técnica do software. - Quantificação de métricas de usabilidade relevantes à reengenharia. - Confiabilidade dos valores das métricas quantificadas.

- Custo de aplicação do método.

Cálculo da

qualidade técnica do software

- Através das métricas de usabilidade quantificadas é possível determinar limites inferiores e superiores das métricas com o objetivo de calcular o coeficiente da qualidade técnica das métricas de usabilidade do software.

- Custo de aplicação do método.

Priorização da reengenharia dos módulos.

- Através do coeficiente de qualidade técnica obtido através das métricas de usabilidade obtidas pelo Teste de usabilidade é possível priorizar a reengenharia dos módulos do software.

- Custo de aplicação do método.

Com base na tabela 3.3, constata-se que o Teste de usabilidade pode ser aplicado na atividade de análise da qualidade técnica do software, pois esse método produz resultados confiáveis das métricas de usabilidade observados durante o teste. Com essas métricas é possível analisar a qualidade técnica do software comparando os valores encontrados com valores previamente determinados como básicos para comparação.

Além dessa atividade do processo de planejamento da reengenharia, o Teste de usabilidade também suporta a atividade do Cálculo da qualidade técnica do software, também através da quantificação das métricas de usabilidade.

E, por fim, o Teste de usabilidade suporta a atividade de Priorização da reengenharia dos módulos já que esta é feita a partir do coeficiente da qualidade técnica do software produzido. Nota-se ainda, pela Tabela-3.3 que um fator limitante desse método durante o processo de reengenharia é o seu alto custo de aplicação devido a necessidade da participação dos usuários e também da necessidade de local apropriado para os testes. Porém, os resultados obtidos, a

precisão dos valores das métricas e a possibilidade dos observadores entrarem em contato com os usuários são motivos pelos quais devem ser levados em consideração durante a escolha desse método para fazer parte do processo de planejamento da reengenharia de um software.