• Nenhum resultado encontrado

Testes e Resultados

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (páginas 35-42)

Com o aplicativo e o web service funcionais, criou-se um app beta para que usuá- rios reais pudessem testá-lo. Desta forma, seria possível veriĄcar se ocorreriam falhas na utilização do aplicativo. Para isso, foi criado um questionário com as seguintes perguntas:

1. Qual a sua versão do Android?

• Android 4.0 - Ice Cream Sandwich • Android 4.1/4.2/4.3 - Jelly Bean • Android 4.4 - KitKat

• Android 5.0/5.1 - Lollipop • Android 6.0 - Marshmallow • Outra

2. Qual o tamanho da tela do seu smartphone? • 4 polegadas ou menor

• 4,5 polegadas • 5 polegadas

• 5,5 polegadas ou maior

3. Em alguma tela a informação não aparece completamente?

4. Ao executar alguma ação (mudar a ordenação dos postos na lista, cadastrar um posto, dentre outras) o aplicativo fecha inesperadamente?

5. Os dados apresentados são suĄcientes para o correto entendimento das informações? 6. Houve algum problema na localização por GPS?

7. As cores utilizadas no app são adequadas? 8. Como você se conecta a internet?

• 3G • 4G • WiĄ

Capítulo 3. Desenvolvimento 35 9. Considerando que sua conexão com a internet esteja funcionando corretamente,

alguma ação demora mais do que você gostaria? 10. Alguma ação não está funcionando como deveria?

Dos itens de 3 a 7, 9 e 10 as opções eram apenas sim ou não. Sendo que para os itens 3, 4, 9 e 10 os usuários (doze) poderiam especiĄcar qual foi o problema caso respondessem sim.

A Figura 17 apresenta as respostas para a pergunta: Qual a sua versão do An- droid? (item 1) Observa-se que grande parte dos usuários que realizaram os testes e que responderam o questionário utiliza uma versão mais antiga do Android, a 4.4 (uma vez que o Android já se encontra na versão 7). Mas na segunda colocação houve um empate entre uma versão mais atual, a 6.0, e a opção "outra", que englobará a versão 7.

4.1/4.2/4.3 4.4 5.0/5.1 6.0 Outra 0 1 2 3 4 Quantidade de aparelhos V ersão do Android Versão 4.1/4.2/4.3 4.4 5.0/5.1 6.0 Outra

Figura 17 Ű Versões do Android utilizadas pelos usuários do teste.

A Figura 18 apresenta as respostas para a pergunta: Ao executar alguma ação (mudar a ordenação dos postos na lista, cadastrar um posto, dentre outras) o aplicativo fecha inesperadamente? (item 4). 83, 33% dos usuários responderam que não, ou seja, a maioria deles não tiveram grandes problemas ao utilizaram o aplicativo. O fechamento inesperado de um app é um grande fator desmotivador para os usuários, o que infelizmente ocorreu para 16, 67% dos usuários que realizaram os testes.

A Figura 19 apresenta as respostas para a pergunta: Os dados apresentados são suĄcientes para o correto entendimento das informações? (item 5). 58, 33% dos usuários responderam que sim e 41, 67% responderam que não. Logo, para mais da metade dos usuários dos testes as informações que são apresentadas pelo app são suĄcientes para que eles consigam entendê-las.

Capítulo 3. Desenvolvimento 36 Não Sim 0.0 2.5 5.0 7.5 10.0 Quantidade Respostas Resposta Não Sim

Figura 18 Ű Respostas para: Ao executar alguma ação (mudar a ordenação dos postos na lista, cadastrar um posto, dentre outras) o aplicativo fecha inesperadamente?

Não Sim 0 2 4 6 Quantidade Respostas Resposta Não Sim

Figura 19 Ű Respostas sobre se os dados apresentados pelo aplicativo são suĄcientes. A Figura 20 apresentam as respostas para a pergunta: Como você se conecta a internet? (item 8). 5 (cinco) dos 12 (doze) usuários responderam que utilizam apenas o WiĄ para se conectar a Internet (41, 67%). Em segundo lugar temos 3G; 4G; WiĄ com 25%, em seguida aparecem 3G; WiĄ com 16, 67%, por Ąm 3G e 4G; WiĄ com 8, 33%.

3G 3G; 4G; Wifi 3G; Wifi 4G; Wifi Wifi 0 1 2 3 4 5 Quantidade Tipo de cone

xão com a inter

net Conexão 3G 3G; 4G; Wifi 3G; Wifi 4G; Wifi Wifi

Capítulo 3. Desenvolvimento 37 Esses testes foram realizados tanto com a versão 1.0 quanto com a versão 2.0 do aplicativo. A medida em que se evoluía no desenvolvimento do aplicativo e que as mudanças se mostravam satisfatórias em testes internos (Alfa), atualizava-se então o apk ao qual os usuários de teste tinham acesso.

Também foram realizados testes através de ferramentas disponibilizadas pelo pró- prio Google para desenvolvedores que publicam seus aplicativos na loja oĄcial de aplicati- vos para a plataforma Android. Ao publicar um aplicativo como sendo uma versão Alfa ou Beta, o desenvolvedor pode habilitar um mecanismo que realiza testes de forma automa- tizada, chamado Relatório de pré-lançamento, o qual pode ser habilitado ou desabilitado nas conĄgurações do Google Play Console da conta do desenvolvedor 3.

Tais testes foram realizados na versão mais recente do aplicativo (versão 2.2). A Figura 21 apresenta em quantos aparelhos foram realizados os testes, em quantos deles houve algum problema e em quantos não houve. Já a Figura 22 apresenta o resultado para o teste de segurança, no qual é possível observar que não foram encontradas vulne- rabilidades conhecidas no aplicativo.

Figura 21 Ű Resultados para os erros detectados no aplicativo MeuPosto em sua versão 2.2 (APK 4).

Figura 22 Ű Resultados sobre as falhas de segurança detectadas no aplicativo MeuPosto em sua versão 2.2 (APK 4).

3

Capítulo 3. Desenvolvimento 38 A Figura23apresenta as versões do Android que foram utilizadas para se realizar os teste automatizados do Google. Observa-se que foram realizados testes utilizando desde uma versão mais antiga do Android a 4.4 até a uma versão que ainda se encontra em

preview, ou seja que ainda está em fase de desenvolvimento (em Beta), o Android O.

Assim como nos testes realizados pelos usuários (Figura 17) grande parte dos testes foi realizada na versão 4.4. 4.4 5.0 5.1 6.0 7.1 O 0 2 4 6 Quantidade de aparelhos V ersão do Android Versão Android 4.4 Android 5.0 Android 5.1 Android 6.0 Android 7.1 Android O

Figura 23 Ű Versões do Android utilizadas nos testes realizados pelo relatório de pré- lançamento do Google Play Console.

A Figura24apresenta quais foram os modelos de aparelho utilizados para os testes. Observa-se que praticamente foi utilizado um modelo para cada teste, repetindo-se apenas os modelos Nexus 5 e Pixel, duas vezes cada um.

Galaxy Note3 Galaxy S6 Galaxy S7 Edge HTC One (M8) LG G3 Moto G (1st Gen) Moto G (2nd Gen) Moto X (2nd Gen) Nexus 5 Nexus 7 (2013) Nexus 9 Pixel 0.0 0.5 1.0 1.5 2.0 Quantidade de aparelhos Modelo Modelo Galaxy Note3 Galaxy S6 Galaxy S7 Edge HTC One (M8) LG G3 Moto G (1st Gen) Moto G (2nd Gen) Moto X (2nd Gen) Nexus 5 Nexus 7 (2013) Nexus 9 Pixel

Figura 24 Ű Modelos de aparelhos utilizados nos testes realizados pelo relatório de pré- lançamento do Google Play Console.

39

4 Conclusão

No decorrer deste projeto foi idealizado e implementado um aplicativo para a plataforma de dispositivos móveis Android para permitir aos seus usuários trocar infor- mações, de forma colaborativa, sobre preços e promoções em postos de combustível em uma determinada cidade ou região, além de informações sobre a qualidade dos postos. Nesse sentido, criou-se um sistema que conta com um aplicativo e um servidor os quais permitem formar uma rede colaborativa com dupla função: a de prover uma economia de custos para seus usuários e aumentar a Ąscalização dos postos de combustível.

AĄm de se testar a eĄcácia da aplicação, foi disponibilizada de forma livre e gra- tuita o apk (extensão para arquivos executáveis na plataforma Android) do aplicativo para qualquer pessoa que quisesse utilizar/testar o mesmo. Ao mesmo tempo disponibilizou-se um questionário para que se pudesse veriĄcar as constatações dos usuários. Também foi realizado um teste automatizado disponibilizado pelo Google ao se publicar um aplicativo na loja oĄcial Google Play/Play Store. Em ambos os testes os resultados foram satisfató- rios, uma vez que não foram constatadas grandes falhas, como o fechamento inesperado do aplicativo ou um possível travamento do aparelho. Nos testes de segurança do Google também não foram encontradas vulnerabilidades no aplicativo.

Para que o desenvolvimento deste projeto fosse possível fez necessário um conheci- mento multidisciplinar. Disciplinas como Lógica para Computação (GSI005), Estrutura de Dados (GSI006), Programação Orientada a Objetos 1 e 2 (GSI015, GSI020), Modelagem de Software (GSI025), Redes de Computadores (GSI023), Banco de Dados 1 e 2 (GSI016, GSI021) e Computação Móvel (GBC100) foram de suma importância para esse projeto. E proporcionaram o completo desenvolvimento do mesmo com resultados satisfatórios. Os conhecimentos adquiridos em tais disciplinas por si só já possibilitariam grande parte do desenvolvimento, cabendo apenas buscar alguns conhecimentos especíĄcos quanto ao uso de algumas bibliotecas e ou componentes mais especíĄcos utilizados pelo aplicativo.

Pretende-se continuar o desenvolvimento deste projeto a Ąm de se garantir uma experiência cada vez mais agradável para os usuários, além de se utilizar componentes e ou bibliotecas mais recentes que tornem o aplicativo mais rápido e eĄciente. Funcionalidades como uma nova forma de cadastro dos postos de combustível, novas formas de ordenação das listas das abas Home e Favoritos, e a utilização da API do próprio Google para fazer o cálculo da distância entre a atual localização do usuário e os postos de combustível, já estão sendo planejadas e logo deverão estar disponíveis para todos os usuários.

40

Referências

ANUÁRIO Estatístico 2015. 2016. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/?pg= 76798&m=anu%E1rio&t1=&t2=anu%E1rio&t3=&t4=&ar=0&ps=1&1460142202145>. Acesso em: 08 abr 2016. Citado na página 9.

APACHE. Apache Software Foundation. 2016. Disponível em: <http://www.apache.org/ foundation/>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 13.

APP, E. G. Easy Gas. 2016. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/ details?id=com.devnauts.easygas>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 14. COMBUSTÍVEIS, P. dos. Preço dos Combustíveis. 2016. Disponível em: <https: //play.google.com/store/apps/details?id=br.com.precodoscombustiveis.pdc>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 14.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO. Frota Nacional (Dezembro 2015). 2016. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/frota2015.htm>. Acesso em: 07 abr 2016. Citado na página 8.

DEVELOPERS, G. Tools Android Studio and SDK. 2016. Disponível em: <http: //developer.android.com/>. Acesso em: 11 abr 2016. Citado 3 vezes nas páginas 11, 12

e 20.

ECMA. Introdução ao JSON. 2017. Disponível em:<http://www.json.org/json-pt.html>. Acesso em: 07 Julho 2017. Citado na página 21.

GOOGLE. Android Open Source Project. 2016. Disponível em: <https://source.android. com/>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 13.

GOOGLE. Gson User Guide. 2017. Disponível em: <https://sites.google.com/site/gson/ gson-user-guide>. Acesso em: 04 Junho 2017. Citado na página 33.

GOOGLE. Material Design para Android. 2017. Disponível em: <https://developer. android.com/design/material/index.html?hl=pt-br>. Acesso em: 07 Julho 2017. Citado na página 16.

GROUP, T. P. Documentation. 2016. Disponível em: <http://php.net/docs.php>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado 2 vezes nas páginas 14 e21.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e

à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. 2016. Disponível em:

<http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93373.pdf>. Acesso em: 07 abr 2016. Citado 2 vezes nas páginas 7 e8.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção

da população do Brasil e das Unidades da Federação. 2016. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/>. Acesso em: 07 abr 2016. Citado na página 8.

Referências 41 INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Comunicado Ipea 2013. 2016. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/index.php?option=com_content& view=article&id=20330&catid=161>. Acesso em: 08 abr 2016. Citado na página 8. JETBRAINS. IntelliJ IDEA. 2017. Disponível em:<https://www.jetbrains.com/idea/>. Acesso em: 12 abr 2017. Citado na página 20.

LABS, T. Posto de Gasolina. 2016. Disponível em: <https://play.google.com/store/ apps/details?id=com.teuĆabs.postodegasolina>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 14.

LANGUAG, U. M. UML Use Case Diagrams. 2017. Disponível em: <http:

//www.uml-diagrams.org/use-case-diagrams.html>. Acesso em: 03 Junho 2017. Citado na página 21.

LECHETA, R. R. Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android

SDK. 4. ed. São Paulo, SP, BR: NOVATEC, 2009. Citado 2 vezes nas páginas 13e 14. LINUX KERNEL ORGANIZATION. The Linux Kernel Archives. 2016. Disponível em:

<https://www.kernel.org/>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 13. OPEN HANSET ALLIANCE. Open Hanset Alliance. 2016. OHA. Disponível em:

<http://www.openhandsetalliance.com/oha_members.html>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 13.

ORACLE. Java. 2016. Disponível em: <https://www.java.com>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado na página 14.

ORACLE. Why MySQL. 2016. Disponível em: <https://www.mysql.com/why-mysql/ #pt-0-0>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado 2 vezes nas páginas14 e21.

ORACLE. Java Documentation. 2017. Disponível em: <https://docs.oracle.com/en/ java/>. Acesso em: 12 abril 2017. Citado na página 20.

ORACLE. What is MySQL. 2017. Disponível em: <https://dev.mysql.com/doc/refman/ 5.7/en/what-is-mysql.html>. Acesso em: 12 abril 2017. Citado na página 21.

SOUZA, J. G. d. M.; POMPERMAYER, F. M. Variações no preço do etanol em comparação ao preço da gasolina: uma análise da resposta do consumidor. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2015. Citado na página 8.

SQUARE, I. Retrofit. 2017. Disponível em: <http://square.github.io/retroĄt/>. Acesso em: 04 Junho 2017. Citado na página 33.

TECHNOLOGIES, M. S. S. for I. Mobile/Tablet Operating System Market Share. 2017. NET APPLICATIONS. Disponível em: <http://www.netmarketshare.com/ operating-system-market-share.aspx?qprid=8&qpcustomd=1>. Acesso em: 12 abr 2017. Citado 2 vezes nas páginas 2 e 7.

W3C. Extensible Markup Language (XML). 2017. Disponível em: <https://www.w3. org/TR/REC-xml/#sec-intro>. Acesso em: 12 abril 2017. Citado na página 20. WOZ, S. What is sql. 2016. Disponível em: <http://sqlwoz.com/what-is-sql/>. Acesso em: 12 maio 2016. Citado 2 vezes nas páginas 14e 21.

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (páginas 35-42)

Documentos relacionados