• Nenhum resultado encontrado

3.2 Fase II Metodologia para reúso

3.2.2 Testes em escala real

3.2.2.1 Projeto

Para a realização dos testes, foram instalados dois reservatórios, que totalizam 8 m3 a uma altura de 3,5 metros, com o objetivo de se obter uma pressão satisfatória nas máquinas. As máquinas foram adaptadas com uma entrada de 100 mm, ligada à tubulação anterior, para que pudessem ser abastecidas com água de produção e água de reúso.

A tubulação de reúso foi pintada em azul para ser diferenciada da tubulação branca existente. Uma bomba centrífuga foi instalada na elevatória final da ETE, para ser acionada manualmente quando necessário água de reúso nas máquinas, enviando água para os reservatórios. Durante o bombeamento e realização dos testes uma bóia conectada a bomba foi instalada com o objetivo de evitar a redução de nível nos reservatórios e perda de pressão.

Cada repetição dos testes nesta etapa empregou uma média de 70 Kg de peças jeans por máquina processada, sendo chamada pelos operadores de “maquinada”. As máquinas utilizadas nesta fase são semelhantes às pilotos (Figura 22) utilizadas anteriormente, e as capacidades destas variam de 100 Kg a 250kg de peças (Figura 23).

Figura 22. Máquina piloto. Figura 23. Tipo de máquina utilizada para reúso.

No início da pesquisa, os operadores da lavanderia foram instruídos sobre a importância do tratamento dos efluentes da empresa e do seu reúso. Realizaram visitas técnicas a ETE e ao laboratório, acompanhando o descarte dos efluentes, o sistema de tratamento, o controle e monitoramento, e a proposta de reúso pretendida. O treinamento buscou agregar as opiniões dos funcionários e realizar a consequente integração ao projeto, para que houvesse o sentimento de participação e responsabilidade conjunta.

3.2.2.2 Testes preliminares

Considerando que os testes seriam realizados com peças confeccionadas, qualquer alteração geraria a necessidade de reprocesso das peças, com aumento de custo na produção, multas por atraso na entrega, e possível perda da venda por incapacidade de reprocesso ou cancelamento do pedido por não cumprimento de prazos. Com os riscos extremamente elevados nesta fase, foi necessário o desenvolvimento de um teste preliminar.

Os testes preliminares objetivaram avaliar se a bandeira-reúso produzida nos testes em escala piloto pode ser utilizada como parâmetro para a produção em escala real. As bandeiras deveriam retratar as lavagens em escala real.

O maior número de peças, peso e o maior volume de água poderiam gerar efeitos diferentes dos evidenciados em escala piloto. Lavagens processadas pela primeira vez na lavanderia em escala produtiva, além de aplicadas em bandeiras, passavam por um primeiro processamento inferior a 35 kg para possíveis ajustes de receita, não arriscando todo o gradeamento (equivalente a 70 kg de denim).

Esta etapa simulou o controle de novas receitas que apresentavam sequência diferente de processos e concentrações de produtos que eram usualmente processadas aplicando em escala real as lavagens selecionadas. As peças foram avaliadas conforme metodologia aplicada nos testes piloto e considerou os mesmos parâmetros. As peças foram comparadas a bandeira-reúso produzida nos testes em escala piloto.

Os testes com água de reúso foram realizados nas lavagens Dirty Wash selecionadas nos testes piloto e testadas nas peças confeccionadas em escala real

com aproximadamente 35 kg de peças. Através das análises entre as peças e as bandeiras, seriam identificadas as possíveis alterações na lavagem ou divergências na qualidade da peça de uma forma geral, considerando também qualquer interferência nas costuras ou no denim.

3.2.2.3 Testes em produção

Esta etapa tem por objetivo determinar em escala real os processos passíveis de reúso. A programação das lavagens foi iniciada em março de 2007 com o objetivo iniciar a interação dos setores. O planejamento mensal da lavanderia com as receitas das lavagens a serem processadas e o número de maquinadas foi elaborado e atualizado diariamente pelo laboratório para o planejamento dos testes e maior controle do efluente final.

Como os testes em escala piloto foram realizados em receitas base com poucas variações e repetições, os testes em escala real foram antecedidos pela realização de uma bandeira-reúso visando avaliar a possibilidade de reúso para a receita gerada.

No momento da produção das bandeiras-padrão foram produzidas paralelamente, pelo designer têxtil, as bandeiras-reúso, que foram utilizadas para avaliar a possibilidade do processo em escala real, através de análises comparativas visuais entre bandeiras, seguindo a metodologia dos testes piloto de reúso.

As receitas provenientes dos pedidos de lavagens foram selecionadas para fazer parte deste estudo conforme disponibilidade do designe têxtil para processamento das bandeiras e avaliação. Primeiramente avaliou-se a bandeira-reúso e esta foi comparada a bandeira-padrão. Com a avaliação e posterior aprovação da lavagem na bandeira, a receita era liberada para o teste em escala real. O pedido proveniente da receita liberada poderia ou não ser totalmente processado com água da ETE, a depender da disponibilidade das máquinas de reúso.

As máquinas adaptadas foram utilizadas para atender a demanda da empresa e poderiam não estar disponíveis no momento necessário para o processamento. Por se tratar de testes, não foi considerada a adaptação imediata de todas as máquinas para evitar custos adicionais a esta pesquisa.

Ao fim de cada processo com água de reúso, as peças foram submetidas a uma pré- avaliação dos técnicos têxteis buscando identificar peças com problemas e possíveis diferenciações quanto à qualidade. Após as lavagens, as peças foram avaliadas conforme metodologia aplicada aos testes piloto e, em seguida, entraram no fluxo produtivo da empresa juntamente com as processadas com água da produção, para passar pela avaliação de qualidade final.

Esta etapa da pesquisa ocorreu de Agosto de 2007 a Maio de 2008. Foram realizadas 556 repetições, entre lavagens completas e etapas de lavagens, equivalentes a aproximadamente 38 toneladas de jeans processados. Nesta etapa, buscou-se abranger o maior número de receitas e repetições possíveis.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Documentos relacionados