• Nenhum resultado encontrado

TÓPICO 3 – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

4.1 TEXTOS

Os textos são recursos interessantes para a avalição de várias habilidades, produção em Libras, capacidade de tradução, sintaxe da Libras, vocabulário. Procure utilizar textos interessantes que chamem a atenção do estudante e que seja prazerosa a atividade de avaliação. Algumas opções são textos relacionados à cultura surda, charges, tirinhas, narrativas de pessoas surdas, histórias. Veja exemplos a seguir:

FIGURA 54 – TIRINHAS

FONTE: <http://3.bp.blogspot.com/-c1oB1kEqi74/UBwZ1CL_z_I/AAAAAAAAGq0/Sse88vcFg1c/ s1600/deaf-guy.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018

UNIDADE 2 | ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS COMO L2

FIGURA 55 – HISTÓRIA A ÁRVORE SURDA

FONTE: <https://image.slidesharecdn.com/livro-101210071232-phpapp02/95/livro-a-rvore- surda-1-728.jpg?cb=1291965851>. Acesso em: 20 set. 2018.

FIGURA 56 – LITERATURA SURDA

FONTE: <https://www.fasdapsicanalise.com.br/content/uploads/2016/04/cinderela-surda1.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018.

4.2 VÍDEOS

O uso de vídeos na avaliação, conforme já foi sinalizado, é um recurso muito importante para o registro da avaliação, mas também pode ser utilizado como o próprio recurso que viabiliza a avaliação, através de pequenas narrativas em Libras, para avaliar a compreensão, reprodução de sinais, interpretação. Outra possibilidade é o uso de mídias, como propagandas, por exemplo, para a

TÓPICO 3 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO L2

FIGURA 57 – PROPAGANDA

FONTE: <https://i.ytimg.com/vi/NPtCTmSDCPU/maxresdefault.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018.

FIGURA 58 – ESTÚDIO PARA GRAVAÇÃO DE VÍDEOS EM LIBRAS

FONTE: <https://www2.ufmg.br/var/storage/imagensdoconhecimento/images/imagens/areas/ linguistica-letras-e-artes/libras-cristiana-klimsa/imagem-6-cristiana-klimsa/9427-1-por-BR/

Imagem-6-Cristiana-Klimsa.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018

4.3 OBJETOS E IMAGENS

Objetos e imagens constituem não só excelentes recursos de ensino de Libras, mas podem ser muito bem empregados para avaliar os conhecimentos dos estudantes. Veja o que Wilcox e Wilcox (2005) descrevem sobre o emprego

UNIDADE 2 | ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS COMO L2

Um programa em ASL requer a mesma grande coleção de fotos e objetos que encontramos em qualquer programa de aprendizagem de uma segunda língua falada: retratos de objetos e de ações; figuras com sequência narrativa; brinquedos de montar para crianças (usados para o ensino de classificadores de tamanho e forma); peças de construção de diversas formas e cores; casas de boneca e móveis; objetos representando animais e pessoas; carrinhos de brinquedo; mapas de países e áreas geográficas locais, etc. Os objetos e figuras trazem meios não-linguísticos de compreensão e encorajam o uso da linguagem “aqui e agora”. Figuras usadas regularmente podem ser plastificadas para proteção. Transparências podem ser utilizadas para apresentar vocabulário novo (WILCOX; WILCOX, 2005, p. 163).

Algumas possibilidades para o uso de imagens e objetos na avaliação são: descrição de imagens (conteúdos a serem avaliados: classificador, expressões, localização), uso de teatro (conteúdos a serem avaliados: produção de narrativas, expressão facial), uso de objetos: apresentar o sinal correspondente, descrevê-lo, formar uma sentença com o objeto, ou incluí-lo em uma dramatização de cenas do cotidiano (conteúdos a serem avaliados: produção de narrativas, compreensão de uso de classificadores, expressão facial, uso de verbos, aspectos morfológicos, quantificação, componentes não manuais).

TÓPICO 3 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO L2

FIGURA 60 – OBJETOS

FONTE: <https://image.freepik.com/vetores-gratis/objetos-de-acessorios-conjunto-de- ilustracao-de-desenho-animado_11460-3006.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018.

FIGURA 61 – ANIMAIS

FONTE: <https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSq0wHO46iiTYMYeJZRdL- TVvt2RtBJ77iCATGKqaUlNGfE4PNq6iw>. Acesso em: 20 set. 2018.

UNIDADE 2 | ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS COMO L2

FIGURA 63 – MATERIAL ESCOLAR

FONTE: <http://www.digitei.com/wp-content/uploads/material-escolar-2011-2012.jpg>. Acesso em: 20 set. 2018.

DICAS

Acesse o livro Os desafios da escola Pública Paranaense na perspectiva do professor de PDE: produções didático-pedagógicas. Este material mostra oficinas de como ensinar Libras para ouvintes.

Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ edespecial_uenp_mariaozanatondinelli.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

TÓPICO 3 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO L2

LEITURA COMPLEMENTAR

LIBRAS EM CONTEXTO: CURSO BÁSICO LIVRO DO PROFESSOR

Tanya A. Felipe Myrna S. Monteiro

Pré-requisitos para um professor de Libras

Como os instrutores de Libras atualmente, na sua maioria, ainda não têm uma formação acadêmica para serem professores de língua, este material foi elaborado para aquele que fizer um Curso de Metodologia para o Ensino de Libras, que vem sendo oferecido pelo CELES da FENEIS, através de curso em programas nacionais do MEC-SEESP, executados pela FENEIS.

Portanto, serão exigidos do professor, os seguintes pré-requisitos: 1. Domínio pleno da língua de sinais brasileira;

2. Domínio razoável da língua portuguesa, já que todas as orientações metodológicas estão escritas e precisarão ser bem compreendidas para se ter resultados satisfatórios;

3. O instrutor precisará ter concluído o Ensino Médio;

4. Conhecimento sobre pesquisas da língua de sinais brasileira e de aspectos culturais, atividades sociais, problemas políticos e educacionais das comunidades surdas;

5. Conhecimento de como ensinar uma língua; 6. Habilidade para planejar e avaliar;

7. Ter sensibilidade para perceber as necessidades dos alunos.

Princípios gerais para o professor

Ensinar uma língua de sinais para ouvintes é tarefa difícil, por isso, certos princípios podem ser seguidos para melhor ensino-aprendizado:

a) Desperte em seus alunos a segurança em si mesmos, reduzindo, ao máximo, as correções, quando estes estiverem tentando se comunicar;

b) Quando for fazer uma atividade individual, solicite, primeiro, aos alunos mais desinibidos ou aos que estão demonstrando ter compreendido melhor a atividade;

c) Estimule sempre a produção dos alunos, incentivando o uso da Libras em todas as situações mesmo fora de sala de aula;

d) Faça sempre atividades que exercitem a visão;

e) Nunca fale português junto com a Libras porque como estas línguas são de modalidades diferentes, uma pode interferir negativamente sobre a outra, já

UNIDADE 2 | ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS COMO L2

f) Faça o aluno perceber que não deve anotar as aulas porque isso desvia a atenção visual. A revisão das aulas em casa poderá ser feita através do Livro do Estudante e do DVD que acompanha esse livro;

g) Não faça o aluno repetir apenas suas frases ou memorizar listas de palavras, coloque-o sempre em uma situação comunicativa na qual ele precisará usar um sinal ou uma frase. A tarefa do instrutor de língua é habilitar o aluno a ser um bom usuário, isto é, a usar a língua que está aprendendo, para poder se comunicar;

h) Incentive seus alunos a participarem de atividades socioculturais realizadas nas comunidades surdas para que possam se comunicar em língua de sinais brasileira.

Parceria: FENEIS-MEC/SEESP/FNDE

FONTE: <http://www.faseh.edu.br/biblioteca_/arquivos/acervo_digital/Libras_em_contexto_Livro_ do_Professor.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

RESUMO DO TÓPICO 3

Neste tópico, você aprendeu que:

• O processo de avaliação de ensino e aprendizagem da Libras deve ser dinâmico e pode utilizar diferentes estratégias: vídeo, tirinhas, jogos, etc. Que este processo é continuo e deve estar em acordo com a abordagem de ensino e os objetivos propostos para a aula.

• Existem três questões sinalizadas no contexto de ensino de ASL, anunciadas pelos autores.

o A primeira é que existem já pesquisas e discussões sobre a avaliação de Libras como segunda língua.

o A segunda é a importância de o professor ter muito claro quais são as habilidades e os critérios que serão utilizados na avaliação.

o A terceira é a possibilidade de utilizar os testes simples e integrados, que analisam uma habilidade em específico ou várias habilidades em relação uma com a outra.

• Há diversas estratégias de avaliação, principalmente no que se refere ao alinhamento da avaliação com a abordagem de ensino e os aspectos metodológicos, por meio de recursos tais como: textos, vídeos, imagens e objetos.

• Os textos são recursos interessantes para a avaliação de várias habilidades, produção em Libras, capacidade de tradução, sintaxe da Libras, vocabulário. • O uso de vídeos é um recurso muito importante para o registro da avaliação,

mas também pode ser utilizado como o próprio recurso que viabiliza a avaliação.

• O uso de objetos e imagens constitui não só excelentes recursos de ensino de Libras, mas podem ser muito bem empregados para avaliar os conhecimentos dos estudantes.

1 Neste tópico aprendemos sobre estratégias de avaliação em língua de sinais, tomando como referência os pressupostos dos autores americanos Wilcox e Wilcox (2005). Considerando as leituras realizadas, assinale a alternativa INCORRETA:

a) ( ) Ao elaborar a avaliação, o professor precisa definir quais os critérios que serão avaliados nos estudantes, de modo que o recurso utilizado seja coerente. Um exemplo: se o professor for avaliar a produção de sentenças em Libras, não é adequado realizar um questionário sobre sinais. Uma avaliação mais coerente com tal habilidade seria a gravação de um vídeo, ou apresentação de um diálogo.

b) ( ) Wilcox e Wilcox apontam como possibilidade de avaliação da língua de sinais o uso de testes simples, que avaliam uma habilidade ou os testes integrados, que avaliam mais de uma habilidade. Sendo que os testes integrados implicam o uso mais natural da língua.

c) ( ) O uso do vídeo como recurso de avaliação da língua de sinais permite uma avaliação mais criteriosa das habilidades e aprendizagens dos estudantes.

d) ( ) As avaliações devem estar articuladas com os objetivos traçados e a abordagem utilizada pelo docente. Não há necessidade de considerar o perfil dos estudantes ao escolher quais tipos de avaliação serão empregados.

2 Neste tópico vimos que alguns instrumentos configuram recursos interessantes para avaliação da língua de sinais. Escolha dois dos recursos apresentados a seguir e descreva como você os utilizaria para realizar a avaliação. Não esqueça de contextualizar que grupo, tema de aula e abordagem você utilizaria em sua aula.

FONTE: <https://www.google.com.br/search?q=tirinhas+de+libras&tbm=isch&tbo=u&- source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwicrqGIk9neAhVFEZAKHdVYBNIQsAR6BAgAEAE&-

biw=1366&bih=577#imgrc=c0Y2nIxLqlVixM>. Acesso em: 26 nov. 2018. Tirinhas

Vídeo

UNIDADE 3

Documentos relacionados