• Nenhum resultado encontrado

Utiliza-se a classificação do tipo de pesquisa, realizada com base na taxonomia definida segundo dois critérios básicos (VERGARA, 2013), quais sejam, quanto aos fins e quanto aos meios. A seguir, estão relacionadas aquelas pesquisas que se pretende aplicar neste estudo.

A pesquisa tem uma apresentação exploratória, tendo em vista que este estudo tem como objetivo analisar os conteúdos dos relatórios de auditorias das ações investigativas de controle interno do governo federal brasileiro, realizadas pela CGU, por intermédio das demandas externas. Suas análises podem esclarecer o comportamento da accountability vertical configurada na participação popular.

Nos meios de investigação, foi realizada a pesquisa nas diversas fontes bibliográficas contidas em livros, revistas, paginas da internet dos órgãos de controle, em especial da CGU e outros meios virtuais, para verificação a atualização dos conceitos basilares do referencial teórico.

A investigação documental traduziu o principal conteúdo de obtenção e estudo dos dados da pesquisa, pois os dados estão disponíveis na página da internet da CGU, sendo acessíveis.

Os relatórios das ações investigativas do tipo demandas externas foram as fontes primárias das informações. Assim estes foram analisados para a verificação dos resultados e sendo verificados do emprego do controle social como instrumento da accountability vertical, sua eficácia como ferramenta de desenvolvimento do controle social fundado na participação popular e como meios capazes de subsidiar e garantir a fiscalização da gestão pública responsável, conforme foram detalhados nos objetivos desse trabalho.

67 3.2 Universo e amostra

A CGU no rol de suas missões institucionais promovem inúmeras ações de controle interno, os principais processos de verificação da execução de programas de governo, para comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto a aplicação correta dos recursos federais, destinados nas políticas públicas a União, estados e Municípios.

Dentre os diversos tipos de controle estão às ações investigativas, em geral são destinadas a fiscalizar casos de corrupção, constituindo em trabalhos especiais com procedimentos e instrumentalização especifica. Nessas ações de controle interno estão três modalidades de ações investigativas:

1) Auditorias especiais – são de iniciativa da própria CGU, portanto não apresentam a accountability vertical como iniciativa;

2) Operações especiais - são ações de grande impacto e repercussão realizadas em conjunto com a polícia federal e ministério público federal;

3) Demandas externas – são as mais corriqueiras e comumente utilizadas pela CGU, para atendimento de denúncias, pedidos de informação, requisições de ações de controle efetuadas pela população e por grupos sociais, mídia e outras esferas de governos, a accountability vertical é maior neste tipo de fiscalização.

As amostras escolhida será a disponível nos relatório de demandas externas do ano de 2013 constantes no endereço eletrônico da CGU, sendo verificados os principais motivos geradores, de onde foram iniciados os pedidos e quais principais fatos encontrados, os valores e os programas governamentais.

A escolha de 2013 recaiu sobre a acessibilidade completa dos dados, os quais podiam ser totalmente analisados e constituíram um período recente de verificação, principalmente que alguns mecanismos como o Tridígito 162, somente havia sido implantado em 2012.

68 3.3 Coleta de dados

Na obtenção das respostas do problema proposto, promoveu-se a etapa de coleta de dados propriamente dita, visando verificar os objetivos do trabalho no sentido de analisar o emprego do controle social como instrumento da accountability vertical, contabilizar os relatórios das demandas externas e Investigar se esses instrumentos integrantes do sistema de controle interno são meios capazes de subsidiar e garantir a fiscalização da gestão pública responsável e atuam como ferramenta de desenvolvimento do controle social fundado na participação popular.

No intuito de buscar a resolução do problema proposto, durante as etapas da pesquisa serão buscadas informações pelos meios a seguir relacionados.

Por intermédio da pesquisa bibliográfica nessa primeira etapa serão objeto de consulta publicações, legislação, fontes bibliográficas contidas em livros, revistas, paginas da internet dos órgão de controle, em especial da CGU e outros meios virtuais, sobre temas relacionados ao objeto deste trabalho, principalmente, sobre os conceitos e constructos do referencial teórico para apresentação do controle interno no Brasil a natureza técnica da CGU e sua relação com a administração pública, a accountability vertical e a controle social como forma de combate da corrupção.

Em um segundo passo efetuou-se a análise documental, propriamente dita dos relatórios de demandas externas no site da CGU do ano de 2013 e foram verificadas as variáveis componentes das denúncias formuladas, assuntos, região, demandante, recursos públicos afetados ou desviados, esta escolha deriva-se do controle social e accountability vertical, próprio das situações analisadas.

A pesquisa de campo também foi embasada em questionários abertos com perguntas dirigidas aos principais componentes do controle interno brasileiro da CGU. As perguntas foram elaboradas ao Ministro-Chefe da controladoria Geral da União (05 perguntas) , a Secretária de transparência e prevenção da corrupção (05 perguntas) e a diretora de transparência e controle social (06 perguntas). A opção do questionário foi pela dificuldade em conseguir a entrevista com as autoridades mencionadas dada as dificuldades de agenda e redução do custo da pesquisa.

Nesse caso, o mecanismo de coleta de dados foi aplicado por meio do correio eletrônico (e-mail), disponível no site da CGU.

69

Foram utilizadas questões sobre as atividades de cada setor e voltadas para obtenção de informações sobre a atuação do órgão nos valores e cultura organizacional, destinadas a promover o controle social, incentivar a participação, popular e recuperação de ativos, momentos de controle e combate à corrupção para verificação das atividades da CGU nesses sentidos.