• Nenhum resultado encontrado

6.2 Construção do Corpus

6.2.2 Postagens do Instagram

6.2.2.7 Tipos das Imagens Técnicas

As postagens, e os tipos das imagens analisadas, são realizadas com a exposição do corpo, ou partes deste, contendo ângulos similares. Isso demonstra que o processo de adoção de moda avança não somente nas roupas e produtos consumidos, mas também, no que tange a forma de como divulgar a informação de moda. Deste modo, a composição da imagem técnica passa pela adequação de como apresentar o corpo e quais informações devem ser inseridas e divulgadas na produção da fotografia.

Look do Dia:

Os looks do dia são a forma mais utilizada para demonstrar os produtos de moda, adquiridos ou presenteados, para a audiência das blogueiras. As fotos são a maneira mais empregada para traçar a interação com o público do blog e das redes sociais.

No entanto, com o crescimento de acessos ao blog, ao afirmarem-se como personagens da moda, as blogueiras iniciam parcerias ou contratos para serem embaixadoras de marcas de moda. Realizando editoriais com os looks preparados com as peças das marcas ou sessões de provadores, onde a blogueira demonstra os produtos de alguma loja. Ao traçarem as parcerias, há uma aprovação da coleção e das peças. As marcas passam a ter acesso a audiência da blogueira e a exposição de sua imagem em conjunto com os produtos da marca.

Isto resulta em fotografias mais profissionais, muitas vezes realizadas com equipe de fotógrafos, maquiadores e produtores de moda. Há uma distinção entre as fotos tiradas na frente do espelho por elas mesmas e as fotos tiradas por fotógrafos com composição de luz e cores. Assim, há uma relação direta entre o crescimento da influência das blogueiras e a visualização de imagens técnicas mais elaboradas e produções mais plásticas de exposição dos produtos e do corpo da blogueira (Figura 53).

Figura 53: Look do dia da blogueira Karine Filizola com a marcação das lojas e marcas.

Provadores

Nas lojas as blogueiras provam as roupas e apresentam os looks que elas montaram com as peças da coleção para a audiência. Esta apresentação pode ser espontânea, para demonstrar o que elas acharam ao visitarem diversas lojas, ou pode ser paga, quando a loja convida a blogueira a provar suas peças e conhecer seu espaço e gerar a divulgação da loja através da imagem dela.

As fotos dos provadores passaram a ser tão comuns que a C&A44 em 2015 lançou

uma campanha publicitária que premiava a selfie no provador com maior número de curtidas. O slogan “#selfieC&A: faça a sua e seja uma das estrelas da campanha” estimulava que as participante das redes sociais poderiam ter sua imagem atrelada a imagem da loja e a hashtag gerou o resultado de 16.515 postagens no Instagram. A coleção de outono/inverno foi então promovida com o auxílio das identidades virtuais das consumidoras da loja e aproximou a imagem da C&A do seu público-alvo.

A produção de imagens técnicas no provador pontua um momento privado, onde a cabine existe exatamente para proteger o corpo de quem irá comprar os produtos. Mas acabou sendo um local onde as blogueiras podem experimentar os produtos e tirar suas fotos para postarem, sem a necessidade de realmente adquirir o produto. Ou seja, no momento que elas provam as peças e publicam, o produto funciona como informação e não como objeto de consumo. O que está sendo consumido neste momento é a informação de moda que este irá divulgar em conjunto com o corpo da blogueira.

Unhas da Semana

Quando as blogueiras vão ao salão, é comum elas postarem fotos das unhas e do esmalte utilizado para apresentarem a cor escolhida (ou trabalho realizado). A exposição das cores escolhidas ou da aplicação das unhas postiças, apresentam os produtos e serviços consumidos como parte relevante para a composição da imagem e vaidade feminina.

Além de demonstrarem o resultado do serviço da manicure, estas postagens são marcadas com o perfil do salão que a blogueira frequenta. Ao divulgarem que utilizam os serviços do salão, a parceira com o estabelecimento pode ser realizada tanto no desconto de serviços ou com a possibilidade de conseguirem descontos e promoções para suas seguidoras.

Figura 54: Unhas da semana.

Fonte: Postagem da blogueira Eduarda Scharnhorst (Blog da Duds).

Mimos, Presentes e Press Kits

A blogueira posta os produtos que recebeu das marcas em sua residência ou em algum evento. Há também algumas que chegam a gravar vídeos abrindo as caixas com todos os ‘mimos’ que foram enviados para que ela teste e resenhe. Assim as marcas procuram as blogueiras com um número relevante de seguidores para serem presenteadas e neste processo divulgarem seus produtos. Uma relação de reconhecimento e valorização da blogueira como consumidor e sujeito atuante na exposição dos produtos da marca. Os chamados press kits são o conjunto de produtos e informações enviados as blogueiras por algum marca para que estas testem os produtos e divulguem ao realizarem as resenhas nos blogs e nas redes sociais.

Figura 55: Press kit de maquiagem da Natura.

Fonte: Postagem da blogueira Laurinha Marinho.

Ao entrarem na lista de blogueiras selecionadas para receber o press kit, há a visualização de sua imagem pela a marca, que deseja que seu consumidor identifique seu produto com a blogueira em questão e seu estilo de vida.

Antes e Depois

As fotos tiradas estruturadas como infográficos demonstram a utilização de produtos e os efeitos do produto sobre o corpo da blogueira. Deste modo, a imagem da blogueira é modificada não somente no aspecto físico, mas na relação de aprimoramento de si, do cuidado que ela tem com si mesma.

A demonstração dos resultados é um tipo de informação presente em revistas femininas e que de certa forma é replicada nas postagens. Há o entendimento que tratamentos cosméticos e produtos de beleza são parte dos cuidados com o seu corpo, com a sua imagem. Então, os infográficos que demonstram o ‘Antes e Depois’ reforçam a busca pelo melhoramento da sua imagem. Os passos, dicas e truques realizados para obter a mudança, de preferência para melhor.

Figura 56: Antes e Depois da maquiagem.

Fonte: Coletada da autora.

Ainda podemos pontuar que o uso dos produtos são apresentados em conjunto com suas marcas, o que demonstra novamente a inserção dos valores agregados à marca na imagem da blogueira.

Achados e Compras

Quando as blogueiras visitam as lojas e escolhem os produtos, elas demonstram sua apreciação estética sobre a coleção, é a sua percepção sobre o que ela visualiza como interessante e representante das referências visuais utilizadas como tendências. A relação custo X benefício, se o material utilizado nas peças são de qualidade, se o caimento e acabamento do produto é de acordo com o prometido.