• Nenhum resultado encontrado

12.1 O Bloco Operatório

12.1.11 Sistema de Climatização

12.1.11.1 Tipos de Sistemas

A protecção dos pacientes mais “frágeis” à contaminação aérea está associada à capacidade de remoção do sistema de tratamento de ar que depende da renovação de ar do local, do modo de difusão do ar, da sobrepressão do local relativamente aos espaços adjacentes e da filtragem do ar. O nível de filtragem, associado à taxa de mistura, estabelece a classe de limpeza do ar insuflado no local retendo as partículas segundo a sua dimensão.

Em função destes parâmetros, é possível classificar os sistemas de distribuição segundo uma eficiência crescente em termos de qualidade do ar (Guide Uniclima « Traitement de l‘air en

milieu hospitalier » ed. SEPAR):

- o SISTEMA FLUXO TURBULENTO COM 100% AR NOVO: sistema no qual o ar novo passa por uma

dupla filtragem (F7 e H10) na UTA e é insuflado no local através de difusores de tecto por indução ou por difusores murais de insuflação directa. O ar limpo mistura-se com o ar ambiente garantindo uma boa homogeneidade da concentração de partículas. A velocidade do ar saída do difusor é superior a 1,5m/s. A taxa de renovação de ar é de 15 a 20 volumes por hora. Os custos de instalação são os mas baixos.

A classe de limpeza obtida é ISO 8. A concentração bacteriológica é de 200 UFC/m³ (B100) para um caudal de ar de 2 500 m³/hora. Estes sistemas são utilizados sobretudo para zonas com risco moderado.

- o TECTO DIFUSOR COM INSUFLAÇÃO DE AR A BAIXA VELOCIDADE: sistema no qual o ar novo e o ar

recirculado passam por uma filtragem dupla (F7 e F8) na UTA, sendo a mistura insuflada no local ou sobre a zona critica por um tecto em chapa inox perfurada, os filtros de alta eficiência (H 14) encontram-se instalados no tecto num “plenum” de sobrepressão. O fluxo de ar constante é uniforme com uma velocidade inferior a 0,25m/s, com ocorrência de um suave movimento transversal turbulento. A taxa de renovação de ar sobre o volume total do local é de 25 a 80 volumes/hora, mas pode situar-se em condições de não utilização entre 100 e 300 volumes/hora, considerando o volume da zona critica. O caudal de ar é de 1200 a 7000m³/h, consoante o tipo de tecto utilizado. Os custos da instalação são multiplicados por um factor de 2.

A classe de limpeza obtida ISO 7 a ISO 5 em repouso na zona critica. A concentração bacteriológica entre 10 e 50UFC/m³ (B20). Estes sistemas são utilizados em zonas de alto, e muito alto, risco (blocos operatórios convencionais, salas para imunodeprimidos, ...)

- O TECTO OU “MUR” FILTRANTE COM ESCOAMENTO “LAMINAR”: sistema no qual o ar novo e o ar

recirculado), passam por uma filtragem dupla (F7 e F8) na UTA, sendo a mistura insuflada no local ou sobre a zona crítica por um “plenum” contendo filtros absolutos (H 14). O escoamento de ar é unidireccional com uma velocidade de 0,38 a 0,50m/s que lhe confere uma “laminaridade” que se refaz após os obstáculos. A taxa de renovação de ar é de 200 a 600 volumes/hora. O caudal de ar encontra-se entre 13 000 e 30 000 m³/hora. Os custos da instalação são multiplicados por um factor de 4. Este sistema requer uma manutenção muito exigente e onerosa. O nível sonoro (50-55 dBA) é mais elevado que os outros dois sistemas, devido aos ventiladores auxiliares de recirculação existentes na sala.

A classe de limpeza obtida é ISO 5. A concentração bacteriológica é inferior a 1UFC/m³. São utilizados sobretudo em salas de operação assépticas (zonas de muito alto risco) que requerem muito boa qualidade do ar e em intervenções cirúrgicas especificas, tais como ortopedia, cardiologia, neurocirurgia. [54]

Na Figura 10 podemos observar a unidireccionalidade do fluxo em função da velocidade. .

Figura 10 – Fluxo Unidireccional [55]

12.1.11.2 “Condição escoamento laminar”

Sendo o princípio fundamental para limpeza num escoamento unidireccional a velocidade pode pensar-se que o uso de velocidade elevada é vantajoso para a remoção de partículas.

Todavia tem-se verificado que velocidades muito elevadas podem não ser eficientes e resultar num sobredimensionamento desaconselhável do ponto de vista energético.

A aproximação normal no projecto duma “sala limpa”, tem sido, a de fixar a velocidade de 0,45m/s e, em seguida, calcular as áreas de tecto para os diferentes níveis de limpeza pretendidos.

De notar que “a condição escoamento laminar” com uma velocidade 0,45m/s, oficialmente, não existe”.

No entanto, como “o primeiro objectivo é fornecer uma quantidade de ar a uma velocidade que mantenha a unidireccionalidade do escoamento, promova uma diluição eficiente e um transporte para fora da sala das partículas e dos contaminantes gerados na sala”, dimensionar o sistema de ventilação para essa velocidade “tornou-se uma prática comum dos projectistas”.

Por outro lado, é fundamental que o projectista e o “utilizador final” concordem no valor final das velocidades do projecto. Além disso, “os problemas de financiamento, de equipamento e de organização, levam a que se deva atender a todas as opiniões manifestadas desde o aparecimento do projecto, não para as combater mas para o aumentar as possibilidades de ser bem sucedido.[56]

Deve ter-se presente que “a utilização dos sistemas de insuflação convencionais conduz a velocidades excessivas causadoras de turbulência, no interior da sala de operação, com efeitos não desprezáveis”. O resultado destes deslocamentos incontrolados do fluxo de ar pode promover a suspensão, e a deposição sobre a ferida cirúrgica, de partículas a partir do pavimento. O uso de do fluxo laminar requer cuidado na sua avaliação. Pois o uso de um fluxo “laminar” vertical com velocidade elevada, ou o uso de uma “saia” baixa, bem como os tectos difusores com grandes caudais, pode gerar efeitos equivalentes aos descritos para o sistema convencional. Assim, “pelas razões apontadas, parece preferível a utilização do sistema fluxo “laminar” com baixa velocidade (25 a 30cm/s) e caudal variável, que permite proteger eficazmente o campo operatório sem o risco de criar turbulências indesejáveis”.[57]

13

Cap. 2 – CONCRETIZAÇÃO DO OBJECTIVO

Documentos relacionados