• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 05 – COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÉRMICO DA

6.3.2 Avaliação de impacto dos processos de purificação da goma de cajueiro sem e com

6.3.2.3 Toxicidade humana

O impacto de toxicidade humana, medido em termos de kg de 1,4-diclorobeneno equivalentes, foi apresentado por processo unitário na Figura 06, considerando os dois cenários de purificação da goma em estudo.

Figura 06- Impacto de toxicidade humana para os processos de purificação da goma sem e com a utilização de ultrassom.

Observou-se que o cenário 1 de purificação da goma de cajueiro acarreta maior impacto na categoria toxicidade humana do que o cenário 2. Os principais processos responsáveis pelas maiores emissões no cenário 1 são decantação e moagem e peneiramento.

Observou-se que o processo de purificação da goma de cajueiro no cenário 2 (com a utilização de ultrassom) reduziu a emissão total de kg de 1,4-diclorobenzeno equivalentes

Moag em e p eneira mento Solub ilizaç ão Filtra ção Deca ntaçã o Seca gem/M oage m 0,000 0,005 0,010 0,015 0,020 0,025 0,030 0,035 k g d e 1 ,4 -d icl o ro b e n z e n o e q u iv a le n te s/ g d e g o m a

Goma sem ultrassom - cenário 1 Goma com ultrassom - cenário 2

em 1,8 vezes em relação ao processo de purificação da goma no cenário 1 (sem a utilização deste equipamento).

Na etapa de decantação, a redução do percentual de emissão de kg de 1,4- diclorobenzeno equivalentes, no cenário 2 (com ultrassom), em relação ao cenário 1 (sem ultrassom), foi de 33%. Essa redução deveu-se à menor quantidade de etanol utilizada na etapa de decantação da goma purificada com ultrassom, o que acarreta uma menor utilização de insumos, como fertilizantes nitrogenados, fosfatados e defensivos agrícolas, responsáveis pela emissão de metais pesados ao ambiente, o que ocasiona danos à saúde humana (Figura 06).

No cenário 2, na etapa de moagem e peneiramento, o percentual de redução na emissão de kg de 1,4-diclorobenzeno equivalentes foi de 93% em relação ao cenário 1. O maior valor na emissão de kg de 1,4-diclorobenzeno equivalentes, na etapa de moagem e peneiramento, no cenário 1, em relação ao cenário 2, deveu-se ao fato de que, no cenário 1 (goma purificada sem a utilização de ultrassom), a emissão total foi de 0,039 kg de 1,4- diclorobenzeno equivalentes por 1 g de goma purificada, enquanto que no cenário 2 (goma purificada com a utilização de ultrassom), esse total foi de 0,022, diminuindo, dessa forma, proporcionalmente, o valor da emissão dessa etapa, no macroprocesso da goma purificada com a utilização de ultrassom.

As etapas de obtenção da goma bruta, moída e peneirada e decantação (goma umedecida com álcool) levam em consideração os insumos utilizados na produção agrícola de caju e cana-de-açúcar, respectivamente. Dessa forma, os fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, utilizados nestas culturas agroindustriais, são os principais responsáveis pela maior contribuição na emissão de kg de 1,4- diclorobenzeno equivalentes das etapas de obtenção da goma e de decantação, na categoria toxicidade humana.

A aplicação e o uso de herbicidas, pesticidas e fertilizantes durante os diferentes estágios de cultivo da cana-de-açúcar e da plantação do caju, aliado ao problema de devastação das vegetações nativas, tem acarretado em diferentes graus, impactos sobre o ar e os recursos hídricos das áreas adjacentes a essas plantações. Apesar do benefício decorrente da utilização de herbicidas, pesticidas e fertilizantes para o aumento da produtividade agrícola, o problema de intoxicação humana por produtos químicos tem se agravado,

sobretudo pelo fato de que estas ocorrem pela ingestão gradual destes produtos que contaminam a água, o solo e os alimentos (ODUM, 1988).

A origem antrópica dos metais pode vir através dos efluentes industriais, e de maneira especial através das áreas agrícolas, através do processo de lixiviação do solo. Os principais agrotóxicos utilizados em áreas agrícolas são os organofosforados, carbamatos, organoclorados e os piretróides (CONCEIÇÃO; BONNOTO, 2005).

O uso de fertilizantes fosfatados e defensivos agrícolas nas plantações de cana-de- açúcar e de caju pode levar ao aumento da concentração de alguns elementos no solo, tais como os metais pesados cádmio, cromo, cobre, níquel chumbo e zinco, que podem passar ás plantas, e destas, aos animais e homens, através da cadeia alimentar (CONCEIÇÃO E BONNOTO, 2005).

O cádmio é um metal pesado que ocorre na natureza geralmente associado a outros metais, como o chumbo e o zinco, e sua extração, produção e aplicação na indústria e na agricultura vem aumentando nos últimos anos. A poluição ambiental pelo cádmio é preocupante, uma vez que, menos de 5% é reciclado. Altas concentrações desse metal podem ocasionar a morte de algumas espécies presentes no meio aquático e ser tóxico ao ser humano. Os metais pesados podem se acumular no organismo e causarem problemas como disfunção do sistema nervoso e aumento da incidência de câncer (MASSABNI, 2002).

Corbi e Strixino (2006) estudaram a presença de metais pesados e organoclorados em áreas adjacentes de cultivo de cana-de-açúcar e verificaram a existência de cádmio, cobre, zinco, crômio e níquel. Já para os níveis de concentração de organoclorados, os autores detectaram de 0 a 1787 mg/kg.

No presente trabalho, a toxicidade humana, que pode ser resultante de metais pesados presentes nos fertilizantes e defensivos agrícolas, foi expressa em kg de 1,4- diclorobenzeno equivalentes. O 1,4-diclorobenzeno pode atingir o corpo humano através de inalação ou ingestão. Os vapores de 1,4-diclorobenzeno podem causar irritação na pele, nos olhos e garganta. Exposições prolongadas a altas doses de 1,4-diclorobenzeno podem resultar em fraqueza, tontura, perda de peso e problemas hepáticos, além de ser um composto cancerígeno (JUVANCZ et al., 2010).

Verificou-se que a utilização do ultrassom mostrou-se uma alternativa viável para a redução da quantidade total de emissão de kg de 1,4-diclorobenzeno equivalentes, resultante do impacto ambiental de toxicidade humana, ocasionado pelo processo de purificação da goma de cajueiro.

Documentos relacionados