• Nenhum resultado encontrado

A escolha dos procedimentos metodológicos que devem ser desenvolvidos na pesquisa científica necessita prever a concretização do método que melhor atingirá os objetivos traçados na investigação. A pesquisa é a atividade basilar do conhecimento que leva o pesquisador a questionar e entender a realidade. Ela surge de uma inquietação, de um questionamento ou até mesmo de um problema que pode ou não fazer parte do dia-a-dia, mas que irá inquietá-lo de tal maneira que o levará a conjeturar sobre o seu objeto de pesquisa, seus objetivos (geral e específicos), assim como o percurso teórico e empírico necessários à racionalidade de construção do conhecimento. Segundo Marconi e Lakatos, (2010, p. 83) “[...] o método é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimento válido e verdadeiro - traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.”

Nesse caso, procurou-se definir como problema desta pesquisa como a mediação da leitura vem sendo realizada pelas bibliotecas comunitárias da cidade de Salvador, com o objetivo geral de analisar o nível de mediação da leitura realizada pelas bibliotecas comunitárias da cidade de Salvador. Para a concretização de tal objetivo foram definidos os seguintes objetivos específicos:

a) identificar os tipos de atividades desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias de Salvador;

b) analisar as dimensões da mediação contempladas no desenvolvimento das atividades de mediação da leitura realizadas pelas bibliotecas comunitárias; c) verificar a frequência da oferta das atividades de mediação da leitura pelas

bibliotecas comunitárias.

Para alcançar esses objetivos se desenvolveu o delineamento da pesquisa com as definições do método e das técnicas adotadas, do universo e dos critérios de seleção da amostra, bem como dos instrumentos de coleta de dados, os procedimentos de coleta e tratamento e análise dos dados obtidos.

3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada por meio da adoção da articulação das abordagens qualitativa e quantitativa, com maior predominância da abordagem qualitativa, tendo por nível de investigação o descritivo a partir da adoção dos métodos documental (análise dos sites, blogs, facebook, o Guia de Bibliotecas Comunitárias do Estado da Bahia e materiais de divulgação das atividades) e um estudo de múltiplos casos que envolve mais do que um único caso e tem como vantagem proporcionar, por meio das evidências dos casos, um estudo mais robusto (YIN, 2001, p.68). (as bibliotecas), com adoção das técnicas da observação indireta e realização de entrevistas com os mediadores de leitura em visitas às bibliotecas do universo selecionado.

3.2 UNIVERSO

Este trabalho teve como universo de investigação as bibliotecas comunitárias da Cidade de Salvador. Essa seleção se deveu pelo entendimento de que as bibliotecas comunitárias de Salvador se constituem em referência para as demais bibliotecas deste tipo, existentes no Estado da Bahia. As bibliotecas comunitárias também são, em muitos casos, as primeiras a possibilitar o contato inicial do sujeito com a leitura. Haja vista, que as bibliotecas públicas em sua maioria estão localizadas em bairros centrais da cidade, e essa concentração muitas vezes não possibilita o fácil acesso pelos leitores.

O levantamento das bibliotecas comunitárias existentes nos municípios da Bahia foi realizado a partir da consulta do guia de bibliotecas comunitárias no site da Fundação Pedro Calmon totalizando 42 bibliotecas comunitárias, em 12 territórios de identidade do Estado da Bahia e da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS). Dentre esses municípios que possuem bibliotecas comunitárias, o município de Salvador possui 21 dessas bibliotecas registradas no site da Fundação Pedro Calmon e na Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador, que representa a maior concentração de bibliotecas comunitárias do Estado da Bahia.

3.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Para a realização da pesquisa foram desenvolvidos dois instrumentos de coleta de dados, dois formulários: um para registro das informações acerca das bibliotecas, como endereço, e-mail, redes sociais que estas possuem (APÊNDICE A) obtidas na observação indireta e outro para registro por biblioteca das informações acerca das atividades de mediação da leitura ofertadas. (APÊNDICE B).

Com o objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre os tipos de atividades de mediação da leitura e como são desenvolvidos junto aos próprios mediadores de leitura, foi construído um roteiro de entrevista semiestruturado. (APÊNDICE C).

3.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Inicialmente foram mapeados os sites, blogs e facebook das bibliotecas comunitárias analisadas para levantar as atividades desenvolvidas nessas instituições. A observação e análise dos sites, blogs e facebook das bibliotecas comunitárias permitiram o processo de coleta dos dados relacionados à identificação dos tipos de atividades desenvolvidas e a frequência da oferta delas à comunidade pelas 21 bibliotecas comunitárias analisadas.

A segunda etapa relacionou-se ao estabelecimento de contatos com os responsáveis pelas 21 bibliotecas comunitárias. Tal contato se deu, num primeiro momento, através de telefonas e posteriormente de forma presencial, quando foram apresentados os objetivos da pesquisa e solicitado os nomes dos mediadores que atuam nas bibliotecas estudadas.

Após a obtenção dos nomes, foi realizada a entrevista com os 21 mediadores das bibliotecas comunitárias que trabalhavam com a mediação da leitura. Esta etapa foi cumprida no período de 14 a 25 de maio de 2018, quando foi possível compreender em que consistem essas atividades e como elas são realizadas.

Os procedimentos de análise dos dados coletados foram qualitativos e quantitativos, pois, no primeiro momento se identificou e quantificou as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias por meio dos sites, blogs e facebook das bibliotecas. Já no segundo momento foi realizada a entrevista com os

mediadores de leitura das bibliotecas, cujas informações receberam uma análise qualitativa.

Os dados e informações levantadas foram organizados para apresentação na próxima seção, buscando responder a cada um dos objetivos traçados pela pesquisa.