• Nenhum resultado encontrado

44 Problema central do nosso projeto

A problemática central do nosso projeto intitula-se “Qual o papel dos avós como parceiros educativos no Jardim-de-infância?”, sendo este o nosso mote central, ou seja, percebermos de que forma podemos criar uma “ponte” entre o Jardim-de- Infância e os avós com vista a beneficiar os processos de aprendizagem das crianças ena tentativa de aproximar a família do Jardim-de-infância.

Desta questão central derivaram muitas outras questões, como por exemplo as seguintes:

• Que informações apresentam as crianças sobre a sua família? • Que tipo de saberes poderão os avós transmitir aos netos?

• De que forma é possível integrar os avós em atividades ou no próprio quotidiano do contexto Jardim-de-Infância?

• Quais os benefícios para as crianças deste tipo de relação (Avós/Jardim-de- infância)?

Com vista a responder a estas questões criadas, desenvolvemos um rol de atividades, um questionário e uma entrevista, que estão desenvolvidas ao longo do projeto, tendo em conta de que forma poderíamos responder a estas mesmas questões, sempre partindo dos interesses das crianças e como estes poderiam ser explorados pedagogicamente.

45 Pontos e questões-chave pertinentes aos diferentes meios e instrumentos de recolha de dados utilizados

Nesta sequência, foram elaborados diferentes pontos e questões-chave, como forma de termos uma diretriz pela qual nos guiarmos.

Através das implementações desenvolvidas no âmbito da PES II, os nossos objetivos eram os seguintes:

• Promover o contato direto entre avós e netos, bem como com a restante comunidade educativa;

• Explorar os primeiros conceitos de família e a visão das crianças acerca dos avós;

• Identificar alguns dos saberes e valores que podem ser transmitidos aos netos de forma direta ou indireta e posteriormente de que forma estes podem ser

explorados em contexto sala de Jardim-de-Infância;

Relativamente, aos inquéritos, tivemos o cuidado de dirigi-los aos avós mas também aos pais, para termos uma perspetiva por parte dos pais relativamente à temática, como forma de atingir os objetivos pertinentes ao estudo, os pontos-chave deste instrumento de análise foram os seguintes:

• Perspetiva dos pais relativamente às relações entre avós e netos, assim como da problemática dos avós “mimarem” demasiado os netos;

• Perspetiva dos avós relativamente à sua relação com netos, assim como os valores, conhecimentos e etc., que julgam mais importantes transmitir aos mesmos. Por fim, relativamente à entrevista realizada á educadora, os objetivos gerais

46 • Mostrar a perspetiva de uma educadora do contexto pedagógico de estágio, onde um projeto que envolve os avós está patente;

• Identificar de que forma o contexto influencia aproximação dos avós, à realização de tarefas no âmbito do pré-escolar;

• Mostrar um ponto de vista diferente, relativo a este tipo de projetos.

Para respondermos à problemática em questão, elaboramos um trabalho de campo com estes diferentes elementos, tal como poderemos verificar no próximo capítulo, onde serão descritas e analisadas as implementações que desenvolvemos junto da nossa amostra.

47 O cronograma que se segue tem como fundamento, exemplificar as atividades desenvolvidas ao longo de todo o projeto.

Cronograma Geral das Atividades Desenvolvidas

Mês Descrição da Atividade

Janeiro de 2012 Desenho do projeto (tema, objetivos e

estratégias a adotar)

Fevereiro de 2012 Primeiras observações e notas de campo

recolhidas no terreno

Envio de autorizações para fotografias e filmagens, bem como realização de atividades para os encarregados de educação

Elaboração de um questionário para pais e avós subordinado á temática

Primeiras implementações sobre os primeiros conceitos de família e afins Março de 2012

Abril de 2012 Maio de 2012

Implementações com a participação de avós

Elaboração de observações e notas de campo relativas ao mesmo tema

Junho de 2012 a Junho de 2016 Revisões e correções do trabalho Escrita do Relatório

Quadro 1 – Cronograma Geral das Atividades Desenvolvidas

O cronograma do nosso projeto contou com diferentes fases. Primeiramente, durante o mês de Janeiro de 2012, concebemos os primeiros esboços relativos ao estudo, como a escolha do tema, os objetivos que pretendíamos atingir, assim como as estratégias que pretendíamos adotar ao longo do mesmo.

48 Numa segunda fase, procedemos à recolha de notas de campo relativas ao grupo em estudo, realizamos observações pertinentes com e sem interação direta, elaboramos as autorizações para a filmagem e realização das atividades com o consentimento dos pais, assim como desenvolvemos um questionário para pais e avós subordinado à temática que iríamos desenvolver.

Posteriormente, iniciámos as implementações, as primeiras ainda durante o mês de Fevereiro, resultaram como forma introdutória à temática que iríamos abordar.

No decorrer dos meses de Março, Abril e Maio, seguiram-se as implementações já com a colaboração dos avós das crianças, que resultaram em novas notas de campo e aplicação e análise de novos dados. O restante tempo até à entrega do presente relatório deveu-se a e revisões do mesmo e à dificuldade de conciliação com a vida pessoal e familiar, que entretanto ultrapassamos.

Análise de dados

Tal como referi anteriormente esta análise foi concebida através de dados recolhidos durante e após as atividades, que serviram para verificarmos diferentes pontos-chave do nosso projeto, desde a visão que as crianças possuem acerca da família, sociedade, conceitos ou marcos históricos. Assim como, a introdução de novos conhecimentos e conceitos transmitidos não só pela educadora, mas também pela família, em especial os avós, pois é sobre este ponto principal que incide o nosso projeto.

Estas atividades serão descritas de forma explícita, referindo como procedimentos usados para o desenvolvimento de cada uma e sua análise, com as referentes notas descritivas e analíticas.

49

Primeira série de implementações