• Nenhum resultado encontrado

As conclusões concretizadas não são suficientes para uma formulação correta de um geopo- límero. Apesar da análise dos azulejos antigos e dos polímeros se apresentarem como pro- dutos que resultam na colmatação das suas lacunas, é importante definir uma metodologia para dar continuidade a este estudo, pois é de facto interessante que os geopolímeros possam vir a ser produto de eleição como solução de restauro de materiais cerâmicos. Deste modo, com atenção no interesse em aprofundar e melhorar alguns aspetos relacionados com o es- tudo de geopolímeros, numa tentativa de novas e mais precisas formulações, identificam-se seguidamente alguns domínios no âmbito, que se julgam pertinentes no desenvolvimento de estudos futuros:

 Os ensaios realizados devem ir mais além, para que seja possível fazer uma abordagem mais aprofundada e, deste modo, uma análise mais completa dos produtos utilizados (químicos, mineralógicos e microestruturais).

 Estudar o comportamento da relação azulejo/produto quando aplicado em suporte, isto é, realizar a sua aplicação in situ em edifícios antigos. Deste modo, é possível analisar com mais exatidão o comportamento de polímeros e geopolímeros, com mais variáveis, podendo-se alterar a sua composição com o intuito de melhorar o seu comportamento.

 Caracterizar as formulações dos geopolímeros com idades mais avançadas 90 e 180 dias, para resultados mais precisos.

 Aprofundar o estudo do uso de cinzas provenientes da queima da cortiça como ativador alcalino, na formulação geopolimérica, realizando ensaios químicos e mineralógicos, considerando agora, também, a variação do teor em água da solução.

Referências Bibliográficas

 Almeida, Shari (2011). Caracterização material e conservação e restauro de um painel de azulejos do séc . XVII do Ecomuseu do Seixal, Portugal. Universidade Nova de Lisboa. Dissertação de mestrado.

 Alves, Cátia Baltazar (2013). Avaliação da aplicação de argamassas de cal em suportes tradicionais. Universidade de Aveiro. Dissertação de mestrado.

 AndrejkoviČová, S. et al. (2016). The effect of natural zeolite on microstructure, mechanical and heavy metals adsorption properties of metakaolin based geopolymers. Applied Clay Science. Volume 126. Páginas 141–152.

 Apontamentos da unidade curricular "Conservação e Reabilitação da Construção" (2014). Universidade de Aveiro. Departamento de Engenharia Civil.

 As reações de polimerização-Polímeros de adição. Consultado 23 nov. 2015. Disponível em WWW:<URL:http://www.mundovestibular.com.br/articles/775/1/AS-REACOES- DE-POLIMERIZACAO---POLIMEROS-DE-ADICAO/Paacutegina1.html>.

 Bandini - Ficha técnica-Sintolit.

 Bezerra, I. M. T. et al. (2013). Influência da proporção do ativador alcalino nas propriedades mecânicas de materiais ativados alcalinamente. Revista eletrónica de materiais e processos. 101–105.

 Candido, Sérgio; BERTOZZI, Gisseli (2007). Rugosidade de diferentes tipos de gesso e dois tipos de resina epóxica utilizados como materiais de vazamento e análise da compatibilidade das resinas com materiais de moldagem. Revista de Odontologia da UNESP.

 Carta de Cracóvia (2000). Princípios para a conservação e o restauro do património construído.

 Carvalho, Wilk (2014). Argamassas de juntas de cal área e hidráulica para edifícios antigos. Universidade de Aveiro. Dissertação de mestrado.

 Cavalcanti, Wilma (2006). Compósitos poliéster/Tecidos tramados Vegetal - Vidro: Caracterização Mecânica e Simulação da Sorção de Água. 122. Dissertação de doutoramento.

 Chaban, Antonina; Pereira, Silvia (2015). Restoration of Semi-Industrial Glazed Ceramic Tiles By Re-Firin. Artigo de conferência.

Colmatação de lacunas em azulejos-métodos e técnicas

122 Sara Alexandra Vieira Moutinho

 Coentro, Susana (2010). Estudo da Camada Pictórica na Azulejaria Portuguesa do Século XVII. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dissertação de mestrado.

 Aquatis. Curso de ceramista industrial. Documento.

 Coutinho, Fernanda; Mello, Ivana; Santa Maria, Luiz (2003). Polietileno: principais tipos, propriedades e aplicações. Artigo. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 13, nº 1, página 1-13.

 Davim, J. (1998). Tecnologia dos materiais plásticos. 1ªEdição.

 Esgalhado, Helena; Rocha, Adélia (2002). Materiais Plásticos para a construção- características e tipos de aplicação. LNEC. 112.

 Estação de São Bento (Porto) | Ruralea. Consultado 23 nov. 2015. Disponível em WWW:<URL:http://www.ruralea.com/estacao-de-sao-bento-porto/>.

 European Committee for Standardization (CEN). NP EN 1015-11: Determinação da resistência à flexão e à compressão de argamassas de reboco endurecidas.

 European Committee for Standardization (CEN). NP EN 1015-18: Determinação do coeficiente de absorção de água por capilaridade.

 European Committee for Standardization (CEN). NP EN 1015-19: Determinação da permeabilidade ao vapor de água de argamassas de reboco endurecidas.

 Ferreira, Mauro (2012). Estudos de soluções de revestimento de fachada com incorporação de cortiça. Universidade do Porto. Dissertação de mestrado.

 Figueiredo, Hugo (2007). Reutilização Catalítica de Biossorventes Suportados em Zeólitos. Universidade do Minho. Dissertação de mestrado.

 Fisherman, Maria; Rebelo, Maria (2012). Street art in Lisbon. Disponível em WWW:<URL:https://saltofportugal.files.wordpress.com/2013/01/maria-keil.jpg>.  Grey et al. - Ficha técnica EVERBUILD PRO-FILL.

 Haas; Rohm - Ficha técnica ParaloidTM B-72.

 Kadluczka, Andrzej et al. Fundamentação teórica do Restauro. Consultado em julho 2016. 1–52.

 Leal, Luciano et al. (2006). Influência do pH sobre a estabilidade de suspensões de alumina estabilizadas eletroestericamente. Artigo.

 LNEC. Sobre degradação física dos azulejos de fachada em lisboa. Relatório 303/2011 – NPC.

 Mariz, Luís (2014). Azulejo semi-industrial na arquitectura civil Portuense- Caracterização e Intervenção. UA Editora. 1a Edição.

 Martins, António (2012). Utilização de Geopolímeros para Protecção de Betão: Resistência a altas temperaturas de Geopolímeros para Protecção. Universidade do Minho.

 Oliveira, Marilia (2009). Materiais compósitos à base de gesso contendo eva (etileno acetato de vinila) e vermiculita: otimização de misturas e propriedades termomecânicas. Dissertação de mestrado.

 Paiva, Renato et al. (2010). Câmaras climáticas para o envelhecimento acelerado: ação de microambientes sobre bens culturais. Artigo.

 Páscoa, Liliana (2012). Índice de secagem com o parâmetro em serviço dos rebocos aplicados em parede exteriores. Instituto Superior Técnico. Dissertação de mestrado.  Pasta de Darwin. Ficha técnica. Disponível em WWW:<URL:http://www.provoca-

arte.pt/pt/catalogo/modelagem-e-escultura/pasta-de-modelar-plasticina/pasta-modelar- das/>.

 Polímeros de condensação. Consultado 30 nov. 2015. Disponível em WWW:<URL:http://www.mundovestibular.com.br/articles/777/1/POLIMEROS-DE- CONDENSACAO/Paacutegina1.html>.

 QUIMICA, HB. EPOSURF 2. Ficha técnica.

 Rodrigues, J. Delgado; Mimoso, J. (2015). Glaze Ceramics in Architectural Heritage. LNEC. Documento de conferência. 35.

 Sarrico, Patrícia (2009). Percurso do azulejo de fachada de Aveiro: Dinâmicas para a sua salvaguarda. Universidade de Coimbra. Dissertação de mestrado.

 SIKA (2011). ICOSIT K101N. Ficha técnica.

 Stainable et al. (2016). Everbuild multi purpose premium joiners grade wood filler. Ficha técnica.

 Tamburini, Sergio et al. (2013). Geopolymers as strenghtening materials for Built Heritage. Artigo.

 Triães, Ricardo (2016). Introdução à conservação e restauro-Apontamento sobre

metodologia e restauro. Disponível em

WWW:<URL:http://www.ipt.pt/download/artigo/662__Programa de Portugu%C3%AAs 07.pdf>.

Colmatação de lacunas em azulejos-métodos e técnicas

124 Sara Alexandra Vieira Moutinho

 Valente, Carla (2008). Conservação De Fachadas Azulejadas Em Ovar : Comportamento Face à Água. Universidade de Aveiro. Dissertação de mestrado.  Velosa, Ana (2006). Argamassas de cal com pozolanas para revestimento de paredes

antigas. Universidade de Aveiro. Dissertação de doutoramento.

 Vieira, Manuel (2014). Patologia em fachada azulejadas em Aveiro. Universidade de Aveiro. Dissertação de mestrado.

 Wanderley, Ingrid; SICHIERI, Eduvaldo (2005). Azulejo - Revestimento Cerâmico em Áreas Externas. Departamento de arquitetura e Urbanismo-Escola de Engenharia de São Carlos. 15–21.

A.1. Fichas técnicas dos azulejos

Documentos relacionados