• Nenhum resultado encontrado

TRABALHOS FUTUROS

No documento 2015.1 Felipe Pinheiro de Oliveira (páginas 58-66)

O OA BSKP é parte de um projeto bastante amplo, com o objetivo de armazenar diversos outros OAs em um repositório online, sendo acessíveis a professores e estudantes do Ensino Médio que poderão realizar pesquisas por OA que contemplem diversas áreas do conhecimento.

Como trabalhos futuros, pretende-se:

1. Otimizar o BSKP, corrigindo possíveis bugs e adicionando novas funcionalidades.

2. Desenvolver novos OA para tornar o banco de objetos de aprendizagem mais rico e abrangente.

3. Com a grande utilização de dispositivos móveis, como celulares e tablets, pretende-se também desenvolver OA para essas plataformas, tornando o acesso a elas algo mais rápido, podendo ser acessadas de qualquer lugar.

4. Aplicar o BSKP em sala de aula para analisar seu impacto no processo de ensino- aprendizagem no ensino médio.

REFERÊNCIAS

TRENTIM, Marco Antonio S.; TAROUCO, Liane. Proposta de utilização de um laboratório virtual de física na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 5, n. 2, 2002.

TAROUCO, L. M. R. et al. (2004) Objetos de Aprendizagem para M-Learning. In: Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUCESU). Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. Florianópolis, 2004.

FABRE, Marie-Christine JM; TAMUSIUNAS, Fabricio; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE, v. 1, n. 1, 2003.

BORBA, Marcelo de Carvalho, and Miriam Godoy Penteado. "Informática na Educação." Belo Horizonte: Autêntica (2001).

TAROUCO, L. (2004). Avaliação de Objetos de Aprendizagem. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt-

BR&user=LnxqSEQAAAAJ&cstart=20&pagesize=80&citation_for_view=LnxqSEQAAAAJ :TFP_iSt0sucC. Acesso em: 08/07/2015.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem.São Paulo: EPU, 2011.

SILVA, Alberto Manuel Rodrigues; VIDEIRA, Carlos Alberto Escaleira. “UML, Metodologias e Ferramentas CASE”, 2001.

FIOLHAIS, Carlos. TRINDADE, J. Física para todos - Concepções Erradas e Mecânica e

Estratégias Computacionais, 2002. Disponível em:

http://nautilus.fis.uc.pt/softc/Read_c/RV/virtual_water/articles/art3/art3.html. Acesso em 30/11/2014.

GIORDAN, Marcelo. Experimentação por Simulação. Disponível em: <http://pauling.fe.usp.br/artigos/pdf/experimentacao.pdf>. Acesso em: 30/06/2015.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa Crítica. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acesso em 30/06/2015.

FEYNMAN, R, P,; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. The Feynman Lectures on Physics . New York: Addison-Wesley, 1963.

TRENTIN, Marco Antônio Sandini; SCHMIDT, Ricardo de Oliveira; PEREZ, Carlos; CARVALHO, Marie Jane S ; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Uma visão dos alunos e do professor sobre o uso de simulações como complemento à aprendizagem de Física, 2004.

PELIZZARI, A., KRIEGL, M., BARON, M., FINCK, N., DOROCINSKI, S. Teoria de Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2002.

YAMAMOTO, Issao, BARBETA, Vagner. Simulações de Experiências como Ferramenta de Demonstração Virtual em Aulas de Teoria de Física. Revista Brasileira de Física, São Carlos- SP, v. 23, n.2, p.215-225, 2001.

OLIVEIRA, Ivan S. Mais perto do ensino médio, 2011. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/285/mais-perto-do-ensino-medio

FABRE, M.C.J.M; TAROUCO, L.M.R. "TAMUSIUNAS, Fabrício Raupp Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE." Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Centro Interdisicplinar de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS) (2003).

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; KORATH, Mary Lúcia Pedroso; CARVALHO,

Marie Jane Soares, AVILA, Carvalho, Bárbara Gorziza. Formação de professores para a produção e uso de objetos de aprendizagem, 2006.

EISBERG, Robert RESNICK, Robert. Física Quântica – Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. Tradução de Paulo Costa Ribeiro, Ênio Costa da Silveira e Marta Feijó Barroso. Rio de Janeiro:Campus, 1979.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Física 4 a ed., volume 4. Livros Técnicos e científicos, Rio de Janeiro, 1983.

REZENDE, Sergio Machado. Materiais e dispositivos eletrônicos. Editoração de José Roberto Marinho. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004.

SANTOS, Leila Maria Araújo; FLORES, Maria Lucia Pozzatti; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objeto de aprendizagem: teoria instrutiva apoiada por Computador. RENOTE, v. 5, n. 2, 2007.

PEGDEN, C.D. et al. Introduction to simulation using SIMAN. NY: McGraw-Hill, 2nd ed, 1990.

SANTOS, Leila Maria Araújo; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. A importância do estudo da teoria da carga cognitiva em uma educação tecnológica. RENOTE, v. 5, n. 1, 2007.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8ª ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2007. PEREIRA, Daniervelin Renata. O ensino através do computador: os tipos de softwares educativos e seu uso.Texto Livre: linguagem e tecnologia, v. 1, n. 2, 2011.

CUNHA, André Rafael; GOMES, Gerson Gregório. Física Moderna no Ensino Médio e sua necessidade de sincronização conceitual, 2012. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol13/Num1/a03.pdf>. Acesso em 25/04/2015.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MCQUARRIE, Donald A. The Kronig-Penney Model: A Single Lecture Illustrating the Band Structure of Solids. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 1996.

DEVMEDIA. Introdução à Engenharia de Requisitos. 2008. Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de- requisitos/8034>. Acesso em 30/06/2015.

APÊNDICE 1 - CHECKLIST PARA OS PROFESSORES PARTICIPANTES Sobre a validação do Software como Objeto de Aprendizagem:

☐ O OA demonstra a teoria do Efeito Fotovoltaico ao qual se propõe. ☐ O OA é fácil de ser utilizado

☐ A curva de aprendizagem para a utilização do software é pequena ☐ A simulação está de acordo com o Modelo de Kronig-Penney

☐ O OA pode ser reutilizado por outros professores em outros contextos ☐ O OA pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais

☐ O OA permite uma interação com o usuário

☐ O OA aborda um assunto que pode ser aplicado para estudantes do ensino médio ☐ As aplicações exibidas estão de acordo com o assunto Efeito fotovoltaico

☐ O OA se mostra intuitivo para quem o está utilizando pela primeira vez

☐ A simulação funciona consegue representar os resultados que seriam obtidos em um laboratório.

APÊNDICE 2 - QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES PARTICIPANTES Sobre o perfil do sujeito da pesquisa e a sua relação com Objetos de Aprendizagem e a

Física Quântica:

1. Há quanto tempo você ensina Física? ______________

2. Você já conhecia o modelo de Kronig-Penney? ( ) Sim

( ) Conheço, mas não de forma aprofundada. ( ) Não

3. Você já utilizou algum tipo de software educacional em suas aulas?

( ) Sim. Quais?__________________________________________________________ ( ) Não

4. A simulação apresentou todas as informações relevantes para o usuário?

( ) Não faltaram algumas. Quais?____________________________________________ ( ) Sim

5. As aplicações apresentadas estão de acordo com o Efeito Fotovoltaico? ( ) Sim

( ) Sim, porém poderiam ser utilizadas outras aplicações,

como:_________________________________________________________________ ( ) Não condizem com o Efeito Fotovoltaico

6. Você achou o software educacional Intuitivo? ( ) Sim

( ) Sim, mas pode melhorar. Como?_________________________________________ ( ) Não. Por que?________________________________________________________

7. Você acha que esse software educacional pode ser apresentado no ensino médio para potencializar a aprendizagem dos estudantes?

( ) Sim.

( ) Ainda não. Por que?___________________________________________________ ( ) Não.

8. A simulação está de acordo com o modelo de Kronig-Penney? ( ) Sim

( ) Não. Por que?________________________________________________________

9. Você acha que a simulação pode melhorar? ( ) Não, atende aos requisitos esperados.

APÊNDICE 3 - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (PROFESSOR)

Nós, Gabriela R. P. R. Pinto (pesquisadora responsável) e Felipe P. de Oliveira (pesquisador colaborador), convidamos você para participar como colaborador(a) da pesquisa: “Efeito Fotovoltaico: Estrutura de bandas nos sólidos e semicondutores”, cujo objetivo geral é verificar e validar um objeto de aprendizagem voltado para o ensino- aprendizagem da Física Quântica para os professores que estejam cursando o Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física. Durante a pesquisa, você será apresentado ao objeto de aprendizagem e lhe será explicado todo o funcionamento da simulação baseada na Teoria de Kronig-Penney e logo após, lhe será apresentado um questionário com perguntas relativas ao objeto de aprendizagem. É desejável que você esteja familiarizado com essa teoria e com todo o apanhado teórico que envolve o tema Efeito Fotovoltaico. Caso você queira e possa participar, informamos que será garantido o anonimato, isto é, ninguém saberá quem foi que deu as informações, buscando respeitar a sua integridade intelectual, social e cultural. O benefício relacionado à sua participação na pesquisa será a sua contribuição como motivador, demonstrando que é possível trazer um tema considerado complexo, como a Física Quântica, para ser abordado no Ensino Médio. Também irá contribuir para a disponibilização de um objeto de aprendizagem educacional gratuito para os professores e estudantes, ou para quem desejar obter. Os professores envolvidos devem ter no mínimo formação concluída em Física ou áreas relacionadas, dessa forma, os possíveis riscos da pesquisa são: você sentir algum desconforto ao utilizar o objeto de aprendizagem ou constrangimentos ao responder alguma questão. Caso haja algum tipo de constrangimento, a pesquisa será interrompida imediatamente, sem que você sofra qualquer tipo de penalização/prejuízo por isso. Os pesquisadores e os (as) participantes não serão remunerados pela participação nesse estudo. As despesas com a pesquisa serão de responsabilidade do pesquisador colaborador, que se compromete a apresentar os resultados do trabalho nas instituições envolvidas. A sua participação é livre e, caso participe do estudo, pedimos a sua autorização para divulgar os resultados obtidos em eventos científicos. Após a coleta de dados, você poderá solicitar para retirar ou acrescentar quaisquer informações. O material ficará sob a responsabilidade do(a) pesquisador(a) responsável na sala do MP57(Box 6), módulo 5, por um período de cinco anos, sendo destruído após esse período. Qualquer dúvida antes, durante e depois da pesquisa, você pode entrar em contato, a fim de esclarecê-la, através do telefone (75) 3161-8086, ou mesmo se dirigir à sala do MP57 (Box)/UEFS, situada no módulo V, anexo ao MT na Avenida Transnordestino, S/N, bairro Novo Horizonte, CEP: 44.036.900, Feira de Santana, Bahia. Caso esteja de acordo com as condições do termo, assine o termo e fique com uma cópia do mesmo.

Feira de Santana, ___ de ____________de 2015.

_______________ Gabriela R. P. R Pinto Pesquisadora responsável _____________ Felipe P. de Oliveira Pesquisador Colaborador ___________________ Entrevistado (a)

APÊNICE 4 - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (MESTRANDO)

Nós, Gabriela R. P. R. Pinto (pesquisadora responsável) e Felipe P. de Oliveira (pesquisador colaborador) convidamos você, para participar como colaborador(a) da pesquisa: “Efeito Fotovoltaico: Estrutura de bandas nos sólidos e semicondutores”, cujo objetivo geral é verificar e validar um objeto de aprendizagem voltado para o ensino- aprendizagem da Física Quântica para os professores que estejam cursando o Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física. Durante a pesquisa você será apresentado ao objeto de aprendizagem e lhes será explicado todo o funcionamento da simulação baseada na Teoria de Kronig-Penney e logo após, lhe será apresentado um questionário com questões relativas ao objeto de aprendizagem. É desejável que você esteja familiarizado com essa teoria e com todo o apanhado teórico que envolve o tema Efeito Fotovoltaico. Caso você queira e possa participar, informamos que será garantido o anonimato, isto é, ninguém saberá quem foi que deu as informações, buscando respeitar a sua integridade intelectual, social e cultural. O benefício relacionado à sua participação na pesquisa será a sua contribuição como motivador, demonstrando que é possível trazer um tema considerado complexo, como a Física Quântica, para ser abordado no Ensino Médio. Também irá contribuir para a disponibilização de um objeto de aprendizagem educacional gratuito para os educadores, ou para quem desejar obter. Os professores envolvidos na pesquisa podem fazer parte da rede de ensino pública ou particular, dessas forma, os possíveis riscos da pesquisa são: você sentir algum desconforto ao utilizar o objeto de aprendizagem ou constrangimentos ao responder alguma questão. Caso haja algum tipo de constrangimento a pesquisa será interrompida imediatamente, sem que a você sofra qualquer tipo de penalização/prejuízo por isso. Os pesquisadores e os (as) participantes não serão remunerados pela participação nesse estudo. As despesas com a pesquisa serão de responsabilidade do pesquisador colaborador que se compromete a apresentar os resultados do trabalho nas instituições envolvidas. A sua participação é livre e, caso participe do estudo, pedimos a sua autorização para divulgar os resultados obtidos em eventos científicos. Após a coleta de dados, você poderá solicitar para retirar ou acrescentar quaisquer informações. O material ficará sob a responsabilidade do(a) pesquisador(a) responsável na sala do MP57(Box 6), módulo 5, por um período de cinco anos, sendo destruído após esse período. Qualquer dúvida antes, durante e depois da pesquisa você pode entrar em contato, a fim de esclarecê-la, através do telefone (75) 3161-8086, ou mesmo se dirigir à sala do MP57 (Box)/UEFS, situada no módulo V, anexo ao MT na Avenida Transnordestino, S/N, bairro Novo Horizonte, CEP: 44.036.900, Feira de Santana, Bahia. Caso esteja de acordo com as condições do termo, assine o termo e fique com uma cópia do mesmo.

Feira de Santana, ___ de ____________de 2015. _______________ Gabriela R. P. R Pinto Pesquisadora responsável _____________ Felipe P. de Oliveira Pesquisador Colaborador ___________________ Entrevistado (a)

No documento 2015.1 Felipe Pinheiro de Oliveira (páginas 58-66)

Documentos relacionados