• Nenhum resultado encontrado

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.2 TRAMA

Para dar sentido aos fatos que serão analisados, será descrito o enredo central da telenovela e iremos apresentar as características das personagens principais. Para

descrever os personagens e contar a história da novela, utilizou-se o site da (globo.com/cheiasdecharme), que possibilitou assistir a todos os capítulos na íntegra e, a partir disso, relatar o enredo da história.

Foto Personagem Ator/ Atriz

Maria do Rosário Empreguete

Até os 10 anos cresceu num orfanato, tendo que sonhar muito para escapar da realidade; sua família morreu numa enchente, quando tinha apenas um ano de idade. Já não tinha muitas esperanças de ser adotada quando, numa festa, cantou e encantou o garçom Sidney. Apesar do dinheiro contado, Sidney deu uma educação esmerada a sua estrelinha e fez da menina uma mulher forte e decidida. Depois de estourar com as Empreguetes, Rosário seguiu com a carreira artística, tendo inclusive trabalhado com Fabian, de quem sempre foi fã e fabianática número um. Depois de idas e vindas no namoro, casou-se com Inácio.

Leandra Leal

Maria da Penha Empreguete

Típica heroína brasileira. Tem todos os predicados de uma boa profissional: é pé-de-boi, de confiança, excelente cozinheira, caprichosa e cheia de iniciativa. Dona de uma beleza que resiste aos maus tratos da vida e de um humor que resiste às adversidades, Penha não teve muito estudo, começou a trabalhar cedo e desde garota é arrimo de família. Por muitos anos, teve que lidar com o salário que não cobre as contas do fim do mês e as dívidas que se acumulam. Depois de conhecer Rosário e Cida, integrou o grupo das Empreguetes, o que mudou sua vida. Casou-se com o pedreiro Sandro, com quem teve seu único filho, Patrick.

Taís Araújo

Maria Cida Empreguete

Filha da copeira Dolores, foi criada desde que nasceu na casa da família Sarmento. Cresceu meio empregada, meio cria de Sônia Sarmento, meio irmã das filhas dela, Ariela e Isadora. Conta com a proteção da madrinha e cozinheira Dona Valda, que ficou com a sua guarda depois que a mãe morreu. Depois de terminar com Rodinei, seu namorado da adolescência, se viu às voltas com Conrado e Elano, com quem se casa no final. Gosta de ler romances para garotas e desde menina escreve diários, nos quais desabafa para a mãe que morreu. Com o apoio de Elano,

decidiu publicar suas histórias num livro para que outras jovens não caiam na cilada de serem exploradas no trabalho.

Chayene Cantora

Piauiense de Sobradinho, com passagem por São Paulo, foi lançada há quinze anos num grupo de lambada. Com um repertório que vai do

techno forró ao brega pop, já sacudiu multidões

nos seus shows superproduzidos. Amargou uma má fase: não vende mais disco, nenhuma faixa nova emplacou, os homens escassearam, a juventude começa a fazer falta. Chayene sente o sucesso lhe escorrer pelos dedos e isso ameaça seu ego descomunal. Atribui a má fase a um suposto (e invisível) sobrepeso e ao sucesso das Empreguetes, principalmente de Rosário. Depois de aprontar muito para cima do trio, foi desmascarada, mas admitiu seus erros.

Cláudia Abreu

O cenário de mudança traçado nos últimos anos culminou em um novo capítulo da teledramaturgia. A novela Cheias de Charme testou uma fórmula de uso da internet que levou o telespectador a participar da trama. Veiculada na Rede Globo do dia 16 de abril até 28 de setembro de 2012, teve 143 capítulos e foi escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, dois autores estreantes na Rede Globo.

A novela conta a história de Maria Aparecida (Isabelle Drummond), Maria da Penha (Taís Araújo) e Maria do Rosário (Leandra Leal), três empregadas domésticas que, após uma confusão, vão parar juntas na cadeia. As três personagens trabalham em um condomínio de luxo carioca. Lá as três Marias se conhecem e se tornam amigas.

Rosário é a cozinheira no buffet do pai, mas sonha em ser cantora desde criança. Seu maior ídolo é Fabian (Ricardo Tozzi), conhecido como o príncipe das domésticas. A mocinha vive um romance com Inácio, um motorista turrão, que é fisicamente muito parecido com Fabian.

Cida é a mais nova das empreguetes, uma menina ingênua, foi criada na casa do famoso advogado Sarmento como arrumadeira. No início da novela se envolve com o grafiteiro Rodinei, mas se apaixona por Conrado, um playboy que se aproxima da menina por acreditar que ela é uma das filhas do rico advogado. Após descobrir que é arrumadeira a deixa e se envolve com a filha mais nova de Sarmento. Mais tarde Cida descobre que está apaixonada por Elano, irmão de Penha.

Penha é uma mulher batalhadora que criou os irmãos e se casou com o pedreiro Sandro – um malandro. Os dois têm um filho chamado Patrick. No início da trama trabalha na casa de Chayene, mas, após ser demitida, vai trabalhar na casa da advogada Lygia, com quem constrói uma amizade e juntas lutam pelo direito das empregadas domésticas.

A cantora Chayene é a grande vilã dessa trama; durante todo o tempo o seu principal objetivo é acabar com o trio. A personagem é piauiense, seu repertório é tecno-brega e conquistou o sucesso nacional com o “Xote da Brabuleta”. Na trama, a personagem está com sua carreira em uma má fase e vê a possibilidade de recuperar o sucesso através de Fabian, cantor que ela apadrinhou. Sua dupla de empresários, Tom Bastos e Laércio, faz qualquer coisa para ficar perto da cantora.

O grande fator de mudança da novela ocorre quando as três Marias passam do anonimato para realizarem o sonho de serem famosas através de um vídeo postado na internet. O trio foi formado ocasionalmente, quando as três empregadas se encontram na casa de Chayene para passar a noite enquanto ela está viajando. Rosário acorda durante a madrugada e tem a ideia de escrever uma música que conta o dia a dia das personagens. O clipe traz a realidade das três empregadas. Na manhã do dia seguinte, Rosário chama Kleiton para gravar a música no estúdio de Chayene e eles aproveitam também para gravar um clipe. O hit “Vida de Empreguete” relata o dia como domésticas e o comportamento de suas patroas. Com isso, o vídeo das empreguetes acaba sendo postado por descuido na internet e torna-se uma febre de acessos. O clipe foi lançado na internet no dia 19 de maio de 2012 e passou na íntegra na trama no dia 21 de maio. Durante o final de semana teve inúmeros compartilhamentos e a história de sucesso da telenovela se tornou um sucesso também na web.

Na trama, com a divulgação do clipe, o trio ganhou notoriedade nacional com o hit Vida de empreguete. Chayene fica furiosa ao ver que as empreguetes utilizaram a sua casa e estúdio para gravar a música e denuncia o trio para a polícia, que as prende.

Com a prisão das empreguetes, o trio consegue ainda mais visibilidade na mídia e uma campanha chamada Empreguetes Livres, montada por Kleiton e Elano, utilizando as redes sociais. Os dois vão pedir para que o público que está on-line participe dessa campanha. A ação é estimulada por algumas celebridades da Rede

Globo e os telespectadores, que, assim como na trama, respondem ao chamamento na web.

Com toda a mobilização em torno das empreguetes, Elano, que também é advogado, consegue a liberdade do trio. Ao saírem da prisão, as três Marias são surpreendidas por uma passeata montada na frente da cadeia com fãs das empreguetes e a música mais pedida do programa de rádio “Bom dia, Dona Maria”, do locutor Gentil Soares. A partir disso, Rosário, Penha e Cida se tornam famosas em todo o país.

Documentos relacionados