• Nenhum resultado encontrado

TRATANDO-SE DE FORUM

No documento Aprendizagem cooperativa via internet (páginas 59-62)

A experiência realizada na PUCRS, em diferentes Cursos de Especialização via EAD, demonstraram que a aprendizagem cooperativa também acontece via fórum. É possível criar um forum de debates através do http://www.forumnow.com/basic/foruns na rede, com a possibilidade de acesso a grupos específicos.

O forumNow! existe desde setembro de 1998, disponibilizado nos idiomas Inglês, português e Espanhol e é pioneiro no Brasil disponibilizando fóruns de discussão gratuitamente. O sistema permite fácil criação e promoção de fóruns de discussões. Nenhuma programação é necessária e pode ser inserido em qualquer página na Internet. Para criar um Fórum basta no Forum Now! Clicar em “crie seu fórum”, aceitar o termo de concordância e preencher os dados. O Fórum é administrado pelo seu criador, que, no caso desse estudo poderá ser o professor ou um aluno (Forumnow, 2001).

Os interessados necessitam, após aceitar o “Termo de Concordância do Forum Now!”, preencher o registro e ter um fórum gratuito adicionado ao site pessoal, da empresa, da escola, não precisando conhecer a linguagem Perl e C++, bastando adicionar o código HTML à página.

O Termo de Concordância do fórumnow! Encontra-se expresso nos seguintes termos:

Este termo de concordância traz as regras que tornam possível este serviço fácil e gratuito estar acessível.

Registrando-se no Forum Now! você estará automaticamente concordando com todas as regras descritas abaixo.

Os usuários do Forum são responsáveis pelo conteúdo de suas páginas e fóruns.

Forum Now! não é responsável pelo conteúdo das mensagens de nenhum fórum. As opiniões expressadas nos fóruns não necessariamente refletem as do Forum Now! ou de seus anunciantes. Forum Now! não verifica, endossa ou garante o conteúdo de nenhum site.

Os fóruns do Forum Now! não são permitidos para sites contendo ou linkados a: pornografia, palavras de baixo calão, exploração de crianças, racismo, profanação, incitação ao ódio, instruções sobre atividades ilegais, qualquer coisa ilegal ou qualquer material que possa estar insultando outra pessoa, empresa ou comunidade.

Forum Now! reserva o direito de remover qualquer fórum de seu banco de dados, que violar qualquer uma dessas regras, sem prévio aviso.

Forum Now! pode negar o registro a qualquer membro. Forum Now! não dá garantias de disponibilidade do serviço.

Forum Now! também não se responsabiliza por nenhuma perda de dados resultante de nossa deleção de fóruns, problemas na rede ou sistema, arquivos corrompidos, ou qualquer outra razão.

tópico será excluído após 2 meses de idade levando-se em conta a data da última postagem.

Forum Now! reserva o direito de alterar este termo de concordância a qualquer momento sem prévio aviso”. (ForumNow!, figuração de Ranking de usuários, a configuração do layout, cadastramento de palavras proibidas, exclusão e bloqueio de tópicos pelo moderador, permite vários moderadores, permite postar imagens com a mensagem, permite HTML nas mensagens, notifica quando respondem a mensagem, permite que o usuário altere a mensagem postada, permite que o usuário exclua a mensagem postada, permite emoticons gráficos, permite grupos de discussões protegidos por senha, permite a configuração do horário, local, permite grupos ilimitados e discussões ilimitadas por fórum (ForumNow!, 2001).

O forum é um ambiente propício para a aprendizagem porque nele há interação entre os membros do grupo que discutem temas de interesse individual e coletivo. A

interação entre os membros acontece porque a dúvida apresentada por um dos membros do grupo é sanada por todos os membros que discutem uma solução.

Sedecias (2001), tratando de ambientes computacionais para o trabalho cooperativo, destaca que a cooperação envolve vários processos: comunicação, compartilhamento, negociação e co-realização. Portanto, para que as pessoas trabalhem cooperativamente, tanto de forma síncrona (sessões de bate-papo) quanto assíncrona (e-

mail), é necessário que exista um ambiente de apoio à comunicação entre elas.

Segundo Nietzke, Carneiro e Geller (2001), a utilização de algumas ferramentas, como a lista de discussão, editores colaborativos, chat, podem desencadear novos conflitos cognitivos. Estes conflitos ocorrem, não pelas ferramentas em si, mas porque existirá a interferência de outros sujeitos que poderão atuar como promotores do crescimento cognitivo e do desenvolvimento real.

Corso e Messa (1998) entendem que com as novas dimensões que os ambientes informatizados introduzem na escola, modificam-se os conceitos de espaço, tempo, hierarquia, inteligência. Concomitantemente, modificam- se as idéias de escola e de sala de aula. Alunos e professores rompem com as barreiras do espaço/tempo da sala de aula quando podem compartilhar e operar em conjunto informações, experiências e sentimentos com alunos e professores de outras escolas, em tempo real ou não. Assim, alunos e professores do Amora estão realizando interações com outras escolas mediante, por exemplo, textos interativos (na Internet, através de CGIs e programas em Java), desenhos cooperativos (pow wow) e conversas em tempo real (Chats, mIRC, MOOs). Da mesma forma, operam cooperativamente em momentos assíncronos, através de correio eletrônico, listas de discussão e utilização de repositórios comuns de produção. O rompimento das barreiras do espaço/tempo tem como conseqüência imediata a superação de fronteiras culturais. É possível que comunidades muito distantes, como o CAp e escolas do Ceará, ou muito próximas, como as outras escolas parceiras do EducaDi/RS se interconectem, formando “redes de intercâmbio de saberes, de formação recíproca e de criação coletiva”. Estas redes têm como princípio básico o de que todos sabem algo que interessa, cuja socialização é valiosa, na medida em que a troca ocorre em todos os sentidos. Um projeto partilhado por escolas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Maranhão, que reuniu informações sobre as diferentes manifestações culturais ligadas a São João, obtidas por e-mail e/ou conversas em tempo

real entre professores e entre alunos, é um exemplo significativo. Dele derivaram novas redes de troca de informações sobre culinária, dança, música, diferenças e discriminações raciais, formas de vestir e preconceitos, critérios de beleza, condições sociais e ambientais, etc. Todos os envolvidos acabaram por aprofundar o conhecimento, a partir de construções que avançaram para novos patamares, em função dos novos elementos que foram sendo introduzidos. Os processos de interação contam ainda com listas de discussão internas no CAp e listas que integram professores e bolsistas dos quatro núcleos do EducaDi. O número de projetos e páginas que propiciam a cooperação à distância está crescendo, tanto em número como em nível de interação. Os alunos têm construído conhecimentos através da troca de e-mail com alunos de várias partes do Brasil e de outros países, entre eles os do Cone Sul. Um dos projetos mais interessantes é o “Nosotros hablando en español e eles em português”, onde alunos do Amora e da Escola Jean Piaget, de Montevidéu, ao trocarem informações sobre a cultura dos dois povos, apropriam-se destas duas línguas. As trocas se dão com os brasileiros escrevendo em espanhol e os uruguaios em português. Como se pode observar, estes processos potencializam o desenvolvimento da autonomia e da solidariedade, pela revalorização do sujeito (auto-confiança) e reconstrução de um novo social, pela criação de novas relações, superação de hierarquias e dominação cultural. Na verdade, o que está sendo feito é uma educação libertadora e que ultrapassam os portões da escola como limite de suas ações.

No documento Aprendizagem cooperativa via internet (páginas 59-62)

Documentos relacionados