• Nenhum resultado encontrado

Treinamento Geral e Consciencialização

No documento RELATÓRIO DE RASCUNHO FINAL (páginas 35-37)

4 GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL

5.2 Treinamento Geral e Consciencialização

Como parte do processo de indução, todos o pessoal (incluindo os funcionários, contratados e terceiros) envolvidos no projecto serão submetidos a um programa de treinamento e consciencialização em gestão de SSMA antes do início das suas actividades. A EcoFarm irá desenhar e implementar treinamento interno para a empresa e seus associados e garantir que o seu pessoal e outros empregados da EcoFarm ou dos seus empreiteiros, que desempenhem quaisquer aspectos do trabalho, em qualquer fase do projecto, são adequadamente treinados no que diz respeito a implementação de vários PGASs descritos neste documento. Os empreiteiros e terceiros devem estar cientes das suas necessidades e obrigações de saúde, segurança, sociais e ambientais. Será conduzida uma análise da necessidade de treinamento para informar sobre o desenvolvimento dos programas de treinamento em SSMA que serão necessários, e os grupos- alvo adequados.

Coastal & Environmental Services (Pty) Ltd 24 EcoFarm Mozambique Lda Todo o pessoal envolvido na construção e operação do projecto será exigido a participar no programa de indução de SSMA que será desenvolvido e adaptado para as operações da EcoFarm. Os programas de formação serão orientados para três níveis distintos de emprego: executivo, média direcção e trabalho. A informação será transferida de forma adequada, e tomará os níveis de linguagem, culturais e educacionais em consideração. Os programas de treinamento sobre consciencialização em SSMA irão conter a informação a seguir:

 Os nomes, posições e responsabilidades do pessoal a ser treinado.

 O quadro de planos de formação adequados.

 O resumo do conteúdo de cada curso de formação.

 Um calendário para apresentação dos cursos de formação.

A formação irá destacar a importância do registo de incidentes e a conclusão dos relatórios apropriados, canais de comunicação para registar as questões e incidentes de SSMA, sistemas de documentação e responsabilidades nos termos da legislação Moçambicana. A variedade de tópicos a serem cobertos na formação de sensibilização de SSMA irá incluir, inter alia:

 Formação sobre as Políticas de SSMA da EcoFarm e importância do cumprimento;

 Estrutura organizacional, responsabilidades e elaboração de relatórios;

 Código de Conduta dos Trabalhadores e aspectos de actividades de rotina diária que provoquem impactos na gestão de SSMA;

 A importância de não se deitar lixo e de se usar as instalações sanitárias fornecidas;

 As potenciais consequências dos desvios dos POPs específicos;

 As medidas de mitigação necessárias a serem implementadas durante a realização das suas actividades de trabalho;

 Procedimentos para minimizar a produção de resíduos e para re-utilizar, recuperar e reciclar os resíduos, sempre que possível;

 Os benefícios da melhoria do desempenho pessoal;

 A necessidade de se usar água com moderação;

 Detalhes relacionados com os locais arqueológicos, culturais e/ou históricos que possam ser desenterrados durante o plantio ou que possam sofrer impactos durante o plantio e os procedimentos a serem seguidos, caso estes sejam encontrados;

Será desenvolvido um Procedimento de Eventualidade de Achados (Chance Find

procedure) e este será aderido, caso os locais de interesse arqueológico sejam

encontrados, ou desenterrados durante as fases de plantio e operação; e

 Também será necessário treinamento adicional sobre património cultural e comportamento culturalmente adequado e sobre riscos de segurança e A&S que possam surgir de situações não rotineiras e acções correctivas.

5.2.1 Formação de Pessoal Específico

Os funcionários serão treinados para garantir que possuem as qualificações e competências necessárias para realizar as suas actividades particulares, e sobre que actividades de gestão A&S são específicas paras as suas funções, para prevenir possíveis impactos.

Cada categoria de trabalho irá precisar de um treinamento específico e os funcionários serão treinados para garantir que eles possuem as qualificações e competências certas paras realizar as suas actividades particulares de forma a minimizar os impactos A&S, e os riscos de saúde e segurança. A EcoFarm precisará de garantir e demonstrar que eles compreendem as acções de gestão ambiental, saúde e segurança específicas para as suas actividades; e que são necessárias para prevenir possíveis impactos e incidentes. Por exemplo, todos os motoristas da EcoFarm irão receber formação adicional para garantir que estão plenamente conscientes, e compreendem os riscos associados com a condução de veículos, especialmente veículos pesados, em estradas que são usadas, ou é provável que sejam usadas, por pedestres, especialmente crianças e idosos.

Coastal & Environmental Services (Pty) Ltd 25 EcoFarm Mozambique Lda

5.2.2 Formação Comunitária e Parcerias

A EcoFarm irá, sempre que possível e adequado, trabalhar com Organizações Não Governamentais (ONGs) nacionais e internacionais para apoiar com os programas de formação e monitoria. Uma variedade de instituições locais e possivelmente internacionais, ONGs e sociedades será explorada e associações com quaisquer grupos específicos serão apoiadas por um acordo formal.

A EcoFarm irá prestar formação comunitária sobre aspectos de saúde, segurança, educação básica, habilidades de negócios, técnicas de cultivo melhorado, e saneamento, através da implementação de PGASs e POPs do projecto. Um Plano de Desenvolvimento Comunitário e de Habilidades e um Plano de Gestão de Saúde e Segurança Comunitária devem ser considerados. É importante garantir e encorajar que os tópicos de meios de subsistência são conduzidos por demanda e que qualquer formação ou curso são conduzidos em colaboração com as comunidades afectadas. Os directores da EcoFarm e os oficiais de extensão e as Equipas de Gestão Sanitária do Distrito, devem ser capazes de avaliar e contribuir para determinar quais as necessidades das comunidades.

No documento RELATÓRIO DE RASCUNHO FINAL (páginas 35-37)

Documentos relacionados