• Nenhum resultado encontrado

TRIBUTO A SÍLVIA LANE

Dia 29 de abril, uma estrela deixou de brilhar neste mundo para fazer parte de outro. Uma estrela que deixa muita saudade. SÍLVIA LANE

Meiga, compreensiva, sofrida, afetiva.

Sempre de braços abertos para acolher quem a procurasse e sempre pronta a orientar, dialogar, acolher, amar...

AFETIVIDADE EM PESSOA. Senhora de emoções, de abraços e carinhos. Doce! Triste por não saber o que a afetava no corpo físico, mas no espírito e no coração, só amor. Pessoa importante na minha vida, na hora que mais precisei, onde todos apenas me olhavam, me abriu os braços, me acolheu, compartilhou comigo suas alegrias e tristezas. Choramos juntas e ... mal nos conhecíamos.

Na troca de e-mails, sempre palavras de carinho, de força e confiança. Acredito em você! Sei que você é capaz! Desafios, também me colocava – Quero ver você fazer o seu bordado intelectual.

Hoje não está mais entre nós!

Na sexta feira (28), no hospital, já debilitada, mas consciente. Sei onde estou e o que estou fazendo aqui. O coração já fraco, mas conversou, agradeceu e... se despediu...

Já não está mais entre nós!!! O seu corpo foi cremado, virou cinzas e, que estas cinzas possam pulverizar o amor nas pessoas, que ao lembrarem-se dela reconheçam que era pura afetividade. Que seus filhos possam sentir isso, apesar do vazio deixado.

Deixa saudades. Uma grande perda para a Academia. Merece lugar de destaque, afinal de contas foi um Ícone da Psicologia Social.

Que estranho dizer “foi”, estava com ela na sexta feira!!!

Último adeus. Triste. Silencioso. Apenas uma música de fundo. Mas, para que palavras se afetividade e emoção a gente sente e comunica pelo contato, pelo tato e o pensar? Palavras nessa hora atrapalham.

Lembrar Sílvia será sempre através da afetividade e do carinho, dos cafezinhos na sua casa, da gata que vinha se encostar para fazer amizade, do escândalo dos cachorros para as visitas. Mas, uma porta sempre aberta.

Adeus Sílvia! Adeus não. Até breve! Pois seus textos e sua presença prevalecerão entre nós. ESTHER ALVES DE SOUSA

ALMEIDA, S.R. (1991). Criança e espaço: um estudo em psicologia ambiental. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ALVES, V. L. R. (1997). O desconhecimento pelos pais do diagnóstico de deficiência física em

crianças com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, sua influência no programa de reabilitação. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ALVES, V. L. R. (2003). A comunicação diagnóstica de ceratocone e a sua influência na

representação social que o paciente constrói de sua doença. Tese de Doutorado. Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo.

ANDRADE, C. C. J. (2002). Mediações afetivas num grupo empresarial: um estudo de caso. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ARAÚJO, A. N. S. (2004). Fatores emocionais na reabilitação: criatividade e imaginação. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ARPINI, D. M. (2001). “Sonhar a gente sonha”: representações de sofrimento e exclusão em adolescentes em situação de risco. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. AZEVEDO, C. (2002). As emoções no processo de alfabetização e a atuação docente. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BOCK, A. M. B. (1991). Pensando a profissão de psicólogo ou eu, caçador de mim. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BOCK, A. M. B. (1997). As Aventuras do barão de Münchhausen na psicologia: um estudo sobre o significado do fenômeno psicológico na categoria dos psicólogos. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BOCK, A. M. B. (2003). (org). A Perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis: Vozes.

BOCK, A.M.B.; FERREIRA, M.R.; GONÇALVES, M.G.M.; FURTADO, O. (2007). Sílvia Lane e o projeto do “Compromisso Social da Psicologia”. In: Psicologia e Sociedade. Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo, SP: ABRAPSO.

BONIN, L. F. R. (1996). A Teoria histórico-cultural e condições biológicas. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BRAIT Junior, R. Em Busca das esferas do dragão: uma interpretação da leitura das crianças sobre o Dragon Ball Z. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMACHO, T. (1994). Relações de poder e gênero na universidade: o caso da Universidade Federal do Espírito Santo. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMARGO, B. V. (1985). Consciência da formação profissional na universidade: estudos de caso da (re) produção do profissional de nível superior. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMARGO, D. (1988). Representação de comunismo ao nível individual. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMARGO, D. (1997). As Emoções no processo de aprendizagem. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CARONE, I. (2007). O Papel de Sílvia Lane na mudança da psicologia social do Brasil. In:

Psicologia e sociedade. Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo: ABRAPSO.

CARDOSO, I. (1978) Mulher e trabalho. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CARVALHO, P. R. (1991). A Candidatura de Caterina Koltai: uma abordagem psicossocial de um evento histórico e político partidário. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

CIAMPA, A. C. (1977). A Identidade social e suas relações com a ideologia. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CIAMPA, A. C. (1986). Identidade: um estudo de psicologia social sobre a estória do Severino e a história da Severina. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CIAMPA, A. C. (1987). A Estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo, SP: Brasiliense.

Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

COELHO. M. H. M. (1992). Machado de Assis e o poder. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

COELHO. M. H. M. (2000). O Poder no mito: as relações de poder na sociedade xavante, analisada através dos mitos. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DUARTE, J. C. (1998). Movimento da consciência de um trabalhador com L.E.R.: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. DUTRA, A. M. S. (2001). A Criatividade na saúde. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FONTES, F. C. C. (2004). A Força do afeto na família: uma possibilidade de interrupção da prática infracional de adolescentes em liberdade assistida. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FORMIGONI, M. C. L. G. (2004). “Meu filho, que nome tem?”: língua de sinais e função materna. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FREITAS, M. F. Q. (1994). Psicologia comunitária: professores de psicologia falam sobre os modelos que orientam a sua prática. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FRIEDMAN, S. (1985). Sobre a gênese da gagueira. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FRIEDMAN, S. (1992). A construção do personagem bom falante. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FURTADO, O. (1992). Da Consciência crítica e da consciência fragmentada: um estudo sobre a consciência operária. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GALANO, M. H. (1989). Todos somos iguais: (só que alguns são mais iguais do que os outros) relações de poder e afeto num pequeno grupo. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GALANO, M. H. (1994). O Sistema categorial: um modelo de análise dos grupos sob o paradigma da complexidade. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GIORA, R. C. F. A. (1988). Mônica e sua turma: um estudo sobre representações sociais. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GONÇALVES, M. G. M. (2003). Psicologia sócio-histórica e políticas públicas: a dimensão subjetiva de fenômenos sociais. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GUEDES, M. C. Memória da pós-graduação em psicologia no Brasil: criação e implantação da Psicologia Social da PUC-SP (1972-1982). (Rascunho de texto fornecido) LAMB, M. (1992). Uma análise da consciência do idoso asilado. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LANE, S. T. M. (1981). O Que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense.

LANE, S. T. M. e Codo, W. (orgs.) (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

LANE, S. T. M. (1984). A Psicologia social e uma nova concepção de homem para a “Psicologia”. In LANE, S. T. M. e CODO, W. (orgs.) Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, p.10-19.

LANE, S. T. M. (1987). Apresentação. In: CIAMPA, A. C. A Estória de Severino e a

história de Severina. São Paulo: Brasiliense.

LANE, S. T. M. (1982). Memorial. Apresentado para concurso ao cargo de Professora Titular, Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LANE, S. T. M. e SAWAIA, B. B. (orgs.) (1995). Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: EDUC/Brasiliense

LANE, S. T. M. (1995). Mediação emocional na constituição do Psiquismo. In: LANE, S. T. M. e SAWAIA B. B. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: EDUC/Brasiliense. LANE, S. T. M. (1995). Avanços da Psicologia Social na América Latina. In: LANE, S. T. M. e SAWAIA B. B. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: EDUC/Brasiliense.

LANE, S. T. M. e CAMARGO, D. (1995). Contribuições de Vigotski para o estudo das emoções. In: LANE, S. T. M. e SAWAIA B. B. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: EDUC/Brasiliense. LANE, S. T. M. (1998). Entrevista. Fluxo. Revista dos alunos de Ciências Humanas da PUC- SP, 2(2), 75-82.

LANE, S. T. M. (2000, maio/jun). Diálogos: uma psicologia para transformar a sociedade [Entrevista]. PSI Jornal de Psicologia, São Paulo, 18(122), 4-6.

LANE, S. T. M. & Araujo, Y. (orgs.) (2000a). Arqueologia das emoções. Petrópolis: Vozes. LANE, S. T. M. (2002). A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, O. & REY, F. L. G. Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio- histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo.

LANE, S. T. M. (2003) Emoções e pensamentos: uma dicotomia superada. In: BOCK, A. M. B. (org.)

A Perspectiva sócio-histórica na formação em Psicologia. Petrópolis, v. 1, p. 100-112.

LANE, S. T. M. (2003a). Prefácio. In: AZEVEDO, C. (org.) As Emoções no processo de

alfabetização e a atuação docente. São Paulo, v. 9, p. 5-14.

LEÃO, I. B. (1994) Consciência e educação: os limites das mediações. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LEÃO, I. B. (1999). Os Professores universitários: a emoção e o pensamento em um trabalho intelectual institucionalizado. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LEÃO, I.B. (2007). Um método para investigar a consciência: do intrapsicológico ao interpsicológico. In: Psicologia e Sociedade. Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo, SP: ABRAPSO.

LEITE, I. (1979). Contracorrente: o aluno, o professor ou a instituição? Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LENZA, E. H. F. (1980). Relações pessoais no ambiente urbano: um estudo de um conjunto habitacional popular. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LIMA, M. S. (2007). Conversas ao pé da pesquisa. In: Psicologia e Sociedade. Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo, SP: ABRAPSO.

MALVEZZI, S. (1979). O Papel dos psicólogos profissionais de recursos humanos: um estudo na grande São Paulo. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARTINS, S. T. F. (1987). Desenvolvimento da consciência do militante político: elementos para uma análise. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARTINS, S. T. F. (1994). Cotidiano e emoções no processo saúde-doença: análise psicossocial da hipertensão essencial. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MONTEIRO, L. G. M. (1997). Subjetividade e poder em Jean-Paul Sartre e Michel

Foucault: ciência, ética e estética. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de

São Paulo.

MOREIRA, M. I. C. (2001). Gravidez na adolescência: análise das significações construídas ao longo de gerações de mulheres. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

NOVO, H. A. (1996). A Dimensão ético-afetiva dos discursos sobre a violência: implicações para o processo da convivência social. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PACHECO, E. D. (1981). O “Pica Pau” herói ou vilão? Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PERARO Filho, C. (1978). Conflito no grupo: segundo a teoria de campo de Kurt Lewin. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PERARO Filho, C. (1988). O Processo grupal como condição de ensino e conscientização. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PERSICHETTI, S. (2001). A Poética no olho crítico: a estética como formadora de discurso na fotografia documental latino-americana. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PSICOLOGIA E SOCIEDADE (2007). Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo, SP: ABRAPSO.

estilos de liderança. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SANTOS, C. (2001). A Proximidade no atendimento em saúde: um estudo a partir da experiência de trabalho de uma equipe de saúde da família. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SAWAIA, B. B. (1979). Ibitinga: suas práticas econômicas e representações sociais. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SAWAIA, B. B. (1987). A consciência em construção no trabalho de construção da

existência: uma análise psicossocial do processo da consciência de mulheres faveladas

participantes de movimentos urbanos de reivindicação social de um grupo de produção de artesanato. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SAWAIA, B. B. (2002). Sílvia Lane. Vol.8. Pioneiros da Psicologia Brasileira. Rio de Janeiro: Imago.

SAWAIA, B. B. (2003). Emoções e pensamentos: uma dicotomia superada. In: BOCK A. M. B. (org.). A perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis, v. 1, p. 100- 112.

SAWAIA, B. B. (2007). Teoria laneana: a univocidade radical aliada à dialética-materialista na criação da psicologia social histórico-humana. In: Psicologia e Sociedade. Vol.19, Edição Especial, 2. São Paulo, SP: ABRAPSO.

SILVA, M. V. (2000). Processo grupal, afetividade, identidade e poder em trabalhos

comunitários: paradoxos e articulações. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica

de São Paulo.

SILVA, M. P. C. (2004). Linguagem das emoções: as relações de afetividade nos índios Kadiwéu. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SILVIA Lane: estilo em movimento. Direção Fernão Ciampa. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Documentário. Maio/2007. 1 DVD (32min.), color.

SOUSA, F. P. (1983). Política e metodologia da pesquisa crítica em psicologia social: narrativa de um caso. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SOUSA, F. P. (1992). A Psicologia social como psicologia política: histórias inacabadas. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SPACCAQUERCHE, M. E. (1978). Pai – Mãe – Professora e amigos como agentes

socializadores numa amostra de crianças no contexto paulistano. Dissertação de

Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

TACAHASHI, D. S. (2006). Os Nexos que tecem as competências de futuros enfermeiros. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

TSCHIEDEL, R. G. (2006). Redes e políticas públicas: tecendo uma perspectiva analítico- institucional. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

VIOLANTE, M. L. V. (1981). O Dilema do decente malandro: um estudo sobre a identidade do menor institucionalizado. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

WAGNER, E. C. A. M. (1985). Avaliação dos movimentos de consciência de idosos

através de seus discursos relatados em forma literária. Dissertação de Mestrado. Pontifícia