• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – Configuração do BIOS

3.4 Unidade central de controle Fox

Smart BIOS/Fox Intelligent Stepping/Voltage Options/CPU Configuration/DRAM Configuration [BIOS inteligente/ escalonamento inteligente Fox/opções de tensão/configuração da CPU/configuração da DRAM]

Pressione <Enter> para entrar no submenu. SuperBIOS-Protect [Proteção do SuperBIOS]

Há um mecanismo de proteção contra gravação do BIOS do sistema que o protege contra ataques de vírus. A função de proteção do Super-BIOS protege o BIOS contra vírus, p.ex. CIH.

Auto Detect PCI CLK [Detecção automática do clock PCI]

Essa opção é usada para detectar automaticamente os slots PCI. Quando habilitada, o sistema desligará o clock o slot PCI vazio para reduzir a interferência eletromagnética.

Smart BIOS

Smart Boot Menu [Menu Smart Boot]

Quando o PC é ativado, se a opção [Enabled] estiver selecionada, será mostrado automaticamente um menu de boot para informar ao usuário que ele deve selecionar um dispositivo de boot. Se nenhum dispositivo for selecionado, será usado o primeiro dispositivo. Se a opção [Disabled] estiver selecionada, o PC pedirá que o usuário pressione a tecla [Esc] para entrar no menu de boot. Esse ajuste simplifica o boot de dispositivos múltiplos, já que o usuário não precisa pressionar a tecla [Esc] para entrar no menu de boot.

Capítulo 3 - Configuração da Bios

Smart Power LED [LED inteligente de alimentação]

O LED inteligente de alimentação é uma função incorporada à placa-mãe para indicar as diferentes condições durante o processo POST. O LED está localizado no painel frontal e mostra o estado POST usando diferentes intervalos de piscadas longas-curtas. Pode-se deixar esse estado sempre habilitado.

Estado do sistema Estado do LED de alimentação Condição de parada de piscada

Normal Sempre aceso Sempre aceso

Sem memória Pisca continuamente - aceso (1s), apagado (1s) Reboot e memória OK

Sem exibição Pisca continuamente - aceso (2s), apagado (2s) Reboot e memória OK

Mensagem de erro de POST Pisca rapidamente duas vezes (1/3s aceso, 1/3s apagado), uma piscada

contínua - aceso (1s). Entrar na configuração ou ignorar Sem ventoinha da CPU Pisca continuamente - aceso (1/2s), apagado (1/2s) Reboot e ventoinha OK

Current CPU Speed [Velocidade atual da CPU] Esse item mostra a velocidade atual da CPU. Current FSB Speed [Velocidade atual do FSB] Esse item mostra a velocidade atual do barramento frontal. Current CPU Multiplier [Multiplicador atual da CPU] Esse item mostra a velocidade atual da CPU.

Current DRAM Speed [Velocidade atual da DRAM] Esse item mostra a velocidade atual da DRAM.

Escalonamento inteligente FOX

Fox Intelligent Stepping (FIS) [Escalonamento inteligente FOX]

Esse item permite selecionar diferentes opções de overclock. Os valores de ajuste disponíveis são: [Default], [Manual], [Step1], [Step2] e [Step3].

[Default] - O sistema ajustará automaticamente o clock da CPU de acordo com o carregamento atual do sistema operacional e programas aplicativos em execução.

[Step 1] - Overclock da CPU por um valor pré-definido pelo BIOS. Cada CPU com velocidade diferente tem seu próprio ajuste de valor pré-definido.

[Step 2] - Mesma definição que [Step 1]. [Step 3] - Mesma definição que [Step 1].

[Manual] - O usuário pode selecionar manualmente um clock de CPU para operar em seu sistema. Qualquer configuração selecionada deve ser gravada e ativada saindo do BIOS. Veja descrições mais detalhadas da função FIS no capítulo 4 sobre o utilitário FOX ONE.

As próximas 3 configurações são válidas apenas quando o escalonamento inteligente Fox estiver ajustado em [Manual]. CPU Clock [Clock da CPU]

Capítulo 3 - Configuração da Bios

PCI Express Clock [Clock de PCI Express]

Essa opção é usada para ajustar a velocidade do slot PCI Express. Ela pode aprimorar a velocidade da placa gráfica. Spread Spectrum [Espectro de dispersão]

Se essa função for habilitada, poderá reduzir significativamente a interferência eletromagnética gerada pelo sistema a fim de atender à regulamentação FCC. Entretanto, se o overclock estiver ativado, é melhor desabilitá-la.

CPU Multiplier Adjust [Ajuste do multiplicador da CPU]

Essa opção é usada para definir a taxa de clock da CPU. Multiplicando o clock da CPU com essa razão, o usuário pode obter a velocidade da CPU. Aumentar essa taxa pode gerar overclock da CPU. Essa opção será mostrada apenas se a CPU suportar essa função.

Opções de tensão

CPU Voltage [Tensão da CPU]

Essa opção é usada para alterar a tensão da CPU. Memory Voltage [Tensão da memória] Essa opção é usada para alterar a tensão da memória.

Configuração da CPU

Delay Prior to Thermal [Retardo antes do acionamento do monitor térmico] (mostrada apenas quando a CPU suporta a função)

Alguns processadores têm um monitor térmico que consiste em um sensor térmico interno e um circuito de controle térmico (TCC - Thermal Control Circuit).

Quando o sensor térmico detecta que o processador alcançou a temperatura operacional máxima admissível, ele ativa o TCC. O TCC modula então os ciclos do clock introduzindo ciclos nulos, normalmente a uma taxa de 50-70% da quantidade total de ciclos do clock. Isso resulta no “descanso” do processador 50-70% do tempo.

À medida que a temperatura interna do processador cai, o TCC reduz gradualmente a quantidade de ciclos nulos até que eles não sejam mais necessários para manter a temperatura interna abaixo do ponto seguro. Quando isso ocorre, o sensor desativa o TCC. Esse mecanismo permite que o processador ajuste dinamicamente seu ciclos de trabalho para garantir que a temperatura interna permaneça dentro dos limites seguros.

A função do BIOS de retardo antes do acionamento do monitor térmico controla a ativação do modo do monitor térmico. Ela permite que o usuário determine quando o monitor térmico deve ser ativado depois do boot do sistema. Por exemplo, com o valor padrão de 16 minutos, o BIOS aciona o monitor térmico 16 minutos depois que o sistema é ativado pelo boot.

De modo geral, o monitor térmico não deve ser ativado imediatamente após o boot, pois o processador estará sob carga pesada durante o processo de boot. A redução desnecessária do tempo de retardo diminui o desempenho do processador durante o processo de boot.

Portanto, para garantir um desempenho otimizado do boot, a ativação do monitor térmico deve ser retardada durante um certo período de tempo.

Capítulo 3 - Configuração da Bios

Recomenda-se ajustar essa função do BIOS no menor valor (em minutos) que excede o tempo necessário para o boot completo de seu computador. Por exemplo, se o boot completo de seu sistema dura 5 minutos, deve-se selecionar 8 minutos.

Não é recomendável selecionar um valor de retardo desnecessariamente longo. Sem o monitor térmico, o processador pode aquecer até uma temperatura crítica (cerca de 135ºC), ponto em que o sensor térmico desliga o processador, retirando a tensão principal em 0,5 segundos.

Limit CPUID MaxVal [Limite de valor máximo de CPUID]

Esse item é usado para habilitar ou desabilitar a configuração do limite de valor máximo de CPUID. Ajuste o limite de valor máximo de CPUID em 3. A função deve estar desabilitada (Disabled) no WinXP.

C1E Function [Função C1E]

C1E representa o estado de SUSPENSÃO aprimorado. É uma função que a CPU Intel usa para reduzir o consumo de energia durante o estado de suspensão. O C1E diminui o multiplicador e a tensão da CPU para níveis menores quando um comando HLT (suspensão) é emitido. Esse item é usado para habilitar/desabilitar o suporte C1E.

Execute Disable Bit [Bit de desabilitação de execução]

Esse item é usado para habilitar/desabilitar a função do bit de desabilitação de execução.

A funcionalidade de bit de desabilitação de execução da Intel pode ajudar a evitar determinadas classes de ataques maliciosos de transbordo de buffer quando combinada com um sistema operacional que a suporte.

O bit de desabilitação da execução permite que o processador classifique áreas da memória onde um código de aplicativo pode ser executado e onde não pode. Quando um worm mal-intencionado tenta introduzir um código no buffer, o processador desabilita a execução do código, evitando danos e a propagação do worm.

A substituição de computadores mais antigos por sistemas com o bit de desabilitação de execução habilitado pode deter os ataques de worms, reduzindo a necessidade de reparos relacionados a vírus. Usando uma combinação do bit de desabilitação de execução com antivírus, firewall, remoção de spywares, software de filtragem de e-mails e outras medidas para a proteção de redes, os gerentes de informática podem liberar recursos de TI para outras iniciativas.

Virtualization Technology [Tecnologia de virtualização (mostrada apenas quando a CPU suporta a função)] A virtualização (isto é, a tecnologia Vanderpool da Intel®) possibilita que uma plataforma execute diversos sistemas operacionais e aplicativos em partições ou “containers” independentes. Um sistema físico pode funcional como diversos sistemas “virtuais”. A tecnologia Vanderpool pode ajudar a melhorar as soluções futuras de virtualização. Esse item será mostrado apenas quando a CPU suportar essa função e o ajuste é usado para habilitá-la/desabilitá-la.

EIST Function [Função EIST]

Esse item é usado para selecionar a opção EIST (Processor Power Management, PPM).

A Tecnologia EIST (Enhanced Intel SpeedStep® Technology) possibilita que o sistema ajuste dinamicamente a tensão do processador e a freqüência do processador, podendo resultar em um consumo médio menor de energia e na produção média menor de calor. Alguns requisitos do sistema devem ser atendidos, incluindo CPU, chipset, placa-mãe, BIOS e sistema operacional. Veja mais informações no website da Intel.

Configuração da DRAM

DRAM Timing Selectable [Temporização da DRAM selecionável]

Esse item é usado para habilitar/desabilitar o provisionamento de temporização da DRAM pelo dispositivo SPD. O dispositivo SPD (Serial Presence Detect - Detecção de Presença Serial) é um pequeno chip EEPROM, montado em um módulo de memória DDR2. Ele contém informações importantes sobre a velocidade, o tamanho e o modo de endereçamento do módulo, além de outros vários parâmetros, para que o controlador de memória da placa-mãe (chipset) possa ter um acesso melhor ao dispositivo de memória. Selecione [Manual] para configurar a temporização da DRAM manualmente. As próximas 5 configurações são válidas apenas quando a temporização da DRAM selecionável estiver ajustada em [Manual].

CAS Latency Time [Tempo de latência de CAS]

Esse item determina a latência de CAS. A latência de CAS é a quantidade de ciclos de clock decorridos do momento em que a solicitação de dados é enviada para a alocação de memória real até a transmissão dos dados do módulo.

DRAM RAS# to CAS# Delay [Retardo de RAS# para CAS# da DRAM]

Esse item permite selecionar o tempo de retardo (em ciclos de clock) entre os sinais de transferência de CAS e RAS. DRAM RAS# Precharge [Pré-carga de RAS# da DRAM]

Esse item permite selecionar o tempo de pré-carga de RAS da DRAM (em ciclos de clock). Precharge delay [Retardo de pré-carga]

Capítulo 3 - Configuração da Bios

System Memory Speed [Velocidade da memória do sistema]

Esse item é usado para a seleção manual de uma velocidade de DRAM. As opções são [Auto], [533MHz], [667MHz] e [800MHz].

Documentos relacionados