• Nenhum resultado encontrado

3.4 Identificação e seleção dos elementos investigados

3.4.1 Unidade de análise

O estudo em seu núcleo foi realizado na SMS-Secretaria Municipal de Saúde Montes Claros – MG. Também foram abordados, como detalhamento da pesquisa, a ESURB- Empresa de Serviços Urbanos, por desenvolver uma campanha de mudança de comportamento em parceria com a SMS, e o Conselho Municipal de Saúde, órgão consultivo e deliberativo, responsável pela política de saúde do município. A escolha desse órgão, como unidade de estudo, foi em função dos programas desenvolvidos com características comportamentais e tangíveis, que teoricamente podem utilizar a tecnologia de marketing social, bem como do marketing para organizações sem fins lucrativos. A Secretaria Municipal de Educação também foi contactada para fazer parte do estudo, mas por questões de agendamento, não foi possível a sua inclusão.

A unidade de análise desta pesquisa tem um quadro de servidores, entre médicos, dentistas, psicólogos, técnicos e pessoal de apoio administrativo, em torno de 1.800 servidores. Com o orçamento para o ano de 2000 de R$ 12,9 milhões, desenvolve atividades de serviços básicos de saúde como também atua em programas na área de saúde preventiva e curativa. A Secretaria atua no sistema de gestão plena da saúde, modalidade de administração do Ministério da Saúde, caracterizado pela autonomia financeira dos recursos. Recebe mensalmente R$ 3,9 milhões para seu custeio. Os seus serviços são ofertados por meio próprio e/ou através de intermediários. A sua administração é conduzida pelo secretário municipal, dois secretários adjuntos, ambos médicos, juntamente com auxiliares diretos de nível de escolaridade superior.

A unidade faz parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Montes Claros, situada no norte de Minas Gerais, a 435 quilômetros de Belo Horizonte, capital do Estado. A Prefeitura conta com um efetivo em torno de 6,5 mil servidores públicos. A sua estrutura administrativa é constituída de 19 secretarias e ainda conta com

milhões.

A definição por essa Secretaria, como alvo do presente estudo, levou em conta os programas de saúde desenvolvidos,

1. Programa Saúde da Mulher. Prestando atendimento integral à saúde da mulher, por equipe multiprofissional, esse programa tem os seguintes objetivos: aumentar a cobertura pré-natal; aumentar os índices de aleitamento materno; ampliar as atividades de identificação e controle do câncer cérvico uterino e de mama; ampliar as atividades de identificação e controle das doenças sexualmente transmitidas; Ampliar as atividades de identificação e controle de outras patologias de maior prevalência no grupo. Desenvolver atividades de regulação da fertilidade humana, implementando métodos e técnicas de planejamento familiar, diagnosticando e corrigindo estados de infertilidade e evitando o aborto provocado, mediante a prevenção da gravidez indesejada.

2. Programa Saúde da Criança. Nesse programa, são realizados procedimentos como teste do pezinho, acompanhamento do desenvolvimento da criança, vacinação de rotina, assistência odontológica e de oftalmologia através das escolas. Desenvolvido com o objetivo geral de unificar os procedimentos dos diversos profissionais que compõem a equipe e diminuir a mortalidade infantil, sensibilizando os profissionais envolvidos nas ações básicas da saúde, tem como objetivos específicos: promover a amamentação; reduzir a incidência das doenças evitáveis; incrementar a reidratação oral; acompanhar o crescimento e o desenvolvimento; fazer o follow-up dos prematuros e pacientes com agravo perinatal e observar o acompanhamento à criança desnutrida. Conta com equipe multidisciplinar, desenvolvendo

ações que envolvem o acompanhamento às gestantes (preparação para o aleitamento materno), consultas e sala de espera.

3. Programa Saúde do Idoso. Parceria feita com o asilo São Vicente de Paula, através da cessão de profissionais que prestam serviços como fisioterapeutas. Desenvolve as seguintes atividades: avaliação geriátrica ampla: consulta multidisciplinar inicial com assistente social, médico e enfermeiro; Aplicação de instrumentos auxiliares para avaliação funcional e cognitiva; avaliação psicológica, nutricional e fisioterápica; testes para avaliação psicométrica; promoção de saúde, prevenção de doenças e participação social; atividades em grupo: grupos terapêuticos e grupos de orientação.

4. Programa Saúde da Família. Criado pelo Ministério da Saúde, em 1994, constitui-se em um modelo de assistência à saúde, através de ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade em nível de atenção primária. Baseia-se nos seguintes objetivos: prestar atendimentos básicos de saúde, de forma integral a cada membro da família; proporcionar atenção global, oportuna e contínua à população no domicílio, em ambulatório e hospitais; promover a família como núcleo básico no atendimento à saúde da população; humanizar o atendimento e estabelecer bom nível de relacionamento com a comunidade; organizar o acesso ao sistema de saúde; promover a supervisão e a atualização profissional para garantir boa qualidade e eficiência no atendimento; levar ao conhecimento da população as causas que provocaram as doenças e os resultados alcançados com a prevenção e tratamento; divulgar o conceito de saúde como qualidade de vida e direito do cidadão; e incentivar a participação da população no controle do sistema de saúde. O programa atende 18 mil famílias em 32 bairros e um distrito.

educativas, vacinação periódica, tratamento de focos, controle de muriçocas, limpeza e drenagem de córregos e detetizações.

6. Exames especializados. Consiste em exames de vista, ecocardiografia, ultrassonografia, eletro-cardiografia, testes ergométricos e endoscopia digestiva.

7. Campanha “Vamos Jogar Limpo”. Campanha desenvolvida pela ESURB para melhorar a limpeza urbana da cidade e, que, também, consiste em desenvolver ações junto a famílias carentes para a utilização da reciclagem de lixo como fonte alternativa de renda.