• Nenhum resultado encontrado

Como foi apresentado no referencial teórico (item 2.2.1 O varejo farmacêutico) existem no Brasil um total de 82.617 farmácias no Brasil, sendo que 8.195 destas possuem manipulação. Desta forma, são 74.422 drogarias (Conselho Federal de Farmácia, 2017). Este número corresponde ao total de lojas. Existem 27 empresas consideradas grandes redes no Brasil, associadas à entidade Abrafarma.

Em relação às franquias foi efetuada uma busca no site da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e encontradas 164 empresas do ramo saúde, beleza e bem-estar. A partir da pesquisa de cada uma das 164 empresas, foi verificado que existem 19 empresas associadas a ABF pertencentes ao setor do varejo farmacêutico. Destas, 8 são farmácias com manipulação e 11 são drogarias. Na Figura 19 estão relacionadas as marcas de farmácias encontradas no site da ABF, o tipo de farmácia dessas marcas, seu estado de origem e a quantidade de lojas da franquia (Associação Brasileira de Franchising, 2018).

Figura 19 - Relação de farmácias associadas a ABF.

Marca Tipo de farmácia Estado de origem Quantidade de lojas

A fórmula® Farmácia com manipulação BA 66

Americana Saúde® Drogaria MG Não consta

Companhia da Fórmula® Farmácia com manipulação RN Não consta Compre Certo Rede de Drogarias® Drogaria MG 173

DrogaPop® Drogaria GO 68

Drogarias Farmais® Drogaria SP 432

Drogarias Max® Drogaria RJ 104

Farma & Farma® Drogaria SC 175

Farma Container® Drogaria SP Não consta

Farmácia Alquimía® Farmácia com manipulação ES Não consta Farmácia Artesanal® Farmácia com manipulação GO 42 Farmácia Roval® Farmácia com manipulação PE 19

Farmácias Brasil Poupa Lar® Drogaria SC 91

Farmácias FTB a farmácia do trabalhador do Brasil®

Drogaria PE 993

Farmácias São Rafael® Drogarias SC 13

Farmelhor® Drogarias MG 162

Pharmapele® Farmácia com manipulação PE 58

Phitofarma® Farmácia com manipulação SP 36

Vico Farma Farmácia de Manipulação®

Farmácia com manipulação SP NC

Já as farmácias em modelo associativistas podem ser afiliadas à Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias). Existem 55 redes associativistas e independentes de farmácias associadas a Febrafar, totalizando mais de 9,8 mil farmácias e drogarias localizadas em 24 estados e no Distrito Federal (Febrafar, 2018).

A partir destas informações foram determinadas as unidades de análise para a coleta de dados. A seleção das unidades de análise de um estudo deve ser cuidadosamente selecionada. Para Selltiz, Jahoda, Deutsch, & Cook, (1975, p. 65) as pessoas que participarão do estudo devem ser escolhidas devido à probabilidade de que ofereçam as contribuições esperadas. Para que isso ocorra, os autores sugerem captar pessoas por indicação de indivíduos que trabalham na área e ainda é desejável que o entrevistado seja indicado por mais de uma pessoa. É importante ainda selecionar as pessoas que irão participar da pesquisa de forma a assegurar uma representação de diferentes experiências. Flick (2009, p. 120) comenta que os indivíduos devem ser escolhidos de acordo com o nível esperado de insights para a teoria que este participante poderá oferecer. Para isso o autor afirma que é preciso estabelecer critérios para a delimitação da amostragem.

Em relação à quantidade de pessoas a serem entrevistadas Selltiz, Jahoda, Deutsch, & Cook, (1975, p. 66) afirmam que:

“Além de entrevistar um número suficiente de pessoas, a fim de assegurar a representação de diferentes tipos de experiência, não existe regra simples para determinar o número de informantes que devem ser entrevistados em um estudo. Em certo ponto, o pesquisador verificará que outras entrevistas não apresentarão novas intuições que as respostas caem em um padrão que já conhece. Nesse ponto, outras entrevistas se tornam cada vez menos compensadoras.”

Assim, a quantidade de indivíduos entrevistados pode ser estabelecida por meio do critério de saturação teórica, ou seja, quando não são encontrados dados adicionais para o desenvolvimento.

A escolha dos participantes a serem entrevistados será efetuada de acordo com alguns critérios estabelecidos, visto que a aleatoriedade na abordagem qualitativa não é considerada a melhor opção. No caso do método de entrevista em profundidade o que importa não são a quantidade de entrevistados, e sim a capacidade dos entrevistados trazerem conteúdos significativos para a compreensão do tema em questão (Fraser e Gondin, 2004).

Sendo assim, para o presente estudo foram entrevistados profissionais que atuam no setor de drogarias e tomam as decisões de marketing. Os tipos de varejo abordados na pesquisa foram farmácias independentes, associativistas, franquias e redes de pequeno e médio porte. Cabe lembrar que o presente estudo está focado em farmácias sem manipulação, portanto, as unidades de análise não contemplam entrevistados que atuam no setor de farmácias com manipulação. Em relação aos cargos os profissionais entrevistados foram principalmente proprietários. Foram entrevistados os profissionais que tem autonomia para executar e tomar decisões em relação as atividades de marketing. Foram realizadas sete entrevistas com profissionais que atuam em drogarias e com um profissional que atua em uma empresa que presta serviços para drogarias. Esta última será chama de entrevista complementar.

Na Figura 20 estão relacionadas as unidades de análise, contemplando o nome do contato, cargo, número do lojas e tipo de drogaria.

Figura 20 - Relação das unidades de análise da pesquisa de campo

Entrevista Contato Cargo do Contato Número de Lojas

Tipo de drogaria

1 Rogério Lopes Junior Proprietário/ Diretor Febrafar

3 Rede de pequeno porte em modelo associativistas

2 Damaris Marcelino Proprietária 1 Drogaria independente 3 Marcos de Souza Proprietário/Diretor

do Sincofarma

4 Rede de pequeno porte 4 Julio Cesar Kawamoto Sanches Proprietário 6 Rede de pequeno porte

em modelo associativistas

5 Fábio Chaves Costa Proprietário 5 Rede de pequeno porte em modelo associativistas

6 Thiago Henrique Araujo Coordenador de vendas

250 Rede de médio porte 7 Edivaldo Boussi Proprietário 8 Franquia, rede de

pequeno porte e independente

Complementar Angelo Vieira Diretor de Marketing e Operações

806 Redes em modelo associativistas