• Nenhum resultado encontrado

2.2 Categorias de análise: tipos de atividades e conteúdos de ensino nas coleções

2.2.2 Unidades linguísticas

Considera-se unidade linguística “um elemento discreto identificado num certo nível ou

ordem. Assim, os fonemas são unidades linguísticas, os morfemas e as frases” (DUBOIS,

1993, p. 604). Nas atividades desenvolvidas pelas coleções, várias foram as unidades linguísticas exploradas: letra, sílaba, morfema, palavra, frase (oração ou período), parágrafo (ou trecho de texto), texto. Os exemplos a seguir ilustram cada uma dessas unidades.

LETRA: foram incluídos, neste caso, os exercícios que envolvem grafemas, fonemas, dígrafos e encontros de letras (encontros vocálicos e encontros consonantais) (FIGURA 16).

Figura 16 – Exemplo da unidade linguística letra

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 4º ano, p. 123, segunda questão, letra A.

É possível identificar as diferenças existentes entre essas unidades, assim como reconhecer que elas possuem propriedades distintas, mas foi feita a opção pelo uso da nomenclatura letra para economia de categorias. Vale salientar que na mesma questão A são exploradas duas unidades linguísticas: letra e palavra.

SÍLABA: nesta categoria estão incluídos os exercícios que exploram especificamente as sílabas (FIGURA 17).

Figura 17 – Exemplo da unidade linguística sílaba

Fonte: Coleção A Escola é Nossa – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 44, quinta questão. A categoria sílaba é muito recorrente nos exercícios nos quais os alunos precisam realizar a separação de palavras. O exemplo apresentado na figura 17 representa essa constatação. MORFEMA: foram considerados, neste caso, os exercícios que exploram prefixos, sufixos, radicais e rimas (FIGURA 18).

Figura 18 – Exemplo da unidade linguística morfema

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 20, quinta questão. A categoria morfema é amplamente explorada nos exercícios que trabalham com as terminações. O exercício presente na figura 18 representa o que foi mencionado.

PALAVRA: nesta categoria, foram incluídos os exercícios que envolvem exclusivamente palavras. Nos exercícios, essa unidade linguística pode ser explorada de diversas formas, tanto para corrigir erros ortográficos (FIGURA 19), como para completar frases (FIGURA 20), entre outras possibilidades.

Figura 19 – Exemplo 1 da unidade linguística palavra

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 4º ano, p. 51, “Caça-erros”. Na figura 19, é possível observar no primeiro comando “Copie este texto no caderno,

corrigindo as palavras que apresentam erros” a exploração com duas unidades linguísticas palavra e texto. A palavra é explorada aqui a partir da identificação de casos em que estão

grafadas incorretamente.

Figura 20 – Exemplo 2 da unidade linguística palavra

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 4º ano, p. 68, "Qual a diferença". No segundo caso, a palavra é utilizada para completar o texto com lacunas. Na figura 20, também se observa a presença da unidade linguística texto.

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO: estão incluídos, neste caso, os exercícios que envolvem frases, orações e períodos (FIGURA 21).

Figura 21 – Exemplo da unidade linguística frase, oração e período

Fonte: Livro A Escola é Nossa – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 69, sétima questão. A questão 7, exemplificada na figura 21, explora, além da unidade linguística frase, a palavra. Esta é trabalhada por meio da atividade metacognitiva complementação de frases a partir de

palavras.

PARÁGRAFO/TRECHO DE TEXTO: foram englobados, neste caso, os exercícios que exploram parágrafos e trechos de texto maiores que um período (FIGURA 22).

Figura 22 – Exemplo da unidade linguística parágrafo/trecho de texto

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 4º ano, p. 76, primeira questão. A figura 22 apresenta, explicitamente, o trabalho com o trecho de um texto, neste caso, a estrofe do Hino Nacional. A partir desse trecho, os exercícios que se seguem exploram as palavras extraídas desse fragmento.

TEXTO: nesta categoria, os exercícios que exploram textos e também aqueles que envolvem gêneros, tipos textuais e portadores de textos, ainda que sejam utilizados como pretexto, foram incluídos (FIGURA 23).

Figura 23 – Exemplo da unidade linguística texto

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 162, primeira questão. No exemplo anterior, foi apresentada uma ocorrência no qual o texto é explorado. No caso, trata-se do gênero textual tirinha. Nesse caso, o texto é explorado de diversas formas, não apenas para os exercícios referentes à ortografia. Pelas questões A, B, C é possível observar o trabalho com diferentes estratégias de leitura.

CONCEITOS/NOMENCLATURA: engloba os exercícios que tomam conceitos e termos linguísticos como unidades de trabalho (FIGURA 24).

Figura 24 – Exemplo da unidade linguística conceitos/nomenclatura

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 54, primeira questão, letras B e C.

No exemplo da figura 24, é possível identificar tanto na questão B como na questão C o trabalho com a categoria conceito/nomenclatura. Nesse exercício, o aluno precisa nomear em termos linguísticos, a classe gramatical das palavras destacadas.

OUTROS: foram incluídas, nesta categoria, as atividades que envolvem: acentos (FIGURA 25) e outros sinais gráficos (FIGURA 26).

Figura 25 – Exemplo da unidade linguística outros – acentos

Fonte: Coleção Projeto Buriti – Língua Portuguesa. 5º ano, p. 145, sétima questão. O exemplo apresenta, na figura 25, o trabalho com a unidade acento. Na questão, os alunos precisam acentuar as palavras proparoxítonas.

Figura 26 – Exemplo da unidade linguística outros – hífen

Fonte: Projeto Buriti. Língua Portuguesa. 4º ano, p. 50, quarta questão, letra A. O exemplo apresentado na figura 26 traz o trabalho com o hífen, considerado por nós, um

sinal gráfico que não se encaixa na categoria acento. Na questão A, os alunos devem observar

o uso do hífen na segmentação de palavras.

Quadro 2 – Categorias utilizadas para análise das coleções

Fonte: Elaborado pela autora a partir de Silva (SILVA, A. 2008).

Nesta seção, são apresentados os dados coletados na primeira etapa de pesquisa. Isto é, a partir da observação de coleções didáticas recomendadas pelo PNLD 2013, foi feito um levantamento das atividades metacognitivas e unidades linguísticas recorrentes e explicitada a descrição e análise do trabalho realizado com ortografia nas coleções.