• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS DO PARADIGMA EMERGENTE OU ALTERNATIVO

6.1 UNIVERSO E AMOSTRA

Para aplicar os instrumentos de pesquisa (o questionário) buscou-se entrar em contato com algumas unidades da UFBA, que ofertam cursos a distância. Com isto, o critério utilizado para a escolha dos cursos a serem pesquisados foi realizado de modo intencional, considerando serem cursos de graduação, extensão e especialização na modalidade educativa a distância.

Primeiramente, foram estabelecidos alguns contatos por meio de telefone, e-

mails e visitas a algumas unidades de ensino da universidade em estudo para obter

conhecimento dos cursos existentes. Em 2012, visitou-se as unidades da UFBA para conhecer os cursos a distância e, em 2013, a primeira visita ao curso de

Especialização em Gestão Escolar mediante apresentação da declaração do ICI como mestranda e pesquisadora. Declaração esta que foi apresentada em todas as unidades as quais foram solicitadas a aplicação do questionário. Em relação a este curso, houve dificuldades em obter informações, e consequentemente a aplicação do instrumento de pesquisa. Em janeiro de 2013, foram realizadas duas visitas e envio de três e-mails para a coordenação e vice-coordenação do referido curso, com intuito de obter um histórico do curso e possibilidade de aplicação dos questionários, todavia não houve sucesso. Todas as informações sobre este curso, relatadas nesta pesquisa, foram obtidas por meio do site do MEC, do ambiente Moodle e site da UFBA.

O curso de Licenciatura em Matemática a Distância, por meio da sua coordenação, foi um dos que, de modo solicito, apresentou como se processa o curso a partir da utilização do sistema Moodle, e se dispôs a colaborar com esta pesquisa, ao permitir a disponibilização dos questionários online no ambiente virtual, de 06 de fevereiro a 20 de março de 2013, como também motivou os estudantes, os professores e os tutores a participarem da pesquisa.

O curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental também foi visitado em fevereiro de 2013 e a colaboradora do curso apresentou a dinâmica no ambiente virtual Moodle da UFBA. A dificuldade encontrada para a aplicação do questionário foi devido o acesso à coordenação. Foi agendada uma reunião, que não ocorreu por imprevistos no Instituto de Biologia e, a partir do ocorrido houve dificuldade em reagendar um novo contato, o que inviabilizou a possibilidade de propor a aplicação dos questionários.

O curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira foi contatado a partir de envio de e-mail à coordenadora e, a partir desse contato foi marcado um momento em fevereiro de 2013 para diálogo sobre a possibilidade de aplicar o questionário aos componentes do curso. Como resultado desse diálogo, os questionários foram disponibilizados no ambiente virtual do curso, no período de 06 de fevereiro a 20 de março de 2013 e, de modo livre, para aqueles que desejassem respondê-los. Porém, houve pouca adesão dos seus participantes para responder o questionário.

Também contatou-se, por telefone, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/Escola-Net por oferecer cursos a distância na área de saúde, porém no momento da realização da parte empírica desta pesquisa, não havia curso em

andamento, de modo que não se teria como aplicar os questionários. Todavia, o ISC oferece outros cursos na modalidade educativa a distância, dentre eles o curso de Especialização em Epidemiologia da Saúde do Trabalhador (CEPIST), que foi contatado, em 19 fevereiro 2013, por meio de telefone. A assistente de EAD, professora Solange Andrade, do Programa Integrado em Saúde do Trabalhador (Pisat), solicitou o envio dos questionários visando serem avaliados pela equipe pedagógica.

Em resposta a solicitação, no dia 04 de março de 2013, a coordenadora geral, Vilma Souza Santana, afirmou que não seria possível intermediar a aplicação do questionário para pesquisa no ambiente virtual do curso, pois haveria a necessidade do projeto de pesquisa dessa dissertação ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Entretanto, informou que colaboraria com a pesquisa cedendo a lista de e- mails para contatar os estudantes, e pessoalmente daria o encaminhamento necessário para aplicar o questionário sem a mediação do Pisat. Desse modo, em 11 de março de 2013, Diele Moraes, do Pisat enviou por e-mail uma listagem com os endereços eletrônicos dos estudantes e tutores, o que possibilitou contatá-los e solicitar a participação na pesquisa, por meio do preenchimento dos questionários.

Esses questionários foram, em parte, encaminhados por e-mail com uma carta de apresentação, na qual foi disponibilizado o link do Google Docs para acesso às questões, a outra parte dos estudantes e os tutores receberam os questionários diretamente por meio do Google Docs. Somente os estudantes responderam a solicitação de pesquisa.

O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica (Cecop) também foi contatado. Primeiramente foi realizada uma visita para obter informação a partir da ficha de coleta de dados, porém a coordenadora não estava presente. Um dos colaboradores sugeriu enviar, por e-mail, a ficha de coleta de dados para a coordenação do curso. Essa ficha foi preenchida pela coordenadora, que demonstrou ser muito solicita e disponível em colaborar com a pesquisa. Com isto, foi marcada uma reunião para apresentação da proposta de aplicar o questionário a esse curso. Foi encaminhada uma carta de solicitação (APÊNDICE A) assinada por essa mestranda e pela orientadora dessa pesquisa, a qual foi aprovada pelo Cecop, que dispôs em 18 de março de 2013, os três questionários online no ambiente virtual

Desse modo, o universo da pesquisa foi formado pelos cursos na modalidade educativa a distância da UFBA: Licenciatura em Matemática a Distância, Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira; Especialização em Coordenação Pedagógica (Cecop), Especialização em Epidemiologia da Saúde do Trabalhador (Cepist). A população-alvo foi composta pelos estudantes, professores e tutores desses cursos. Não foram utilizadas sub-amostras, e sim a totalidade dos sujeitos que responderam ao questionário da pesquisa.