• Nenhum resultado encontrado

UPS – Unidade de Energia Ininterrupta de 10 kVA

No documento Agência Águas Claras Novas Instalações (páginas 34-36)

C. Memorial de Especificações de Materiais e

2.9. UPS – Unidade de Energia Ininterrupta de 10 kVA

2.9.1. Sumário

A. Este descritivo relata as características do Sistema Ininterrupto de Energia (UPS) para contingenciamento das cargas essenciais da agência, realizado por 1 UPS de 10kVA.

B. Este item descreve as especificações dos UPSs.

2.9.1.1. Normas Aplicáveis

A. Cada UPS bem como todos os equipamentos e acessórios associados deverão ser fabricados de acordo com as seguintes normas:

• CSA 22.2, nº 107.1

• IEEE 587, Categoria B (ANSI C62.41) • National Electrical Code (NFPA 70) • NEMA PE-1

• OSHA

• UL Standard 1778 • UL Standard 891 • UL Standard 489

B. Deverá ser apresentado atestado de conformidade com a ISO9001 para projeto e fabricação de sistema de proteção de energia para computadores e outras cargas críticas.

2.9.2. Características Técnicas Gerais

A. Dupla conversão

B. Potência: 10 kVA / 8 kW

C. Condições ambientais: Trabalha em temperatura ambiente de 0ºC a 40ºC e umidade relativa de 0% a 95% sem condensação.

D. Dissipação de calor: 4094 BTU/hora

E. Dimensões (L x A x P) : 465 x 1100 x 930 mm

2.9.2.1. Modos de Operação

A. On-line: Tensão de saída sem interrupção (tempo de transferência zero) na falta, no retorno de energia ou em qualquer condição.

B. Dupla conversão: A energia da rede é convertida em corrente contínua pelo retificador e reconvertida em corrente alternada pelo inversor que alimenta os equipamentos do consumidor.

C. Chave bypass estática: Em caso de falha no inversor ou sobrecarga no consumidor, a transferência para chave estática é automática. Ao terminar a sobrecarga o Double Way monofásico retorna a carga para o inversor automaticamente.

D. Chave bypass manual: Em caso de manutenção, a energia pode ser fornecida ao consumidor pela chave bypass manual com transferência sem interrupção.

2.9.2.2. Proteção

A. Os circuitos de entrada, saída e baterias protegidos por disjuntores, para máxima proteção e operação facilitada. B. Condições ambientais severas: Opera em condições nominais na faixa de temperatura ambiente de 0ºC a 40ºC e

umidade relativa de 0 a 95% sem condensação. C. Proteção contra sobretemperatura

D. Rodízios: Os gabinetes do no-break, do módulo adicional de adequação de tensão de entrada e de baterias devem possuir rodízio para facilidade de locomoção e instalação.

E. Bornes e prensa cabos: A conexão elétrica deve ser feita por bornes e prensa cabos que evitam a desconexão acidental.

F. Display e teclado para supervisão, controle e reprogramação local do Double Way monofásico, dispensando o uso de outros instrumentos. Comandos de controle e reprogramação protegidos por senha programável.

2.9.2.3. Características de entrada

A. Tensão de alimentação: 220V - monofásico a dois fios mais terra (F + N + T). B. Variação na tensão de entrada: ± 20%

C. Frequência: 60 Hz ± 5% .

D. Fator de potência: maior ou igual a 0,92

E. Distorção harmônica da corrente de entrada: Menor que 10%

F. Corrente de partida: A corrente de entrada parte suavemente em rampa de 0 a 100% em um período de 10 segundos.

G. Proteção contra ruídos de rede por filtro de linha e contra picos de sobretensão por supressores de surto.

2.9.3. Características de saída

A. Tensão de saída: senoidal, com possibilidade de ajuste da tensão de saída e do modo de fornecimento. Pode fornecer tensão monofásica F+F+T ou F+N+T ou bifásica F+F+N+T.

B. Regulação estática da tensão de saída: ± 1%

C. Regulação dinâmica da tensão de saída: ± 5% para degrau de carga de 100% com tempo de recuperação a 1% menor que um ciclo.

D. Erro de fase Máximo: 1% para carga balanceada e no máximo 3% para carga totalmente desbalanceada. E. Distorção harmônica: 3% típica, 5% máxima, para carga linear.

F. Frequência de saída: 60 Hz com variação máxima de ± 0,5% quando não sincronizado com a rede. A tensão de saída mantém sincronização com a tensão de bypass aceitando variação da freqüência de entrada em faixa programável de ± 0,25Hz a ± 5Hz. Taxa de variação de freqüência de saída máxima de 1Hz por segundo.

G. Rendimento a plena carga: maior que 84% H. Fator de potência de saída: 0,8

I. Proteção contra curto-circuito

J. Elevada capacidade de sobrecarga: partida de carga elevada e caso provoque sobrecarga transferência automática para bypass retornando após o fim da sobrecarga.

2.9.4. Baterias

A. O conjunto de baterias para o no-break deverá ser composto por baterias seladas, gel seladas, reguladas por válvula, para funcionamento estacionário (fabricadas especificamente para utilização em sistemas no-break), com princípio de funcionamento através de recombinação de gases, absolutamente livres de manutenção e baixa emanação de gases. Deverão estar abrigadas em gabinete selado, gabinete este de composição idêntica ao do no- break. As baterias deverão, ainda, atender às seguintes especificações:

• Baterias estacionárias de chumbo ácido, reguladas por válvula (VRLA), que utilizam tecnologia AGM, em que o eletrólito é retido por absorção nos separadores de microfibra de vidro;

• As baterias deverão ser seladas não necessitando de adição de água em seu interior e nem a verificação periódica da densidade do eletrólito, durante toda a vida útil da bateria;

• Autonomia do banco de baterias: 60 minutos;

• A bateria deverá possuir baixa emissão de gases devido ao processo de recombinação de até 99% dos gases em seu interior, não havendo, portanto, perda para o meio externo. Deverá possuir válvula de segurança que se abre por efeito de pressão interna quando ocorre a geração de uma quantidade excessiva de gás decorrente de sobrecarga e é projetada para impedir a entrada de ar do ambiente no interior da bateria;

• Deverão ser fabricadas para operação ideal na faixa de 22 a 28 ºC, em caso excepcional de falha no sistema redundante de condicionamento do ar na sala das baterias, as mesmas devem ser capazes de trabalhar, temporariamente, em uma faixa de +20 a +40 graus centígrados, sem perda da garantia;

• Deverão possuir material retardador de chama;

• O vaso e a tampa da bateria deverá ser composto por ABS de elevada resistência ao ácido sulfúrico, grande durabilidade, e projetadas para oferecer completa vedação, evitando qualquer vazamento de eletrólito e gás.

2.9.5. Garantia

A. 1 ano.

No documento Agência Águas Claras Novas Instalações (páginas 34-36)

Documentos relacionados