• Nenhum resultado encontrado

URDIDURA: OS CORPORA DA PESQUISA

No documento 2017TaniseCorreadosSantos (páginas 69-72)

1 INTRODUÇÃO

5.1 URDIDURA: OS CORPORA DA PESQUISA

A coleta de dados ocorreu na cidade de Santo Ângelo, município gaúcho situado no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, fronteiriço das cidades de Giruá, ao Norte; ao Sul, com Entre-Ijuís e Vitória das Missões; a Leste e Nordeste, com Catuípe; a Oeste, com Guarani das Missões; e a Noroeste com Sete de Setembro. A Capital das Missões, como é conhecida, possui catorze distritos, dentre eles o Distrito de Buriti, no qual realizamos este estudo.

Esse distrito limita-se com os de Ressaca da Buriti, União, Restinga Seca, Atafona e com o município de Vitória das Missões, e possui 796 habitantes, de acordo com o censo de 2000. Sua economia é a agrícola como fonte de subsistência básica, sendo o maior distrito do município, possui agroindústria familiar, posto de gasolina, minimercados, armazéns, lanchonetes, uma indústria de cerâmicas, fábrica de bomba de chimarrão e um posto de saúde, escola de ensino médio e de pré-escola, além dos atrativos turísticos: Monumento ao Colono e Motorista e o Templo da Comunidade Luterana.

A escolha pelo corpus da pesquisa deu-se em virtude de a acadêmica trabalhar como professora no ensino médio estadual quando ocorreu a implantação do Ensino Médio Politécnico, participando de reuniões e seminários que tinham a intenção de mostrar à comunidade escolar a valia do novo sistema de ensino. Evidenciou-se que a Escola de Ensino Médio do Distrito de Buriti voltava suas pesquisas educacionais para o foco agrícola, já que se situa no interior e essa é a fonte de renda dos moradores da localidade.

Desse modo, frente à apresentação das outras escolas que propunham temas variados aos projetos de Seminário Integrado, o referido educandário norteava suas pesquisas com base no contexto sócio-histórico em que está inserido, assim como infere o documento Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Em virtude disso, deu-se a escolha por este liceu, pois está de acordo com as prescrições documentais a respeito da politecnia gaúcha.

O foco da análise neste estudo é analisar a cenografia e o ethos discursivo que emanam da atividade docente, bem como as marcas discursivas inferidas das renormalizações e a dramática do uso de si para descortinar como ocorre a desneutralização com o meio, ou seja, na atividade/no trabalho. Reconhecemos a vital importância da coleta de dados, e que a análise dos documentos “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014 e Ensino Médio Regimento Padrão em Politécnico” é basilar, pois norteia a atividade docente, tendo em vista que são as diretrizes básicas para o exercício da nova metodologia de ensino, a qual está subordinada à Lei de Diretrizes e Bases 9394/9676.

Essa pesquisa é do tipo exploratória, quanto aos seus objetivos, por possuir planejamento flexível, permitindo que o tema seja estudado sob os mais variados ângulos e aspectos. Além disso, os sujeitos de pesquisa entrevistados (conforme amostra) possuem experiência e atuam na temática foco deste estudo – o trabalho/atividade docente.

Salientamos que o universo da pesquisa é a de uma escola pública estadual situada no interior de Santo Ângelo, mais especificamente no Distrito de Buriti, e nosso alvo são os professores da área de Linguagens do Ensino Médio Politécnico. Quanto à amostragem da pesquisa, ela é não-probabilística por intencionalidade, realizada com 04 professores da área das Linguagens. Convém salientar que a Escola de Ensino Médio Buriti comporta somente 05 professores na área das Linguagens, pois a regente de Língua Portuguesa trabalha

76 É de suma importância ressaltar que a Medida Provisória MP 746/2016 modifica a LBD 9394/96, promovendo

significativas mudanças no Ensino Médio, tais como ampliação da carga horária e extinção de disciplinas tidas como obrigatórias, a saber, Arte, Educação Física e Língua Espanhola.

concomitantemente Literatura e Redação e a coleta de dados foi realizada somente com 04 professores, já que a regente de Artes encontrava-se em Laudo no período da realização das entrevistas. Além disso, as entrevistas foram realizadas nos períodos em que os educadores estavam cumprindo horas de planejamento escolar. A área das Linguagens foi escolhida para esta pesquisa porque a acadêmica pertence a esta área do conhecimento também, visto que trabalhou no ano da implantação com a Politecnia na rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

No que tange à coleta de dados, as entrevistas (Apêndice C) ocorreram na escola de Ensino Médio elencada para o estudo, entre os meses de junho a agosto de 2016, com a premissa de analisar as cenas enunciativas que constroem a cenografia de onde emana um ethos discursivo, o qual representa a imagem de si do sujeito laboral da atividade docente, além de investigar como são geridas as variabilidades – humanas e técnicas – no trabalho do professor, evidenciando assim os saberes instituídos pela instituição escolar e os investidos pelo sujeito trabalhador, no caso os docentes.

Não obstante, verificamos os registros prescritos nos documentos do Ensino Médio Politécnico e o trabalho real efetuado pelos docentes da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, averiguando assim as dramáticas do uso de si no trabalho, bem como são operadas as reconfigurações das entidades coletivas instauradas no ethos discursivo docente.

É de suma importância trazer as considerações de Prodanov e Freitas (2009, p. 55) a respeito da Ética em Pesquisa: “Ética na pesquisa indica uma conjunção de “conduta” e de “pesquisa”, o que “traduzimos como “conduta moralmente correta durante uma indagação, a procura de uma resposta para uma pergunta”. Desse modo, afirmamos que embora o questionário tenha sido elaborado pela acadêmica, esta não interferiu na coleta de dados e na análise, o que ocorreu foi somente a ordenação do material colhido.

Como já explicitado, devido à localização do educandário estarno meio rural, há uma adaptação a esse contexto e um cuidado por parte dos professores em trabalhar conteúdos que venham ao encontro das necessidades prementes da comunidade local, uma vez que estão atrelados aos documentos que regem a educação básica, a qual sugere um estreitamento ao público que a comunidade escolar está inserida.

No documento 2017TaniseCorreadosSantos (páginas 69-72)