• Nenhum resultado encontrado

3 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 USIBEN – USINA DE BENEFICIAMENTO DE RCD

A USIBEN foi criada em 2007 pela prefeitura de João Pessoa, ficando sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), órgão da prefeitura. A USIBEN tem como ramo de atividade a reciclagem de RCD classe A, sendo também uma área de transbordo e triagem (ATT) de RCD, contribuindo para a preservação ambiental, através da utilização do material reciclado em obras de pavimentação da cidade. Sua área de atuação é a região metropolitana de João Pessoa. Está localizada na Rua Antonieta Sátiro, s/n, no Jardim Laranjeiras, no bairro José Américo, Figura 11.

Figura 11 - Usina de beneficiamento de RCD

Fonte: foto do site google maps (2016).

A seguir está descrito os dados obtidos resultantes da aplicação da entrevista semiestruturada na USIBEN, apresentados no Anexo A.

 A empresa tem um quantitativo de 25 funcionários, onde 72% tem ensino fundamental e 20% tem ensino médio e 8% nível superior.

 Tem como atividade fim, o recebimento, triagem e reciclagem de RCD. Recebendo em maior quantidade RCD das classes A, B. Não recebe RCD

classe D, e sobre RCD classe C a gerência comentou sobre o gesso que, apesar de ser considerado classe B, vem em caçambas separadas. Este tipo de resíduo representa apenas 0,01% do total de RCD recebido, cerca de 0,5 toneladas/ mês, mostrado no Gráfico 3. Verifica-se ainda neste gráfico que 90% dos RCD recebidos são classe A e estes são passíveis de reciclagem na própria usina, 10% são classe B e estes são separados e enviados para as cooperativas cadastradas na EMLUR para reciclagem de papeis, papelão, plásticos, etc.

Gráfico 3 - Quantitativo de RCD USIBEN

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 O equipamento instalado na USIBEN para execução da reciclagem de RCD classe A possui uma capacidade máxima de reciclar 170 toneladas/dia, transformando-os em brita, cascalhinho, pó de brita, marcadame, bica corrida

(Figura 12) que são utilizados nas obras de pavimentação da prefeitura de João Pessoa. Verifica-se que a usina está trabalhando na capacidade máxima já que em média ela recebe 165 toneladas/ dia de RCD classe A.

Figura 12 - Produtos resultantes da reciclagem da Usiben

Fonte: fotos da autora (2015).

 A gestão da USIBEN baseia-se em procedimentos práticos sobre manejo dos RCD, os mesmos são executados adequadamente, porém, não são documentados. A execução do procedimento prático foi observada pelo pesquisador, e segue estas atividades: recebe; descarrega; separa (triagem). Caso tenha mistura de RCD com resíduo orgânico a carreta é carregada

novamente e vai para o aterro, neste caso a transportadora paga uma taxa a EMLUR. No caso de RCD classe B o mesmo é separado em local especifico para serem encaminhados para as cooperativas de reciclagem cadastradas da EMLUR.

 A usina tem uma área de recebimento (Figura 12), onde verifica-se a quantidade, faz-se uma inspeção visual e triagem do material. Verificado pelo pesquisador que está área está com elevado volume de resíduos. Após o recebimento, o material deve ser separado utilizando-se seleção manual (catação) e a magnética.

Figura 13 - Área de recebimento de RDC da USIBEN

Fonte: fotos da autora (2015).

 A área de operação da usina é composta por alimentador, britador de impacto, peneira vibratória, esteira transportadora e imã. O britador tem como objetivo reduzir o material a diâmetro inferior, a peneira separa por granulometria e o imã separa os contaminantes (Figura 14).

Figura 14 - Operação da usina

Fonte: fotos da autora (2015).

 A usina recebe RCD diretamente de caçambas da EMLUR que não identificam em seus CTRs (controle de transporte de resíduos) o nome da construtora que enviou o material, mas sim da obra onde o material foi coletado. Também recebe de empresas transportadoras, todas cadastradas à EMLUR. As que descarregam em maior volume são:

 Transareia que em média deposita 700 toneladas / mês na usina;  Comercial Meireles que em média deposita 400 toneladas / mês.

 Os RCD não chegam na usina separados por classes, por isto a necessidade de triagem, e ainda vem, ainda que em pouca quantidade, misturados com resíduos orgânicos.

 Os gestores da usina apresentam um bom conhecimento da legislação em especial da Lei municipal 11176/2007.

 As melhores práticas desenvolvidas na usina é a triagem que é adequada e a devolução de caçambas com resíduos orgânicos misturados com RCD, estas

caçambas são enviadas ao aterro e é cobrada uma taxa no valor de R$ 5,00

por m3 pago para a EMLUR, para este transporte.

 As maiores dificuldades quanto a gestão de RCD é o não recebimento de todo RCD gerado na região de João Pessoa. Quanto a este ponto foi verificado pelo pesquisador a existência de outras duas usinas de reciclagem de RCD classe A na área metropolitana de João Pessoa que são:

 Rebrite - reciclagem de material de construção Ltda, em funcionamento desde dezembro de 2011, localizada no Distrito Industrial de João Pessoa. Esta empresa é cadastrada e licenciada pela EMLUR e é uma empresa de capital privado.

 UBA – Usina Beneficiadora da Atrevida Ltda, em funcionamento desde junho de 2012, localizada na cidade do Conde. Esta empresa é cadastrada e licenciada pela EMLUR e é de capital privado. Esta usina pertence ao grupo da Atrevida locações Ltda que é uma transportadora de RCD e onde foi aplicada esta pesquisa, portanto quando da entrevista com a gerência da transportadora foi informado que: a empresa a UBA recebe todo o RCD transportado pela Transportadora Atrevida aproximadamente 3000 toneladas/ mês, destas 2700 toneladas/ mês são RCD classe A que são reciclados na usina, aproximadamente 300 toneladas/ mês são RCD classe B que são separados e enviados para as cooperativas de reciclagem da EMLUR.

 A USIBEN tem como visão de futuro em relação a gestão de RCD a ampliação da área da usina prioritariamente, e também tem um projeto de tijolo ecológico produzido a partir da reciclagem na usina, ainda em fase de análise técnica e econômica.

A ampliação da capacidade produtiva da USIBEN é uma necessidade já que foi verificado que o total reciclado nas usinas de beneficiamento é de aproximadamente 6600 toneladas/dia, e segundo a ABRELPE (2014) no Nordeste há uma geração de RCD de 24400 toneladas/dia, por esta informação pode-se estimar para o estado da Paraíba 1300 toneladas/dia considerando que 50% do RCD é gerado na área metropolitana de cidade de João Pessoa estima-se 650

toneladas/dia, ou seja em torno de 10% do RCD gerado é reciclado na região de João Pessoa.

A seguir está descrito os dados coletados resultantes da aplicação da lista de verificação na USIBEN, apresentados no Anexo E, bem como, a análise dos dados com sua apresentação em formas de gráficos.

 Resultado Geral (média dos valores de todos os itens/variáveis): Foi

verificado uma aderência de 79% em relação ao total geral de itens apresentados da legislação, de acordo com o Gráfico 4. No geral a USIBEN apresenta um bom percentual de aderência.

Gráfico 4 - % de aderência da USIBEN à legislação 11176/2007

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 Resultado item 1: atende totalmente a legislação gerando uma aderência de 100% de acordo com Gráfico 5. Evidência apresentada - licença de operação

para a atividade reciclagem de resíduos de construção civil, emitida pela EMLUR.

Gráfico 5 - Variável 1- Receptores com licenciamento

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 Resultado item 2: a usina atende 50% da legislação de acordo com Gráfico 6.

Evidência apresentada - procedimentos de manejo de RCD executados na

prática, porém não são documentados.

Gráfico 6 - Variável 2 - Manejo adequado dos RCD

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 Resultado item 3: atende 75% da legislação de acordo com Gráfico 7. Evidência apresentada - registro de envio de RCD classe A, não tem registro para a as demais classes.

Gráfico 7 - Variável 3 - Receber e registrar os RCD

Fonte: elaborado pela autora (2016)

 Resultado item 4: atende 75% da legislação de acordo com Gráfico 8. Evidência apresentada – registros CTR apenas de RCD A.

Gráfico 8 - Variável 4 - Transportadoras licenciadas e transporte apenas RCD

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 Resultado item 5: atende 75% da legislação de acordo com Gráfico 9.

Evidência apresentada – separação dos RCD misturado com orgânico e o

envio desta mistura de resíduos ao aterro, deixando de reciclar o RCD classe A misturados aos resíduos orgânicos.

Gráfico 9 - Variável 5 - RCD classe A reutilizado ou reciclado

Fonte: elaborado pela autora (2016).

 Resultado item 6: atende 100% da legislação de acordo com Gráfico 10. Evidência apresentada: comprovantes de que todo material reciclado vai direto para as obras da prefeitura de João Pessoa.

Gráfico 10 - Variável 6 - Uso preferencial na forma de agregado

Fonte: elaborado pela autora (2016).

No âmbito geral foi verificado que a USIBEN não atende na totalidade a legislação, devido principalmente a:

 Não ter procedimentos documentos quanto ao manejo dos RCD.

 Receber caçambas com RCD misturados com resíduos comuns, não podendo reciclar estes resíduos.

 Receber caçambas misturadas com RCD classe A e B, tendo que realizar a triagem, porém não registrando os resultados quantitativos relacionados a classe B.

O resultado final do desempenho da usina em relação ao atendimento ao descrito na legislação mostra que a mesma desempenha adequadamente suas responsabilidades. A visão geral das evidências encontradas para atendimento das variáveis está no Gráfico 11.

Gráfico 11 - Evidências de atendimento - USIBEN

Documentos relacionados