• Nenhum resultado encontrado

6 DISCUSSÃO

6.8 GESTÃO DO MATERIAL DRAGADO

6.8.2 Uso Benéfico de Material Dragado: caso da BG

A avaliação das opções de descarte do material deve ser feita em consonância com a análise de viabilidade do uso benéfico, que está previsto em nossas leis, mas que deve ser prioritário, segundo a LC 96 e as diretrizes internacionais, europeias, americanas e canadenses.

A escolha das alternativas viáveis para uso benéfico nem sempre é simples e esbarra em limitações técnicas, custos, necessidade de pré-tratamento do sedimento dragado e condições locais. Algumas limitações quanto a origem, a presença de contaminantes e a granulometria do material são apresentadas na Tabela 25.

Considerando os valores encontrados na área dragada para a granulometria do material, a origem do material, água salina e a presença de contaminantes, podemos elencar algumas alternativas como possíveis usos benéficos para o material dragado da BG, por exemplo o preenchimento de minas abandonadas (p.e., áreas degradadas pela exploração de areia em Seropédica) e o uso como insumo em artefatos cerâmicos.

Um problema com relação as alternativas de disposição final para os sedimentos da BG refere-se a quantidade necessária a ser dragada nos próximos anos, são mais de 12 milhões de m3 e que, se não lançados em áreas de disposição marinha, terão que ter outras destinações internas à BG ou em áreas continentais do entorno. Soma-se a isso os altos custos de transporte e a escassez cada vez maior de locais de disposição próximos e disponível, competindo com outros usos do solo, em uma área metropolitana densamente ocupada.

Mesmo sedimentos de alto RPT podem ser parcialmente depositado sobre ou misturados aos solos tropicais na bacia da BG (Cesar et al, 2015).

Usos potenciais na BG devem ser objeto de Estudos de Viabilidade Técnica Econômica Ambiental e Social (EVTEAS). A priori, nenhuma alternativa deve ser descartada, e a implementação de várias alternativas de uso benéfico é, provavelmente, a solução mais plausível para o dilema da ‗ sposição de sedimentos raga os‘

Evidentemente, ainda que de um ponto de vista especulativo, dependente dos estudos necessários, as características dos materiais dragados descritas nesse estudo sugerem alguns usos potenciais: Cobertura para Aterro Sanitário, Insumo na produção de concreto, Revestimento de base para aterros sanitários, Produção de Topsoil (p.ex.,

solo de cobertura para reflorestamento), Proteção da linha de costa, Sub-base em estradas e áreas de terraplenagem.

Outros usos que não são adequados nos casos da presença de contaminantes em níveis não aceitáveis, como por exemplo a engorda de praia e criação de áreas de mangue, não podem/ devem ser totalmente descartados. Principalmente se considerarmos a necessidade atual de areias/ agregados de construção, de recomposição paisagísticas de praias dentro da BG que sofrem processos erosivos, a demanda por obras de infraestrutura de vias de acesso em áreas da baixada fluminense e por obras de proteção da linha de costa e de contenção de áreas alagáveis. Atualmente na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2,5 milhões de pessoas moram em áreas de risco de inundação.

Tabela 23 - Tipos de usos benéficos e restrição de uso

Onde significa adequado, ✗ significa parcialmente adequado e significa inadequado.

Tabela 24 - Descrição dos tipos de usos benéficos e restrição de uso

Categoria Tipo de Uso Benéfico Descrição

U so s em o b ra s d e en ge n h ar ia

Engorda de praia Recuperação da faixa de areia, recomposição paisagística Recuperação de área

degradada Recomposição da área com adição de sedimentos dragados Cobertura para Aterro

Sanitário

Uso do material dragado para as camadas de cobertura e proteção de aterros sanitários

Criação de Berma Offshore

Criação de uma barreira submersa (alimentadora: ativa ou dispersiva) promovendo o deslocamento de areia em direção a praia; ou barreira não- dispersiva que promove a sedimentação no entorno, serve para amortecer as ondas e abrigar a área de paia.

Proteção da linha de Costa

Área emersa, o uso do material é associado à geotubes para construção de quebra-mares e/ ou para aumento da altura de linha de costa, diques.

Me lh o rias Am b ie n ta is

Criação/ Melhoria de áreas alagadas

Deposição do material dragado para criar de áreas alagadas, como por exemplo mangues

Preenchimento de células sedimentares

Servem para realocação de sedimentos de forma sustentável em sistemas estuarinos sob influência da maré, reduzindo a erosão e melhorando os habitats de áreas rasas sob regime de mares.

Preenchimento de Minas Abandonadas

Uso do material para preenchimento das cavas já exploradas e abandonadas, recuperando e recompondo a paisagem

Criação/ Restauração de

Habitats em terra Deposição do material dragado para criar ou restabelecer ou melhor habitats

U so s co m o p ro d u to o u n a agricu ltu ra Insumo na produção de concreto

Substituição de uso de insumos oriundos de jazidas de argila e áreas de empréstimo.

Sub-base na construção de

estradas Uso do material em camadas estruturais na construção de estradas Revestimento de base para

aterros sanitários

Uso de material nas camadas impermeabilizantes de fundo na construção de aterros, diminuindo o uso de material oriundo de minas terrestres.

Produção de Topsoil (solo de cobertura agrícola)

Alguns materiais dragados possuem um grande quantidade de MO, o que serve para a produção dos solos de cobertura utilizados na agricultura normalmente em projetos de reflorestamento.

Insumo na produção de tijolos e cerâmica

Substituição de argila oriunda de jazidas em terra para produção de cerâmicas e tijolos